Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos Anjos (HQ)

Isa 03/04/2021

Crítica social em forma de quadrinho
Gente em primeiro eu preciso enaltecer a beleza dos desenhos dos quadrinhos. A ilustração é linda e muito bem feita, participa à experiência de ler esse livro.
Foi uma releitura e eu fiquei feliz pq n lembrava nd da história e da crítica. Ela é desenvolvida ao longo da trama mas tem um desfecho nas últimas palavras. Tem toda uma questão racial, social e de gênero, de como o homem branco se safa de suas ofensas e crimes, e que as às vítimas largadas ao longo do caminho, rejeitadas pela sociedade, se encontram perdidas. Vemos quem a sociedade favorece e quem se vê a beira dela.
Leitura muito fluida e interessante, queria que tivesse um final feliz mas é uma história que retrata a realidade, sem embeleza-lá, q
e nos expõe as injustiças da sociedade.

Laiza0 24/01/2022

Clara dos Anjos
Ler clássicos da literatura brasileira em HQ é muito bacana!

"Clara dos Anjos" é um livro não finalizado por Lima Barreto, porque ele morreu antes da conclusão, mas a história até onde vai consegue passar informações importantíssimas sobre racismo, questão de gênero e classe.

Essa HQ é uma síntese muito bem feita da história, dá gosto ler cada página pelo enredo e pelas ilustrações.

Uma leitura fácil, fluída e crítica. Leiam!

Anna.Julia 26/10/2020

Um livro muito fácil e rápido de ler, recomendo pra quem precisa ou quer começar a ler clássicos. Foi uma ótima experiência de leitura pra mim e me fez pensar sobre como a sociedade era ( e ainda é) permissiva com atitudes masculinas que prejudicam as mulheres, sem que os mesmos assumam nenhum tipo de responsabilidade.

z..... 24/04/2020

Edição em HQ (Quadrinhos na Cia)
Assim como acontece no romance, a HQ deixa em evidência o protagonismo de Cassi Jones, que só não rouba o título do livro, mas praticamente o torna sua história, de malandro, corruptor, explorador e cafajeste. Clara dos Anjos é só mais uma de suas vítimas, numa história que ilustra a sociedade que explora, marginaliza, é interesseira, tem preconceitos, injustiças e impunidades.
O sujeito tramou até a morte de quem se mostrava contrário a realização de seus objetivos, a sedução de Clara, e se não fora pelo contexto social bem apresentado pelo autor, onde vemos a pobreza, infelicidade, falta de oportunidades e analfabetismo, teceria críticas a mulheres tão fáceis à sedução do malandro. Em verdade o contexto evidencia a exploração dos marginalizados, que muitas vezes depositam esperança em algo que, de maneira escusa, só tem interesse em explorar. Triste realidade de moças pobres diante do malandro profissional. É cotidiano na sociedade marginalizada...

A adaptação é bem elaborada, despertando tensões e reflexões, com roteiro de leitura fluida e ilustrações que retratam bem o contexto e personalidades.
O rosto aquilino de Cassi Jones parece psicopático, lembrando o Coringa, e não entendi por que o de Dona Margarida, vizinha de Clara, foi desenhado parecido ao dele. Ela era mulher de personalidade forte, que foi atrás do Jones e família para reparos, e os informes da edição dão conta de que o ilustrador procurou representar essa força em traços germânicos. Isso me deixou um pouco confuso e já estava pronto para tecer crítica de idealização baseada na eugenia. Felizmente revisitei o romance e o texto expressa ser ela de origem russa. Só uma curiosidade que havia me instigado ao longo da leitura...

A quadrinização está ótima e os idealizadores merecem elogios e gratidão por quem gosta de adaptações em HQ. Valeu! Recomendo com entusiasmo, destacando também o interessante texto de análise da obra de Lima Barreto na percepção da professora Lilia Moritz Schware.

Mais de mês na quarentena... Que bom que temos a leitura para o momento... Continuo entocado e lendo...

Annyele3 07/07/2023

O original é melhor ?????
Gostei bastante, já tinha lido o livro e adorei, quando chegou a adaptação em quadrinhos na biblioteca fiquei super ansiosa pra ler.

Não me decepcionou,a adaptação é bem fiel ao que aconteceu no livro,os desenhos são bons e é uma leitura rápida, simples e muito emocionante.

É uma ótima escolha pra quem quer saber da história,mas tem aquela preguiçinha de ler o livro. É um clássico excelente,tem aquela crítica social e melancólia maravilhosa de Lima Barreto.

Apesar de ter passado a leitura inteiro com ódio de certos personagem,o livro é muito bom. Só dei 4 estrelas pq só não é tão bom quando o livro original.