A Era Chanel

A Era Chanel Edmonde Charles-Roux

Resenhas - A Era Chanel

rroncato 11/04/2011

Legado
O maior mérito de Chanel foi erradicar com roupas que deixassem as mulheres como meros enfeite de bolo, árvore de natal ou sei lá, um acessório de decoração. Apropriando do vestuário masculino da época (que já tinha evoluido ao confortável) Chanel escandalizou uma geração por sua ousadia. Seu talento para o simples e descomplicado incomodou. Mas foi celebrado e levantou uma leva de seguidoras. Apesar de ter derrapado na vida particular e política deixou um legado ao mundo: o estilo. Sendo o seu elegantemente impecável.

Michele 24/02/2014

A Era Chanel
Chanel foi uma estilista à frente de seu tempo, ela realmente entendeu a necessidade das mulheres de sua época.
Ela limpou todo o barroquismo e os excessos da Belle Époque produzindo roupas discretas, elegantes, confortáveis para mulheres urbanas e dinâmicas como aspiravam os ventos do novo século, certamente ela inventou a frase “Menos é Mais” marcando assim o seu estilo.

Chanel começou primeiramente produzindo chapéus, depois trajes de banho, vestidos de baile, foi a pioneira na produção de calças femininas, mesclava jóias e bijuterias em suas roupas, mas o que realmente marcou seu estilo foi o pequeno vestido preto, ou como preferirem, o pretinho básico e o tailleur sempre ornamentados com pérolas e a famosa camélia.
Após terem passado tantos anos do seu reinado na moda, podemos verificar que o estilo Chanel não morreu, ele permanece nos cabelos, sapatos, roupas, marcando território entre as mulheres que desejam ser discretas, elegantes e acima de tudo, clássicas.

Para finalizar algumas frases marcantes da mesma:

“Não gosto que falem da moda Chanel.
Chanel é antes de tudo um estilo.
A moda sai de moda, o estilo, jamais.”

“O luxo não é o contrário da pobreza, mas da vulgaridade.”

“Uma mulher sem perfume é uma mulher sem futuro.”

(Michele Chagas)

Duchesse 01/02/2020

Belo livro!
O livro vale sobretudo pelas fotos. O texto é bem escrito, dá uma ideia geral da vida e obra de Chanel, sem se aprofundar demasiadamente (não é essa a intenção do livro). O papel e a impressão são de excelente qualidade. A obra foi escrita por alguém que conhece o assunto intimamente. A aquisição vale tanto pela leitura quanto pelo simples prazer de folhea-lo.