Mundo de Fantas

Mundo de Fantas Leandro Reis (Radrak)...

Resenhas - Mundo de Fantas

Rafaella 17/08/2014

Mundo de Fantas reúne contos de oito autores. São contos fantásticos, cada um passado em um mundo fantástico diferente e com diferentes criaturas, podemos encontrar dragões, elfos, anões, vikings, fadas, bruxas, entre outros. Adoro livros de fantasia, mas geralmente são livros que requerem um maior cuidado na leitura por se tratar de um mundo totalmente novo, com nomes de lugares diferentes e criaturas mais diferentes ainda. Isso é fantástico, a gente pode mergulhar nesses universos e não dá mais vontade de sair. Por ser um livro de conto, as histórias são mais curtas e não muito complicadas de entender, mas isso não impediu que eu marcasse meu livro com algumas passagens da história para melhor compreensão e também alguns quotes.

Pensei em como ia escrever para vocês uma resenha de livros de contos e tinha decidido fazer um pequeno resumo de cada conto e dar minha opinião sobre cada um e depois uma opinião geral, mas tava ficando muito grande e ia acabar se tornando cansativo, e é até difícil comentar sobre as histórias sem dar spoilers.

O livro possui oito contos: O Pacto de Borgorus (Marcelo Amado); Uma canção para o Cão Negro (Cesar Alcázar); Anões (Thiago Tizzot); A Peste (H.A. Kipper); Através do Cerrado (Roman Schossig); Ao Redor da Torre (G. Norris); Sem Sonhos (Natália Couto Azevedo) e Mundo de Fantas (Celly Borges).

Não achei nenhum conto ruim, todos os autores escrevem muito bem e cada um criou um mundo que é realmente fantástico. No entanto, é claro que teve alguns que eu gostei mais do que outros. Achei dois contos simplesmente incríveis e que foram meus preferidos: A Peste e Sem Sonhos.

A Peste trata-se de um relato. Um grupo de arqueologistas encontram uma ossada, que acreditam ser de um dinossauro em uma cripta cavada na própria rocha, mas além dessa cripta, há nas paredes um longo texto, escrito em grego, latim e uma linguagem que não reconhecem. Eles então fazendo a transcrição dos escritos e a partir de então uma história surpreendente se revela.

Não consegui acreditar em tamanha crueldade. Acho que pelo fato de ter sido um relato, eu pude sentir tudo o que foi dito quase como se eu estivesse vendo acontecer. Foi um conto extremamente forte e me faz pensar que mesmo sendo um conto fantástico muita coisa daquilo é passível de acontecer no mundo real, alimentado por boatos preconceituosos e pela ignorância de alguns. E o mais impactante foi que as coisas atrozes descritas no texto não foram feitas por alguma criatura irracional, mas sim por humanos. Sério, foi muito tenso. Mas achei muito bom, a escrita do autor é extremamente envolvente e a narrativa da personagem é tão rica em detalhes que nos faz entrar na história.

"Por favor, não esqueçam. Resgatem todas essas memórias. Pois se um dia todos os seres inteligentes de outras espécies tiverem sido dizimados da terra, o ser humano poderá se voltar contra os diferentes entre vocês mesmos para encontrar novos culpados." (pg. 78)

Achei esse quote a mais pura verdade. Pois nós humanos sempre tentamos encontrar culpados para nossas ações.

O outro conto foi Em Sonhos que é bem mais leve do que o anterior. Trata-se da história de Lorena, uma fada do Clã dos Sonhos que dedicou sua vida inteira a estudar para entrar nos sonhos humanos. Entretanto, ao realizar a prova para poder então realizar o trabalho, ela não consegue passar no espelho, que seria a passagem para entrar no sonho do humano. Com isso Lara sente-se muito deprimida, incapaz e defeituosa e decidi ir embora dali, pois não iria aguentar os olhares sobre ela. Ela decide então ir para Dandarus, lá ela conhece Dummas e Leonardo e passa a viver consertando coisas na oficina de Dummas (já que as fadas são muito boas em manipular a matéria, criando e consertando as coisas). No entanto, ela não é feliz lá.

Ao passar do tempo ela vai convivendo mais e mais com Leonardo e conhecendo os sonhos desse menino, que é bem diferente. Ela vê o quanto ele é especial e quer ajudá-lo. Eles embarcam em uma viagem incrível e vêem coisas surpreendentes e lá Leonardo verá que seus sonhos podem ser realidade.

Achei esse conto bem doce, nos mostra principalmente sobre o poder dos sonhos e em acreditar que eles podem se tornar realidade. Achei o Leonardo um personagem super inteligente e muito doce. Deu para acompanhar o crescimento dele ao longo da história, e a Lorena ao ajudá-lo com seus sonhos acaba ajudando a si própria.

"Sonhar é apenas o começo, mas indispensável." (pg. 142)

Achei o livro incrível, não imaginei que fosse gostar tanto. Fiquei encantada com todos os contos e com todos os universos criados. Recomendo o livro para todos que gostam de fantasia e que gostam de mergulhar fundo em uma história.

A diagramação do livro é simples e as letras são grandes. No início do livro há um índice com os contos e as páginas. No início de cada conto há um desenho e na página de trás há um pequeno resumo sobre o autor. Encontrei alguns poucos erros de revisão, algumas palavras fora do lugar e alguns errinhos de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura.

site: http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/