La Vieille fille

La Vieille fille Honoré de Balzac

Resenhas - La Vieille Fille

Aécio de Paula 11/03/2023

A solteirona - Balzac
Essa obra eu a li na tradução em português da editora Globo. É um romance pouco conhecido de Balzac. Uma solteirona rica e bem conceituada em Aleçon, na França, é disputada por 3 homens da cidade: um monarquista, um liberal e um sonhador. O livro é bom. Balzac escreve muito bem sobre os costumes da província que se passa no começo do século 19.

Gláucia 04/01/2017

A Solteirona - Honoré de Balzac
Publicado em 1836, faz parte de uma série denominada As Rivalidades, juntamente com O Gabinete das Antiguidades, o próximo a ser lido por mim.
A trama se passa em Alençon, cidade provinciana e gira em torno da srta. Cormon, moça de cerca de 42 anos e a solteira mais cobiçada da cidade por ser a mais rica. Passou sua juventude dispensando vários candidatos a marido por três principais motivos: estavam mais interessados em seu dinheiro, eram pouco católicos ou não eram monarquistas ( a França vivia um momento delicado). Mas agora a natureza grita, o relógio biológico está soando o alarme e ela decide enfim se casar. Será então disputada pelas duas rivalidades: o cavaleiro Valois, monarquista e Du Bousquier, republicano às escondidas. De forma velada e bem menos ostensiva temos também o tímido poeta Atanásio, muitos anos mais jovem que a moça e o mais desinteressado pelos dotes monetários.
O enredo se desenvolve em torno dessa disputa e o mais interessante é a forma como a sociedade tacanha da província se envolve, recheando o livro de fofocas, ninharias, intrigas e picuinhas. Balzac pretendia fazer um retrato fisiológico da mulher solteira da época. O livro tem passagens que divertem pelo absurdo da situação em que a pobre celibatária se coloca a fim de arrumar um marido. Fiquei morrendo de pena na maior parte das vezes.
GilbertoOrtegaJr 04/01/2017minha estante
Glau, me lembrou um pouco o labirinto de espelhos de Josué Montelo, dá uma olhada nele...

Gláucia 04/01/2017minha estante
Gil, nunca li nada desse autor o que é uma vergonha, pois a Marta me enviou há séculos um livro dele e eu ainda não li. Vou incluir na minha meta do mês que vem e dar uma olhada nesse que vc citou. Valeu!

Marta Skoober 04/01/2017minha estante
Adoro Montello, adoro Balzac.

Gláucia 04/01/2017minha estante
Pois é Marta, passou da hora deu conhecer o moço...