Edgar Allan Poe: O Mago do Terror

Edgar Allan Poe: O Mago do Terror Jeanette Rozsas

Resenhas - Edgar Allan Poe: O Mago do Terror

Piromal 13/03/2023

Péssima resenha e livro nem tão bom assim.
"Me perdi no que era real e no que eu inventei", por ser um ROMANCE biográfico e não uma biografia em si e eu não ser um grande entendedor da vida do nosso querido Edgar então fiquei muito confuso sobre o que tinha mesmo acontecido na vida dele, tive que procurar na Internet diversas vezes, porém o que foi me confirmado em qualquer fonte e inclusive no livro é que ele teve uma vida péssima, sofreu mais que a Juliete.

Me interessei pelos poemas dele, e o cara era o cara mesmo, muito bons, o que não tem haver com esse livro, ou tem, não sei, o que sei é que é bom, recomendo.

Eu achei que em muitas partes era uma coisa melosa demais, e fiquei muito em choque quando ele casa com a "prima" de menor, e fiquei mais em choque ainda quando descobri que isso realmente aconteceu, insanidades.

As polêmicas sobre a morte dele são bizarras, achei interessante.

Rub.88 08/08/2021

Tuberculose, Álcool e Poesia
O livro Edgar Allan Poe: O Mago do Terror escrito pela paulistana Jeanette Rozsas tem uma pegada infantojuvenil para contar a trágica trajetória do autor norte-americano hoje tido como uns dos maiores, mas na época extremamente incompreendido e talvez injustiçado.
Desde criança a vida de Eddie foi sofrida. O pai sumiu no mundo quando ele era ainda um bebê e a mãe morreu um pouco depois de tuberculose. Foi separado dos outros dois irmãos e adotado, mais nunca no papel, por um casal até com recursos. O novo pai, cara frio e comerciante avido, levava a família para outros países em busca de melhores oportunidades financeiras. E com isso Eddie teve a primeira infância atravessado de lá pra cá o oceano para Escócia, Inglaterra e de volta aos Estados Unidos da América. Teve uma educação de qualidade e acesso a muita literatura. Chegou a ingressar em West Poin, graduada academia militar, mas ficou por pouco tempo. Eddie era um tipo nervoso, agitado, falatrão e de temperamento imprevisível. As brigas com o pai pseudo-adotivo marcaram toda a sua vida, como um eterno desafio a autoridade do dinheiro. Ele era muito apegado as mulheres da família. A mãe realmente adotiva e do coração, a tia, a sogra e a jovem, jovem mesmo, jovemmmmmmmmm esposa, Virginia. A vida como poeta não dava renda fixa, então trabalhou fazendo de tudo em jornais e revistas da época. Quase sempre por salário de fome e sendo explorado no seu talento e prolífico poder de escrever sobre vários assuntos. Mas Eddie era chega numa garrafa. Chegado demais. As dúvidas se ele era realmente um cachaceiro de pavio curto existem, mas são poucas. Tinha dividas de jogo, contava vantagens, perdia emprego por bobagens, fazia confusão na rua e sumia durante dias. Isso são sinais de um pinguço categorizado. Seus escritos não alcançavam a fama que ele queria. Era crítico feroz de outras literaturas vigentes, e isso tem um pé na falta de aceitação geral do seu próprio material. Despeito e orgulho lhe rendeu desafetos e foi fácil espalhar a fama de encrenqueiro bebum. Morreu pobre, doido de álcool e chamando por alguém que ninguém conhecia. Depois da sua morte a obra ficou na penumbra da literatura norte-americana até receber traduções de outro grande autor contemporâneo Charles Baudelaire. Em vida o sucesso foi pouco, alguns flashes de atenção de admiradores e de pessoas que simpatizavam com aquele sujeito idiossincrático e de roupas escuras.

Nat 23/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
É uma biografia romanceada de Edgar Allan Poe. Os capítulos se iniciam com trechos de sua obra ou de entrevistas. Achei que o “romanceada” seria para adocicar momentos mais pesados da vida dele, porém esses momentos nem foram aprofundados. Foi uma biografia muito superficial, que deu uma ideia de tudo o que ele fez, mas omitiu muitas das coisas que ele passou.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Bruna Lima 14/07/2020

O livro é um romance biográfico, tendo isso como premissa, consegue cumprir com o proposto.

A autora tenta aproximar o leitor do tipo de escrita produzida por Poe, uma vez por exemplo, que ela introduz a teoria literária ao longo dos diálogos entre os personagens na trama, sendo isso, algo intrigante, o que permite certa fluidez.

A história mescla ficção com realidade, e é importante pontuar isso para não gerar "interpretações equivocadas".

Para aqueles que querem um "pontapé" para ler um dos maiores legados da literatura, vale uma leitura, visto que a autora utiliza para produzir seu romance além fontes interessantes, diversas imagens e ilustrações que instigam a quer ler mais sobre o Poe e suas obras.

Rafa 28/02/2014

Edgar Allan Poe: O Mago do Terror
Muitos conhecem o grande escritor Edgar Allan Poe, mas creio que a maioria desconhece o quanto Poe sofreu em sua vida e enfrentou diversos obstáculos em busca de seu maior sonho... Ser um escritor reconhecido!

Escrito por uma brasileira, o livro conta toda a vida de Allan Poe desde seu nascimento até sua morte.

O livro é bem diagramado, conta com uma capa ilustrando o rosto do escritor e possui letras de tamanho considerável para agradar todos os tipos de leitores. Chamou-me atenção pelas diversas imagens de pessoas que conviveram com Poe e até mesmo os textos originais escritos por ele.

Durante a leitura, você vai acompanhar os passos dados por ele para conquistar um espaço no mundo da literatura. Só que a vida de Poe não é um mar de rosas, desgraças afligiram por toda sua vida, ele teve grandes perdas e mesmo assim continuou com seu sonho de ser um grande escritor.

Aprendemos muito sobre Edgar Allan Poe um grande escritor do qual no seu tempo não foi valorizado e sim ridicularizado por muitos, além de o livro servir de inspiração para aqueles que sonham um dia escrever seu livro ou até mesmo outros objetivos de vida e mostrar que nem tudo nessa vida é fácil.

Cris 19/07/2015

Eu quis ler esse livro para ver o que seria um "romance biográfico". Pelo que vi, essa biografia, com certeza, foi muito romanceada. Há passagens do livro que não teriam como ter sido registradas em nenhum lugar além da cabeça da autora.
Talvez por ser um romance, achei que ela não se aprofundou na vida e na personalidade dele ou mesmo em alguns boatos que existem até hoje.
Mas é um livro válido para estimular quem nunca leu nada de Poe.

Lua 22/04/2020

Pra quem quer começar.
O romance biográfico sobre a vida de E. A. Poe, escrito por uma brasileira, é uma daquelas leituras que você termina em uma tacada só, e conta a história do escritor à partir da morte de sua mãe biológica e sua partida à Escócia com seus pais adotivos.
É um livro que, quando você não conhece as obras de Poe, consegue te introduzir e te instigar à conhecer as obras do escritor, mas para os que já possuem familiaridade com as obras do cujo, acaba por ser mamão com açúcar.
Lembro que quando li pela primeira vez, lá em 2013, achei o máximo e fiquei super curiosa pra conhecer os contos e poemas de Poe, então cumpriu seu papel na época hahaha. Entretanto, ao reler, tive a sensação já mencionada anteriormente: de mamão com açúcar.
Enfim, recomendo aos que estão se introduzindo no mundo da leitura, sobretudo de horror.

Luciana Fernandes 09/01/2021

O MAGO DO TERROR PELA MAGA DA SÍNTESE
No ensaio "A FILOSOFIA DA COMPOSIÇÃO" (1846), Edgar Allan Poe defende que o bom texto literário deve, dentre outros aspectos, ser breve o bastante para ser lido "de uma sentada". E é levando essa teoria a sério que Jeanette Rozsas escreve o romance biográfico "EDGAR ALLAN POE, O MAGO DO TERROR" (Melhoramentos, 2012). Pessoalmente, desconfio que sua escrita ágil seja tanto uma demanda editorial (Editora Melhoramentos é referência em literatura infanto-juvenil), quanto ausência de ranço acadêmico (de sua biografia, ao final do livro, consta que é premiada contista e romancista, sem qualquer menção à formação universitária). O fato é que, em vinte capítulos, com uma narrativa concisa e cativante, a autora conduz o leitor pelas desventuras do escritor estadunidense. Nos sete capítulos seguintes, Rozsas mantém a escrita sucinta para contar como a obra poeana reverbera até os dias atuais. "Aperitivos", por fim, é um anexo com trechos de alguns contos de Poe e uma versão bilíngue de seu poema "O Corvo", nas traduções de Fernando Pessoa e Machado de Assis. A tônica lúgubre é também reforçada pelas imagens em preto e branco de pessoas, lugares e obras, com destaque para a ilustração da capa, criada pelo sempre atuante Cris Vector.

Nelmaliana 27/10/2014

O corvo, o gato e o Mestre
O livro nos conta de forma romanceada a história de Edgar Allan Poe. O seu nascimento, a perda de sua mãe muito cedo, a adoção pela família Allan, os primeiros amores, primeiros escritos, mudanças e mais mudanças, decepções, bebidas, mais decepções e a morte. Poe teve uma vida muito curta, morreu aos 40 anos, mas extremamente conturbada e repleta de mistérios.

Vamos à obra. Como um romance eu realmente gostei muito. A narrativa é muito fluida e nos prende do início ao fim. Cada início de capítulo, traz imagens da época que retratam lugares ou pessoas que serão citados nas páginas seguintes. Também conta com um trecho de alguma obra dele, e nos situa no tempo, indicando os anos aos quais aquele capítulo pertence.

Leia mais no link:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2014/10/o-corvo-o-gato-e-o-mestre.html