Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo Truman Capote

Resenhas - Bonequinha de Luxo

Maiara.Alves 02/01/2022

Encantador
“Bonequinha de Luxo” é um conto clássico de Truman Capote, publicado em 1958 e que ganhou destaque nas telonas em 1961 tendo a maravilhosa Audrey Hepburn no papel principal.

Holly Golightly é uma jovem acompanhante de luxo, que tem como objetivo de vida ser feliz e viver bem, para isso almeja um marido rico.
O livro é narrado por um aspirante a escritor que desenvolve uma grande admiração pela personagem, bem como todos os outros homens que a conhecem.

Inteligente, dissimulada e irônica, Holly possui uma vida intensa, cercada de muitas festas, luxo e figuras inusitadas. Com um toque de humor e uma pitada de sarcasmo, o narrador nos conta a história dessa jovem, que só quer encontrar seu lugar no mundo.

Depois da novela "Bonequinha de Luxo", vem o conto "Uma Casa de Flores", também com uma prostituta no papel principal. No entanto, aqui, ela não é "de luxo". Vive numa casa com outras mulheres e, certo dia, decide fugir com um de seus clientes.

Em seguida, "Um Violão de Diamante" fala sobre a amizade entre dois presidiários.

O livro se encerra com "Memória de Natal", conto emocionante que envolve lembranças e um forte sentimento de nostalgia. A amizade entre um menino e uma velhinha que levam suas vidas ansiando pelo Natal - época em que, juntos, fazem bolos e distribuem para as pessoas de que gostam - é comovente e sincera.

Li esse livro em uma noite. A leitura flui suavemente e quando nos damos conta, a Holly se foi e o livro chegou ao fim. Vale muito a leitura, não apenas por ser um clássico, mas por ser Capote… esse escritor é genial, um dos meus favoritos.

Beth 30/12/2021

Uma mulher a frente de seu tempo
Apesar do livro ser bem curto, essa é uma daquelas histórias que tem muito mais além do que está escrito. Gostei bastante e recomendo.

Bru 19/11/2021

Breakfast at Tiffany's and outros contos
A história de Holy é bem envolvente e amei a personalidade dela, meio doidinha né? Não tenho muito o que dizer só que gostei bastante da história, bem vibe 7 rings com o breakfast at Tiffany's. A Holy é bem excêntrica, mas no fundo achei ela uma mulher meio perdida sabe? Tinha horas que ela dizia amar os boys lá mas era uma coisa tão passageira e ela não sabia o que queria, muito inconsistente. Não sabia que no livro tinham outros contos além de Bonequinha de luxo e me surpreendi muito positivamente com eles. Um melhor do que o outro sério! Nunca tinha lido um livro de contos porque achei que não era minha vibe mas gostei bastante desse, principalmente o de Natal do Buddy com a amiga (avó) dele, achei a coisa mais linda. Foi uma leitura rápida e cativante.

Giovanna 19/11/2021

Tenho um grande problema com clássicos, pois sempre espero demais deles e acabo me decepcionando. Com Bonequinha de Luxo não foi diferente.
Nunca vi o filme, não sabia nada sobre a história, resolvi ler o livro e entender o porque de ser uma história de grande sucesso (talvez o grande sucesso seja pela Audrey Hepburn e não pela história em si).
Achei uma leitura totalmente sem graça, não gostei nada da personagem da Holly (esse tipo de personagem, por sinal, me enche de preguiça) e o amor que todos os homens da história sentiram por ela foi difícil de acreditar. O escritor também achei um grande chato, definição de homem gado hehe.
Ainda bem que é um livro curto, caso contrário teria sido obrigada a abandonar pela metade.

Flávia Menezes 03/11/2021

A EXCENTRICIDADE COMO ARMA DE SEDUÇÃO.
Sempre quis ler ?Breakfast at Tiffany?s? (título em português ?Bonequinha de Luxo?), de Truman Capote, e que leitura mais incrível. Sendo publicado em 1958, sua adaptação para o cinema teve em seu papel principal, da icônica Holly Golightly ninguém menos do que a atriz Audrey Hepburn, estreiando em 1961, e sendo referenciado em muitos filmes e seriados (como no caso da personagem Blair Waldorf, em Gossip Girl, que chegava a se vestir como Holly) sempre como sinônimo de beleza, glamour e poder de sedução. Na verdade, a marca Tiffany se tornou ainda mais famosa, após essa obra.

A jovem Holly Golightly, uma mulher independente, e com um passado obscuro, precoce, que não precisa ser falado para sabermos quantas tristezas ali estão guardadas, traz à tona a imagem da mulher bela, jovem, feminina, elegante, glamorosa, porém, bastante excêntrica.

Ao mesmo tempo em que ela é a mulher dos sonhos de homens mais velhos do que ela (Holly tem uma ?preferência? por eles), ela também lhes é uma verdadeira incógnita. Ela é a imagem da juventude, da diversão, da saída do tédio do envelhecer, para os prazeres da inconsequência da juventude. Não é para menos que ela escolhe os homens mais velhos, já que, para os mais novos, ela já não teria assim tantos atrativos.

Mas apesar do seu jeito de ser exótico, e bastante imprudente, Holly Golithly nada mais é do que uma mulher com um passado obscuro, órfã, maltratada pela família adotiva, que foge e passa a vida na busca por encontrar o seu lar, seu lugar de pertencimento em um mundo cheio de pessoas em que ela tem muita dificuldade para confiar, e por isso mesmo, acaba por sempre se esconder nessa fantasia que ela veste.

Inclusive há uma cena icônica, em que Holly e o escritor Fred roubam máscaras de uma loja de produtos de Halloween. Essa cena descreve tanto essa característica, do quanto Holly se esconde através das máscaras, das fantasias e da sua excentricidade, por medo de revelar quem realmente é. Talvez, o único que a conhecesse um pouco mais, tivesse sido o Doutor da cidadezinha do Sul, que a acolheu quanto ela e o irmão fugiam da casa dos pais adotivos. Mas, como saber? Holly nunca diz a verdade! Além do mais, ele também era um homem mais velho, viúvo, que só queria uma boa mulher para ser sua companhia e ajudar a criar os seus filhos.

A Holly Golithly de Truman Capote é um personagem e tanto, e retrata a vida em uma época de boemia nos Estados Unidos, e, em especial, em Nova Iorque. E muito embora a trama nos mostre essa vida de prazeres, de sexo sem compromisso e noites de muitas festas e bebedeiras, por trás, sua mensagem é muito mais profunda, e fala sobre o não conformismo, sobre mulheres que se cuidam sozinhas, mas também sobre a eterna busca pelo amor e seu lugar de pertencimento no mundo.

A escrita, parte do estilo literário do New Jornalism, é muito diferente, e por vezes, tudo acontece em uma agilidade que precisamos prestar bastante atenção, especialmente porque não há separações por capítulos. Mas isso não impede nada que ele flua com muita facilidade. Sem contar que, a linguagem mais antiga com a qual foi escrita, nos transporta para uma época diferente, o que ajuda muito a ter ainda mais empatia pelos personagens.

Sobre as similaridades com o filme, existem muitas. O filme apenas deixou de lado as cenas que seriam mais fortes, ou diálogos que seriam mais chocantes. Afinal, em 1961 a censura era muito maior, então o filme deixa muita coisa implícita, enquanto no livro, temos um pouco mais de noção sobre quem é a jovem Holly.

O final é de um brilhantismo poético, afinal, como todas as boas jovens personagens icônicas do cinema (ou mesmo, da vida real), sua juventude encantadora deve sempre ficar na memória, para tornar-lhes imortais. Porque verdade seja dita, apesar do fascínio que uma jovem excêntrica, com ataques de loucura, tal como Holly possuem sobre os homens mais maduros, todo esse poder está condicionado ao rosto e ao corpo jovem de menina.

Uma Holly com o rosto mais amadurecido pelas marcas que a vida consequentemente nos impõe, já não teria o mesmo poder. Não porque o envelhecer torna as mulheres menos bonitas, mas porque as exigências da vida não aceitariam ataques tão infantis como algo tão atraente. Ao contrário, a atração das mulheres maduras parece residir muito mais no poder que possuem, mas isso mais no sentido do cargo que alcançaram em sua carreira profissional, no prestígio que possuem, e nos números da sua conta bancária.

E por isso, Holly Golithly viverá eternamente sem nunca precisar envelhecer. Sem nunca precisar acordar com todas as responsabilidades da vida em suas costas, e nas marcas do tempo em seu rosto. Para sempre ela poderá ser apenas uma jovem e bela mulher, a permear as fantasias de homens amadurecidos e entediados pela força do tempo que os castiga.
Douglas Finger 04/11/2021minha estante
Linda resenha, Flavia!

Flávia Menezes 04/11/2021minha estante
Obrigada, Douglas!! ????

Liv 23/10/2021

Não sei oq achar, não sei. É bem escrito mas não é meu tipo de livro, de verdade então não sei se curti tanto.

Talita Hanna Cabral 21/10/2021

Holly indescritível
É difícil dissociar a personagem do livro da personagem do filme. Interpretada pela querida Andrey Hepburn, o filme foi lançado três anos após o lançamento desta novela escrita por Truman Capote. O filme nos apresenta a história romanceada, o livro nos traz a delicadeza da Holly em suas escolhas em meio às contradições da época. A narrativa é uma descrição da memória de seu vizinho e amigo, também escritor. Valeu a pena a leitura.

Antonio Maluco 18/09/2021

Contos
O livro de hoje conta histórias da aspirante a atriz que ser famosa e outros dois contos do escritor

Luiz.Goulart 15/09/2021

Trunan Capote em alto estilo
Livro que deu grande fama ao escritor Truman Capote e adaptado com sucesso para o cinema com Audrey Hepburn no papel principal da jovem garota de programa Holly Golightly, em Nova Yorque dos anos 60 que tem que decidir se se casa com um milionário ou se prefere viver pobre e livre.

Carlos.Henrique 10/07/2021

Bonequinha de Luxo
Quando você aprende a ler, tudo indica que é gratuito esse conhecimento. Até ler algo como Bonequinha de Luxo e ver que o preço as vezes pode ser bem alto.
Minha sorte é que o livro tem 152 páginas, e a leitura é bem rápida. Com certeza, essa foi minha pior leitura de 2021, eu sei que tem muitos livros ainda pra eu ler, porém, nunca tive uma leitura tão desagradável como essa.
Bom, para você que está querendo ler Bonequinha de Luxo: boa sorte! Você vai precisar.
E, para você que leu e gostei: Good 4 U. Mas nesse perfil, com o meu nome, só minha opinião importa. Kkkkk

Raquel 08/07/2021

Memória de Natal
Se você não sentir nada ao ler esse conto, você não tem coração.
Simples e inesquecível. O livro conta ainda com outros 3 contos, sendo o primeiro deles, o mais famoso, não só por sua qualidade, mas principalmente pela adaptação cinematográfica. No entanto, quero enfatizar que as 5 estrelas de minha avaliação são para o último conto (título da resenha), pois nele não há só a genialidade da escrita do autor, há também emoção e verdade, o que para mim é mais importante.

Le Lecteur 29/06/2021

Não sei!
Não sei o que pensar, não sei o que pensar, não sei o que pensar, não sei o que pensar, não sei o que pensar.......

Elane.Medeiross 28/06/2021

Bonequinha
Nunca vi o o filme com Audrey Hepburn, então não sabia o que esperar dessa obra. Gostei da história, apesar de não ter me afeiçoado a personagem principal.

Petra 02/06/2021

Sou completamente apaixonada por Holly, a história é bem original e tanto o livro quanto filme são incríveis apesar de serem diferentes em vários aspectos

gigio 06/05/2021

Um clássico
Sinceramente é exatamente tudo que eu esperava, não é uma história com um plot twist ou algo assim. É mais como um relato do autor sobre essa mulher mágica que ele se apaixonou e mudou sua vida para sempre. Uma mulher inesquecível.
Antes de ler tinha apenas visto 30 minutos do filme mas agora planejo termina-lo.