Elliot Allagash Simon Rich

Resenhas - Elliot Allagash

Fernanda631 05/07/2023

Elliot Allagash
Elliot Allagash foi escrito por Simon Rich e publicado em 2010.
Um livro leve e engraçado. Elliot Allagash: o Diário de um Ex-Perdedor conta uma história curiosa e divertida sobre um garoto comum que se torna melhor amigo de um menino excêntrico e complicado.
Seymour passa a maior parte do tempo sozinho porque as outras crianças da escola não gostam muito dele. Ele sofre bullying, um garoto quieto e gordinho, sem amigos e que não vai muito bem na escola é um prato cheio para os bullies de plantão.
Mas a sorte dele muda quando conhece Elliot. Seymour é um perdedor. Não é popular, e faz de tudo para ser invisível na escola. Allagash é um garoto muito rico, e será obrigado a ficar na escola onde Seymour estuda até que se forme. Por ser rico, o garoto também é mimado, e faz tudo o que quer, sem pensar nas conseqüências, e já fora expulso de várias escolas no passado. Para tentar acabar com o tédio que sente ao estudar em Glendale, ele decide que seu mais novo passatempo será fazer de Seymour o garoto mais popular da escola, e fora dela.
Elliot é um garoto rico, mesquinho e solitário, que por algum motivo decide que seu novo projeto seria Seymour talvez por pena ou por diversão, para saber o motivo real você terá que ler. Elliot decide que vai tornar o amigo o cara mais popular da escola, e com um plano atrás do outro o leitor acompanha Seymour se tornando quem ele sempre quis ser.
Não imaginava como um garoto da oitava série podia fazer de outro garoto da mesma idade, o mais popular da escola, mas Allagash tem muito dinheiro, e o dinheiro lhe trouxe vários benefícios, dentre eles, um empregado que faz tudo o que ele manda, sem reclamar, e também tem contatos muito fortes, como repórteres, jornais, tudo o que se possa imaginar. Alguém como Elliot tem tudo o que deseja, mas a verdade é que o garoto não tem nenhum amigo além de Seymour, e também não tem mais nada para fazer.
Elliot não é um garoto com quem eu andaria se fosse Seymour, mas o garoto é tão desesperado por uma vida mais “famosa” que nem percebe que assim como pode dar as coisas, Elliot também pode tirá-las, e da forma mais dura e difícil. Seymour é um personagem muito ingênuo, que faz tudo o que o “amigo” manda, sempre se convencendo de que Elliot o está ajudando, sendo que o garoto nem sequer se importa com Seymour. Elliot é um personagem muito chato, só sabe dar ordens e parece não ter vida própria, só sabe ajudar os outros, se é que o que ele faz é ajudar.

Clara:) 10/06/2023

Aí sei lá
Só li pra escola mesmo, achei meio merda, e confesso que só peguei pela capa KAKAKAKAK

Enfim, a ideia base do livro já é bem rodada, não sei se gostei da história em si, e achei o fim bem bostinha e sem sal.

Isabela.Costa 16/05/2022

E vamos la....
Cara... vc passa raiva viu, é interessante a história porém genérica oq da raiva mesmo são os personagens especialmente o Eliot q se n me engano é o riquinho mimado, manipulador, narcisista e misógino enfim a bomba do livro é ele o final vc pensa (tudo isso.. pr esse final, o personagem principal deveria te espancado o Eliot)

karolaine 29/06/2021

gurizinho
bem livro de gurizinho eu li qnd tava no fundamental e agora eu reli no inicio da quarentena? mas eu gostei bastante pq trás uns assuntos legais de trabalhar em cima tipo capitalismo, classe social, amizade, solidão etc?

Isadora.Pohlmann 20/09/2020

Legal.
?Seymour Herson é um garoto tímido que é alvo de chacotas no colégio particular em Manhattan, onde estuda. Sua sorte muda com a entrada de um novo aluno, o rico e problemático Elliot Allagash, que já foi expulso de várias escolas. Entedidado, Allagash investe em um novo hobby; transformar Seymour no aluno mais popular do colégio, lançando mão dos mais complexos esquemas.?

O livro tem uma narrativa leve e engraçada, traz uma visão masculina do mundo adolescente e é muito rápido e fácil de ler, eu mesma terminei a leitura em dois dias. É uma história que não sei com certeza se indicaria, mas que achei bem gostosinha de ler.

A teorias e planos malucos de Elliot para transformar Seymour são bem divertidos no começo, mas em certo momento os dramas começam a ficar um tanto repetitivos, apesar disso a história se desenrola bem e o desfecho chega sem percebermos, dando fim a essa leitura confortável e ao mesmo tempo um tanto quanto filosófica em certos momentos.

Maria.Luiza 28/04/2018

Elliot Allagash

Mas a sorte dele muda quando conhece Elliot. Um garoto rico, mesquinho e solitário, que por algum motivo decide que seu novo projeto seria Seymour. Elliot decide que vai tornar o amigo o cara mais popular da escola, e com um plano atrás do outro o leitor acompanha Seymour se tornando quem ele sempre quis ser.

Elliot não é uma criança fácil, ele mente, manipula e distorce tudo que pode. E o que ele não pode, ele compra alguém para fazê-lo. Seymour é muito influenciável e acaba concordando com muitos planos malucos do amigo para poder conseguir o que quer ou apenas agradas Elliot. Não é um livro que pede muita reflexão. Se você pensar um pouco vai identificar a relação tóxica de amizade entre os dois garotos e também vai perceber os limites que os dois ignoram em seus planos. Mas é uma história rapidinha para ler e se divertir.

Eu gosto da escrita do Rich, em "Trabalhar no Paraíso Pode Ser Um Inferno", ele mostrou uma visão de mundo totalmente diferente que me encantou bastante. Comprei esse livro pelo autor e não me arrependo. O autor escreve sem procurar lições de moral ou até mesmo muita lógica. É um texto divertido e fluído, as armações de Elliot são surpreendentes e engraçadas. Acho que é uma leitura perfeita para curar uma ressaca ou talvez só passar o tempo.

@Marverosa 19/03/2018

Esse livro é uma viagem no mundo adolescente pela visão masculina

Inteligente, fala de amizade e companheirismo.

E de que nem sempre temos afinidade pelo que é certo....

Corujas de Biblioteca 26/12/2016

Resenha por Vitória Zavattieri do blog Corujas de Biblioteca

site: http://corujasdebiblioteca.com.br

Larissa.Duarte 01/10/2016

Qual é o preço de ser um ex-perdedor?
Elliot Alagash já foi expulso de varias escolas particulares do país, mas essa que ele está agora não pode ser expulso.Seu pai, milionário, fez uma doação que ele pode aprontar o que for e a escola não vai o expulsar.

Seymour é aquele tipico garoto sem amigos,tímido e que passa as tardes jogando vídeo game .

A nova escola de Elliot é a de sempre de Seymour,como ele está preso lá e não há nada que vai mudar, resolve reformular a vida de Seymour,tentando transforma-lo em um garoto popular.

Durante o livro Elliot esbanje sua fortuna com ações para transformar o Seymour, como por exemplo contratando um time de futebol (se não me engano) para treinar com ele.

O livro é bem diferente de todos que já li e a leitura super flui, recomendo bastante !

Resenha postada inicialmente no blog brilhou ;)

site: www.brilhou.com

Joao.Carlos.OMS 22/06/2016

Eu conheci Simon Rich por um amigo que me mostrou um vídeo dele recitando partes do seu livro, e eu achei bem engraçado já dali, depois descobri que ele foi roteirista do programa que comédia que mais gosto, o Saturday Night Live. Depois disso só faltou comprar todos os livros dele que eu conseguir achar.

Este foi o segundo que li (o primeiro foi "A última namorada da face da terra", que é uma coletânea de contos. Muito engraçado por sinal), e amei muito Elliot Allagash. Principalmente porque não era muito o que eu esperava. Achei de verdade que seria um livro de comédia e me surpreendi quando vi um Simon Rich que retratou muito bem o cotidiano, com um humor bem leve e sacadas incríveis.

O mais legal é ver a evolução de Seymour no decorrer da história. De um garoto com poucos amigos e meio gordinho, pra um esportista e cara legal, pra um golpista que mesmo que houvesse resolução mais simples do problema, acabava fazendo da forma mais errada possível.

Elliot e Terry são os grandes fatores de mudança na história. Ricos mesquinhos, entediados de terem tudo na vida. Cada plano maquiavélico de Elliot e história incrível de Terry, dão o tom da história.

Adorei o fato de não haver capítulos da forma normal, e sim, 3 divisões, e pausas entre histórias curtas. O livro é gostoso de ler, acabei ele em dois dias que sentei pra ler.
Recomendo ele e qualquer outro trabalho de Simon Rich pra todo mundo. Histórias que te fazem pensar, te relaxam e no fim de deixam com um sorriso no rosto é sempre bom de ter por perto.

site: joncyo.blogspot.com

Nicole 23/12/2015

Resenha - Elliot Allagash
Seymour é um garoto que sofre bullying na escola e passa os intervalos isolado, cumprindo sua meta de cinco caixinhas de achocolatado. Isso muda com a chegada de Elliot Allagash, absurdamente rico e problemático. Este se dedica a tornar Seymour popular, apenas por diversão...

Resenha completa no blog

site: estantedepaixoes.blogspot.com.br

Maya 30/11/2015

Pensamento filosófico de Elliot Allagash
Com um texto descontraído e relaxante, conhecemos melhor o mundo de Elliot Allagash, um adolescente mimado e rico - porém que não deixa a desejar. Engenhosamente mesquinho, ele faz o que for preciso para conseguir tudo o que deseja. Como hobbie ele escolhe tornar melhor a vida de Seymour - um aluno da escola que será obrigado a frequentar por algum tempo (mas que não necessariamente irá acontecer realmente em tempo integral). Como se as pessoas fossem meros objetos de sua coleção, Elliot as molda e brinca com suas vidas, conseguindo sempre atingir seu objetivo tão almejado. Nessa história improvável, somos levados a refletir sobre nossas próprias atitudes, família e sentimentos. O grande contraste entre os pais de Seymour e Terry - pai de Elliot - nos mostra o que realmente é importante: a união da família, e não o montante de riquezas de pessoas que compartilham o mesmo sobrenome. Como um tapa na cara, a história se desenrola e o desfecho chega sem percebermos, dando fim a essa leitura confortável e ao mesmo tempo um tanto quanto filosófica, que com leveza e um pouco de humor nos leva a entender que Simon Rich não quis apenas escrever um livro sobre adolescentes, mas sim criar algum tipo de metáfora da vida.

Mari 26/04/2015

Empolgante do começo ao fim, mas no fim é mais.
A capa deste belo livro já diz tudo, cada desenho retrata algo descrito no livro, como o urso de Terry Allagash e sua vitória no xadrez, Jéssica gostosona e um pato de chapéu muito fofo desenhado especialmente para Terry.
Como podem perceber, Terry Allagash é um cara muito influente (pois já escrevi seu nome diversas vezes na mesma resenha) e seu filho, Elliot Allagash, não poderia ser diferente. Eis que Elliot, ao conhecer Seymour (um fracassado) na escola, resolve torná-lo popular, não somente na escola mas em todo o país. Elliot consegue devido ao seu dinheiro e poderes ilimitados e Seymour se torna o oposto do que ele era antes tendo que passar por cima de tudo e todos, acabando com o seu relacionamento com sua família.
Assim que a história se desenrola percebemos o quanto Elliot é rico e sozinho e eu, particularmente, não consegui estabelecer nenhuma afinidade com ele nem com Seymour, mas com Terry que nem conhece seu filho direto.

Hugo 19/03/2015

Da submissão ao poder
Elliot Allagash é uma criança rica e mimada e apesar de ter tudo que deseja sempre em tempo integral seu estilo de vida parece um tédio e a solução foi fazer de Seymour, seu mais novo colega de escola, um projeto científico humano de passatempo. Seymour que até então era um prodígio apesar das constantes humilhações e envolvimento em altercação sem motivos plausíveis. Começa a ter, involuntariamente, suas relações sociais cordiais e caráter corrompido pelo poder fornecido por Allagash. Fato que começa a ser mais nítido na última página do capítulo "Parada Livre"onde há a quebra de um ritual familiar que simbolizava o carinho e afeto. É Interessante nesse ponto notar a ingenuidade de Seymor e o perigo que é permitir-se ser moldado por influências. O livro lembrou-me da série "Gossip Girl" pelo jeito "roda gigante" das trocas de relações de poder - E eu amo isso hehe - O livro é muito gostoso de lê. Há um humor jovial. Prende bastante a atenção e é acompanhado de muitas surpresas, principalmente dos casos contados pelo Terry ( pai de Elliot ).

AndyinhA 10/03/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Elliot é um menino rico e mimado e sempre fez o que quis, inclusive ser expulso de 14 colégios, mas quando se tem dinheiro e prestígio, isso é o de menos. Por isso na nova escola o projeto dele é transformar Seymour em alguém popular.

A ideia é boa e engraçada, como eles se conhecem e as loucas teorias de Elliot para transformar o pobre Seymour e como ele vai caindo na conversa do menino rico, mas em um determinado momento as coisas simplesmente param e começa a ser mais do mesmo, frases repetidas, os mesmos dramas e problemas e ideias loucas. Parece que ficou em um círculo vicioso e que no final a coisa ficou chata e boba.

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2012/11/poison-books-elliot-allagash-diario-de.html