Daisy Miller

Daisy Miller Henry James

Resenhas - Daisy Miller

Shirley.Peixe 17/10/2023

Bom livro
Esta história reflete bem o impacto que o "comportamento moderno" americano sempre causou ao povo europeu, visto este sempre ter sido mais voltado aos costumes tradicionais e aquele senso, comum ainda em cidades pequenas, de comunidade onde todos participam e "devem satisfação" de suas vidas aos demais.
Não sei qual foi a real intenção do autor ao escrever este livro, mas é possível perceber que as pessoas não são simplesmente o que aparentam ser, para o bem e para o mal. As aparências são o que menos importa em alguém, mas sim o que se é realmente por dentro.

Renata.Mieko 09/10/2023

Praticamente um conto.
Adorei a abordagem livre de Daisy Miller e achei interessante como podemos ver que o machismo da época permanece nos dias atuais.

Marcos606 31/05/2023

A personagem título é uma jovem americana que viaja pela Europa com sua mãe. Lá ela é cortejada por Frederick Forsyth Winterbourne, um americano que vive no exterior. Em sua inocência, Daisy é comprometida por sua amizade com um italiano. Seu comportamento choca Winterbourne e os outros americanos que vivem na Itália, e eles a evitam. Só depois Winterbourne reconhece que suas ações refletiam sua natureza espontânea, genuína e não afetada e que suas suspeitas sobre ela eram injustificadas. Como outras obras de James, Daisy Miller usa o contraste entre a inocência americana e a sofisticação europeia como uma ferramenta poderosa para examinar as convenções sociais.

JenniferIRSouza 12/11/2022

Todo mundo doido
O cara é doido por ficar no pé da Daisy que não quer nada com ele, que é doidinha das idéias ela mesma por desafiar a sociedade. Claro que isso para os padrões da época, já que hoje ela seria uma pessoa completamente normal. O que nos leva à como a própria sociedade é uma loucura só. Comportamentos dito como escandalosos séculos atrás são o dia a dia da maioria das pessoas hoje, como por exemplo homens e mulheres conversando em público sem que tenham nenhum tipo de relacionamento.

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

Inocência E Preconceito
Publicado originalmente em 1878, esse conto relata a corte de Winterbourne para Daisy Miller, dois norte-americanos em viagem à Europa. Contudo, o interesse do requintado viajante acaba comprometido pelo comportamento da bela jovem que, inocente e voluntariosa, adora festas e flertar com rapazes.

Desprezada pelos próprios compatriotas que reprovam sua conduta, a ascensão e queda de Daisy aponta para um triste desfecho com a chegada do inverno em Roma. Assim como uma flor delicada (daisy = margarida), a acolhida gelada e opressiva (winter = inverno, bourne = fronteira) que ela recebe, suga seu prazer pela vida.

Esse choque de culturas trata-se de um assunto conhecido por Henry James, a medida que ele foi um norte-americano em constantes idas e vindas para a Europa, chegando a naturalizar-se britânico no final da vida.

Sem dúvida, esse conto merece interesse, inclusive, o escritor volta ao tema, reformulando-o em "A Fera na Selva" (1903).

Katharina 24/01/2017

Marquei como lido Daisy Miller, Henry James
Choque cultural, estereótipo, prejulgamento, preconceito, hipocrisia. Esses são alguns temas abordados nesse clássico do romancista americano Henry James. Daisy Miller, personagem principal, é uma jovem americana, cuja estadia na Europa desagradou a aristocracia local por sua espontaneidade, atitude e personalidade forte. Foi julgada simplesmente por manter amizades masculinas, coisa inadmissível para uma mulher no século XIX, numa sociedade marcada por regras de conduta rígidas. Apesar dos constantes julgamentos, manteve-se fiel aos seus princípios pagando, muitas vezes, o preço da rejeição, mas sem se deixar moldar para ser aceita por uma sociedade presa a grilhões de conduta social ultrapassada.
Um estudo do comportamento humano. Vale a pena ler.

Amanda 20/01/2016

Daisy Miller
Daisy Miller é uma das novelas mais conhecidas do escritor Henry James, um dos mais famosos adeptos do realismo. Talvez vocês o conheçam como o autor de ‘A outra volta do parafuso’.
Este minúsculo livro, apesar de ter sido escrito no século XIX, trás um tema bem atual, que é enfrentado até hoje: o machismo. Mas, devo dizer, de uma maneira extremamente sutil.
Daisy Miller é uma jovem americana rica, e em uma estadia na Suíça ela acaba conhecendo o Sr.Winterbourne, um compatriota que mora na Europa desde criança. Encantado pela moça, ele passa seu tempo tentando decifrá-la, achando que seus costumes americanos são um tanto diferentes dos que ele está acostumado na Corte Europeia.
Daisy flerta, fala o que pensa e não tem medo de ser vista acompanhada por homens solteiros à noite. Ela está completamente à frente de seu tempo, e isso assusta o homem, assim como todos ao redor, que acabam parando de falar com ela ou de convidá-la para festas.
Ela é uma mulher atemporal, em uma história imortal. Vemos isso hoje em todos os lugares, porque existe ‘mulher para pegar’ e ‘mulher para casar’. Winterbourne acaba se afeiçoando mais do que devia, ao mesmo tempo em que não entede porquê Daisy continua flertando com outros homens, e não apenas com ele. Uma resposta: Porque ela pode, amigo.
O livro na verdade é contado a partir da perspectiva do Winterbourne, então há meio que uma ‘conspiração’ para você achar que Daisy está sim errada. Mas o bom leitor que sabe interpretar texto vai saber que a história ali é completamente outra. A narrativa é bem gostosa e o livro curtinho. Eu estava com medo de não conseguir ler em inglês, já que foi escrito faz mais de 100 anos, mas parecia que eu estava lendo algo contemporâneo, mas com algumas frases em francês.

“You are a very nice girl, but I wish you would flirt with me, and me only.” Pág.68

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2016/01/resenha-133-daisy-miller-rgcr.html

Rick-a-book 10/07/2011

Psicologia Feminina
Daisy Miller: A Study, diz o frontispício da edição número um, Harper & Brothers, 1879. Mesmo que a parte que diz "um estudo" tenha sido deixada de lado, a obra ainda mantém adeptos nos tempos modernos.

Composta primariamente com o intuito de tecer um ensaio sobre a psicologia de jovens moças da aristocracia de meados do século XIX, esta novela de Henry James busca compreender o que sepassa na mente de uma ainda muito jovem aristocrata claramente deslocada de seu meio. Somado a isso temoso fato de que Miller utiliza a história de Daisy para repensar e criticar a visão que ambos americanos e europeus têm um do outro.

A bela Daisy, com jogadas certeiras que mais tarde viriam a ser vistas, com muito mais ímpeto e acurácia em Lolita, mantém a atenção de Winterboune e Giovanelli para si, e é a peça chave numa série de aventuras para ricos do século retrasado. Winterbourne, a voz da narração, se mostra impaciente e, mais do que isso, totalmente perdido com os atos de Daisy.

No final do relato, quando já pasamos por esperança e desesperança repetidas vezes, o final inesperado causa espanto e pode até mesmo desagradar leitores modernos, acostumados a ver sonhos se realizando e o impossível acontecendo.

Daisy Miller é, não podemos esquecer, a história de uma outsider num mundo de sonho, fantasia e estereótipos. Winterbourne não falha com seu relato de homem inserido no meio e o transporte do leitor atento para dentro da narração não é uma impossibilidade física.

Daisy miller é um ensaio sobre a sequência (i)lógica de pensamentos e idéias de uma garota de família abastada do século XIX, mas, seguindo além, é o relato da inocência, pura e casta, finda antes de sua primal mácula.

Toni 30/01/2010

"Say goodbye to Daisy Miller!"
The interest for this most beloved among Henry James' novels arouse during the venture of watching the complete 'Gilmore Girls' in the short period of two months. Even though the number of literary references is overwhelming, and rather impossible to be accomplished by any who endeavor to follow them closely, this one particularly caught my attention. The episode was entitled “Say Goodbye to Daisy Miller” and involved a plot of shipping one of the main characters to the old continent. With the novel serendipitously at hand I promptly rushed to take a look at it. And I was not sorry. The story of the American flirt that puzzles and shocks everyone around her is but a fine welcome to James' work. The style is soft and vigorous, without much of adornments, but filled with refine subtleties—as expected for the time and writer. Although the narrator (a portrait of James himself, some say) was not appealing, Daisy’s freshness and mystifying naïveté is enough to keep us yearning to follow Winterbourne’s steps after another glimpse of the beauty. Criticisms generally regard the character as a symbol of innocence and lack of prejudice of the young America. However (and I’m quoting Italo Calvino here) it is a tale not less mysterious than others by this introverted writer, entirely weaved by themes that always reveal themselves amidst light and shadow, tied up by what is left unsaid.

Claudia 16/01/2010

O livro é interessante se considerarmos o fato de que o autor queria criticar a sociedade européia, os costumes rígidos em oposição aos que os americanos, representantes do novo mundo, exibiam. A personagem principal - Daisy Miller - é uma americana viajando pela Europa com a mãe e o irmão. Apresenta comportamento totalmente questionável, saindo em horas impróprias, se relacionando com homens solteiros como se fossem amigos, enfim, livre de preconceitos. Isso se custa a reputação, o desprezo da sociedade local e, finalmente, a morte.