Belle

Belle Lesley Pearse

Resenhas - Belle

Adriana 22/04/2013

Belle de Lesley Pearse
Belle para mim foi uma experiência totalmente diferente e surpreendentemente positiva ,aquele tipo de livro que faz a gente perceber que as vezes reclamamos demais nas dificuldades em vez de lutar com unhas e dentes e de cabeça erguida pelos nossos objetivos.
Ganhei este livro em uma promoção no blog de uma amiga muito querida, a Vivi do blog Empório dos Livros ,fiquei muito feliz pois foi a primeira promoção que ganhei na vida ( depois daí não parei mais kkk ) .Gostei tanto que li numa rapidez que eu mesma me surpreendi. Não conhecia o trabalho da autora e adorei a sua escrita e o modo como ela trabalha com os personagens .
Belle é uma menina linda, simples ,carismática ,feliz e completamente ingênua e apaixonante. Ela mora em um bordel com a mãe ,mas é criada pela Mog que é a empregada que a cria como filha, e é extremamente proibido que ela suba para o segundo andar à noite pois ela não faz ideia do que acontece dentro da casa quando anoitece. Sua mãe Annie não quer que ela saiba ou se envolva com o bordel e suas atividades. Por isso ela só vai para ajudar na limpeza.
Um dia quando limpa um dos quartos e adormece por causa do cansaço, perde a hora de descer, e se esconde embaixo da cama e ai ela perde uma parte de sua inocência pois descobre o que realmente acontece no bordel e para piorar ainda testemunha o assassinato da dona do quarto, devido a isso é sequestrada e vendida pelo assassino e seu cúmplice .Viaja por vários lugares e passa por diversas dificuldades e descobre a verdadeira maldade da humanidade.
Apesar de tudo que ela passa nunca desiste de que um dia voltará para casa.
Só que o comodismo a ganância pelo dinheiro “fácil” é um grande fator contra este sonho.

O livro foca a prostituição e o trafico de mulheres com algumas cenas fortes , mas o livro é muito intenso ,muito bom, cheio de aventuras, tragédias e com uma pitada de romance que eu particularmente aprovei e muito.

Trecho do livro

"– Você deve ser uma prostituta. Você vive num Bordel!"
"– Se eu morasse em um palácio não seria obrigatoriamente uma rainha."

"Uma náusea apoderou-se dela ao encarar a verdade sobre si mesma. Belle sabia que muitas prostitutas eram forçadas a trabalhar no começo e outras entravam no ramo por uma necessidade desesperada ou simples estupidez, mas todas as prostitutas que tinha conhecido continuavam trabalhando porque eram ou preguiçosas ou gananciosas."

Lua 19/04/2013

Violência, beleza e superação
Seven Dials, bairro cinzento, repleto bares e bordéis, e num desses "antros" muito comuns na Londres do século XX, nasce Belle. Filha da dona de um desses bordéis a garota cresceu nesse ambiente porém foi poupada de toda e qualquer atividade imoral e obscena que havia na Casa de Annie (também nome de sua mãe). Cuidada por Mog, uma espécie de governanta e amiga da mãe de Belle, ela era cobria a menina desde sempre com um amor extremamente maternal, amor esse que faltava na verdadeira mãe.
Porém num determinado dia todo esse cuidado cai por terra e Belle presencia a maldade humana de camarote em um quarto do bordel. Ela assiste uma das moças da casa, Millie ser assassinada depois da violência sexual sofrida. E é daí que a inocência da garota começa a se esvair.
Por ter visto o homem que matou a garota da casa de Annie, Belle acaba sendo sequestrada por ele, um homem sem escrúpulos conhecido como Kent e a partir daí vive episódios cheios de medo, com o assassino de Millie. E então com 15 anos é traficada e estuprada da pior forma possível por muitos homens antes de ser transferida para uma casa para ser tratada. Depois de recuperar-se ela é levada por um belo homem a bordo de um navio para Nova Orleans e é durante a viagem que Belle começa a se conformar com o seu destino e planejar ser a melhor cortesã que já se viu, sem se esquecer do seu sonho de ser uma chapeleira, voltar para Londres, rever Mog, a mãe, Jimmy seu amigo e todas as pessoas com quem convivia. Acompanhada por Etienne, o francês encarregado de levá-la em segurança até Nova Orleans, Belle passa do medo à atração e passa a sentir sensações completamente diferente de todas as quais ela estava acostumada. Etienne aconselhou-a e explicou muito sobre o que ela poderia esperar se tornando mais um amigo do que um carrasco.

Ao chegar em NO Belle é levada até um dos muitos bordéis existentes e é lá que Belle tem a sua primeira experiência sexual com Serge, pago para mostrar "o lado bom" para as garotas. Logo ela começa a fazer a sua vida, se tornando uma das mais concorridas cortesãs da casa. Ela vai levando a vida entre clientes, pagamento injusto, relacionamentos com as outras garotas até perceber que está sendo explorada e que tal qual as outras garotas tornou-se ambiciosa e começou a se esquecer de seu objetivo de voltar para casa atendo-se a vontade de ser a melhor para ter sempre mais de modo "fácil".
Belle foge, testemunha uma morte, sofre, aprende o ofício de chapeleira, passa por muitos lugares e chega novamente até a França, aonde passa a ser uma acompanhante de luxo e lá que ela encontra mais crueldade e a sua salvação.

Com tantas idas e vindas Belle conhece muitas pessoas más que fizeram de sua vida um verdadeiro inferno mas também conhece pessoas de bom coração que cooperam para que a vida dela retorne ao rumo certo. Nunca igual porém no lugar certo.
Ao voltar para a cinzenta Sven Dials Belle ainda leva muitos sustos mas por fim o destino lhe sorri, a justiça começa a acordar mas assim como a vida real ela não totalmente justa e eficaz. O fim é realmente pitoresco e bem amarrado apesar de por vezes eu ter desejado algo diferente. Quem sabe o que poderemos encontrar agora no novo livro da Lesley Pearce que narra a continuação da vida de Belle (ansiosa), Entre o Amor e a Paixão.
O tema central de Belle é algo extremamente polêmico e revoltante. Não falamos apenas de tráfico de pessoas, abordamos também o tráfico de crianças e adolescentes para a prostituição. Pequenos corpos para atender a desejos torpes de mentes más e perturbadas.
Esse tipo de comércio movimenta milhões e milhões todos os anos pelo mundo inteiro e conta ainda com pouca atenção da justiça. Na verdade essa receita de descaso com as vítimas de tais crimes e a maldade humana, a existência de pessoas que alimentam seus vícios e que fazem a vida vendendo pessoas como meros objetos. Expondo meninas a um mundo violento que muitas vezes terminam em morte, loucura, e as que chegam a idade adulta jamais poderão se recuperar novamente do que lhes foi usurpado, o direito a inocência, o decorrer linear da vida que as levaria a conhecer a intimidade sexual do modo certo e não a base de estupros constantes e vários clientes por noite para que rendam ainda mais aos seus "donos", pois o que há é a verdadeira escravidão corporal.
A linguagem usada por Lesley é realista, pois não há como escrever um livro de cunho social sem usar as expressões reais e as descrições de várias cenas que nos permite se desesperar e se revoltar tamanha a crueldade mostrada em cada linha descrita pela autora. Não podia esquecer de mencionar o livro Cruzando o caminho do sol do Corban Adisson - NC, que também trata de tráfico e prostituição, são livros maravilhosos e escritos com a propriedade dos autores competentes que pesquisam antes de de escrever grandes obras como estas.
Nunca havia lido nada de Lesley mas já sou sua fã. O livro é grosso mas vale cada página. Tenha certeza que você irá torcer por Belle em cada situação pela qual ela passa.
O trabalho feito na parte física do livro também é ótima, a capa tem muito a ver com o título, história, enfim, é muito adequado. Parabéns por mais esse trabalho excelente à NC e à autora que realmente tem o dom de conquistar e prender o leitor.
Sofrido, viciante e repleto de força de espírito é o que podemos falar inicialmente de "BELLE".

Fernanda 12/04/2013

Belle, a destemida.
O livro é simplesmente magnífico.
Lesley Pearse te traz tudo que você quer ler: Romance, Aventura, Suspense e mais.
Belle, trata-se de uma garota de 15 anos que mora em um bordel com a mãe, a empregada Mog e as meninas que trabalham lá, porém ela não tem conhecimento algum do que acontece em um bordel, só sabe que as garotas recebem cavalheiros e imagina que estão em uma festa.
Porém com o assassinato de uma das garotas preferida da casa, Belle descobre o que realmente acontece lá e ao ser raptada pelo assassino,e com seu futuro marcado, descobrirá que "É preciso coragem para perder a inocência."

Kleane Souza 10/04/2013

O tráfico e exploração de mulheres não é um crime exclusivo dos dias atuais, ele vem sendo praticado há tanto tempo quanto a própria prostituição, mas atualmente o tema tem sido bastante abordado, ganhando espaço na literatura, na sétima arte e recentemente, no horário nobre da Tevê. ''Belle'', aclamado romance da escritora Lesley Pearse, tem como pano de fundo este crime hediondo, e uma vez que que a escritora relata os fatos de forma tão verossímil, não hesitando em descrever os detalhes mais sórdidos das provações vivenciadas pela personagem principal, eu me sinto impelida a lhe alertar que este livro pode não ser o ideal pra você.

O livro relata a trajetória de Belle, uma adolescente de quinze anos que fora criada no bordel de sua mãe, embora não soubesse o que se passava nos quartos do andar de cima da casa. Sua inocência é duramente ceifada quando Belle adormece no quarto de uma das prostitutas, após realizar a limpeza do mesmo, onde ela se torna testemunha não apenas do tórrido ato sexual, como também do assassinato passional cometido pelo cliente. O cliente em questão é Kent, um criminoso tão conhecido quanto temido que decide sequestrar Belle como um meio de silenciá-la. A garota é tirada de Londres, sua cidade natal, e levada para a frança onde é vendida para um bordel.

O ponto alto de ''Belle'' é, sem sombra de dúvidas, sua personagem principal. Belle é esperta e extremamente carismática. É uma adolescente forte e dotada de uma esperança que a leva a enxergar soluções em meio ao caos. Belle não desiste fácil, mas compreende que lamentar sua situação não é a melhor saída e que adaptar-se ao inferno parece mais sensato do que lutar sozinha contra demônios que ela desconhece. Mas Belle não está sozinha. Parte do livro narra a busca incessante de seus parentes e de Jimmy, um garoto que está apaixonado por ela, além disso, sua personalidade carismática atrai aliados improváveis.

Até mesmo os personagens coadjuvantes são envolventes, o que indica a maestria com que Lesley Pearse lida com as suas criações. Lesley também domina totalmente o assunto que traz à tona. O tráfico e exploração de mulheres é um tema difícil e forte, mas ainda que - como dito anteriormente - a escritora não se importe em descrever os detalhes mais sórdidos de cada estupro, de cada cena de sexo ou de cada crueldade a qual Belle é submetida, ela ainda consegue deixar a leitura fluída e rápida.

O livro é repleto de cenários; A história começa na Londres fria e pobre de 1910. Logo Belle é sequestrada e levada à uma França suja onde é violentamente estuprada por vários homens. A sensual New Orleans surge quando a personagem é vendida para um bordel de luxo na América, onde conhece a face glamourosa da prostituição e aprende a ser uma conrtesã fina; e finalmente, quando ela decide fugir, somos levados à Paris do Moulin Rouge e dos artistas boêmios e bebedores de absinto, onde o clímax do livro é atingido. São cenários vívidos e descritos de maneira tangível que nos transportam para o mundo de Belle.

Acontecimentos históricos são mencionados (O naufrágio do Titanic, por exemplo), outros temas polêmicos como a corrupção e o machismo são abordados, os sentimentos dos personagens são explorados perfeitamente e tudo tem uma aura tão verossímil que é impossível não se apaixonar pelo livro.

Com desfecho adequado e comovente (E uma capa muito linda, haha!) Belle foi a minha melhor leitura de 2013. Recomendo muito!

tres-versos.blogspot.com

Lucas 10/04/2013

5 estrelas ao livro e principalmente, a autora!
Ganhei Belle no ano passado porque o pedi de presente por puro impulso, quando vi o tamanho do livro logo pensei que iria me arrepender, de ter escolhido justo esse, então enrolei a leitura dele até o início de 2013, e agora, só penso como não li antes!

Pra começar, Belle é forte, muito forte, e eu não imaginei que fosse assim, a história tem sim sexo e violência explícita, e momentos onde parece ser impossível acreditar em um final feliz pra ela, mas isso só me fez me interessar ainda mais pelo livro. Acho que nunca li nada tão maduro quanto Belle, e hoje, agradeço por ter escolhido esse livro pra ganhar de presente.

Os personagens são muito bem descritos, e narrativa faz da Belle sua amiga, acontece tanta coisa em tão pouco tempo que você se sente um confidente, o único a quem ela tem pra dividir os acontecimentos da vida dela, dessa forma, só é mais fácil ainda se envolver, ficar feliz com ela, ter esperança com ela, e entristecer com ela.

Uma coisa que eu também amei em Belle é que os pontos de vista são trocados, depois de um tempo, o livro passa a acontecer em dois lugares diferentes. Isso também faz com que, em um certo momento, o livro vire suspense de um lado, e drama do outro. Um personagem está a procura de respostas, e você as acompanha do outro lado, vendo a estória se desenrolar.

Se eu tiver que colocar um defeito em Belle, será alguns momentos onde a estória não prossegue, muitas páginas para descrever um acontecimento, ainda que não cansativo, te causa um certo desinteresse momentâneo na estória. Fora que o sofrimento de Belle parece nunca ter fim! haha Isso me irritou um pouco, mas quando terminou, vi que era preciso.

As conclusões finais é que eu recomendo, muito, muito, muito esse livro! É forte, sujo (sem ser vulgar) e o melhor de tudo: você não espera nada até que acontece e você não quer mais largar ele! A autora está de parabéns por construir tão bem uma história dessa! Leiam!

Ps: Novo Conceito e seus livros extremamente perfeitos fisicamente haha Muito bonito, fora que no final foi acrescentado uma matéria com a autora, contando mais sobre o tráfico de pessoas, e como fez para se aprofundar nesse assunto neste livro, sendo que ele se passa no passado.

Lanne 04/04/2013

Aterrorizante!!!!
Aterrorizante e ao mesmo tempo lindo.

"Tem pessoas que ao escrever a resenha de um livro, primeiro colocam a sinopse, e, eu não acho que isso seja uma resenha, é claro que tem que haver alguns relatos sobre o livro."

Eu literalmente me apaixonei pela Belle (não é o que você está pensando) e tenho certeza de que se você leu, também se apaixonou por ela.

No começo eu achei que a inocência dela era burrice mesmo, porque não achei possível que uma garota morasse em baixo de um bordel e não soubesse que aquilo era um bordel. Mas, depois levei em conta o ano em que ela vivia. 1900.

É uma leitura lenta, porque a estória não se desenrola tão rápido. É engraçado que quando a estória de um livro é rápida, acontece tudo rapidamente, tem o caso do amor a primeira vista, nós leitores geralmente não gostamos, mas também quando demora, nós também não gostamos, (bom, somo seres humanos, quase sempre insatisfeitos).

Gente, vocês não tem noção do que acontece na vida dessa garota, e não sei de onde ela encontra forças pra continua em pé. Se um terço da metade das coisas que aconteceram com ela, acontecessem comigo, acho que eu me mataria ou me deixaria ser vencida muito facilmente.

Depois de tanto sofrimento o final foi extremamente lindo.

Yasmin 27/03/2013

História forte, sobre um crime tão velho quanto o mundo. Merece sua atenção.
Resenha: 17/01/2013

Belle foi um dos primeiros livros que li esse ano e um livro que estava desejando ler desde que lançou. Vários motivos adiaram a leitura, mas finalmente li. Sendo objetiva: o livro trata de um dos crimes mais velhos do mundo: o tráfico de pessoas. Assunto que foi abordado em outro livro lançado pela Novo Conceito ano passado e que agora ocupa o horário nobre na televisão brasileira. O horror de ser transportada de uma vida tranquila e inocente para o poço sem fundo de crianças e jovens traficadas.

Belle vivia em um quarto no porão da casa, tinha tudo o que uma garota de 15 anos, ou quase tudo. Vivia desde criança em um bordel. Sua mãe nunca a deixou ver o que acontecia na casa quando anoitecia e Belle nunca fez muita questão. Sua mãe era distante, mas ela tinha Mog, a empregada que sempre cuidou dela. A vida tranquila de Belle começa a mudar quando é abordada por um garoto, Jimmy que diz para ela que se ela vive em um bordel é porque é prostituta. Apesar disso terminam amigos e tudo segue até a terrível noite que Belle é pega de surpresa. Presa ao andar de cima depois do anoitecer. Escondida em um dos quartos Belle acaba por presenciar a cena mais chocante de sua vida. Mimi, umas das garotas foi assassinada e Belle viu tudo. Na mesma noite descobre o que significa ser uma prostituta e viver em um bordel. Mas mal sabe Belle que em poucas semanas todo o resto de sua inocência será arrancado. O assassino está de volta e quer Belle longe de Londres. Sequestrada e vendida para um bordel na França Belle viverá os piores dias de sua vida em uma jornada longa e assustadora através de bordeis até enfim encontrar o caminho de volta para casa.

A premissa é essa e a narrativa de Lesley Pearse tem uma força impressionante. Nua, crua, mas com resquícios de esperança. Já tinha ouvido falar muito bem do outro livro da autora, mas nunca tive coragem de ler. Confesso que histórias como a de Belle me deixam extremamente enojada e irritada, por isso procuro evitar, mesmo com vontade de ler. Envolvo-me demais com esse tipo de livro e a leitura acaba sendo um exercício do quanto posso suportar. Triste, extremamente descritivo e com uma realidade que choca. Um sacode para os que ainda se iludem achando que o mundo não é tão cruel. Um crime tão velho quanto à própria humanidade na pele de uma protagonista forte, que se adapta apesar do brusco rumo que sua vida toma. Por pior que seja, Belle consegue ter força e esperança para lutar para sobreviver.

A ambientação do livro é ótima, da França até Nova Orleans, o pior lado de uma época que acho extremamente interessante. As descrições são fortes e vívidas, e a divisão entre a trama de Belle com a de Londres permitiu notar as diferenças de dois lugares da mesma época. Os personagens secundários foram muito bem construídos, e a intricada história se utilizou muito bem de cada um. A trama se desenvolve em um ritmo angustiante e envolve o leitor, torcemos por Belle e até mesmo xingamos pelo tanto de sofrimento que ela tem de aguentar. Lesley Pearce retrata bem e com mérito os horrores e os enlaces que conduzem a trama para o final se conectam bem. Só torci para ter acontecido mais rápido. O final foi muito bom, uma promessa de vida melhor.

Leitura rápida, impossível de largar e com uma história rica e escrita com sensibilidade. Belle retorna em outro livro da autora e estou curiosa para saber o que vem por ai. Deve ser lançado esse ano então é esperar para ver Belle anos depois às portas da primeira grande guerra. A edição da (...)

Termine de ler em: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/01/resenha-belle.html

Priscilla 25/03/2013

Blog Entre Fatos e Livros- http://fatoselivros.blogspot.com.br/
Inglaterra, 1910. Belle é filha da dona de um bordel, embora, na inocência de seus 15 anos, não fizesse ideia do que de fato significasse.

A ignorância é ceifada quando, por acidente, ela testemunha, além do ato sexual, um assassinato. Desde então sua vida muda radicalmente: Ela é sequestrada, vendida e levada a se tornar cortesã nos EUA.

Belle é uma protagonista complexa, forte, doce e inteligente. Mas sua história é dura. Amarga. Não é possível ser indiferente ao calvário da menina que foi forçada a perder a Inocência e conhecer o fel da marginalidade. Mas acima de tudo, Belle é honrada e corajosa. Mesmo nas ocasiões mais desumanas ela sempre consegue erguer a cabeça e se adaptar da forma mais conveniente ao caos. Ainda que tenha errado e se equivocado muitas vezes, ela é admirável.

Lesley Pearse narra em terceira pessoa, sem meias palavras. Ela não poupa o leitor dos detalhes sórdidos da prostituição e das condições a que meninas são submetidas. O enredo é carregado de cunho sexual. As palavras são contundentes, dolorosas, intensas. Ainda assim- ou talvez, por isso mesmo- a leitura é irresistível e fluída.

Particularmente, eu apreciei muito o livro. Embora não seja indicado a qualquer pessoa. Pelos motivos que já citei, é preciso um pouco de maturidade para conhecer Belle. Quem lê ganha acesso a muito suspense, aventura, drama, reviravoltas, conhece uma jovem guerreira e outras personagens cativantes, mas esteja preparado: A leitura é inquietante.

Confira- http://fatoselivros.blogspot.com.br/2013/02/belle-de-lesley-pearse.html

Júlio 17/03/2013

Surpreendente

Quando li a sinopse não me restaram dúvidas: Eu tinha que ler. Lá pelo meio do livro o início de um sentimento de arrependimento começou a brotar, mas não teve nem tempo de crescer. Logo não pude mais parar de ler e, como já aconteceu diversas vezes, fiquei lendo de madrugada. Acho que isso é um bom sinal. Pelo menos para a autora.
Emocionante, cheio de reviravoltas e surpresas. Tem tudo o que um livro precisa para ser bom e mais um pouco. Emocionante, Não recomendo para menores de 14 anos! Muito Bom mesmo! Recomendo! ^^

Bruna Britti 14/03/2013

www.supremeromance.blogspot.com

***

Quando pesquisei a respeito de Belle, as opiniões das resenhas eram quase unânimes. Belle traz uma história intensa, cheia de acontecimentos dramáticos que mexem com o leitor. De fato, tive os mais variados sentimentos durante a leitura. Belle é um livro denso, daqueles que provoca e consegue comover ao mesmo tempo.

São quase 600 páginas narrando a história de Belle. A início, a personagem é descrita de modo a pensarmos na personificação da inocência. Embora viva em um bordel, administrado pela mãe, Bella ficou um longo tempo sem saber exatamente o que significava aquela palavra. Ninguém lhe explicava e as regras rigorosas da mãe lhe impediam de subir ao andar de cima durante a noite. Nesses momentos ela ficava no porão, aonde era seu quarto, apenas ouvindo a voz de homens se divertindo com as meninas que trabalhavam para sua mãe.

Entretanto, ela acaba no local errado, na hora errada. Justamente por isso Belle presencia um assassinato, e desde então sua vida muda. Ela descobre o que significava ser uma prostituta, o que as “meninas” de sua mãe faziam todas as noites e, principalmente, descobre como os homens podiam ser cruéis. Como efeito, o assassino volta e sequestra Belle, vendendo-a à um bordel em Paris. A partir de então, a vida dela muda drasticamente.

A história de Belle retrata a vida de meninas traficadas, do submundo de bordéis – dos mais imundos aos mais luxuosos –, onde garotas são vendidas como pedaços de carne para satisfazer os desejos de homens com os mais variados gostos sexuais. A autora reforça todo um ambiente tenso retratando mais a fundo a identidade dessas mulheres, aquelas que entram pela condição financeira, que se prostituem por vontade própria, aquelas que suportam mas fazem planos para sair daquela vida, meninas iludidas por propostas falsas de emprego e, no caso de Belle, meninas raptadas, violentadas e sem qualquer oportunidade para voltar à suas casas. O leitor observa como uma criança, jogada a uma condição fora de seu ambiente, tenta se encaixar e sobreviver a um mundo que retrata o pior do ser humano.

Aos poucos, acompanhamos a garota inocente mudar gradativamente e se moldar aos padrões e exigências desse mundo. O fato de Bella se tornar aquilo que seu raptor lhe impôs é revoltante, pois ficamos com a sensação da impunidade. Do rapto a aceitação, da decisão de se tornar a melhor cortesã de Paris, das tentativas de fuga e estupros, das vezes em que Belle cede pela própria vontade ou pelo dinheiro, cada cena é narrada de forma crua e mais explícita, sem tentar poupar o leitor dos mais variados sentimentos. Você vai do ódio a pena, da revolta ao choque várias vezes.

O tema é denso, porém bem trabalhado. Lesley aborda o sexo de maneira dura e crua, às vezes com mais sutilezas mas, no geral, é para deixar bem claro o sofrimento de muitas garotas deste meio, principalmente de Belle. Ela é uma lutadora, consegue se adaptar as piores provações e, por mais que aquele meio fosse seu único meio de sobreviver – impostas a ela de maneira terrível –, ainda assim Belle não perde a doçura, a bondade e até certo traço pueril de menina sonhadora que vimos no começo da história. Belle retrata a esperança e a sobrevivência em uma história onde só há a incerteza e o sofrimento.

A narrativa da autora contribui para que a leitura flua tão rápido que as 500 e tantas páginas quase não pesam e em pouco tempo terminei o livro. Lesley trabalha com narrativas mais longas, diálogos mais curtos, porém a naturalidade com que ela consegue colocar na história faz com que o livro não se torne cansativo. Os cenários são detalhados, bem descritos, o que faz com que o leitor facilmente visualize as situações. Ela ainda consegue envolver vários personagens que, ao longo da história, vão se tornando essenciais para contar a narrativa de Belle.

Porém, houve algumas implicâncias minha durante a leitura. Como eu disse, a capacidade de Belle de aceitar a situação e tirar o melhor dela é admirável, mas, na primeira vez que isso acontece, não me convenceu. Porque entre ser violentada mais de uma vez, arrancada de seu lar e sofrer ameaças, eu acho difícil que alguém estaria pensando, poucas semanas depois, que poderia se dar bem na vida de prostituição e lucrar muito. Além disso, quando Belle já possui experiências suficientes para saber que não deveria confiar nas pessoas, ela faz exatamente ao contrário. Apenas nesses momentos achei que a autora se perde um pouco na personalidade da personagem.

Outro ponto é a autora ter construído uma história gigantesca, mas aposta naquela receita em que a personagem se dá mal até as últimas páginas. Não quero parecer pedante, mas fiquei com a sensação de que a autora podia ter explorado outros caminhos do que unicamente fazer a personagem sofrer o tempo todo. Eu já ficava esperando para saber qual seria a próxima “desventura” em que Belle entraria e que, com certeza, traria mais cicatrizes emocionais à moça.

Apesar dos pontos negativos, eu gostei muito da história. Ele nos passa uma mensagem de esperança, de força e coragem que poucos teriam na situação de Belle. Você torce por ela, torce por seus familiares e deseja que ela consiga se sair bem dessa. É uma história que contrasta entre as belezas de vestidos luxuosos, belas cortesãs, ambientes suntuosos com a terrível realidade de mulheres traficadas. Indico para quem se interessa por histórias mais fortes, com um leve toque de romance, aventuras intensas e grandes reviravoltas.

Valéria 14/03/2013

Raptada, vendida, estrupada, espoliada de sua inocência, Belle é um misto de malícia e inocência, delicadeza e força, obrigada a se prostituir para sobreviver, não se intimida diante dos obstáculos que a todo momento surgem em sua vida. Neste extraordinário romance a Autora Lesley Pearse , narra com leveza, apesar do tema abordado, a trajetória desta menina/mulher, até que ela encontre a felicidade.

Tigresa 10/03/2013

Um livro que entrou para os meus favoritos pq mostra a realidade da vida que nem todas as pessoas devemos confiar,que em nossas vidas ha sempre pessoas de bem e outras não.Aprendi com Belle jamais desistir de meus sonhos.Mesmo Belle numa situação difícil ela nunca desistiu de seus sonhos,voltar ao seu lar e encontrar alguém para se amar.
Avida de Belle é uma lição a ser tomada por muitas pessoas,que independente do seu serviço vc tem que fazer o melhor e não desistir no primeiro obstaculo.
A nossa heroína passou por tantos obstáculos que para uma pessoa normal ja teria desistido,ela teve que se mostrar forte e seguir a vida conforme a musica.Amei

Glaucia 25/02/2013

Belle - Lesley Pearse
A principio, devo dizer que é um livro com um tema polêmico, isso porque vai nos levar à um enredo sobre prostituição de menores e tráfico de crianças e mulheres.

Lembro que logo no início da leitura, comentei com uma leitora na página do blog no facebook, que a leitura era leve, não que o livro não o seja, mas você só nota tais trechos no início do livro.

Para melhor entender, a história se passa no século passado, mais precisamente numa Londres de 1910. Belle de apenas 15 anos, sempre viveu num bordel, sem nunca ter se dado conta do que de fato acontecia nos andares de cima. O bordel pertence a sua mãe, Anne, mas ela sempre esteve mais próxima de Mog, a empregada do local.

Porém, depois de presenciar o assassinato de uma das garotas, ela vê sua vida desmoronar, principalmente depois de ser capturada na rua pelo assassino e ser vendida para um bordel em Paris. A partir desse momento, o enredo se torna frio e sombrio, narrando os abusos que Belle sofreu.

Após ficar doente, ela foi parar num "hospital", e depois de se recuperar, se vê novamente obrigada a seguir ordens de pessoas a qual não conhece e/ou confia. Dessa vez, seu destino é um bordel em New Orleans, onde ela irá aprender mais sobre a vida de cortesã.

A saudade de casa e dos amigos é grande, mas ela sabe que não será fácil simplesmente fugir. Sua família no entanto, não desistiu dela também e desde seu sequestro, começaram uma caçada aos sequestradores, com o objetivo de encontrá-la e colocar os culpados na prisão.

Apesar dos tempos difíceis a qual esta vivendo, Belle nota que é mais corajosa do que imaginava. E tentará a todo custo tentar tirar algum proveito da vida a qual ela não escolheu viver, mesmo sabendo dos riscos que tais ações acarreta para mulheres que entram nesse ramo.

Ao longo da leitura, foi difícil me manter neutra quanto à história narrada, afinal, abuso contra menores é um crime abominável. Mas não posso dizer que não foi uma história bem escrita, afinal são quase 550 páginas, de puro suspense, drama, romance e aventuras. Mas somente lendo para saber o sentimento que o livro proporcionará à você.

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©