Vida Encantada

Vida Encantada Diana Wynne Jones

Resenhas - Vida Encantada

Lima 25/03/2024

Confesso que não gostei, não é meu tipo de leitura favorito, inclusive, demorei muuuuito para terminar. O Chat me deu muita raiva, o quanto ele é sonso.

Thalita 21/03/2024

Diana não decepciona
A história de Vida Encantada gira em torno de Eric ?Gato? Chant e sua irmã Gwendolen. Eles perderam os pais num acidente de balsa e foram morar com uma bruxa que era sua vizinha. Desde cedo os poderes de Gwendolen eram destaque, enquanto Gato vivia sempre à sombra da irmã. Um dia, o Crestomanci aparece e convida os irmãos para morarem no castelo com ele. Aí é onde as coisas desandam.

O tanto que eu amei esse livro não tá escrito. A Diana era fantástica. Pra quem gosta de fantasia infantojuvenil, Vida Encantada é ouro.
Gato é meu personagem favorito. Ele era tão inocente que acreditava que as coisas que a irmã fazia não era por maldade (quando na verdade era sim). Ele gostava verdadeiramente dela, já que era sua única família, enquanto Gwendolen só sabia tratá-lo com o maior desprezo.
Falando nela, Gwendolen era uma menina egoísta e soberba. Tudo o que ela fazia era sempre pra benefício próprio, não importa quantas pessoas morram no processo.
Ah, uma menção honrosa à Janet, que foi pro Gato a irmã que Gwendolen jamais foi.

Enfim, deixo minha recomendação para os amantes de fantasia, ainda mais aos fãs de Harry Potter (a JK levou umas referências daqui pra HP).

pris.oliveir4 19/02/2024

Uma das personagens mais chatas da história da fantasia, e que pode incomodar muito a leitura, mas superado o desgosto enorme por Gwendolen, esse é o início de uma série incrível.
Sou apaixonada pela história, mesmo quando os personagens me causaram muitos momentos de nervoso. A fantasia do livro é encantadora, e é com certeza o que faz a leitura ser cativante.
Recomendo pra qualquer pessoa que goste de ficção, mas é necessário que tenha um pouco de paciência com personagens desqueridos, garanto que a história valerá a pena.

Marina474 05/01/2024

Incrível
Amo essa história, relendo depois de anos. Gosto tanto que gostaria de poder explorar mais, se o livro tivesse 500 páginas, seria incrível ler todas e com detalhes minuciosos

Andrea 08/02/2023

Diana Wynne Jones nunca decepciona!
Como é bom ler um livro infanto-juvenil! Principalmente quando escrito por uma autora tão incrível como Diana Wynne Jones! Li Vida Encantada de forma despretensiosa, mas fiquei de fato encantada pelo mundo mágico de Crestomanci e pelas reviravoltas da narrativa. Quero muito ler as continuações com certeza!

Eduardo Rockwell 31/01/2022

UMA ÓTIMA FANTASIA JUVENIL, QUE ULTRAPASSA ESSA BARREIRA.
UAU, pense numa escrita e numa história envolvente!
É uma fantasia de primeira!

Depois de ler Sob A Redoma, do Stephen King, senti uma necessidade enorme de ler um livro mais curto (uma ressaca pós-calhamaço talvez rsrsrsrs), e fiquei bem indeciso sobre qual pegar, porque queria um que me desse um final digno após ter ficado com um gosto amargo do final de SAR.

Peguei Vida Encantada, um livro de fantasia juvenil, que entrou na wishlist após uma recomendação de um canal do YouTube (acho que é o único vídeo no YouTube sobre essa série kkkk). Folheei umas páginas e fui lendo, fui lendo... lendo... lendo... E JURO, quando eu percebi, estava na página 100 e não querendo parar mais!

Apesar de ser mais infantil, eu considero que deve ser lido por todos, principalmente após uma ressaca literária, acho uma boa forma de sair dela, porque a história sempre avança, e você vai ficando com raiva de ums personagens, instigado por umas coisas que não fazem muito sentido ao decorrer do livro, e o final é BEMMM SATISFATÓRIO, é onde tudo se revela e fica claro.

Gato e Gwendolen Chant são dois irmãos, que após a visita de um mago, passam a morar em seu castelo, só que aos poucos as coisas vão mudando, e eles vão descobrindo que as coisas não são o que parece...

Dessa premissa, vem a história, numa vibe aventura/magia em um mundo de bruxas, necromantes, videntes e essas coisas, algo até meio Harry Potter, porem muito distinto (inclusive foi lançado antes da JK ao menos imaginar HP).

Fui com expectativas altas por conta da resenha do YouTube, mas não me decepcionei, mesmo não sendo o que pensei que era.
Tem uma personagem aqui que por Cristo... É aquela criança birrenta que dá vontade de lascar uns tapas, sabe? Mas teve o que mereceu kkkkkkk e também percebi uma gordofobia por parte da autora em DIVERSOS momentos, mesmo não sendo muito explícito.

Se você gosta de histórias tipo, O Mágico de Oz e Alice, vai gostar dessa.

Maria.Eduarda 14/02/2021

Mágico
A cada vez que eu leio um novo livro da Diana Wynne Jones, eu me apaixono pela escrita dela ainda mais.
Sabe aquela fantasia gostosa de ler? Que você lê e nem percebe o tempo passando? As obras dela são exatamente assim.
Creio que esse livro seja um prato cheio pra quem é fã de Harry Potter (temos crianças, magia, castelo, e uma boa e velha aventura com uma pitada de confusão).

Eduardo Rockwell 31/01/2022minha estante
Hey pow, marca que tem spoiler! Put*a spoiler falar que o garoto tem 9 vidas! Rsrsrs

Lívia Galvão 10/03/2022minha estante
O garoto se chama gato, você esperava que quando ele estivesse gripado em vez de espirrar ele miasse?

Jessica 28/08/2020

Amo os livros dessa autora e simplesmente não consigi parar de ler esse. Devorei em pouquíssimos dias.
Pimentinha 23/09/2020minha estante
Aí, eu amei esse também, tem um plot twist incrível também ne

Gabyh 31/03/2019

"Gato teve um vislumbre de como Gwendolen se sentia: o modo como Crestomanci mostrava-se amistoso quando deveria estar furioso deixava-o confuso e exasperado."

Os livros da Diana são escritos de uma forma fantástica – ela foi aluna de Tolkien e Lewis na faculdade, que sortuda - sendo fácil você se ver dentro do mundo criado por ela. Os detalhes do livro foram trabalhados de uma forma que encanta, primeiro pela capa ser bastante colorida, depois pelo desenho circular da capa que distorce o seu redor, mas com uma capa completa por baixo que nos mostra a ilustração completa. O início de cada capítulo contém um desenho que nos remete ao que está sendo contado, sempre faz uma referência a algo que vai acontecer naquele capítulo.

Vamos para a história propriamente dita... Um acidente de navio deixou Gwendolen – uma bruxinha super dotada - e Eric Chant – um mago de nove vidas – órfãos, Gwen escreve uma carta para o atual Crestomanci, o que resulta em ambos sendo levados a viver no castelo de Crestomanci - um grande mago – e no fundo um parente não tão distante, contudo viver no castelo não é bem o que eles esperavam, Eric – também conhecido como Gato – não conhece o próprio poder, na verdade acredita que não tem capacidade nenhuma de fazer bruxaria, enquanto Gwendolen está radiante, já que os bruxos que moravam próximo a sua antiga casa diziam que ela seria uma grande feiticeira, que tinha um grande talento, ela queria ser reconhecida por seus poderes o que não acontece e vai deixando a menina cada vez com mais raiva e as confusões começam.

Mas afinal o porquê “o atual Crestomanci”? O Crestomanci é um mago importantíssimo, que é chamado pelas pessoas quando se tem um uso indiscriminado de magia no(s) mundo(s), uma coisa que se descobre mais do meio ao fim do livro. E como assim “mundos”? Isso mesmo o livro nos mostra que existem vários mundos, onde as coisas aconteceram de formas oposta. Se não entendeu ainda vamos, lá, seremos mais detalhistas. Imagine uma guerra entre a França e a Inglaterra, se nesse mundo a França venceu, no outro mundo a Inglaterra venceu e a história foi moldada de acordo com isso, são nove mundos e cada pessoas tem uma outra “versão” de si mesmo em cada um desses mundos, a não ser o Crestomanci, ou o mago destinado a assumir esse cargo, já que ele vive em um só mundo, mas com as nove vidas que deveriam estar espalhadas por aí.

O mais gostoso do livro é a forma como Diana retrata os personagens, ela não cria eles para serem perfeitos, muito pelo contrário a imperfeição os fazem marcantes. Eric é bastante dependente de sua irmã Gwendolen, ele sempre precisa dela para tudo. Gwendolen é considerada - pelos bruxos da rua onde morava com seus pais – uma garota prodígio em magia, ela acredita que deveria ser reconhecida pelos seus grandes feios, até mesmo pelo próprio Crestomanci. A relação dos dois não é bem o que parece, mas não deixe essa resenha te influenciar a gostar ou não de algum personagem, deixe a história te levar a isso, e esteja preparado, o final do livro mostra uma reviravolta que não ninguém esperava.

Nat 28/02/2016

EEric Chant e sua irmã mais velha Gwendolen ficam órfãos quando os pais morrem em um acidente de navio. Eric, também conhecido como Gato, é um mago com nove vidas, e Gwen é uma bruxinha super dotada. Ambos são levados para o Castelo Crestomanci, e enquanto Eric não sente nenhum prazer neste fato, pois ele não conhece o próprio poder e não tem talento pra magia, Gwen fica radiante. Viver com a família do grande mago pode, no entanto, não ser exatamente o que a menina imagina, e as confusões começam a surgir...

Outra série que só me interessei mesmo porque foi escrita por Diana Wynne Jones, aluna de Tolkien e Lewis em seus tempos de faculdade (sortuda!). Levei um século para completar essa coleção e mais um tempo extra pra começar a ler, porque apesar de querer muito devido a autora ser Diana, a história não me pegou, como geralmente acontece com os livros de fantasia que leio (e isso me surpreendeu, porque existem vários elementos bem familiares, como as regras em torno da magia e a existência de uma escola de magia). Apesar disso, comecei uma série, então vou continuar. A história é legal, a capa é bonita e as ilustrações também. Curiosa agora para ler o livro seguinte.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/02/vida-encantada-diana-wynne-jones-dl-2016.html

Ricardo Santos 11/02/2016

Magia para todas as idades
Que livro fabuloso! Os melhores autores de livro juvenis escrevem histórias tão boas, tão completas que podem ser lidas por qualquer pessoa, de qualquer idade. Afinal, um bom livro é ou não é uma forma de encantamento? Aqui os personagens são maravilhosos porque são imperfeitos, tratados com maturidade pela autora, mas sem nunca atrapalhar a diversão. Na verdade, tais imperfeições só deixam os personagens ainda mais marcantes. Além disso, o livro é bem movimentado, cheio de reviravoltas, perigos e momentos de descobertas. É um romance cheio de sabedoria. Mas que também não se leva tão a sério. Com certeza, J. K. Rowling teve esse mundo como uma de suas inspirações para Harry Potter. Vida Encantada é o primeiro volume de uma série que merece lida com entusiasmo.
KlausBaudelaire 27/11/2017minha estante
Muito legal!

Domi 05/05/2014

Muito legal! Agora estou muito curiosa pra ler os outros da sequência.