A outra face

A outra face Deborah Ellis

Resenhas - A Outra Face

gabiinm 21/10/2010

Confesso que só li esse livro porque a professora da sétima série tinha obrigado. A princípio, não tinha me interessado pela capa nem muito menos pelo título. Tudo parecia ser muito chato, para os meus, até então, 13 anos de idade. Mas então, eu comecei a ler o livro e toda a minha opinião mudou. Me senti motivada de verdade para conhecer melhor a história da jovem menina afegã, Parvana, e como era a sua vida em um país com uma cultura e uma história tão diferentes.
Deborah Ellis conseguiu passar bem todos os dramas, dúvidas, medos, etc., de como é viver, mais que isso, ser uma garota/mulher em um país com uma cultura diferente a respeito do comportamento em relação à mulher.
Indico esse livro para todos que gostem de História e cultura. É interessante saber como o próximo (apesar de distante) pensa, e porque se comporta de tal maneira, para que possamos nos entender melhor.

[http://trifocais.blogspot.com]
Thaisinha 18/11/2013minha estante
Sabe, comigo foi exatamente assim. No início, achei o livro uma chatice. Mas, aos poucos fui aprendendo a gostar mais e mais da Parvana, e percebi que ela era um guerreira. Me apaixonei pela história.
O livro é realmente muito bom.

Keury_Lima 06/02/2020minha estante
Eu também li na 7 serie a pedido de minha professora. Foi o pontapé da minha paixão por livros e os seus mundos.

Luiza.Albuquerque 04/07/2021minha estante
Livro maravilhoso, é o primeiro de uma trilogia excelente, a forma com que descrevem a vida da Parvana e os diferentes tipos de narradores é incrível. Amo muito, um dos meus favoritos da vida! Uma inspiração

Lelê 02/01/2022minha estante
Ano esse livro mas, para quem está pensando em ler saiba que apesar de incrível, o livro é um pouco pesado/forte.

Booksâ¤ï¸â𩹠27/06/2023minha estante
Li no 6 ano e no começo achei bem chatinho,mas depois fui tomada pela curiosidade kkk

Léo- 27/05/2023

Perfeição
Um livro simples e pequeno, não estava esperando muito, mas confesso que este livro me pegou de surpresa.
Ele tem uma leitura fluida e fácil, recomendo muito ler
_Manuzzzzz 27/05/2023minha estante
Eu li esse livro no quinto ano pq a escola pediu, eu tbm adorei! Talvez um dia eu até leia a continuação.

Kyara46 07/02/2023

Melhor do que eu esperava
É um bom livro, parece que vc tá vivendo a história, e todo mundo sabe que viver no Afeganistão não é nem um pouco fácil

É ruim de pensar que msm hoje em dia existam talibãs, aah ? dá tanta tristeza pensar nisso..

..E muita vontade de chorar tbm, talvez pq eu seja muito chorona, mas realmente aquilo n é uma das melhores coisas a se viver né, é bom, no início n pega muito mas dps vai fluindo ??

mannu 17/05/2022

li na escola e faz muito tempo,
mas lembro que eu gostei muito e traz vários aprendizados. Depois quero reler ele e ai atualizo aqui o que precisar.

rafaela1789 04/07/2023

?A outra face?
Gostei bastante!!
Um livro muito rapidinho (de tamanho, digo) mas com uma escrita bem boa. A autora consegue trazer leveza, em partes trágicas e tristes; existe também essa quebra de tanta tristeza e amargura com um acontecimento feliz, e ainda uma dúvida, onde ela deixa um questionamento na cabeça dos leitores sobre o rumo de Paravana.
se você gostou do livro de malala ou apenas gosta/admira a história dela, leia esse!!
Ambos contam histórias de meninas fortes e resilientes. Que se se encontrarem em uma situação difícil e ninguém fizer nada, arregaçam as mangas e fazem elas mesmas.
Porém, diferente da história de malala não é uma história real. Maaas, sabemos que o cenário que se passa é realmente baseado em fatos; inclusive no início do livro descobrimos que a autora pesquisou sobre o cenário/situação naquele lugar/época.
gostei, leiam!!

corafarias 07/02/2023

inicialmente, não achei que o livro fosse me prender e, mesmo com as poucas páginas, iria demorar pra terminar. mas aconteceu exatamente o contrário! a leitura é muito fluida e acho que a autora conseguiu mostrar muito bem algumas facetas de como é/era ser mulher no afeganistão. a leitura é envolvente e você logo se aproxima de pavana, comemorando suas pequenas conquistas e esperando um futuro melhor para sua família e para o seu país. muito bom!

Maria 24/08/2023

Monte Parvana
Poucas páginas, mas que contam uma grande história.
Uma menina de 11 anos que tem que se vestir de menino para alimentar a família. Ao ler me vi no ponto de vista da Parvana, uma menina muito injustiçada, mas muito resistente, me compadeci com ela.

Uma leitura rápida que nos deixa pensativos.
Leitura fluída.
Final aberto mas não mudou minha nota, que é 5/5 ?

Indico para todas as pessoas que precisarão crescer rápido demais ?

Maria 29/08/2023

O quanto a sociedade regride em pleno ?século do progresso?.
?A outra face? é o primeiro livro de uma trilogia sobre a vida de Parvana, uma menina afegã de 11 anos, que busca modos de sustentar a família em um ambiente em que a participação econômica e social da mulher foi proibida. Logo, com o pai (?chefe da família?) preso, a única alternativa da família foi transformar a protagonista em um menino, para que conseguisse trabalhar e levar dinheiro para casa.

Com algumas buscas no google, descobri que a história foi baseada em pesquisas feitas pela escritora, Deborah Ellis, no Afeganistão em 1997. Então o cotidiano de Parvana e sua família é uma junção dos problemas reais que milhares de afegãos passaram na época em que o país estava em guerra, ou com outros países, ou entre os grupos locais que disputavam o poder. E é uma história assustadora, porque com a retomada do poder, em 2021, pelo Talibã no Afeganistão, inúmeras notícias vinham relatando como a condição das mulheres, e da população em geral, voltou aos moldes de como era na primeira tomada do poder. Logo, ler uma perspectiva do dia a dia dos afegãos sobre esse ?governo? nos aproxima da realidade cruel que uma população não tão distante - que esta a apenas algumas horas de avião daqui - está vivendo em pleno século XXI.
kaue15 29/08/2023minha estante
finalmente voltou as resenhas

kaue15 29/08/2023minha estante
que resenha incrível, da até vontade de ler

Lah.rh 16/12/2022

Incrivel
Muito boa a história do livro e as mudanças que acontecem quando se há necessidade são bem visíveis. Também éeio triste por causa de tudo que as mulheres têm que passar

Kyara46 04/03/2023minha estante
Né amg!! Só n foi tão legal o final.. PQ N TEM! Que coisa é essa de um livro que ganhou meu coração n ter final?!

Dudaah3 05/03/2023minha estante
Ent!!
Ai agora eu fiquei muito curiosa pra saber se ela e o pai encontraram a familia e se a Parvana e a Shauzia vão se encontrar de novo

Kyara46 05/03/2023minha estante
Ééééé!! E nem tem parte 2

bia 28/05/2021

Triste mas vale a pena.
História boa para refletir sobre a sociedade. Bem triste mas vale a pena ler. Você quase consegue sentir o medo, a dor e a força de vontade da personagem. Inspirador e muito legal.

Lahh <3 23/11/2022

ha 13 dias atras prometi resenha nas nao troue pq esqueci?
enfim, livro que a escola obrigou a ler, achei interessante mas nao é la um dos meus favoritos, mas continua sendo uma historia mto bonita com bastantes tópicos e críticas importantes

Isabela Rosa Nerilo 22/04/2023

Ele é um livro que me parece un pouco bom. Não me agradou muito mas tive que ler por conta da escola. Razoável.?

nikkelodeon 17/05/2023

Isso aqui me pegou tanto...
Eu li "A outra face" a uns 2 anos atrás, como leitura obrigatória da escola, mas nunca nenhuma leitura escolar tinha me afetado tanto quanto esse livro.

Embora os personagens principais sejam crianças, a narrativa é densa e justamente o fato de serem apenas crianças e de que muitos jovens passam por situações parecidas é muito pesado.

Eu diria que esse é um daqueles livros que você lê e jamais esquece, os temas nele abordados são profundos e inesquecíveis, para mim, deveria ser uma leitura obrigatória.

Samuel 29/11/2013

A Outra Face - Deborah Ellis
A Outra Face é um romance baseado nos confrontos e problemas que passam as pessoas que vivem no Afeganistão. É uma narrativa simples mas que ao mesmo tempo, envolvente com o leitor.

Parvana é uma garota que mora com a família em um apartamento muito pequeno, seu pai, mãe, e mais três irmãos. O fator principal para esse livro ser escrito é que, como o Afeganistão é controlado pelos Talibãs, as regras são muito claras em relação às mulheres do país. Simplesmente ela não podem sair de casa sem a companhia de um homem, elas não podem entrar em nenhum tipo de comércio, elas não podem falar com liberdade e devem usar a burca, que é aquela espécie de capa que esconde o rosto das mulheres (um fino véu).

Já nos primeiros capítulos do livro, o pai de Parvana - responsável pelo sustento da família - é preso pelos talibãs. Aí começam os grandes problemas. "Quem vai sustentar a família?" Essa é a maior preocupação, porque as mulheres não podem trabalhar, é simples: mulheres sem um homem morrem! Até que uma amiga da mãe de Parvana, a sra. Weera, tem uma ideia, vestir Parvana de menino para que ela possa trabalhar e comprar alimentos necessários para sustentar a família. A garota aceita.

Agora Parvana virou Cassim, e ela começa a trabalhar numa espécie de feira, tentando vender o que seu pai vendia, e lendo cartas, coisa que seu pai também fazia. O pai de Parvana era muito inteligente, ele formou-se na Inglaterra e trabalhava lendo cartas e escrevendo para as pessoas comuns e para alguns talibãs, por isso ele foi preso, ele sabia das coisas.

Parvana vai passar por muitas situações, vai conseguir vender seus produtos, vai trabalhar, e vai continuar sendo amiga(o) de uma outra garota que também fez o mesmo que ela - "rapou" o cabelo e foi trabalhar para alimentar a família.

Esse livro nos passa a mensagem e nos narra pelo quê os afegãos passam na realidade deles. Ladrões têm suas mãos decepadas, mulheres sofrem abusos, crianças morrem, pessoas passando fome, e muitos outros problemas. É uma daquelas histórias "indicadas pela tia da biblioteca". Não é uma super escrita, é tudo muito simples, mas eu não me arrependo de ter lido esse livro, recomendo sim. Outra coisa: A Outra Face foi um livro que lembrou-me muito o livro Cidade do Sol, do Khaled Hosseini, que também é afegão e escreveu histórias querendo transmitir a realidade daquele país. Eu só acho que o final foi muito forçado, pois foi uma espécie de "viveram felizes para sempre", ficaria muito melhor se a autora tivesse incrementado o final do livro com algo mais marcante.