Antologia Poética

Antologia Poética Vinícius de Moraes

Resenhas - Vinicius de Moraes

bobbie 27/09/2021

Mais uma vez experimentando as veredas da poesia
E continua a minha caminhada pelos clássicos poetas. Não vou ficar só nos brasileiros. Em breve darei uma nova chance aos sonetos de Shakespeare, e farei uma primeira leitura de William Wordsworth. De Vinicius de Moraes, gostei do Receita de mulher, embora soe extremamente anacrônico hoje (o século XXI fica chocado com tais "ingredientes"). Tocou-me muito a elegia ao seu pai, quando de sua morte. Para terminar, o Operário em construção, uma ode ao marxismo ou exagero meu?
Marina 27/09/2021minha estante
eu li pra viver um grande amor antes de ler esse, sou muito apaixonada nesse cara!

bobbie 27/09/2021minha estante
Ele é muito bom mesmo.

Rafaella 08/03/2023

De tudo, ao meu amor serei atento.
Vinicius de Moraes é um dos meus escritores favoritos e definitivamente merece o reconhecimento que tem, sua obra é impecável.
Claro que tem escritos dele que eu não gostei, ou até que não entendi, mas em sua grande maioria eles são maravilhosos.
Definitivamente uma leitura agradável.

Anna Lu 07/09/2015

Incrível!!
Esse foi o primeiro livro de poemas que eu li. E admito que comecei bem, pois Vinícius de Moraes foi e sempre será conhecido como um gênio. Antologia Poética reúne desde seus poemas e sonetos mais famosos, até aqueles não muito conhecidos. Ele vale muito a pena, muito mais do que imaginam; até porque eu mesma me surpreendi.

thais 29/01/2013

...poesia"

eu deixarei que morra em mim o desejo de amar os teus olhos que são doces
porque nada te poderei dar senão a mágoa de me veres eternamente exausto
no entanto a tua presença é qualquer coisa como a luz e a vida
e eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto e em minha voz a tua voz
não te quero ter porque em meu ser tudo estaria terminado
quero só que surjas em mim como a fé nos desesperados
para que possa levar uma gota de orvalho nesta terra amaldiçoada
QUE FICOU SOBRE A MINHA CARNE COMO UMA NÓDOA DO PASSADO
EU DEIXAREI...TU IRÁS E ENCOSTRARÁS A TUA FACE EM OUTRA FACE
TEUS DEDOS ENLAÇARÃO OUTROS DEDOS E TU DESABROCHARÁS PARA A MADRUGADA
mas tu não saberás que quem te colheu fui eu, porque eu fui o grande íntimo da noite
porque eu encostei minha face na face da noite e ouvi a tua fala amorosa
porque meus dedos enlaçaram os dedos da névoa suspensos no espaço
e eu trouxe até mim a misteriosa essência do teu abandono desordenado
eu ficarei só como os veleiros nos portos silenciosos
mas eu te possuirei mais que ninguém porque poderei partir
E TODAS AS LAMENTAÇÕES DO MAR, DO VENTO, DO CÉU, DAS AVES, DAS ESTRELAS
SERÃO A TUA VOZ PRESENTE, A TUA VOZ AUSENTE, a tua voz serenizada!

tetê 07/03/2013minha estante
esse é um dos poemas mais lindos de todo o livro. choro toda vez que leio ):

thais 20/03/2013minha estante
oi tete, então, posso por assim dizer, que temos algo em comum, esse é o poema que eu mais gosto e me identifico : )

Prosasuzana 16/10/2014

"De tudo ao meu amor serei atento..."
Há um tempo
não lia poemas, por isso peguei a Antologia de Vinicius para voltar com o hábito (de ler e escrever poemas), e também para conhecer melhor a obra desse autor. No começo foi um pouco difícil não se entediar com os poemas (não esperava que ele fosse tão romântico!), mas conforme a leitura fluía e eu fui chegando ao final, acabei gostando dos poemas de amor. Confesso que não gosto de poemas muitos compridos, eu acabo me perdendo na leitura e a interpretação fica mais difícil. Grande parte do livro é composto de poemas mais compridos e com algumas metáforas confusas, mas qual antologia não é cheia de altos e baixos?

Claro que também tinha poemas mais curtos (sonetos) maravilhosos. E outros que soavam como música. Vinicius não se tornou uns de meus poetas favoritos, mas não há como negar que ele é um grande poeta. E claro que ainda espero reler vários desses escritos, pois melhor do que ler um poema é reler.

site: http://www.adolecentro.com/2014/09/antologiapoeticaviniciusdemoraes.html

Davi 29/07/2022

Antologia Poética, Vinícius de Moraes
Só gostaria de dizer que "Um retrato de mulher" é um dos poemas mais bem humorados e específicos em sua mensagem da literatura.

thegoldrush 06/11/2023

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Vanessa.Pitsch 03/08/2012

Sempre Vinícius...
Sem palavras para sua obra...
Minha preferida?
"Para uma menina com uma flor".

Ana 10/08/2013

Expressão em muitas palavras
Um dos melhores livros que já li, o primeiro que recomendo aos que pedem opinião de "qual livro pegar".
Vinicius consegue expressar-se de tal forma que jamais vi igual... Consegue transcrever para o papel tudo o que sentimos e não conseguimos dizer.
Meu livro preferido.