Clube da Insônia

Clube da Insônia Tico Santa Cruz

Resenhas - Clube da Insônia

skuser02844 28/10/2023

Clube da insônia
O livro é extremamente perfeito, aborda assuntos variados, que te permite fazer questionamentos sobre o que você está fazendo da sua vida.....Super indico ?

Vinicius.Dias 11/05/2023

Uma boa antologia de devaneios do Tico
Tico Santa Cruz é um artista que dispensa apresentações por ser o famoso vocalista da banda Detonautas Roque Clube e por sempre ter se interessado, posicionado e feito declarações relacionadas à política. Como tem um viés mais progressista, acaba não agradando a todos e, muitas vezes, se envolve em polêmicas com pessoas influentes da estirpe de pastores que banalizam a fé alheia, políticos corruptos e influencers digitais sensacionalistas. Agora, se você o acompanha, sabe que independentemente de seu viés, ele não é um fã de político ou de partido. Muito pelo contrário, sempre apresentando ótimas análises e comentários pertinentes, passando a sua visão sobre os fatos de forma clara, acessível, embasada e muitas vezes com bastante acidez. Você pode até não concordar com a sua forma de ver o mundo, mas é inegável que esse cara escreve bem pra caramba.

Neste livro - uma antologia de pensamentos e devaneios escritos durante a solidão da madrugada e divididos em duas partes -, o Tico nos brinda com alguns textos bem legais e outros nem tanto assim. Na primeira parte, existem textos introspectivos e mais pessoais, enquanto que na segunda parte são muito mais ácidos e miram a sociedade moderna e suas tão conhecidas hipocrisias de todo dia.

Em relação a primeira parte, temos alguns bons momentos como o bate papo com a própria consciência, lembranças de momentos marcantes, sendo eles positivos ou não e alguns textos sobre aceitação e viver aquilo que a vida coloca diante de si em sua plenitude, te machucando ou não. Os momentos não tão bons assim, soam mais como textos de autoajuda e motivacionais que pouco me agradam ou me prendem. Se você não tem afinidade com os pontos apresentados, pouco fará sentido e poderá soar um pouco entediante. De qualquer maneira é uma ótima forma de ser apresentado ao Tico Santa Cruz, humano, com seus medos, alegrias, incertezas e esperanças, e não ao vocalista fodão de uma banda de Rock. São textos que desnudam o interior e apresentam a pessoa por trás do personagem. Já a segunda parte é tiro, porrada e bomba pra todo lado, não poupando os políticos inescrupulosos, a população omissa e desinteressada, a mídia sensacionalista e vendida e a juventude distante e egoísta de seus comentários ácidos. Não sobrou amor pra ninguém, só veneno e, apesar de ser um livro lançado há mais de 10 anos, ainda é bem atual e preciso. Fora isso, alguns textos "diferentes" como a carta de um gato castrado e uma análise sobre raspar todos os pelos do corpo? achei diferente e fora da caixinha, pra dizer o mínimo.

No geral, eu gostei mais da segunda parte do que da primeira, única e exclusivamente por conta do papo motivacional que eu sempre achei um saco. Fora isso, pra mim, o livro ainda é bem legal, atual e me deixou pensativo sobre a expectativa de melhoria enquanto sociedade e desmotivado por não saber se ainda falta muito pra chegar no fim do poço.

Se você curte Detonautas, gosta da forma como o Tico enxerga o mundo ou se está disposto a conhecer um pouco mais sobre esse cara e suas convicções, esse é um bom livro. É rapidinho e certeiro. Indicado.

"Enquanto isso, ficarei aqui, especulando por exercício. Apenas para não deixar que minha mente e minha cabeça se entreguem a essa forma que considero perigosa e até ridícula de se conduzir a vida" - Santa Cruz, Tico

kenji 28/03/2023

Fascinante
Achei o livro muito bom, com críticas e reflexões incríveis, tive uma leitura muito fluída. recomendo muito pra quem esteja em ressaca literária apesar um livro poético, é algo q te prende muito.

sara440 04/10/2021

A luz só brilha porque existe a escuridão
"...o medo é o combustível dos derrotados; o medo é o que finca as pessoas em suas frustrações pessoais".

(04/10/2021)

larissa 31/03/2021

Clube da Imsônia
Esse livros trás uma série de texto e alguns poemas escritos por Tico Santa Cruz, abordando diversos temas de uma forma bem crítica.

Isis.Piasson 02/10/2020

Um livro que gostei de ler, algo na escrita do autor me envolveu.

Renato 18/08/2014

O Tico é aquele cara que tem uma banda que fez parte da adolescência de muita gente, A Detonautas Roque Clube. até uns 3/4 anos atrás eu só conhecia ele através da banda, e que me motivava a seguir em frente através das musicas, ai veio essa febre de Facebook e adicionando meus favoritos adicionei o perfil/pagina do Tico e me surpreendi com o nível dele, do jeito que ele escreve, as opiniões dele sobre o Brasil, sobre o Mundo, que em certos aspectos se assemelham a minha e me tornei mais fã ainda desse cara.
Quando eu vi que ele ia escrever um livro eu logo quis, fui lá e comprei autografado, já tinha lido quase todo quando ele chegou, mas deixei de lado na estante e ontem num desses dias que você não consegue dormir eu peguei pra ler e terminei agora. O livro é dividido em 2 partes, a primeira é no geral parte da vida dele e a segunda são historias e poesias pra mostrar como a nossa sociedade está, terminei o livro querendo mais, porque a forma que ele tem de pensar e expressar seus pensamentos é incrível, e as diferentes forma de interpretar as poesias e contos deixa o livro melhor ainda.

Ana 01/07/2014

Confesso que não conheço muito o trabalho do Tico Santa Cruz, mas desde que eu ouvi que ele lançaria um livro, fiquei bem ansiosa para lê-lo. Eis que surge um empecilho: falta de tempo. E, logo após, outro: falta de dinheiro. Acontece que ele já lançou outro livro e só agora consegui ler o primeiro.

Recebi "Clube da Insônia" de parceria com a Belas Letras e comecei a lê-lo imediatamente. Não tinha a mínima ideia do que o livro se tratava, para falar a verdade, mas o que importa é que eu gostei bastante. Achei isso bastante engraçado, já que geralmente não gosto muito de livros com essa temática.

O livro é divido em duas partes, sendo a primeira mais pessoal, onde o autor reúne uma série de crônicas sobre sua própria vida: as madrugadas insones, um bate papo com sua própria consciência, os pequenos prazeres da vida, o amor... Basicamente são textos em que o Tico abusa do seu lado emotivo.

Já a segunda parte contém textos mais críticos, onde aparecem elementos como a política, sociedade, crítica à desigualdade, referência ao consumismo, poder da imprensa e vários outros assuntos que tiram toda e qualquer máscara que cobre o nosso país.

Posso dizer que, ao terminar o livro, fiquei bastante impressionada. Apesar da minha ansiedade, não esperava aproveitar tanto a leitura. A segunda parte do livro me fez pensar bastante na atual condição do nosso país. Mas como vocês já devem imaginar, gostei bem mais da primeira parte: sou um poço de sentimentalismo.

Não podia deixar de falar também das ilustrações do Carlinhos Muller, que deixaram o livro ainda mais incrível. Aliás, amei todo o projeto gráfico e a diagramação, que só perdem para os livros do Humberto Gessinger. Deixo aqui meu parabéns à Belas Letras por se preocupar tanto em agradar os leitores de todas as formas possíveis.

"Clube da Insônia" é um livro cheio de verdades (algumas nem tão boas assim). Não esconde nada. E o melhor: os devaneios não acabam com o fim do livro.

site: http://roendolivros.blogspot.com.br/

Arca Literária 16/06/2014

Clube da Insônia
Clube da Insônia é um livro que tem 22 textos, entre crônicas, poesias e contos, todos lotados de reflexões e desabafos de Tico Santa Cruz, o vocalista do Detonautas Roque Clube. Ele realmente escreve textos profundos e com palavras muito bonitas – musicalizadas, filosóficas, poéticas, e que com certeza nos fazem parar para pensar. Sem dúvida, sou ainda mais fã do compositor depois de ler seu livro!

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, há textos mais pessoais, reflexões sobre a vida, sobre o autoconhecimento, a consciência, entre outros, sempre cheios de sentimento. A segunda parte é mais crítica, tratando de elementos da sociedade, como críticas políticas, violência, desigualdade, entre vários assuntos que são polêmicos.

É difícil escolher apenas um texto que eu tenha gostado, já que o livro tem muitos textos ótimos. Achei interessante o conto “Eu e Ela”, em que há um diálogo interno entre o autor e sua consciência, de modo que percebemos a confusão dentro da mente do autor quando às suas escolhas. Esse texto, o inicial, expressa bem a primeira parte do livro, e tem passagens fantásticas.

"Nesse momento cabe-me viver o momento, viver cada descoberta, cada nova alegria, cada novo medo, cada nova dor"
"Consciência é entender que dentro de você existe uma voz que se preocupa com os demais, mesmo que os demais não se preocupem com eles mesmos"

A segunda parte me chamou mais a atenção. “Paz.exe”, em que mostra a dificuldade de quem mora em uma favela. Como é possível falar em paz se nem sempre conhecemos o que realmente é a paz? A violência leva à paz? “Agraciado estava” mostra que nem aquele sujeito simples, que se esforça para fazer tudo da maneira certa, está livre da violência do nosso mundo. E um que eu adorei foi “A Visão do Gato”, que parecia uma sátira do modo como tratamos os animais: “hoje já me acostumei, mas fico imaginando como seria se seres alienígenas resolvessem dominar o mundo e castrar os humanos.”.

O livro chegou em casa rapidinho, após tê-lo solicitado junto à Editora Belas Letras, e veio autografado pelo autor e acompanhado de três marcadores de textos. Realmente, super caprichado.

A diagramação estava linda. O livro tem todas suas folhas em preto e branco. Alguns textos tinham o fundo preto e letras brancas e vice versa. Ao longo do livro, há estampas e ilustrações maravilhosas, todas feitas pelo ilustrador Carlinhos Muller. A Belas Letras está de parabéns!

Se você ficou curioso, não deixe de passear pelo Clube da Insônia (http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/), com certeza vai se encantar pelos textos. Recomendo a leitura!

site: http://deia-galvao.blogspot.com

regifreitas 06/05/2014

Disponível em:

Bruno 22/01/2014

Esse é pra quem, como eu, adorava ficar “passeando” pelo blog Clube da Insônia, do Tico Santa Cruz. O livro reúne ótimos textos publicados pelo vocalista do Detonautas Roque Clube, uma coleção incrível pra quem é fã – e até para quem não é, também. Meu exemplar chegou em casa, autografado e com marcador de página. Demorei um pouco para ler, mas finalmente o fiz e vou escrever um pouco sobre esse que foi o primeiro livro do autor.

Pra começar, um breve comentário sobre as ilustrações de Carlinhos Muller: são incríveis!
Aliás, adorei todo o projeto gráfico e a diagramação. Parabéns à Editora Belas Letras.

A obra é dividida em duas partes. Na primeira, textos mais pessoais. A madrugada, as noites em claro, a conversa com a própria consciência, os prazeres e tragédias da vida, as confissões, a “viagem” de autoconhecimento, o amor, a intimidade, a solidão, as certezas e incertezas... elementos explorados em textos que transbordam sentimentos.

A segunda parte traz textos mais críticos. Elementos como política, violência, desigualdade, a hipocrisia da sociedade, a crítica aos humanos feita por um felino, o descaso, o poder, a imprensa, o consumismo, os nossos valores, as nossas ilusões e a realidade brasileira marcam cada uma das páginas em preto e branco, branco e preto.

Ao todo são 22 textos. Crônicas, contos e poesias recheados de pensamentos, reflexões, desabafos...

Gosto do Tico porque ele diz o que pensa, com autoridade e posicionamentos fortes, joga verdades na cara, “põe o dedo na ferida”, sem poupar ninguém, e com isso nos leva a refletir, a olhar para a “vida real”, o que faz desse um livro inquietante – e me faz querer ler seus livros lançados em seguida. Os textos são ótimos, e é difícil escolher um favorito. Dá pra se identificar com boa parte. É um livro pra ser amado ou odiado. E minhas considerações finais são positivas. Leia, e tire suas próprias conclusões.

Nota: 4 (de 5 estrelas)

Blog MDL 11/11/2013

Durante a madrugada todos os nossos sonhos e pesadelos mais loucos parecem cobrar vida exigindo de nós um pouco de atenção. São nesses momentos que paramos para pensar naquilo que somos ou que queremos ser, naquilo que nos faz seres humanos mais felizes ou mais tristes, naquilo que nos comove ou que nos faz indiferente. E é a partir da análise de dualidades como essas que o autor Tico Santa Cruz traz para os seus leitores uma compilação de textos que foram escritos nos mais variados formatos durante suas madrugadas de insônia. Em sua essência, suas produções englobam desde acontecimentos rotineiros de sua vida e reflexões pessoais a críticas afiadíssimas a sociedade cheia de hipocrisia, a mídia manipuladora e aos políticos corruptos.

Dividido em duas partes e com belíssimas ilustrações do Carlinhos Muller, no decorrer do livro vamos notando nuances musicais em seus textos que faz a tarefa de enxergá-lo apenas como autor quase impossível. Principalmente porque eu sou uma fã incondicional da banda, daquelas que já foi a todos os shows que eles fizeram na cidade e que sabe quase todas as músicas de cor. Contudo, o fato de admirar o trabalho deles não me fez alguém parcial em sua análise do livro, já que o Tico forneceu material suficiente para que se mostrasse um escritor competente em expor a sua visão sobre o mundo e sobre a vida.

Confesso que chega a ser difícil eleger o meu texto predileto de tanto que me identifiquei com a forma de pensar dele, mas acredito que ‘Eu e ela’, ‘Sou um pouco de mim’ e ‘Circo Fantástico’ são sérios candidatos ao posto, já que todos eles me fizeram pensar de modo muito especial sobre aquilo que eu estava lendo. Adoraria que ele cantasse algum dos seus textos, já que a sonoridade presente no jogo de palavras que ele utiliza permitiria que eles se tornassem belas canções. Ademais, acredito piamente que leitores que apreciam crônicas, contos e poesias, irão se identificar sobremaneira com o conteúdo diversificado do ‘Clube da Insônia’. Ainda mais porque a edição deste livro está impecável, de modo que eu só posso parabenizar a editora pela produção impecável do livro e recomendá-lo fervorosamente a vocês.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/11/resenha-clube-da-insonia-por-tico-santa.html

Marcelo F. Zaniolo 11/10/2013

"Conhecido por seu temperamento impulsivo e por suas opiniões um tanto quanto polêmicas, Tico Santa Cruz, vocalista e líder da banda Detonautas Roque Clube, resolveu aventurar-se no mundo da literatura e criar seu primeiro projeto “solo”.

Livre para falar apenas por si e expor, sem censuras, as suas próprias opiniões.

E foi então, pela Editora Belas Letras, que surgiu o seu primeiro livro: Clube da Insônia. Uma coletânea, de aproximadas 100 páginas, dos melhores textos retirados de seu blog pessoal, segundo enquete respondida por seus fãs e leitores.

Iniciativa essa, inclusive, que me deixou um tanto quanto receoso (...)"

Para continuar lendo, acesse: http://lokotopia.com.br/resenha-clube-insonia/

site: http://lokotopia.com.br/resenha-clube-insonia/

sentilivros 25/03/2013

resenha de O Clube da Insônia
"...Experimentar é a palavra, afinal,
Se fluir com você.
Sorte de nós dois..."
Confesso que pouco sei sobre o autor, além de não curtir muito a banda =(. Entretanto o livro me surpreendeu. Realmente Adorei!
O livro é como uma enxurrada de pensamentos, reflexões e poesia. Os textos demostram toda a emoção contida neles. Sabe aquelas pessoas que não tem "travas na língua"? Pois é, os textos são assim "na lata".
A leitura é super rápida, tanto pela quantidade de páginas quanto pelo texto em si, que flui.
É incrível como certos preconceitos são postos abaixo através de uma compreensão dos sentimentos né?
Parece-me que o Tico desvela sua alma no livro. Relutei um pouco para ler o livro, mas assim que o peguei não consegui largar e por isso estou ansiosa para ler seu novo livro, Tesão (que também saiu pela Belas-Letras).
Gostei de vários textos do livro, mas 4 se destacaram:
O primeiro, literalmente, foi Somos Nós a Madrugada com o qual me identifiquei logo de cara e, talvez por isso, fiquei mais receptiva ao livro. acredito que nesse momento minhas barreiras de preconceito caíram.

"...Amo a noite.
Como um vampiro que busca adrenalina.
Bons livros.
Boas bebida.
Diversão sem hipocrisia.
Loucura..."

Outro texto que , na minha opinião, é sensacional é "A Visão do Gato". O texto todo é como se quem estivesse escrevendo seria o Capote (gato do Tico). Muito bom!
Tem ainda "Eu e Ela", que me chamou bastante a atenção. Contudo deste não vou falar não. Vocês terão que lê-lo *-*. Mas como sou boazinha... deixo essa citação:
"...Está diante desse espelho e o que consegue enxergar? Enxergo um ser humano com defeitos e qualidades, virtudes e falhas, um ser como qualquer outro ser..."
Termino essa "resenha" falando de outro texto que me marcou " Uma Colagem em Segredos" cuja reflexão chega ao final com essa frase: "Não há mocinho, nem vilão. Apenas há!"

E, quase ia esquecendo de falar que tem algumas ilustrações bem legais *-*.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2013/03/clube-da-insonia-tico-sta-cruz.html

Glaucia 13/03/2013

Clube da Insônia - Tico Santa Cruz
Para quem já conhece o cantor, que está a frente da Banda Detonautas Roque Clube, não se surpreendera com uma narrativa reflexiva e cheia de indagações em relação á sociedade.

O livro é composto por 22 textos, que envolve diferentes gêneros literários, entre eles, crônica, poesia e contos. A linguagem é bem simples, caracterizada principalmente pelo popular, nos conduzindo a refletir sobre as coisas mais comuns do nosso dia-dia.

O mesmo está dividido em duas partes, ou seja, logo na primeira parte, nos deparamos com descrições, vivências, medos e atitudes do autor. Já na segunda parte, ele nos leva as indagações sobre o ambiente sócio-político, com histórias de personagens que vivem de perto realidades tão difíceis!

Outra ponto que chama muito a atenção, é a diagramação, que na minha opinião esta perfeita. Os textos estão alternados por imagens que ilustram muito o assunto falado. Algumas páginas são claras com fonte preta e outras são escuras com fonte branca. Ótimo trabalho Belas Letras!

Esse é um livro que deve ser lido com os olhos e o coração!

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©