Clube da Insônia

Clube da Insônia Tico Santa Cruz

Resenhas - Clube da Insônia

sara440 04/10/2021

A luz só brilha porque existe a escuridão
"...o medo é o combustível dos derrotados; o medo é o que finca as pessoas em suas frustrações pessoais".

(04/10/2021)

skuser02844 28/10/2023

Clube da insônia
O livro é extremamente perfeito, aborda assuntos variados, que te permite fazer questionamentos sobre o que você está fazendo da sua vida.....Super indico ?

larissa 31/03/2021

Clube da Imsônia
Esse livros trás uma série de texto e alguns poemas escritos por Tico Santa Cruz, abordando diversos temas de uma forma bem crítica.

Zilda Peixoto 19/07/2012

Clube da Insônia
Desde o lançamento do livro e das divulgações nas mídias sociais venho alimentando um súbito desejo por esse livro. A editora Belas-Letras acertou em todos os aspectos na publicação deste livro. E obviamente, devemos dar o grande destaque ao autor Tico Santo Cruz.

Quem já conhece o talento de Tico à frente da banda Detonautas Roque Clube e acompanha seu projeto intitulado “Voluntários da Pátria”, onde Tico escreve textos e poesias que tem como pano de fundo questões sócio-políticas pode esperar um livro muito bem escrito, cheios de indagações e perplexidades em relação ao comportamento da sociedade.

Clube da Insônia é composto por 22 textos dos mais diferentes gêneros literários. Entre poesias, contos, crônicas e desabafos que parecem canções, Tico prende o leitor a cada palavra. A leitura é frenética, pulsante e faz o leitor prender a respiração até o último parágrafo. Utilizando uma linguagem simples e comum ao dia-a-dia do leitor, o autor nos conduz a sua realidade onde a noite é palco para suas reflexões.

O livro faz um paralelo entre as noites que passamos em claro, momento no qual estamos entregues a nossa consciência. É exatamente, este o ponto máximo do livro. Clube da Insônia é um grande diálogo com a consciência. Com uma linguagem simples, Tico confronta seus medos, questiona suas atitudes, aponta o dedo na ferida da sociedade hipócrita e preconceituosa no qual todos nós fazemos parte.

O livro é dividido em 2 partes. A primeira parte contém textos e poesias que questionam e falam sobre o universo íntimo do autor, expondo situações que o levam a descrever coisas simples que relatam seu crescimento pessoal. Tico reflete sobre questões pessoais que falam de insegurança, tristeza, amor e respeito.

Seria muito difícil citar apenas um ou dois textos que representam a qualidade do livro e que torna sua leitura tão prazerosa. Por isso, quero destacar os que mais me marcaram. São eles:

- Em “Sou um pouco de mim”, Tico fala um pouco de sua história, desde sua infância até sua “aparente” maturidade. Fazendo um pequeno flash do que vivera até hoje, Tico nos relata os caminhos percorridos, escolas que frequentou e como cresceu aprendendo a viver com as diferenças. Um texto singelo e objetivo.

- Em “Viagem ao fundo do universo”, Tico faz uma comparação ao universo íntimo de cada um. O leitor que se permitir viajar dentro de si mesmo, naturalmente lidará com as adversidades do universo em que vive. Não existem fórmulas, muito menos conselhos. A mudança é interna e depende do esforço de cada um.

- Em “O agora não pode ser depois” é um desabafo que fala sobre medo, fé e amor. Na prática, eles não caminham necessariamente na mesma ordem. O título é objetivo e não há mais nada a acrescentar. Que consigamos conviver com nossos medos rompendo a barreira da estagnação, pois devemos viver o agora sem medo do que está por vir.

Na segunda parte do livro encontramos textos mais rebeldes. O leitor é convidado a refletir sobre temas políticos e sociais, tudo na mesma proporção. Tico Santa Cruz deixa fluir sua veia político-social em cada texto que está por vir.

- Em “Aperte o verde”, Tico faz uma analogia ao botão verde da urna eleitoral. Em que acreditar? “Na TV? Nos jornais? Na igreja? Somos puta especulação?" E você, leitor? Acredita em você? Acredita na fé? No amor? No próximo? Em que você acredita? Esse texto é impactante, é uma “sacudida cerebral.”

- Em “Paz.exe” conhecemos a história de um menino que mora numa favela. Tico descreve brilhantemente a realidade de quem vive diante de tantas dificuldades. Impossível falar sobre paz quando não a conhecemos. E, principalmente, é ainda mais contraditório tentar repassar um conceito que não se aplica e que não é praticado. Como saber o que é paz se, na maioria das vezes só conhecemos a guerra? Nos dias de hoje, o texto de Tico é o retrato fiel do mundo em que vivemos, sem metáforas ou frases prontas. O “feio” é realmente “feio” e tudo é potencializado. E no fim das contas, ninguém está verdadeiramente preparado para conviver com ele.

- Em “Circo fantástico” somos convidados a refletir sobre nossas atitudes no que hoje chamamos de círculo social. E as mídias sociais merecem o destaque. Quem são nossos ídolos? Quem é o artista? Num mundo cada vez mais egoísta, onde pessoas se expõem gratuitamente por míseros segundos de “fama”, em quem depositaremos confiança? Na juventude? Ah! A juventude está no twitter falando um monte de bobagens ou no Facebook compartilhando coisas inúteis. Sim! Esse é o retrato da maioria, lamentavelmente.

- Em “Plástico”, Tico utiliza-se da poesia para falar do grande vilão do século XXI: o plástico. Porém, consideremos que nos dias atuais tudo é derivado de plástico: os sentimentos, as relações, a personalidade humana. Ou não. Exagero? Talvez! Estamos nos tornando plásticos? Vazios? Sem vida? Vale a pena ler, discutir e refletir.

- Em “Senado Finado” não tenho muito a dizer. O título é óbvio. Fazendo referência ao Senado do nosso país, Tico berra aos nossos ouvidos a indignação e revolta diante da máfia que manipula o Brasil. Com palavras duras, Tico coloca cada um de nós em seu devido lugar. Aliás, você sabe qual posição ocupa na sociedade?
Neste último texto escrito em versos, Tico Santa Cruz fecha com chave de ouro seu primeiro livro e espero que seja o primeiro de muitos.

Para finalizar, não poderia deixar de destacar a diagramação do livro. A editora Belas-Letras sempre capricha em suas publicações. Em Clube da Insônia não seria diferente. O livro possui diversas ilustrações, alternando os textos com imagens que representam a ideia a ser transmitidas por cada um deles. Intercalando páginas pretas com letras brancas e vice-versa, o livro possui uma linda e perfeita diagramação.

Gostaria de agradecer a editora por possibilitar que o blog mais uma vez resenhasse um de seus livros e que pudesse compartilhar mais uma bela e gratificante leitura com seus leitores.

Recomendo o livro a todos! Que o leitor possa ler Clube da Insônia com os olhos, ouvidos e coração. Faça parte desse Clube também!
Cherry 21/07/2012minha estante
Quando estou lendo esse livro, a impressão que tenho é de que o Tico está ali do nosso lado, falando conosco. Realmente é mágico, a cada página uma linda descoberta. Que seja o 1º de muitos,parabéns a editora Belas Letras e ao Tico Sta Cruz.

Adri 28/08/2012minha estante
Concordo com a Cherry, esse livro nos aproxima do Tico e nos faz pensar nas escolhas (feitas e por fazer) de nossas vidas . To adorando!

Rafa 04/08/2012

Resenha - Clube da Insônia - Tico Santa Cruz
Nossa, eu jurava que era uma autobiografia. Não é. É só um livro do Tico Santa Cruz cheio de prosa e poesia. Tem também algumas histórias. Um conto. Eu adorei!!!

No começo do livro deu a impressão de que ele escrevia para o amor da vida dele, logo depois mudei de ideia, ele queria escrever para se conhecer e se descobrir, se abrir para o mundo, mostrar o que ele realmente achava de todas as coisas. Adorei suas indiretas, principalmente o final, acabou com àqueles bandidos.

A parte que mais gostei foi o conto do gato e seu ponto de vista. O gato é tão verdadeiro que eu tive que concordar em tudo o que ele dizia. Era muito real, mano. Outra coisa que achei estranho, foi a cena em que Tico se depila. Ele disse que isso não mudaria sua masculinidade, fez porque quis.

Não entendi o título, talvez seja porque ele passou a noite toda escrevendo o livro, e queria que nós nos tornássemos parte do clube. Eu já entrei.

Escolhas, prosas, poesias, ilustrações estranhas, culpa, concepções de viver, fé, medo, suas várias comparações sobre tudo, plásticos, como sou, globalização, capitalismo e muito mais. A vida de Tico, suas ideias são muito legais, eu adorei ler o livro dele. Afinal de contas, ele foi sincero do começo ao fim de seu pequeno mas verdadeiro livro.

As redes sociais potencializam o narcisismo exagerado. Tudo por seguidores, qualquer coisa para ostentar um grande número de amigos. A matemática do reflexo na lama. Página 82

As folhas ora preto ora branco tornou a leitura gostosa e fácil de suspirar em vários momentos em suas poesias. As ilustrações mostravam bem quem ele era e o que pensava. Não há mais nada a falar. É um livro de pensamentos, espero que leia.
Angela Cunha 09/10/2012minha estante
Aguardei tanto esse livro pra ler e quando o fiz, não foi assim, tudo que eu tinha esperado.
Sei lá...acho que ficou faltando algo que não descobri o que era..rs
Adoro o Tico, desde suas músicas a sua loucura, mas na boa, achei os poemas repetidos demais..sabe,nada de inovador. Pra um cara q tem um vocabulário tão vasto, achei que seria mais denso...
O que mais gostei foi o da depilação.rs ri horrores.
É um livro válido, com certeza...mas...poderia ter sido melhor!!

Beijo

Ju 29/12/2012minha estante
Não sabia direito qual era a desse livro. Estou louca pra ler esse conto do gato! Amei a ideia!

Muito legal ele ter sido tão sincero e ter se aberto tanto através da escrita.

Blog MDL 11/11/2013

Durante a madrugada todos os nossos sonhos e pesadelos mais loucos parecem cobrar vida exigindo de nós um pouco de atenção. São nesses momentos que paramos para pensar naquilo que somos ou que queremos ser, naquilo que nos faz seres humanos mais felizes ou mais tristes, naquilo que nos comove ou que nos faz indiferente. E é a partir da análise de dualidades como essas que o autor Tico Santa Cruz traz para os seus leitores uma compilação de textos que foram escritos nos mais variados formatos durante suas madrugadas de insônia. Em sua essência, suas produções englobam desde acontecimentos rotineiros de sua vida e reflexões pessoais a críticas afiadíssimas a sociedade cheia de hipocrisia, a mídia manipuladora e aos políticos corruptos.

Dividido em duas partes e com belíssimas ilustrações do Carlinhos Muller, no decorrer do livro vamos notando nuances musicais em seus textos que faz a tarefa de enxergá-lo apenas como autor quase impossível. Principalmente porque eu sou uma fã incondicional da banda, daquelas que já foi a todos os shows que eles fizeram na cidade e que sabe quase todas as músicas de cor. Contudo, o fato de admirar o trabalho deles não me fez alguém parcial em sua análise do livro, já que o Tico forneceu material suficiente para que se mostrasse um escritor competente em expor a sua visão sobre o mundo e sobre a vida.

Confesso que chega a ser difícil eleger o meu texto predileto de tanto que me identifiquei com a forma de pensar dele, mas acredito que ‘Eu e ela’, ‘Sou um pouco de mim’ e ‘Circo Fantástico’ são sérios candidatos ao posto, já que todos eles me fizeram pensar de modo muito especial sobre aquilo que eu estava lendo. Adoraria que ele cantasse algum dos seus textos, já que a sonoridade presente no jogo de palavras que ele utiliza permitiria que eles se tornassem belas canções. Ademais, acredito piamente que leitores que apreciam crônicas, contos e poesias, irão se identificar sobremaneira com o conteúdo diversificado do ‘Clube da Insônia’. Ainda mais porque a edição deste livro está impecável, de modo que eu só posso parabenizar a editora pela produção impecável do livro e recomendá-lo fervorosamente a vocês.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/11/resenha-clube-da-insonia-por-tico-santa.html

Leitora Viciada 25/08/2012

Este é o primeiro livro de Tico Santa Cruz, mas ele não é iniciante como escritor; além de ser compositor e poeta, não apenas nos projetos musicais, ele publica seus textos no blogue Clube da Insônia.
Sempre gostei muito de sua banda Detonautas e sempre admirei seu lado de ativista social. Porém, ao analisar seu livro, tentei me desvincular totalmente da imagem que tenho do Tico Santa Cruz famoso para mergulhar apenas no mundo do Tico Santa Cruz escritor.
Não obtive sucesso total. Por culpa do próprio Tico. Sua forma de escrever fez com que a todo o momento parecesse que eu o estado ouvindo, não apenas lendo suas palavras. Acho que por tanto conhecer a sua voz, foi difícil separar a imagem pré-estabelecida por mim do autor do livro. Ler Clube da Insônia foi como se estivesse ouvindo o escritor.

São vinte e dois textos bastante variados divididos em duas partes: crônicas, contos e poesias. Na primeira parte do livro encontramos textos mais emotivos e íntimos; na segunda parte textos mais críticos.
Algumas crônicas são reflexões, pensamentos, confissões e desabafos. Os contos são textos claramente por ele utilizados para apontar a realidade do brasileiro. E as poesias emanam os mais diversos sentimentos. Alguns trechos parecem diários, outros parecem recados e mensagens escritas diretamente aos leitores. Notavelmente são páginas de um escritor, compositor e poeta - tudo misturado.
Ao mesmo tempo em que ele mostra seu lado rebelde, inquieto, contestador, também demonstra seu lado sensível, sentimental e sonhador. Ele contesta, aponta e denuncia falhas sociais que a maioria da população tenta ignorar e pouco faz para modificá-las. Ele também expõe sua pessoa, opiniões e pensamentos íntimos, mostrando que ninguém é perfeito (nem ele). No entanto relembra o leitor que todos nós somos culpados pela sociedade em que vivemos.

O mais admirável é que embora seja curto e de breve leitura, o livro é extremamente marcante e inquietante. Porque você encontra diversos avisos, broncas e mensagens. Enquanto Tico conversa com si próprio ou diretamente conosco, nos sentimos abalados pelas falhas óbvias que nossa sociedade tem, assim como as questões pessoais e íntimas de cada ser humano.
São 104 páginas muito atraentes visualmente, excelente e diferenciada diagramação e várias ilustrações tribais bonitas e enigmáticas. O livro possui um sumário, páginas pretas com letras brancas que se alternam com o oposto e uma capa com simbolismo. Sentado na mesma forma da escultura de Rodin, O Pensador um ser que me parece uma mistura de anjo e demônio, de homem e animal a refletir.

O livro começa com textos leves e introspectivos, como se fosse uma autobiografia poética, onde ele comenta sobre sua infância e adolescência, sua vida pessoal, familiar e amorosa. Encontramos textos sobre a busca do sentido da vida.
Depois ele aponta as falhas da sociedade brasileira, dos problemas socioculturais à política.
As reflexões vão ficando mais profundas e as críticas explícitas. Ele não poupa a sociedade, os políticos e nem a imprensa. Existem também alguns contos fictícios utilizados para exemplificar a violência e o descaso com a população e eu também gostei muito desses textos - estes eu não esperava encontrar no livro e foi uma boa surpresa!
Embora Tico seja claro e direto, utilizando uma linguagem cotidiana sem poupar palavras duras, seu texto não perde o ar poético e sensível, muito menos as ideias nas entrelinhas. Achei isso simplesmente fantástico e me pareceu ser a forma natural dele escrever.

Um pouco da parte um, onde Tico mergulha em si próprio:
Somos nós a madrugada é uma boa introdução e saudação ao leitor. "Não vou ficar para ver o dia nascer. A noite me basta."

Eu e ela é a conversa de Tico com sua própria consciência. "Sou um estúpido sem você e você não existirá sem mim."

Com Nosso sagrado antídoto, Sou um pouco de mim e Viagem ao fundo do universo Tico mostra seu lado pessoal através uma retrospectiva da vida e de reflexões profundas que servem de guia para o leitor. "Abrir os olhos às vezes é complicado. A luz pode cegar, mas se tiver coragem, logo, logo estará vendo o mundo por um ângulo mais interessante."

Em Eu vi você ele fala sobre o amor e pessoas especiais e em Cosmos sobre a solidão e autoconhecimento. "Para ser feliz com alguém, é preciso se suportar."

Com Carta a mim mesmo, Tico escreve lembretes que servem de motivação para qualquer pessoa. "Não se cale."

Sonho de astronauta é uma poesia que contém o desejo mais sincero de uma sociedade sem desigualdades e cheia de paz. "não existem regras, nem leis. Não existem plebeus, nem reis."

Mais desabafos e reflexões com Uma colagem em segredos, Das coisas que mudam o mundo e O agora não pode ser depois. "Não há mocinho, nem vilão. Apena há!"

Com Ooooooooooooooooooooo o escritor se mistura ao poeta num interessante resultado. Como se estivesse compondo uma canção e parando para conversar consigo mesmo sobre ela. "O sol é vermelho. Sou de carne, osso e coração. Chamo-me determinação."

Um pouco da parte dois, onde Tico critica sem censuras:
Com Aperte o verde, pensei logo nas eleições, numa urna eleitoral e nas eternas dúvidas sobre quem escolher, o que escolher. "De onde vem a verdade? Da Igreja? Do Congresso? Da Constituição? Do progresso? Do capitalismo? Podemos, de fato, ser iguais? É espiritual? Está no comunismo? Onde está o manual?" Certamente um dos textos mais poderosos do livro.

Com Agraciado estava e Paz.exe Tico escreve contos fictícios, que na verdade mostram a dura realidade do povo brasileiro. Um cidadão correto é o protagonista do primeiro e um menino de rua do segundo. Ambos escritos de forma única. Não imaginava que o Tico utilizaria de contos para nos lembrar o quanto o cotidiano esconde a triste realidade de muitas pessoas. "Queria ser como o Ronaldinho, que vira ser celebrado como um deus, nos jogos que passavam no boteco da favela. Mas não tinha o que comer."

A visão do gato, como já diz o título, o texto foi escrito por um gato; é a visão do gato sobre os humanos. Lúdico e ao mesmo tempo realista. Um gato que possui um lar e donos que cuidam dele, mas que gosta de escapar para a rua, estar em contato com o mundo e outros gatos. Ele não fica relaxado em seu mundinho confortável. "Vocês são esquisitos, têm vergonha de fazer amor, de ver os outros fazendo amor, mas não têm vergonha de matar, de agredir seus semelhantes e a nós, animais."

Memórias de um mundo careta é um texto explícito, que critica as desigualdades sociais, o egoísmo do indivíduo em relação à sociedade, ao descaso. "As redes sociais potencializaram o narcisismo exagerado. Tudo por seguidores; qualquer coisa para ostentar um grande 'número de amigos'. A matemática do reflexo na lama."

Já Direto da redação é a dura e podre realidade sobre a mídia e a imprensa, do controle que possuem sobre a sociedade (que se deixa controlar facilmente), do povo que acredita em tudo que é noticiado e sobre a preferência por notícias fúteis sobre celebridades (muitas vezes caçadas pelos paparazzi, em outras implorando atenção!) em vez de notícias que realmente importam, como escândalos políticos. Um texto simples, que mostra também o quanto jornalistas formados em boas faculdades acabam escrevendo essas futilidades. Outro texto excelente! "– Aquela moça que estava grávida, vai passear logo mais no shopping com os filhos dela. A assessoria me pediu uma nota. Como não conseguimos flagrar aquele casal da novela que estava no show ontem, achei que pudéssemos aproveitar esta deixa."

Circo fantástico é um desabafo sobre o rumo que a juventude está tomando. Os jovens, que deveriam ser os mais interessados e ativos na sociedade se perdem em consumismo, aparências e besteiras, além de não se preocuparem com o mundo a sua volta, eles parecem aceitar tudo que lhes é passado. "Que porra de juventude é essa? Só estão felizes quando estão comprando e consumindo tudo o que lhes aparece na frente como gafanhotos nas plantações?"

Plástico é um dos que mais gostei. Seria o plástico o grande problema ambiental - ou social? O plástico é uma das substâncias que mais afeta a ecologia do planeta, assim como o ser humano também está se tornando de plástico, falso, vazio, sem vida nem coração, poluente. Este texto é um poema que fala sobre um futuro feito de plástico, genial! "O plástico será o futuro. De plástico estaremos entupidos. Porque o plástico é eterno e nós, homens, não."

Finalizando o livro está o texto Senado finado. Uma visão geral da sociedade brasileira, em poucas páginas, um discurso poético sobre a nossa realidade - e nossas ilusões. O melhor texto do livro. Adorei esse trecho, pois é exatamente o que penso. Parabéns ao Tico por expor: "E que futuro um povo omisso como o brasileiro merece? Uma copa do mundo? Uma cerveja no botequim?"

Pão, circo e... cegueira - recomendo o livro para os que ainda enxergam, mesmo que pouco. Ajuda a melhorar a visão. Ler ajuda muito, ainda mais um livro que possui textos feitos para sacudir o leitor; um livro completamente diferente das modinhas literárias.
Tico Santa Cruz começa com um livro prazeroso, cria intimidade com o leitor e joga na cara muitas verdades pesadas. Você fecha o livro, mas as reflexões não terminam. Apenas começam!

Renato 18/08/2014

O Tico é aquele cara que tem uma banda que fez parte da adolescência de muita gente, A Detonautas Roque Clube. até uns 3/4 anos atrás eu só conhecia ele através da banda, e que me motivava a seguir em frente através das musicas, ai veio essa febre de Facebook e adicionando meus favoritos adicionei o perfil/pagina do Tico e me surpreendi com o nível dele, do jeito que ele escreve, as opiniões dele sobre o Brasil, sobre o Mundo, que em certos aspectos se assemelham a minha e me tornei mais fã ainda desse cara.
Quando eu vi que ele ia escrever um livro eu logo quis, fui lá e comprei autografado, já tinha lido quase todo quando ele chegou, mas deixei de lado na estante e ontem num desses dias que você não consegue dormir eu peguei pra ler e terminei agora. O livro é dividido em 2 partes, a primeira é no geral parte da vida dele e a segunda são historias e poesias pra mostrar como a nossa sociedade está, terminei o livro querendo mais, porque a forma que ele tem de pensar e expressar seus pensamentos é incrível, e as diferentes forma de interpretar as poesias e contos deixa o livro melhor ainda.

Nanda 16/08/2012

Um clube onde dormir não é permitido
Eu já tinha conhecimento que o Tico escrevia por ser seguidora dele no twitter, e visitava o blog dele, também chamado de Clube da Insônia. Meu primeiro contato com um livro do Tico Sta Cruz foi em um livro não publicado chamado Pólvora, Sexo e Chumbo, que eu já resenhei aqui no blog.
Tico tem uma forma de escrever que te envolve do início ao fim e, consequentemente, você não consegue parar de ler até chegar ao fim do livro. Eu sempre gostei de crônicas, muitas vezes elas são melhores que um livro com uma história ruim.
Clube da Insônia é dividido em duas partes, na primeira Tico fala sobre sua vida pessoal, sua adolescência, descoberta do amor, com texto que fluem rápido e que são divertidos. Da primeira parte os meus preferidos são: Eu vi você, Carta a mim mesmo, Das coisas que mudam o mundo e O agora não pode ser depois. Os outros textos também são ótimos, mas esses foram os que mais me tocaram.
Além de crônicas, o livro também tem poesias, todas bem arranjadas e que dão inveja a qualquer um que queira escrever poesias um dia, eu escrevo alguns poemas e, posso não ser especialista mas, eu sei como é difícil você fazer um verso que não soe batido ou repetitivo, e Tico consegue colocar os seus sentimentos no papel com uma facilidade visível.

"Pense nisso!Você pode ser esta pessoa para alguém.E se alguém for esta pessoa para você.Tenha certeza de que vale a penadescobrir se vale a pena."

Já na segunda parte do livro, Tico critica a sociedade, seus problemas sociais e culturais e, principalmente, a política. Eu me considero uma pessoa apartidária mas, nem por isso, deixo de acompanhar notícias sobre política e sou aberta a qualquer tipo de opinião viável. O que Tico fala no livro é, na minha opinião, a mais pura verdade, ele consegue expressar a sua revolta contra um governo que não dá assistência suficiente para quem necessita e com a ajuda da mídia, o governo faz o que bem entender.
A maioria dos jovens de hoje são alienados pela mídia, seja lá pelo que for, às vezes o filho que recebeu carinho e atenção se enverada por um caminho diferente apenas por "diversão", como muitos fazem. O que eu vejo presente em algumas pessoas com quem eu convivo é esse sentimento de repressão do governo, é o querer mudar mas não ter meios de fazer isso. Felizmente já é possível observar uma mudança em alguns jovens, é pequena mas todas as coisas grandes começaram pequenas em um dia.
Eu me diverti muito com um texto dessa segunda parte, A visão do gato, que Tico escreveu como se fosse o seu gato pensando e ele mesmo critica a sociedade e sua alienação. Outro texto muito bom é Direto da redação, no qual Tico deixa claramente visível o seu pensamento sobre o que se passa nas mídias e veículos de comunicação, e eu concordo com a sua visão.
O livro como um todo é excelente, a segunda parte apesar de se tratar de críticas à sociedade tem o diferencial poético que nos faz pensar além. A diagramação do livro também é excelente, eu fiquei apreciando as ilustrações ao final e início de cada texto, e elas são belíssimas. A Belas-Letras fez um excelente trabalho com Clube da Insônia. E eu, com certeza, recomendo a leitura.
Cristiano @imagensdocris 17/08/2012minha estante
Olha Nanda, serei sincero, gosto de algumas opiniões do Tico, mas, com Nietzsche...Hesse na estante pensei: não, não irei comprar o livro do Tico. Depois de ler sua resenha, comprei.

Nanda 17/08/2012minha estante
Olá Cristiano, que bom que gostou da resenha. Espero que goste do livro assim como eu gostei, como eu disse na resenha, no livro o Tico vai além das opiniões com o diferencial poético, eu achei muito bom mesmo. ;D

Nanda 19/08/2012minha estante
Originalmente postada em: http://www.entrelinhascasuais.com/2012/08/resenha-um-clube-onde-dormir-nao-e.html

Isis.Piasson 02/10/2020

Um livro que gostei de ler, algo na escrita do autor me envolveu.

Bruno 22/01/2014

Esse é pra quem, como eu, adorava ficar “passeando” pelo blog Clube da Insônia, do Tico Santa Cruz. O livro reúne ótimos textos publicados pelo vocalista do Detonautas Roque Clube, uma coleção incrível pra quem é fã – e até para quem não é, também. Meu exemplar chegou em casa, autografado e com marcador de página. Demorei um pouco para ler, mas finalmente o fiz e vou escrever um pouco sobre esse que foi o primeiro livro do autor.

Pra começar, um breve comentário sobre as ilustrações de Carlinhos Muller: são incríveis!
Aliás, adorei todo o projeto gráfico e a diagramação. Parabéns à Editora Belas Letras.

A obra é dividida em duas partes. Na primeira, textos mais pessoais. A madrugada, as noites em claro, a conversa com a própria consciência, os prazeres e tragédias da vida, as confissões, a “viagem” de autoconhecimento, o amor, a intimidade, a solidão, as certezas e incertezas... elementos explorados em textos que transbordam sentimentos.

A segunda parte traz textos mais críticos. Elementos como política, violência, desigualdade, a hipocrisia da sociedade, a crítica aos humanos feita por um felino, o descaso, o poder, a imprensa, o consumismo, os nossos valores, as nossas ilusões e a realidade brasileira marcam cada uma das páginas em preto e branco, branco e preto.

Ao todo são 22 textos. Crônicas, contos e poesias recheados de pensamentos, reflexões, desabafos...

Gosto do Tico porque ele diz o que pensa, com autoridade e posicionamentos fortes, joga verdades na cara, “põe o dedo na ferida”, sem poupar ninguém, e com isso nos leva a refletir, a olhar para a “vida real”, o que faz desse um livro inquietante – e me faz querer ler seus livros lançados em seguida. Os textos são ótimos, e é difícil escolher um favorito. Dá pra se identificar com boa parte. É um livro pra ser amado ou odiado. E minhas considerações finais são positivas. Leia, e tire suas próprias conclusões.

Nota: 4 (de 5 estrelas)

Cah 06/08/2012

Clube da Insônia é um livro com diversos textos e poesias do cantor Tico Santa Cruz, da banda Detonautas. São textos de diversos temas, todos muito bem escritos, que nos fazem refletir. Tico tem uma capacidade invejável de escrita, sabe colocar as palavras no papel e tocar o leitor.

São textos de indignação com a sociedade e políticos, que tornam esse país como é.

Um livro dividido em duas partes, a primeira mostra as experiências do próprio autor, seus diálogos com ele mesmo (não sou só eu que tenho esses diálogos estranhos), a segunda parte mostra casos, acredito que fictícios, mas que acontecem a cada momento, casos de violência, alienação, corrupção.

Eu raramente marco passagens de livros, mas neste livro fiz diversas marcações, algumas delas:

"Não vou ficar para ver o dia nascer. A noite me basta. Sou da noite, gosto das estrelas, da lua, dos planetas distantes, da possibilidade de avistar uma luz vagando pelo céu poluído das cidades grandes. De, sem querer, ver um vaga-lume piscando por entre os arbustos, quando estou passeando por alguma floresta." Pág 9

"As redes sociais potencializaram o narcisismo exagerado. Tudo por seguidores; qualquer coisa para ostentar um grande número de "amigos". A matemática do reflexo na lama." Pág: 82

"Você finge que aprende, a gente finge que ensina, e assim segue o Brasil" Pág 103

E queria comentar o belo trabalho que a Editora Belas Letras fez, o livro é lindo, algumas páginas pretas e diversos desenhos!

LEIA MAIS RESENHAS EM: http://emocoesempaginas.blogspot.com.br/

Vinicius.Dias 11/05/2023

Uma boa antologia de devaneios do Tico
Tico Santa Cruz é um artista que dispensa apresentações por ser o famoso vocalista da banda Detonautas Roque Clube e por sempre ter se interessado, posicionado e feito declarações relacionadas à política. Como tem um viés mais progressista, acaba não agradando a todos e, muitas vezes, se envolve em polêmicas com pessoas influentes da estirpe de pastores que banalizam a fé alheia, políticos corruptos e influencers digitais sensacionalistas. Agora, se você o acompanha, sabe que independentemente de seu viés, ele não é um fã de político ou de partido. Muito pelo contrário, sempre apresentando ótimas análises e comentários pertinentes, passando a sua visão sobre os fatos de forma clara, acessível, embasada e muitas vezes com bastante acidez. Você pode até não concordar com a sua forma de ver o mundo, mas é inegável que esse cara escreve bem pra caramba.

Neste livro - uma antologia de pensamentos e devaneios escritos durante a solidão da madrugada e divididos em duas partes -, o Tico nos brinda com alguns textos bem legais e outros nem tanto assim. Na primeira parte, existem textos introspectivos e mais pessoais, enquanto que na segunda parte são muito mais ácidos e miram a sociedade moderna e suas tão conhecidas hipocrisias de todo dia.

Em relação a primeira parte, temos alguns bons momentos como o bate papo com a própria consciência, lembranças de momentos marcantes, sendo eles positivos ou não e alguns textos sobre aceitação e viver aquilo que a vida coloca diante de si em sua plenitude, te machucando ou não. Os momentos não tão bons assim, soam mais como textos de autoajuda e motivacionais que pouco me agradam ou me prendem. Se você não tem afinidade com os pontos apresentados, pouco fará sentido e poderá soar um pouco entediante. De qualquer maneira é uma ótima forma de ser apresentado ao Tico Santa Cruz, humano, com seus medos, alegrias, incertezas e esperanças, e não ao vocalista fodão de uma banda de Rock. São textos que desnudam o interior e apresentam a pessoa por trás do personagem. Já a segunda parte é tiro, porrada e bomba pra todo lado, não poupando os políticos inescrupulosos, a população omissa e desinteressada, a mídia sensacionalista e vendida e a juventude distante e egoísta de seus comentários ácidos. Não sobrou amor pra ninguém, só veneno e, apesar de ser um livro lançado há mais de 10 anos, ainda é bem atual e preciso. Fora isso, alguns textos "diferentes" como a carta de um gato castrado e uma análise sobre raspar todos os pelos do corpo? achei diferente e fora da caixinha, pra dizer o mínimo.

No geral, eu gostei mais da segunda parte do que da primeira, única e exclusivamente por conta do papo motivacional que eu sempre achei um saco. Fora isso, pra mim, o livro ainda é bem legal, atual e me deixou pensativo sobre a expectativa de melhoria enquanto sociedade e desmotivado por não saber se ainda falta muito pra chegar no fim do poço.

Se você curte Detonautas, gosta da forma como o Tico enxerga o mundo ou se está disposto a conhecer um pouco mais sobre esse cara e suas convicções, esse é um bom livro. É rapidinho e certeiro. Indicado.

"Enquanto isso, ficarei aqui, especulando por exercício. Apenas para não deixar que minha mente e minha cabeça se entreguem a essa forma que considero perigosa e até ridícula de se conduzir a vida" - Santa Cruz, Tico

sentilivros 25/03/2013

resenha de O Clube da Insônia
"...Experimentar é a palavra, afinal,
Se fluir com você.
Sorte de nós dois..."
Confesso que pouco sei sobre o autor, além de não curtir muito a banda =(. Entretanto o livro me surpreendeu. Realmente Adorei!
O livro é como uma enxurrada de pensamentos, reflexões e poesia. Os textos demostram toda a emoção contida neles. Sabe aquelas pessoas que não tem "travas na língua"? Pois é, os textos são assim "na lata".
A leitura é super rápida, tanto pela quantidade de páginas quanto pelo texto em si, que flui.
É incrível como certos preconceitos são postos abaixo através de uma compreensão dos sentimentos né?
Parece-me que o Tico desvela sua alma no livro. Relutei um pouco para ler o livro, mas assim que o peguei não consegui largar e por isso estou ansiosa para ler seu novo livro, Tesão (que também saiu pela Belas-Letras).
Gostei de vários textos do livro, mas 4 se destacaram:
O primeiro, literalmente, foi Somos Nós a Madrugada com o qual me identifiquei logo de cara e, talvez por isso, fiquei mais receptiva ao livro. acredito que nesse momento minhas barreiras de preconceito caíram.

"...Amo a noite.
Como um vampiro que busca adrenalina.
Bons livros.
Boas bebida.
Diversão sem hipocrisia.
Loucura..."

Outro texto que , na minha opinião, é sensacional é "A Visão do Gato". O texto todo é como se quem estivesse escrevendo seria o Capote (gato do Tico). Muito bom!
Tem ainda "Eu e Ela", que me chamou bastante a atenção. Contudo deste não vou falar não. Vocês terão que lê-lo *-*. Mas como sou boazinha... deixo essa citação:
"...Está diante desse espelho e o que consegue enxergar? Enxergo um ser humano com defeitos e qualidades, virtudes e falhas, um ser como qualquer outro ser..."
Termino essa "resenha" falando de outro texto que me marcou " Uma Colagem em Segredos" cuja reflexão chega ao final com essa frase: "Não há mocinho, nem vilão. Apenas há!"

E, quase ia esquecendo de falar que tem algumas ilustrações bem legais *-*.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2013/03/clube-da-insonia-tico-sta-cruz.html

Ruanny 08/08/2012

Gostei muito. Um livro para ler com calma, refletindo, 'degustando'. Traz ideias, pensamentos, e uma mistura de todos os sentimentos possíveis. Tem um pouco de poesia, um pouco de saudade, um pouco de revolta, e tem um pouco do que todo mundo pensa. Fiquei com um gostinho de 'quero mais'.