Starters

Starters Lissa Price

Resenhas - Starters

Desi Gusson 26/12/2012

Não sei do crime, mas O FINAL COMPENSA.
Certo, vou deixar isso no ar e passar para um tópico meio nada a ver primeiro.

No momento que li a sinopse de Starters a primeira vez comecei a divagar. Pensei nas possibilidades de tudo realmente virar uma distopia no futuro e viajei formando teorias conspiratórias ou não. A mais forte e plausível (na minha cabeça cafeínada!) é a seguinte.

Se o mundo não passar por um acontecimento apocalíptico, como em ¾ dos livros distópicos, muito provavelmente a guerra será entre velhos e jovens mesmo. Quero dizer, o que a ciência realmente procura desde sempre? Prolongar a vida, enganar a morte, imortalidade, blá blá blá. Não deve ser uma noticia tão ruim assim quando você, com seus 75 anos, lá em 2067, descobrir que pode durar até os 200, fácil, ou que curaram a morte. Né? Né?! Daí todo mundo vive até 200, ou 2000 anos, quem sabe? Todo mundo tá feliz, e nós bookaholics vamos poder ler praticamente todos os livros do mundo com todo esse tempo! O único problema é que o planeta não tem ESPAÇO e RECURSOS pra tanta gente que não empacota nunca.

Vi isso em O Pacto (Gemma Malley) e provavelmente em algum outro, mas não consigo me lembrar agora. Enfim, onde quero chegar é: o que vocês acham que vai acontecer se estenderem a vida de uma pessoa para mais de 200 ou se ninguém mais morrer?

Starters foi uma leitura difícil, mas que ainda assim consegui levar a cabo rapidamente. A minha dificuldade veio logo no começo e se estendeu até mais ou menos o meio da trama, o que dá para classificar como um grande problema, dependendo da sua paciência. Afinal, quem se motiva a continuar lendo um livro cujo começo é tão... meh.

Eu não detestei Starters, mas também não amei. O livro podia ser BEM mais do que é. As duas principais, provavelmente as únicas, razões para eu QUASE não recomendar a criação de Lissa Price são:

1- No começo, Callie é superficial. Quando acorda na mansão, é como se ela nunca tivesse passado um ano inteiro só com o pão que o diabo amassou pra comer, vendo o irmão morrer aos poucos e tendo que fugir de tudo e todos! A impressão que tive é que ela só tirou umas férias particularmente ruins. Demorou para termos veracidade nas ações e reações da menina.

2- No começo, Callie é inconstante. A vida dela vira de cabeça pra baixo, dá loops invertidos e um triplo mortal carpado de lado e a menina ainda tem cabeça pra tirar uma tarde romântica e suspirar por um engomadinho que surgiu do nada. Daí ela volta a pensar na realidade e me vem com síndromes de Cinderela! Daí volta a ignorar todas as coisas loucas que estão acontecendo! Dái. Dái. Dái que deu pra mim. A impressão que tive foi do romance ficar sem pé nem cabeça.

Vamos dizer que minha simpatia toda já estava com Michael desde Retrato de Uma Starter e que era ele se lascando pra cuidar do irmãozinho doente dela, enquanto Callie fazia piqueniques com Blake por ai. Parece que Lissa queria, mas não queria colocar um romance na estória, essa indecisão me chateou bastante enquanto era praticamente tudo o que tínhamos do livro.

Porém, como nem só de amor vive o poeta, a estória tem um bom mistério. E foi isso que me colou na poltrona, mesmo quando não aguentava mais ler dos suspiros da Callie. O leitor fica tão cego quanto ela num primeiro momento (o livro é narrado em 1ª pessoa) e isso nos leva a imaginar ‘n’ explicações para a Voz que está na sua cabeça, por que ela está de volta para seu corpo antes da hora e que tipo de malignidade se passa na Prime Destinations...

Do meio para o final as coisas esquentam, ganham um ritmo frenético e Callie é obrigada a deixar a Cinderela dentro de si de lado, ou as coisas poderiam ficar ainda mais feias. Agora, vou confessar para vocês o grande motivo para eu RECOMENDAR Startes. Eu não dava nada pelo final. #ProntoFalei

Estava me aproximando dele e sinceramente achei que já tinha visto tudo o que tinha para ver, que tinha sido uma leitura mediana, muito bem, obrigada, vamos para a próxima. Só que não. O que a Price fez ali não havia nem dado um oi de longe na minha mente antes que eu lesse.Eu fiquei... eu... fiquei.... OH MY GOD!

Foi perverso. Foi bem bolado. Foi o gancho de ouro (já que temos uma continuação) para um livro que começou nos tropeços e foi ganhando forma conforme avançava. Então é esperar Dezembro, quando Enders será lançado lá fora, e descobrir se as coisas vão continuar tão douradas e empolgantes quanto o final de Starters.

Para essa e outras resenhas na íntegra, acesse:
www.desigusson.wordpress.com
Anderson 20/07/2012minha estante
Gostei. Acho que consigo superar o começo mimimi, ushuashauhsuahs, pra chegar nesse final ai!

Aline 20/07/2012minha estante
Sua resenha só me deu mais vontade ainda de comprar esse livro,apesar do aviso! viciei em distopicos!!

Brunah 20/07/2012minha estante
me deu medinho de ler agora.
não tenho paciência pra começos arrastados.
mas confesso que estou muito curiosa pra saber desse final!
Já tem pra vender?

João Felipe 03/08/2012minha estante
Já comprei o livro em breve vou ler, em relação a começos monótonos to vacinado, "a hospedeira" faz a mesma linha.

Amanda. 05/08/2012minha estante
Adorei sua resenha!!

John 08/08/2012minha estante
gostei muiito da resenha também! Concordo sobre o final.

Anna 15/08/2012minha estante
Cara, concordo com vc, o final é mto bom. Mas o livro em si não é lá essas coisas, achei que algumas coisa não batiam (as características dos personagens) eu esperaa um pouco mais do livro, mas o final foi muito bom

Lipão 26/08/2012minha estante
Adorei!!

Adriana 26/08/2012minha estante
resenha muito boa, da vontade de saber o que vai acontecer!

Pedro 28/08/2012minha estante
comecei o livro ontem e terminei hj( li em um dia,e só tenho 14 anos) eu concordo, a escritora nao aproveitou muito do livro pra descrever a distopia a qual conta a respeito,fiquei bem confuso com o choque de informacoes e sendo em 1 pessoa fica pior ainda. Daria um otimo roteiro de filme se o diretor alterasse algumas parte. Livro nao é tao bom mas a expectativa de uma sequencia da um final...como ela disse "OH MY GOD!" muito legal,terminar com a frase(Spoiler foi mal)"Quando gaviões gritam, é hora de voar". a historia deixa bastante mistério mas acho muito bobo o "romance" q ela empregou no livro,toscamente feito,nem parece q a autora algum dia vivenciou um romance(nem precisa ser jovem) mas aposto minhas fichas no Michael(pronto falei..."isso ai Blake,te odeio com todas as minhas forças"). recomendo o livro,mas só pra quem tem curiosidade de saber o q ocorrerá na sequencia

Pedro 28/08/2012minha estante
outra coisa q nao consegui descobrir por mais q eu lesse a apresentacao é a idade correta de Michael,alguem pode me dizer? pelo q me parece ele tem a mesma idade de Callie(16 anos) mas nao achei onde no livro diz essa informacao,só posso supor q seja

Ana Paula 18/09/2012minha estante
Adorei sua resenha, apesar de ter mais paixãozinha por Starters, mas concordo totalmente contigo na base do romance, foi fraco e meio que desnecessário, como que se alguém falou "ah, tem que ter romance!" ai Lissa: "romance? oh, e agora, o que eu faço?" e ficou algo meio cru assim. Mas o final é realmente muito surpreendente. É um bom livro, poderia ser melhor, mas não perde seu crédito.

Rebeca 05/10/2012minha estante
Concordo plenamente com a sua resenha! O início é bem sem sal mesmo e o final, se vc conseguir deixar de lado a tentativa frustrada da autora de criar um triângulo amoroso, é surpreendente. Acho, no entanto, que o maior pecado cometido foi a autora ter corrido tanto no final, deixando a maior parte do livro para os "ais" da personagem... creio que o final poderia ter sido melhor explorado!

Giovanna 11/10/2012minha estante
OMG, eu recomendo esse livro. É mto bom durante todo o percurso, e no final ele é INCRIVEL PERFEITO, e OMG> nao tenho palavras !!!

Bea 07/12/2012minha estante
eu concordo com tudo que vc falou, mas, se vc parar pra pensar... o momento OMG não seria tão omg se não tivesse o romance. A única coisa que eu achei sem necessidade é a coisa do garoto "friendzonado" pela garota, porque 90% dos livros tem isso

Ana Flavia 16/12/2012minha estante
Concordo, o final é realmente frenético e bem bolado, na minha cabeça sempre fiquei com a ideia pairada no ar, na minha concepção, o pai de Callie nunca morreu.
-Menina Cal, Quando os Gaviões gritam é hora de voar.

Breno 26/12/2012minha estante
foi perfeito ,ainda mais o final que me surpreendi com a verdade face do "black " que na realidade foi todo instante a figura do Velho ..massa>>>

Debie 26/12/2012minha estante
AHHHH, CONCORDO TOTALMENTE COM VOCÊ!
A Callie me irritava completamente! Ainda MAIS que a Tris (pelo menos a Tris era mais convincente...)
E eu NÃO tinha lido (na verdade, ainda não LI) Retrato de Uma Starter, então não tinha esse tipo de parcialidade que tenho certeza que você sabe que tem. Mas eu fiquei, tipo: Como essa 'ser' passa a vida inteira correndo e fazendo das tripas coração pra sobreviver com o irmão, e um completo estranho que, apesar disso, sempre está com ela... E daí ela simplesmente decide ignorar TUDO O QUE ELA VIVEU porque apareceu um boyzinho endinheirado e purfumadinho?
Sério, fiquei chocada. E olha que em Starters a autora nem dá AQUELE desenvolvimento para o relacionamento dos dois, mas eu fiquei revoltada.
E NO FIM EU FIQUEI AINDA MAIS REVOLTADA. SÉRIO. Duas vezes já é pra ACABAR. ¬¬'
Enfim, ótima resenha, parabéns! Agora é esperar pelo próximo pra ver se a nossa Callie não é tão superficial quanto ela se mostrou no 1º livro. :)

Leticia 30/01/2013minha estante
Concordo com você.
Muitas vezes a Callie me irritava MUITO, principalmente aquele lenga-lenga chato dela com o Blake e por ela resolver ignorar completamente a vida que ela viveu durante um ano com o irmão e o Michael (a quem eu prefiro mil vezes)pra bancar a cinderela com o mala do Blake.
Eu também gostaria que houvessem mais explicações a respeito de tudo sobre a guerra dos esporos. De qualquer forma, o final realmente me prendeu e me empolgou (exceto pela SEGUNDA grande burrice da Callie).

Thalyne 18/03/2013minha estante
Gostei muito da sua resenha e do comentário da Leticia! Faço minha as palavras de vocês.

Lu Foxface 07/09/2013minha estante
Realmente, ótima resenha! Já estava com vontade de ler esse livro e não sabia muito bem o que esperar! Com esse final, fiquei muito curiosa e estou pronta para começar a leitura!

Tay 01/11/2013minha estante
Ai eu até concordo com sua resenha pois,sinceramente,é um pouco chato sim!!Se eu pudesse mudar o livro (na minha opinião) eu mudaria o final,eu sei que vai lançar o 2 e dai vai dar para saber a continuação e tal,mas o final ficou sem graça!!Mesmo que tenha uma continuação,o final de um livro tem que ter sentido certo??!!
E eu concordo com você,o começo foi chato pois ela largou seu irmãozinho com o Michael e foi ter a sua noite de Cinderela,e por mim,ficaria com o Michael no final!!Não com o tal de Blake,mas,para falar do final precisamos ler o 2...Derrepente pode estar escrito com quem ela ficou né??!!(mas com certeza vai estar escrito,afinal,a autora não pode deixar agente boiando aqui),igual ela fez em vááááriiiiooos momentos do livro!!
Mas emfim!!Concordo plenamente com você!!!

Isabelly 14/12/2013minha estante
Engraçado pois vejo apenas criticas boas sobre este livro mas no fundo não achei ele bom...

thefrnc 11/12/2014minha estante
Curti muito sua resenha. Realmente o final é surpreendente e totalmente perverso, tanto quanto a essência da história! Entendo seu desgosto quanto falta de definição de persona da Callie, mas me desculpe, estamos falando de uma adolescente de 16 anos. Não podemos julgá-la por ser inconstante e superficial quando estas são características reais de 90% das adolescentes.

Sobre o romance e os suspiros de Callie. Cara, você acha que o final teria sido tão impactante se o leitor não fosse tão envolvido pelo romance no meio da trama? Para mim, enquanto lia, tive impressão de que aquilo tudo era desnecessário, mas ao final me arrependi.

Pereira.Silva 06/03/2020minha estante
Com o faço para ler, não estou conseguindo abri para ler

bella 21/05/2021minha estante
eu tô na página 225 e deu trabalho pra eu chegar até aqui. Eu já teria desistido se eu não fosse daquelas pessoas que tem agonia de abonar o livro sem saber como termina. Com essa resenha agora quero saber como que vai terminar, me deu um gás kkkkkk

karla.laybermezadri 29/08/2022minha estante
Me deu o ânimo que eu tinha perdido para ler, comprei e ficou parado na estante.

Naara8 03/02/2023minha estante
Concordo com você, o início não me prendeu e Até o meio da história eu ficava desmotivada de ler. Apenas no final que teve uma reviravolta q eu fiquei interessada em continuar. Mas o que o livro tentou passar sobre a imortalidade me prendeu muito, eu só acho que a autora não soube desenvolver muito bem esse lado.

Luiza1861 28/05/2023minha estante
meu primeiro livro, e pra ser sincera ele que me prendeu e me deu gatilho de ler mais. O livro é incrível, história incrível,a escrita também não é cansativa e é bem gostosinha, terminei no mesmo dia... Confesso que o começo é meio bleh, mas mermão o final é incrível!!

bibia 31/01/2021

apesar de eu já ter descoberto o plot do livro de cara, eu gostei bastante da história, é rápida de ler e tem um suspense muito bom, além da distopia e do drama
eu não me apaguei a nenhum personagem, achei eles todos fúteis e sem personalidade (isso pra mim foi o ponto fraco do livro)
gostei muito da ideia desse mundo distópico e das frases que ela coloca, é tipo uma crítica social extremamente bem escrita:
"Cérebro, provavelmente a parte do meu corpo que eu mais gostava. Ninguém nunca reclamava sobre ter um cérebro gordo. Ninguém acusava o seu cérebro de ser alto ou baixo demais, largo ou estreito demais. Ou feio"

stephany :) 22/08/2022

sem dúvidas é um bom livro, gostei da estória e achei o enredo muito interessante, mas em alguns momentos as coisas eram "fáceis demais" ou simplesmente aconteciam "rápido demais" não sei explicar, mas me incomodou.

apesar disso, eu estou muito curiosa pra saber o desfecho da estória e prentendo ler a continuação.
Hellen.Flavia_esc 22/08/2022minha estante
Achei interessante. Ja vou salvar

Bia.teca 30/12/2021

??Pode conter gatilhos de: Luto, tortura psicóloga, agressão física, pedofilia??

Nem sei o que falar real, eu acho que foi um dos melhores livros da minha vida, eu sei que sou suspeita a falar, favorito quase tudo que leio, mas sério, QUE LIVRO. Eu não me surpreendi com o final, com os dois plot twist Maas são bons, bem pensados pela autora. Enfim, uma ótima indicação de Distopia, queria o segundo em físico mas por enquanto só ebook mesmo.
Cianuretto 30/12/2021minha estante
Li 2 vezes quando mais nova, mas por ser jovem demais na época não compreendi a história ao certo (entendi de maneiras diferentes em ambas as leituras). Está na minha lista de leituras para 2022, talvez dessa vez eu entenda finalmente o que livro retrata.

Bia.teca 04/01/2022minha estante
Cianuretto, acho que quando criança ou na faixa até os 14 o livro talvez seja confuso ou chato, acho que agora, mais velha, seja uma leitura melhor

Priscila 09/10/2020

Me surpreendeu
A história é leve e nos prende do início ao fim, final super surpreendente e deixa com.vontader de correr para ler a continuação.

meumundinhodoslivr 04/08/2021

Uma menina. Um assassinato. Um segredo.
| Starters- +11 (tensão, contexto)
| Enders- +13 (insinuação sexual, tensão)

Resolvii fazer dos dois juntos mesmo que eu tenha tido opnioes bem diferentes sobre eles.

A sinopse é resumidamente essa, tem uma doença que matou aqueles entre 20-60 anos, os únicos que sobreviveram foram os que tomaram vacina, mas poucos tinham acesso, nisso, aqueles antes de 20 são chamados starters, os de 20-60 middle, e os acima de 60 enders.

Callie é uma starter que perdeu a família e cuida de seu irmão Tyler ao lado do seu amigo Michael, mas eles moravam em prédios abandonados de tão pouco dinheiro que tinham, para conseguir dinheiro e cuidar do irmão (que está doente), ela vai pra prime destinations, onde aluga seu corpo para uma mulher sem as intenções muito claras.

Primeiramente, eu gostei muito do enredo da historia, bem diferente sabe, e eu amei os plots twists, tipo eu sou trouxa, e não desconfiei nenhuma vez que aquilo aconteceria então eu me surpreendi MUITO.

Chegou um ponto da hisyoria que eu não fazia ideia de como acabaria, eu sabia de algumas coisas mas eu não conseguia enxergar uma conclusão, e a autora não me decepcionou com o que ela achou.

Por mais que eu tenha gostado bastante, eu tenho alguns pontinhos, eu, particularmente, me irrito com alguns triângulos amorosos, e o segundo livro me chateou por isso, mesmo que depois tenha sido explicado e tudo, ao mesmo tempo achei que poderia ter encontrado um final melhor pra isso.

A segunda coisa foi o desenvolvimento dos personagens, a gente conhece a Callie, sabemos tudo sobre a história dela, o jeito dela e a maneira de pensar, mas eu queria isso dos outros personagens, o Michael por exemplo, da pra ver que ele é um personagem interessante e a autora poderia ter explorado isso.

Embora eu tenha me incomodado com essas duas coisas, não estragaram o livro nem um pouco.

Gostei muito da escrita, ela é bem fluida e você le muito rápido os dois (além de terem ?poucas? páginas).

É um livro extremamente leve, mesmo que tenha momentos de ação e emoção, traz isso com leveza.

É isso gente, eu gostei bastante no geral, dei 3,7 pra duoligia, então leiammm

Vinícius 14/07/2012

"Dentro de pouco tempo, meu corpo pertenceria à outra pessoa."

Lisa Price criou uma narrativa permeada de mistérios, incansável e impecavelmente imprevisível, passível de proporcionar sensações distintas no leitor. Tudo foi escrito com muito esmero — e maestria, até certo ponto —, e, muito embora não seja entre os representantes distópicos o melhor, Starters é um livro certamente digno do gênero ao qual pertence, devendo, assim, ser plenamente degustado.

A história? No futuro, a Guerra dos Esporos será a causadora das mortes de todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Os menores de 20 anos, então, ficaram conhecidos como Starters, e os maiores de 60 anos como Enders (cuja expectativa de vida pode chegar aos 200 anos). Callie Woodland e o seu irmão, Tyler, são Starters. Seus pais morreram na Guerra dos Esporos e eles não têm qualquer parente vivo. Moram em um prédio abandonado em Beverly Hill, com os seus camaradas e o amigo Michael, lutando para sobreviver dos inspetores (que os levariam às terríveis Instituições) e dos renegados (Starters como eles que os matariam por um pouco de comida).

Até que Callie toma conhecimento da Prime Destinations, uma empresa secreta cujo comércio é alugar os corpos de adolescentes aos Enders. Callie tem que ajudar Tyler, que está doente, e, sem qualquer outra perspectiva, ela vai ao Banco de Corpos e se torna uma doadora, assinando um contrato de três alugueis à Prime Destinations. Os dois primeiros aluguéis são bem-sucedidos. Mas, no terceiro (de um mês) aluguel, tudo muda... Um dinheiro por um aluguel que deveria melhorar a sua vida acaba sendo o primeiro passo para uma luta pela sua sobrevivência.

E ali estava eu, oferecendo-me voluntariamente para passar por uma cirurgia. Em meu cérebro, de todos os lugares. Provavelmente a parte do meu corpo de que eu mais gostava. Ninguém nunca reclamava sobre ter um cérebro gordo. Ninguém acusava seu cérebro de ser alto ou baixo demais, largo ou estreito demais. Ou feio. Ou a coisa funcionava ou não funcionava. E o meu funcionava muito bem.”

Cativante, a obra esbanja uma combinação intricada de aflição e entretimento, mantendo preso o seu leitor com eficácia irrefutável. A trama, sólida e bem amarrada, divide espaço juntamente de um elenco atraente (cheio de surpresas que apenas lendo se pode perceber). Além de tudo, Callie é uma protagonista forte e carismática, como de costume em distopias. Suas escolhas são respeitáveis e ela não é medrosa. Ela faz o que tem que fazer e isso é o melhor.

Narrada em primeira pessoa sob a visão de Callie, a história segue num ritmo ascendente. Os acontecimentos vão ganhando substância e gravidade à medida que as páginas vão sendo transpostas. Deste modo, enquanto que o começo pode soar um tanto moroso, do meio para o fim a narrativa se aquece — sobretudo devido à imprevisibilidade, que nos faz esperar por algo que não acontece e nos leva por um rumo totalmente inesperado —, e, neste meio tempo, largar o livro se torna uma tarefa impossível.

O final é angustiante, daqueles pelo qual você anseia fervorosamente pela continuação. Imagino que ainda acontecerão muitas reviravoltas nos próximos capítulos da série.

O livro expõe uma sociedade cujas distinções sociais são claras. Os Starters são naturalmente negligenciados, uma vez que a expectativa de vida dos Enders é de 200 anos; assim, a melhoria de vida desse último grupo, bem como as modificações corporais às quais eles são sempre submetidos, proporcionou-os o retorno ao mercado de trabalho, não havendo qualquer serventia imediata para os Starters (que, ainda por cima, contavam com uma lei que os restringia trabalhar até a maioridade, aos 19 anos).

Starters discute, também, questões acerca do preconceito, do poder e daqueles que o possuem; das manobras, às vezes cruéis, que são realizadas para que um grupo possa satisfazer os seus desejos. Discute, explicitamente, que aqueles que não têm tanto sempre serão menosprezados pelos que detêm muito.

(...) — Você nem vai conseguir se reconhecer quando terminarmos.
— É disso que tenho medo.

Uma verdadeira distopia. Plausível em sua essência, excelente em sua descrição. Viciante e... sobretudo, imperdível.

Não confie em ninguém.
Angela Grazi 19/07/2012minha estante
Você sabe em que pag se encontra esse trecho?

(...) ? Você nem vai conseguir se reconhecer quando terminarmos.
? É disso que tenho medo.

Gabriela1214 07/08/2012minha estante
Não acho mesmo que "a trama é sólida e bem amarrada", aliás é tudo que a história desse livro não é! :/

John 08/08/2012minha estante
Eu adorei esse livro e gostei bastante da sua resenha também! Eu entendi o seu "a trama é sólida e bem amarrada" que a menina disse que era tudo que não era. Porque a autora criou uma história - uma trama sólida, sim - para falar mais nos próximos volumes da trilogia. Afinal se ela tivesse resolvido tudo nesse primeiro capítulo da série não teria graça nenhuma. Qual é a página do trecho que a outra perguntou você pode falar?

Ju Cirqueira | @jucirqueira 14/03/2014

Uma mistura distópica que deu certo!
Starters conta a história de um mundo pós-guerra onde todas as pessoas entre 20 e 60 anos morreram em uma chamada “Guerra dos Esporos” – entende-se por uma guerra biológica, essa parte não fica muito bem esclarecida no livro, o que decepcionou um pouco. Nesse novo mundo as crianças e jovens sem família ou fortuna – e sem idade suficiente para trabalhar – se tornam Starters, ou seja, uma espécie de menores abandonados morando em prédios abandonados e lutando para sobreviver nas ruas sob as novas condições agora impostas. Por outro lado os idosos, graças à fortuna e tecnologia avançada da época, conseguem chegar até os 200 anos e agora são chamados de Enders, e com toda essa nova longevidade eles voltam a trabalhar e ter uma vida consideravelmente ativa. Poder e fortuna, coloquemos dessa forma: a vida é boa! Menos para um Starter, o que é o caso de Callie Woodland, nossa protagonista.

Callie tem 16 anos e mora em um prédio abandonado com seu irmão Tyler, de 7 anos, e o amigo Michael. Eles vivem um dia de cada vez, tentando sobreviver à fome, ao frio, a falta dos pais e a constante perseguição dos Inspetores, que capturam Starters e Renegados – jovens vândalos – para jogar em “abrigos” do governo, que na verdade não passam de depósitos de gente.

A vida é cada dia mais difícil, especialmente pois Tyler tem uma doença que precisa de cuidados e só faz piorar devido a subnutrição e frio, com tudo isso Callie toma coragem e vai procurar a Prime Destinations. Atenção! Essa parte é interessante: a Prime Destinations é uma empresa clandestina que faz o aluguel de corpos de Starters para Enders que desejam viver seus “anos dourados” novamente, ir a festas, praticar esportes radicais, e por aí vai. O detalhe é que o preço pago a um Starter por alugar seu corpo é uma tentação, principalmente para Callie que tanto sonha em dar um lar ao seu irmãozinho e poder pagar um bom tratamento médico à ele.

O único problema é que as verdadeiras intenções da Prime não são lá das melhores, e isso os Starters só irão descobrir muito depois de assinarem seus contratinhos e apertarem mãos com os membros da Prime. Ah, e claro, terem neurochips muito bem implantados em seus cérebros sem qualquer possibilidade de remoção. A trama fica ainda mais tensa quando algo dá errado com o aluguel de Callie e ela acorda na vida de sua inquilina Ender e percebe que ela tinha outros planos para o seu corpo que não apenas diversão. Agora Callie terá de lutar 10x mais do que antes para sobreviver e contará com a ajuda de amigos mais que inesperados no meio do caminho, abrindo espaço até para um romance que começa a se desenrolar com Blake, o filho do senador.

Starters é uma caixinha de surpresas! Tem tanta coisa que eu mal consigo colocar aqui, se não a resenha ia ficar gigante (mais ainda)! Os personagens são incríveis, tantos os bonzinhos quanto os vilões, especialmente o vilão principal, conhecido como: O Velho. Esse me convenceu muito como vilão, misterioso e sem escrúpulos, sempre conseguindo o que quer a qualquer custo. Chega a dar arrepios, haha.

site: http://nuvemliteraria.com/2013/10/resenha-starters-lissa-price/

Anelisanc 15/07/2012

Perturbador. Doentio. Perfeito.
O que você faria se tivesse 150 anos e dinheiro de sobra nos bolsos? No futuro, velhos ricos - os Enders - não mais sonham em gastar suas aposentadorias com viagens, jornais e lãs para fazer tricô. No futuro, velhos querem ser jovens. E conseguem.
Há um ano do fim da Guerra dos Esporos, Callie vive nas ruas com seu irmão mais velho - e doente - Tyler e um amigo, Michael. Cada passo dado por eles, assim como o de vários jovens na mesma situação, carrega seus corpos magros, seus medos e suas poucas esperanças.
Callie precisa cumprir uma missão: cuidar de seu irmão. Para tanto, há apenas uma saída, e ela assina um contrato com a Prime Destinations, uma empresa que aluga corpos de jovens bonitos e saudáveis (Starters)para os Enders.
As coisas, porém, começam a complicar quando a garota acorda em meio a um dos períodos em que seu corpo estava alugado à uma Ender - o que, de maneira alguma, deveria ocorrer. E é nesse momento que Callie descobre o perigo ao qual diversos jovens estão expostos: uma parceria entre o governo e a Prime Destinations.
Devido à descoberta desses planos, a garota decide intervir, buscando evitar o assassinato de meninos e meninas como ela: sem família, sem dinheiro, sem amigos e sem ninguém em quem confiar.
O que poderia Callie, uma adolescente comum, pobre e com um ponto fraco - seu irmão doente, cuja responsabilidade de cuidar lhe pertence - fazer perante o poder do dono da Prime Destinations?
"Embora o fato de minha mãe ter morrido em casa fosse angustiante, morrer em uma instituição como aquela certamente seria pior.
Comparar lugares para morrer. A que ponto as coisas chegaram?" (Página 280)
Starters, com toda a certeza, é um dos livros que não poderiam faltar em minha estante. Lissa Price carrega seus leitores para o futuro e faz com que seus corações batam mais forte nos momentos mais tensos do livro - sobretudo no final.
O livro conseguiu superar as minhas expectativas - que estavam lá no Everest -, mas fiquei chateada com as últimas páginas. A autora chegou ao final do livro sem efetivamente terminá-lo. Se eu pudesse dar um recado à Lissa seria algo como "Okay, ótimo trabalho. Agora sente essa bunda na frente de um computador e termine o que começou. Quero o resultado em minhas mãos pra ontem!"
O livro está mais do que recomendado. Starters é um dos livros que exige destaque em qualquer estante, e mesmo os adeptos da visão "os clássicos são insuperáveis" irão rever esse conceito.
Joice 18/07/2012minha estante
Ja vende ? Não vi.

Anelisanc 18/07/2012minha estante
O lançamento será dia 27, Joice. :D

tha 19/07/2012minha estante
acho que nem preciso dizer que a capa é linda né ? *--*'
já estou suuuper na vontade de ler esse livro, e a sua resenha me deixou com muito mais vontade, apesar de nñ ficar tão satisfeita com o final , to super na expectativa de ler çç

Gustavo 19/07/2012minha estante
Ok, já estava louco pelo livro e agora fiquei querendo mais ainda, mais um que vai pra minha lista de espera. rs

Erica Belancieri 20/07/2012minha estante
Quero muito ler esse livro. A história parece ser muito intrigante e interessante. Ainda mais com esse tema de alugar seu corpo para outra pessoa.
Estou supercuriosa para saber o que vai acontecer.

felliphy 21/07/2012minha estante
Muito bom quanto um livro supera nossas expectativas dessa maneira, só é uma pena que o final seja esse final aí, odeio ficar curioso para ler uma continuação que ainda não foi lançada aqui no Brasil!

Fellipe

Virgínia 23/07/2012minha estante
Nossa, gostei muito de sua resenha quero ler esse livro agora mesmo.

Marília Maciel 23/07/2012minha estante
Amei a resenha! Me lembrou um pouco o livro "Feios", e também a história do filme "O preço de uma lição"! Adoro distopias, e esse é mais um que tenho certeza que vou gostar.
Será que essa sensação que vc sentiu ao terminar o livro não foi porque ele terá continuação? Acho que é por isso!

Marília Maciel 23/07/2012minha estante

Vulcka 24/07/2012minha estante
Se a autora chegou ao fim do livro sem realmente terminá-lo, certamente vem mais por aí. Não sei até que ponto isso me anima. Amo sagas, mas gosto de ter todos os volumes em mãos de uma vez só, sem essa espera torturante entre um lançamento e outro. A história de Starter parece realmente ser envolvente. Fiquei bem curiosa para ler!

Luciane.Eleoteria 26/07/2012minha estante
Estou apaixonada por distopias, mas as historias parecem se repetir. Gostei do fato do livro mexer com esta ambição do ser humano em parecer sempre jovem. Pena que o livro é uma série, odeio ter que esperar pelos laçamentos.

Jessica 13/11/2012minha estante
Tô bem curiosa pra ler esse livro. Só pela resenha ele me parece uma mistura de A hospedeira e cabeça de vento, haha. Tomara que seja tão bom quanto esses dois!

vcmechamademar 25/10/2021

Interessante!
A premissa desse livro é diferente de tudo que já li, apesar de cair em vários clichês já conhecidos. Mas no geral foi uma leitura que me prendeu bastante em pouco mais de 6h, gostei bastante de alguns personagens, outros eu achei meio rasos. Mas me instigou bastante pra ler o próximo volume!
pâm 25/10/2021minha estante
eu gosto muito desse livro!! li há anos

lilac 19/03/2021

Bom demais!!
Demorei meses pra conseguir engatar nessa leitura, mas quando deu certo valeu mto a pena!! Até a metade do livro eu já tinha gostado bastante, mas não estava surpreendida; quando tudo começou a se encaminhar pro final a história ficou muito completa, e acabei amando demais
Amei que a Callie estava por acaso no meio de todo o enredo, não foi escolha dela se meter em toda aquela loucura e amei como tudo se desenvolveu no final. Também achei uma história muito bem escrita, a leitura fluiu bem demais, principalmente depois de começar a descobrir realmente os esquemas da prime.
Estou ansiosa pro segundo e último livro, espero que ela consiga acabar com todo o sistema terrível dos enders!

Val 27/09/2013

Livro "Starters"
O livro é TOTALMENTE do que eu achei que ele seria, e ele é MUITO bom! Incrível! é o tipo de livro que adoro ler, e fico viajando na estória..me sentindo nela em cada momentinho.
Callie é uma grota que perdeu os pais na guerra de Esporos. Ela e seu irmão Tyler precisavam sobreviver. Eles são chamados de "Starters" que lutam pela sobrevivência.
Ela encontra Michael, que também vive se refugiando.
Starters são os miseráveis, Enders são os ricos e poderosos.
Callie se ver desesperada quando o prédio abandonado onde eles moravam é invadido, mas ela pensa que pode haver uma saida..uma empresa, a Prime Destinations, que aluga os jovens Starters para os Enders curtirem um pouco mais a juventude. Starters são os jovens..Enders são os mais velhos..
Callie então entra para o banco de corpos, vai alugar seu corpo para um Ender..pois assim ela consegue dinheiro para alugar uma casa e dá uma vida mehor para Tyler, ela e Michael.
Vão acontecendo várias coisas no decorrer da estória..a Ender que assume o corpo de Callie tem um plano para matar um homem, e por ai começam várias loucuras.
O livro tem uma estória que prende, e é fascinante. Tem uma capa INCRIVELMENTE linda! E sem contar que o livro provavelmente terá uma continuação que irá deixar nossos corações na mão!

Vocês já leram esse livro? O que acharam? Conta pra gente! :]

site: http://revistagalaxy.weebly.com/11/category/resenhas/1.html
Escuta Essa 28/09/2013minha estante
Estou bem curiosa para ler esse livro, já vi vários comentários positivos sobre ele ;)

K. 28/09/2013minha estante
Nossa, desde que eu li a resenha fiquei louca pelo livro. espero ganhar o sorteio da Revista Galaxy pôde ler o livro *-*

Beth 01/10/2013minha estante
Estou bastante curiosa com essa história. É diferente e emocionante. Vou ver se leio. Beijos.

Ich heiÃe Valéria 01/10/2013minha estante
é um dos livros que pretendo ler em breve. muita gente fala bem sobre ele, e como é uma distopia, me animei ainda mais...

Cobra 07/10/2013minha estante
Gostei bastante da resenha...o livro deve ser muito bom!

Nix 16/10/2013minha estante
Estou louca pra ler esse livro! Ótima resenha

Cabelucy 19/10/2013minha estante
Quero muito ler esse livro. E essa capa é linda!

PedroA. 20/10/2013minha estante
Quero muito ler esse livro.

Fernanda 15/04/2013

Resenha: Starters - Lissa Price
LINK DA RESENHA NO BLOG: http://www.segredosemlivros.com/2013/04/resenha-starters-lissa-price.html

Resenha: Starters é aquele tipo de livro que te prende do início ao fim. Quando li a sinopse fiquei muito curiosa sobre como seria conduzida a história e se não seria apenas mais uma distopia com os mesmos princípios narrados. Mas no decorrer da história, muitos fatos acabam se mostrando intrigantes e intensos. Já estou habituada a ler várias distopias, e claro que essa não seria diferente. Apresenta as mesmas críticas em relação ao governo, guerras e afins, porém acredito que Starters foi o livro que mais me motivou a querer manter a leitura, por sua narração leve e ao mesmo tempo envolvente. Minha paixão por esse livro começou pela capa. E depois pelos detalhes e consequentemente com a sincronia apresentada entre os personagens.

“Estava louca para saber por onde meu corpo tinha andado. Que esportes eu praticara? Meus braços não estavam doloridos, nem minhas pernas. Era muito esquisito não saber onde seu corpo estivera ou o que fizera durante um dia inteiro. Com quem você conversou, de quem você gostou e de quem não gostou. E se minha inquilina houvesse irritado alguém? Eu teria um novo inimigo?
Olhei para meu corpo. Todas as partes pareciam estar inteiras. Um aluguel estava terminado, ainda faltavam dois.” Pg. 61

O mais instigante nesta trama é que a capa página virada, a situação poderia ser invertida a qualquer momento. E é exatamente isso que motiva ainda mais a leitura: o modo surpreendente como Lissa Price conduziu a narrativa de modo que o leitor fique em estado de suspense e medo diante dos acontecimentos. Quando você acha que as coisas estão seguindo pelo rumo certo, acontece algo que muda tudo e piora ainda mais. E você pensa que não pode ficar pior desta vez. Mas fica.

“Era muito estranho perceber que as pessoas sabiam mais sobre o seu corpo do que você.” Pg.66

É neste cenário que conhecemos Callie, uma garota que assim como tantos outros adolescentes, perdeu muitas coisas em seus poucos dezesseis anos de vida. Seus pais estão mortos e agora ela precisa cuidar de seu irmão, de apenas sete anos, que se encontra muito fragilizado e doente. Ela conta com a ajuda de Michael, que antes fora seu vizinho e agora está cada vez mais próximo deles. Eles perderam muito diante de uma guerra sem controle e que conseguiu dividir toda a população. No decorrer de minha leitura, ficava imaginando se tudo isso realmente acontecesse. As pessoas idosas devem sentir falta de sua juventude com certeza, mas será que seriam capazes de sacrificar adolescentes com uma vida inteira pela frente? Em Starters sem dúvidas nenhuma, eles seriam. Essas pessoas mais velhas são agora chamadas de Enders, enquanto os mais novos são denominados como Startes.

“Eu queria gritar por esses garotos, mandar que corressem o mais rápido que pudessem ou que se escondessem em algum armário, debaixo de suas camas ou qualquer outro lugar. Eles não sabiam o que isso realmente significava: a vida deles estava chegando ao fim. Eles nunca teriam a possibilidade de desfrutar da vida adulta. Foi então que percebi: por que eu não seguia meu próprio conselho? Por que motivo eu estava ali, parada, esperando para ser levada embora?” Pg.298

Não sei dizer se posso fazer alguma comparação, mas me atrevo a dizer que Starter lembra muito Jogos Vorazes, a série Feios e até mesmo por que não A hospedeira? Pode ter certeza que, se você leu algum desses livros poderá encontrar algumas semelhanças entre si. Estou ansiosa pelo segundo volume, que acredito ser eletrizante assim como este.

trizliving 26/07/2020

Gostei bastante, mas acho que a autora poderia ter explorado mais a ideia.

Isabela 05/08/2021

Superou minhas expectativas!
A história é super envolvente, os personagens são bem construídos e a leitura fluía muito! (cheguei à ler 90 páginas em 1 hora)
Cassi 05/08/2021minha estante