Em Algum Lugar nas Estrelas

Em Algum Lugar nas Estrelas Clare Vanderpool
Clare Vanderpool

Resenhas - Navigating Early

Baianaleitora 19/03/2020

Em algum lugar nas estrelas...e no meu coração!
"As vezes, é melhor não ver todo o caminho que se estende diante de você. Deixe a vida surpreendê-lo, Jackie. Há mais estrelas por aí do que as que já têm nome. E todas são lindas."

Eu comprei esse livro porque me apaixonei pela capa, e meu primeiro livro da Darkside, mas não tinha ideia da história incrível e fantástica que eu tinha nas mãos.

A história se passa nos Estados Unidos, em 1945, em pleno final da Segunda Guerra. Jackie Baker acaba de perder a mãe e seu pai, um capitão da Marinha, o leva embora do Kansas para um colégio interno no Maine.

Lá Jackie convive com vários garotos, mas é com Eearly Auden, o mais estranho deles, que Jackie faz amizade. Eearly é um menino com hábitos diferentes, considerados até estranhos, e tem talentos extraordinários.

Jackie está tentando lidar com a morte da mãe é o descaso do pai ao deixá-lo num lugar estranho e sozinho nesse momento tão difícil para ambos.

Mesmo com tudo que está passando acaba se envolvendo com o fascínio de Eearly com o número pi – o 3,14, isso mesmo – que com suas milhares de casas decimais contam uma história para ele, uma história fantástica, que os levaram a viver uma aventura inacreditável em que fantasia e realidade se misturam.

Nessa jornada Jackie compreende porque o amigo é tão peculiar e também descobre coisas sobre si mesmo que ele não imaginava, coisas que o fizeram ver que ele é Eearly tinham mais em comum do que podia parecer, eles compartilhavam a dor da perda e cada um lidava com ela à sua maneira.

O final é incrível, é como se todas as partes da história de Eearly se encaixassem com a realidade.
A escrita é bem fluída, o que deixa a leitura deliciosa e leve, confesso que no começo as histórias um tanto absurdas não me animaram na leitura, mas a medida que avancei na história pude notar a complexidade de sentimentos que esses dois meninos possuíam.

site: https://www.instagram.com/p/Bx-6lkgDi2W/
analupbrito 19/03/2020minha estante
É maravilhoso

Mari. (Taylor's Version) 26/08/2021

Quando chove, é sempre Billie Holiday. <3
Esse é o livro mais lindo que eu já li. Eu não tenho palavras pra descrever como eu me apaixonei pela história, pelos personagens, pelas metáforas, pelo plot. História muito bem desenvolvida, personagens bem construídos. É exatamente aquele tipo de livro que você leva pra vida, tocou meu coração de uma forma surreal. Se tiverem a oportunidade, comprem ele físico. O livro é muito bonito e cheio de ilustrações. Obrigado Early e Jackie por não terem desistido de encontrar as almas perdidas. Quando chove, é sempre Billie Holiday.
Calizaya 26/08/2021minha estante
Esse livro é mt fofo

PairA 26/08/2021minha estante
Esse livro é incrível

Clare 26/08/2021minha estante
A autora tem meu nomeee, ja quero ler

Nana 13/01/2022

Perdidos
Jake e Early são dois garotos que vivem num internato militar. Early está lá tem um tempo, ele mal aparece nas aulas e os colegas o acham maluco, pois Early não aceita ser contrariado e tem uma história pra tudo
Já Jake perdeu a mãe recentemente e nunca teve uma conexão muito forte com seu pai, mas logo nos primeiros dias nesse novo "lar" ele conhece Early e ambos viram amigos
Tanto Early quanto Jake perderam alguém especial e se sentiram perdidos depois disso, não sabendo viver a vida normalmente, então esses dois jovenzinhos saem em uma aventura, que de início era só por causa de uma história, mas no final é muito mais

Eu não gostei muito do livro, achei a história bem demorada e a narrativa não me pegou, mas não posso negar que a premissa é boa

Ana Claudia 10/08/2022

Jack Baker é um garoto que estuda em um colégio interno, o Morton Hill, em Maine/EUA. Ele é órfão de mãe, não aceita bem a sua morte e não tem um bom relacionamento com seu pai, capitão da Marinha. Jack não tem amigos no colégio, sente-se deslocado até encontrar Early Auden, um aluno sozinho na praia empilhando sacos de areia.

Early é considerado um garoto bem estranho em Morton Hill. Ele não tem amizade nem gosta de conversar com ninguém, tem uma maneira diferente de pensar e se comunicar, dorme no sótão do colégio e não frequenta as aulas, exceto as de Matemática. Ele conseguia enxergar uma história envolvendo o Pi, o número da matemática que começa com 3,14 e nunca acaba.

Jack consegue se aproximar de Early quando, em uma aula de remo, Jack se sai muito mal e Early lhe dá algumas dicas. O colégio proporciona uma semana de recesso aos alunos e Early convida Jack para fazer uma cruzada pelas florestas do Maine em busca de Pi que, para Early, está perdido na floresta. Jack aceita o convite e os dois partem em um barco no rio que leva à floresta e ao possível encontro de Pi.

snowlynet 10/07/2020

o problema não é você... sou eu
Ok, enrolei pra escrever isto, mas vamos lá, vou ser direta: o livro não é tudo isso.
Não é ruim, mas está longe de ser maravilhoso como descrevem. A leitura só começa a fluir quase na metade, e cogitei largá-la várias vezes por falta daquele "gás" que a gente sempre espera ao ler um livro. Admito que ele é muito fofo em deteminados pontos, e amei a desenvoltura do personagem Early, principalmente por ter concluído que talvez ele seja autista! Fora isso, nada de tão UAU, e achei o final bem vago!... bom, proposta é legal, mas não é o que vende. Pela capa achei que seria melhor, comecei achando que seria favorito e me esforcei para gostar, mas não consegui me apegar tanto... enfim, talvez ele só não seja para mim nesse momento, mas valeu a tentativa.

beca 25/01/2022

esse livro deixou meu coração quentinho e eu tenho ctz que vai ficar na minha cabeça por bastante tempo! tem várias coisas nele que te fazem pensar e que vc vai levar pra smp. leitura super tranquila, li bem rápido! se eu tivesse em ressaca literária eu leria esse livro com ctz

Dry 24/09/2020

"As vezes é melhor não ver o caminho todo que se estende .."
Primeiramente queria dizer o quão linda esteticamente é essa edição.
Admito que a história não foi uma das melhores que li em minha vida, mas o personagem em si (Early) torna o livro interessante, a forma como ele admira o número Pi e enxerga mas que um algarismo e sim uma história que o levará ao que ele acredita, varias manias em Early são peculiares, como ele escuta músicas pelos dias da semana..

"Nos dias de chuva ouvimos Billie Holiday"
NayLyra 24/09/2020minha estante
Um amor de personagem.

Sheila 24/09/2020minha estante
Esse livro é um amorzinho

yas 29/03/2022

Instigante? A Darkside nunca decepciona.
Primeiro: aproveitem que o livro tá com 40% de desconto na Amazon. Segundo: um dos livros mais lindos que eu já toquei, um luxo de capa, contracapa, página e marcador (para acompanhar a rotina musical do personagem).
O livro é simples, cativante e nos convida a olhar com carinho e gratidão para pequenas (grandes) coisas.
A amizade, inocência, humildade e amor do Jackie e do Early me faz querer ler repetidas vezes e me abraçam nos momentos mais angustiantes.

?Minha mãe era como a areia. Do tipo que esquenta na praia quando você sai da água tremendo de frio. Do tipo que gruda no corpo, deixando uma impressão na pele para fazer você se lembrar de onde esteve e de onde veio. Do tipo que você continua achando nos sapatos e nos bolsos muito tempo depois de ter ido embora da praia.?

?Louis Armstrong às segundas. Frank Sinatra às quartas. E Glenn Miller às sextas, a não ser que esteja chovendo. Se chove, é sempre Billie Holiday.?

?Às vezes, é melhor não ver todo o caminho que se estende diante de você. Deixe a vida surpreendê-lo, Jackie. Há mais estrelas por aí do que as que já têm nome. E todas são lindas.?

Brenoarf 09/11/2021

Quando chove, é sempre Billie Holiday
Essa obra é mais uma daquelas contidas pelo gênero Young Adult, ou infantil juvenil, mas que transpassa qualquer definição indicativa a um determinado contingente, pois, para além de uma simples aventura pueril, a leitura proporcionada nesse livro é uma experiência singular de forma indiscriminada e atemporal.
O enredo abarca, em um plano mais poético, questões profundas como ausência familiar, amizade, crenças, depressão pós perda e saudade, mas, na superfície dos escritos, conta a história de Jack Baker, um garoto que sofre da recente perda da mãe, e que, enviado para uma escola de meninos de Morton Hill, passa a se conectar de uma maneira muito peculiar com um dos alunos chamado Early, o qual, inspirado pela noção de que o número Pi (3,1415?) conta uma história, decide iniciar uma grande jornada.
Em uma mistura de realidade com ficção fantástica, a obra não subestima o leitor e é capaz de nos transportar em uma caminhada por autoaceitação e aceitação do que nos circunda, não só sobre o universo em si, mas sobre o caráter concreto da vida mesmo que em seu aspecto mais subjetivo.
Diálogos delicados e escritos com maestria são a grande chave para constituir um livro aconchegante em sua perspectiva de companheirismo, acalento e descobertas.
Por vezes me senti um pouco desorientado na leitura e com um certo medo de me entregar demais à imersão da obra, ??porém essa é a questão de estar perdido: ter a liberdade para ir a qualquer lugar, mas não saber onde fica lugar nenhum.?.
Viver é um eterno ?perder e se encontrar?, mesmo que seja preciso se arriscar nos descaminhos em algum lugar nas estrelas, pois aquelas estrelas lá em cima são atraídas umas pelas outras de muitas maneiras diferentes. Conectam-se de formas inesperadas, como as pessoas. E, sobre isso, não existem coincidências. Apenas milagres e aos montes.

roses in winter 30/10/2021

em algum lugar nas estrelas - 2021
a primeira coisa que eu vim reclamar aqui é sobre o hype errado que o booktok traz sobre esse livro. vi muita gente falando que é um romance lgbtqia+ mas não é só porque essa obra é desse gênero que necessariamente vai haver um romance ali. em algum lugar nas estrelas é mais do que isso, é sobre o amadurecimento, a amizade e a superação, parem de ficar tentando juntar casais que não passam apenas da amizade só por conta do gênero do livro.
no começo, eu achei a história bem parada e sem graça e minha opinião agora, após ter terminado, é que não é nada demais. sim, o desenvolvimento dos personagens é interessante, o crescimento do jack e a mente do early também, além do conto sobre o pi ser cativante, mas nada muito "wow, que plot twist foda!". é um livro que eu gostaria de ter na minha estante por conta do amadurecimento do protagonista — que eu achei muito bom — e pela sua beleza — li em pdf.
recomendo, é uma história boa para quem está começando na literatura e para quem quer algo leve para ler. gostei, três estrelas de cinco.

Ana Schultz 03/03/2023

Clássico
Leitura meio lenta, achei bem maçante porém um tema leve para sair um pouco da rotina!
Porém a capa é linda então compensa um pouquinho!!

sotnasallim 05/06/2021

Um livro para os que estão perdidos
Demorei um pouco até conseguir absorver tudo que senti ao longo dessa leitura e, talvez, tenha ficado de ressaca literária. Ele é extremamente envolvente do início ao fim, de modo que em momento algum senti a necessidade de chegar logo no final pra saber o plot, a reviravolta, a resposta de tudo, porque ele inteirinho é emocionante. Mas devo admitir que até o final é bom e a que autora teve o cuidado de amarrar todos os nós.

A história é narrada pelo Jackie, um jovem adolescente que acabou de perder a mãe e que precisa se reaproximar do pai. Outro personagem extremamente importante e o meu favorito é o Earley, amigo do Jackie, um jovem que todos acham estranho, porque naquela época não se tinha conhecimento da Síndrome de Asperger, e que também sofreu com a perda de parentes. De contexto nós temos a Segunda Guerra Mundial acontecendo, afetando diretamente a vida dos personagens envolvidos: um pai ausente servindo por anos na Marinha e um irmão supostamente morto em ação.

Todos os personagens que aparecem ao longo das aventuras do Jackie e do Early perderam alguém importante no decorrer da vida e essa perda gerou marcas profundas que os assombram. Lembrando sempre que perder nem sempre é sobre morte. Nem sempre é sobre nunca mais voltar. Mas principalmente sobre deixar ir, ou ser deixado. É um livro sobre os que ficam e a luta que é ser essa pessoa. Também são personagens que cometeram erros quando mais jovens e que nunca conseguiram consertar. Em resumo, são pessoas feridas pela vida.

É uma história sobre pessoas perdidas contada da perspectiva de um adolescente que tenta de todo jeito recobrar a direção que se foi quando a mãe morreu. E mesmo assim, é um livro leve, engraçado e direto, principalmente por causa do Early. Que vai te ensinando e te envolvendo sem que você perceba como está completando absorvido pela narrativa. Envolve estrelas, aventuras em alto mar, música e muitas histórias maravilhosamente narradas pelo jovem imaginativo Early.

É um livro sobre perdas, seja de um parente próximo, de um amigo, ou de uma parte de si mesmo. Um livro sobre aprender a lidar com esse processo que é aprender a se equilibrar quando falta uma parte do seu chão. Quando desistir de lutar e acreditar no que dizem? Quando insistir e ir contra a maré? É um livro sobre ser fiel ao que você é, aos outros e aos seus ideais. Um livro sobre amizade, mas também sobre amadurecimento. Um livro para os que estão perdidos na vida e para os que a vida deixou perdidos.

Vieira 11/04/2021

Você não crescer não significa que você está errado ou falhando, o lugar condiz muito sobre isso!
Uma aventura eletrizante e muito bem escrita!
A final, onde está o Pi?!