A Viagem de Cem Passos

A Viagem de Cem Passos Richard C. Morais

Resenhas - A Viagem de Cem Passos

Cínthia samm 02/02/2024

Livro delicioso
Uma história repleta de cores, sabores e cheiros!!! Fiquei encantada com a maneira que a gastronomia é retratada,
A paixão que exerce rompendo barreiras geográficas.

zmarcospaulo 06/01/2024

Primeira leitura de 2024.
A Viagem de Cem Passos foi muito bom. eu não tinha lido sobre livro que falasse sobre culinária e achei tão interessante e genial. adorei a história da família do Hassan Haji que lutaram muito para ter as coisas e conseguir ter tudo de bom. o Hassan foi uma pessoa que teve muito altos e baixos na vida, teve perdas e conseguiu vencer. o amor que eles tem pela culinária é tão lindo e forte e ainda ele conta fatos interessantes sobre personagens e fatos históricos acontecendo durante. em alguns momentos ele dava muita informação e me confundia, mas blz. o amor foi retratado tão interessante e calmo que nem tava para ver. mas gostei muito da história do Hassan e ele conseguiu vencer muito.

@admiravel_leitura 13/05/2022

Uma viagem...
Uma grande viagem e uma enorme degustação de pratos, é assim que podemos definir essa leitura. Um livro que assim como a própria gastronomia, pode ser chamado de: refinado. Pois é claro, que como um bom prato gastronômico, essa obra deve ser degustada e saboreada aos poucos.

“A viagem de cem passos” é aquele tipo de livro que carece de paciência por parte do leitor. Isso se deve ao fato de que pouca coisa acontece ao longo de 304 páginas, na realidade, não é que poucas coisas aconteçam na trama, mas sim que o que acontece não é tão interessante para quem não é um amante da culinária.

Confesso, que achei essa uma leitura bem entediante. Mas admito que o livro não é ruim, apenas não funcionou comigo.

Veja bem, esse é um livro lento demais. Particularmente eu gosto de narrativas lentas, entretanto, na minha percepção, essa foi uma história que não andava ao longo da leitura, o que fez com que eu achasse a narrativa arrastada e monótona.

No entanto, vale ressaltar que essa “lentidão” da obra é evocada devido a esse ser um romance de formação que foca na ascensão do protagonista, Hassan, que aspira ser um renomado Chef de Cozinha. Então, é meio óbvio que nada muito espetacular ocorre em sua vida.

Mas, antes que você desista de ler, me permita ressaltar que essa obra além de evidenciar a cultura indiana e apresentar os mais diversos pratos gastronômicos do país, também é um livro que discute com muita crueza como a xenofobia pode ser destrutiva e deixar marcas irreversíveis na alma e na pele de uma pessoa.

A viagem da família de Hassan para a França é um dos ápices da narrativa.

site: https://admiravelleitura.wordpress.com/

Camila Prietto 29/04/2022

Ainda tentando identificar essa viagem de 100 passos
Que livro chato, sério, comprei pela capa e pelo resumo da história, e quando li, baaa, me arrependi.
Eu senti que em muitos momentos o autor só largou os acontecimentos e personagens, e não deu um desenvolvimento a eles. Você não consegue se conectar a história, justamente por isso, porque você quase não conhece os personagens, é mais algo superficial.
Acho que a melhor coisa do livro, foi o início, quando o personagem principal descreve suas sensações e emoções a partir de aromas e sabores, achei isso lindo. A história da família dele também é bem interessante.

sara320 22/03/2022

um poço de tradição e cultura
a viagem de cem passos é uma oportunidade de mergulho em sabores de todo o mundo. ver o protagonista enfrentar todos os obstáculos aos quais foi submetido durante sua vida foi tenso, intrigante e ao mesmo tempo muito inspirador. haji é símbolo de resistência e representatividade. a leitura vale muito a pena.

Fabi 02/03/2022

Um passeio repleto de aromas
Impossível não imaginar os aromas, a dinâmica de uma cozinha (amadora e profissional) no decorrer da leitura.
O romance também nos leva a entender um pouco da história da imigração indiana na Europa, especialmente Londres, dos costumes, cultura e desafios dessa comunidade.
Um pouco exagerado, mas o ponto alto é a briga de egos e bastidores do mundo da gastronomia. Leitura boa, despretensiosa para aqueles que não têm grandes expectativas além de ler.

Andre.S 19/01/2022

Mais um caso onde o filme é ótimo e o livro deixa a desejar. Após assistir ao filme, cujo título é o mesmo, quis conhecer o livro de origem. Onde o filme é simpático, romântico, feliz, o livro , ao contrário, é pouco simpático, pouco romântico e deixa um mal sabor ao final. Não é meu tipo de livro, e, a exemplo de outros livros que originaram filmes que li recentemente ( Sideways e Um bom ano) a literatura deixa muito a desejar. Este livro é dividido em três partes: Mumbai, Lumiere e Paris. A melhor parte é quando o enredo se passa em Lumiere ( e mais se aproxima do livro) . A terceira parte poderia ser excluida e 100 paginas de papel seriam economizadas.
Fabi 19/01/2022minha estante
Eita, tão ruim qdo isso rola, né?

Andre.S 19/01/2022minha estante
Verdade!! Terceira vez em um ano!! Rsrsrsr

Lygia Lopes 31/12/2021

Li esse livro por indicação.
Apesar da leitura fácil, não me agradou muito.
Foi um livro que li, sempre pensando que ia chegar a algum lugar, mas não chegou.
É uma viagem gastronômica, cheia de curiosos pratos, mas nada além disso. Nenhuma história que se aprofunde demais.

Carolina.Teixeira 20/11/2021

Lindo e inspirador
Este é um livro para ser apreciado aos poucos, como um delicioso prato de comida.

As referências à gastronomia estão presentes em todos momentos, mesmo fora dos restaurantes. Hassan narra sua história com paixão e emoção, assim, entre altos e baixos acompanhamos sua vida regada pela comida.

O percurso da Índia até a França é cheio de aprendizados e desafios. Gostei do modo como tudo ia se construindo. O modo como as culturas vão se entrelaçando e ficam ainda mais ricas pelo mix de ingredientes.

O autor (canadense) teve bastante cuidado em ser o mais verossímil possível nas descrições dos pratos. Algumas podem até causar certo asco.

Eu gostei bastante da história. Me senti envolvida e tudo ficava reverberando na minha mente. Terminei a leitura com uma paz gostosa no coração e muitas lições aprendidas.

Ah, acabei lembrando que já assisti um filme parecido. E, descobri, que é baseado no livro. O título é o mesmo.

Este livro tem no Kindle Unlimited

asaquebrada 03/05/2021

Sabores da Índia à França
Gostei muito. Amei o ritmo e principalmente as observações do mundo sob os olhos do narrador que faz analogias do que vê e sente com comida e sabores. História muito gostosa! E somos apresentados ao universo da gastronomia e da cultura indiana e francesa.

Rosana Miyata 02/05/2021

Precisa de notas de rodapé
Não foi uma leitura que me agradou, por vezes as descrições dos ambientes me deixaram enojada. O livro tem várias palavras que fazem referência à uma outra cultura e como não tem notas de rodapé, eu tinha que parar a leitura para procurar os significados, o que deixou o ritmo lento. O enredo também achei bem repetitivo. O ponto positivo é conhecer culturas diferentes e um pouco sobre a arte da culinária.

Gomor 08/01/2021

A viagem de cem passos
Um livro gostoso de ler e imaginar sabores e cores. Adorei!