As Grandes Histórias da Mitologia Greco-Romana

As Grandes Histórias da Mitologia Greco-Romana A. S. Franchini

Resenhas - As Grandes Histórias da Mitologia Greco-Romana

Lara 21/07/2012

Crítica
Quando vi esse livro nas prateleiras da livraria,não resisti e acabei comprando,pois amo mitologia e já havia lido outros livros sobre o assunto.Achei estranho um assunto tão complexo ser abordano em menos de 64 páginas(como todos os livros dessas mesma coleção)sei que o objetivo desse livro era ser objetivo e simplificado,mas ele peca por demais nesse aspecto,mantendo ao tramitar das páginas um linguajar estranho e informal,impróprio(ao meu ver) para um livro que objetiva mostrar a belíssima e nada simples mitologia Grega.No geral as histórias que o escritor escolheu para compor o livro em questão foram essenciais,as mais importantes,mas p quem pretende iniciar esse tipo de leitura não é bom se ater somente a esse livro.
Filyppe.Saraiva 24/02/2014minha estante
Estranhei muito o linguajar também. Eu pensava "fale da mitologia, pare com as piadinhas, você não é meu amigo!".
Boa crítica.

PS: Recomendo O Livro de Ouro da Mitologia para começar.

Lara 02/03/2014minha estante
pois é Filyppe, ja li esse livro e adorei.a única coisa que não simpatizei foi que o livro de ouro da mitologia é na verdade mitologia greco-romana.gosto mais dos nomes gregos(pode parecer frescura,mas acho mais interessante)

Diego 04/06/2020minha estante
Mostrar Narciso sem mostrar como ele morre? E mostrar Édipo matando o pai mas tirando o casamento dele com a mãe? Não faz sentido.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"As Grandes Histórias da Mitologia Greco-Romana" de A. S. Franchini

"As Grandes Histórias da Mitologia Greco-Romana," escritas por A. S. Franchini, proporcionam uma visão rica e acessível do vasto universo mitológico que tem desempenhado um papel significativo na formação da cultura ocidental. Com quarenta mitos cuidadosamente selecionados, a coletânea leva os leitores a uma jornada intrigante através do panteão de deuses, heróis e eventos que caracterizam as mitologias grega e romana.

O livro se apresenta como uma obra de bolso de 64 páginas, publicado pela L&PM em janeiro de 2012. Sua forma compacta o torna uma leitura conveniente para momentos de lazer, como em viagens de ônibus ou metrô, tornando-se um ótimo companheiro para aqueles que desejam aproveitar o tempo de maneira descontraída. No entanto, a brevidade da obra também é uma característica que divide opiniões, pois, por vezes, as histórias parecem excessivamente resumidas, deixando os leitores que buscam uma exploração mais profunda dos mitos desejando por mais detalhes e complexidade.

O autor, A. S. Franchini, optou por uma abordagem narrativa direta e descomplicada. Ele simplifica as histórias, tornando-as acessíveis a um público amplo, desde iniciantes até aqueles com algum conhecimento prévio sobre mitologia. No entanto, essa simplicidade pode não agradar aos entusiastas da mitologia que buscam detalhes adicionais e interpretações mais abrangentes. Por exemplo, embora a obra cubra uma ampla variedade de eventos mitológicos, é notável que a rapidez com que as histórias são narradas pode levar a uma falta de riqueza de detalhes em algumas delas.

Um aspecto valorizado no livro é a inclusão de uma tabela de equivalência de deuses e personagens, que é particularmente útil para aqueles que desejam compreender as conexões entre as mitologias grega e romana. Essa tabela oferece um guia prático que identifica deuses e heróis em uma tradição mitológica e seus equivalentes na outra, permitindo que os leitores explorem como essas culturas compartilham e diferenciam suas narrativas mitológicas. Essa abordagem comparativa é especialmente instrutiva e enriquece a experiência do leitor.

"A Guerra de Titãs," "O Nascimento de Afrodite," "Apolo e a serpente Píton," "Hero e Leandro," "Édipo e a Esfinge," "Odisseu e as sereias" — esses são apenas alguns exemplos das histórias abordadas no livro. A coletânea abrange um amplo espectro de mitos que permearam a cultura e a literatura ocidental ao longo dos séculos. Aqueles que desejam se familiarizar com os eventos e personagens mais proeminentes das mitologias grega e romana encontrarão nesta obra uma introdução útil.

O fato de o livro se concentrar em uma gama diversificada de narrativas permite ao leitor entender a amplitude da mitologia greco-romana. Desde as origens divinas dos deuses do Olimpo, passando pelos feitos heroicos de figuras como Teseu e Héracles, até os trágicos destinos de Édipo e Aquiles, o livro abrange um tesouro de histórias ricas em simbolismo e significado cultural.

No entanto, a simplicidade da narrativa também tem suas desvantagens. Alguns eventos mitológicos complexos e momentos cruciais podem ser tratados superficialmente. Para leitores que buscam uma exploração detalhada dos mitos e sua interpretação, isso pode ser um obstáculo. De fato, a brevidade das histórias pode deixar aqueles apaixonados pela mitologia desejando por uma análise mais profunda e contexto adicional.

Apesar dessas críticas, "As Grandes Histórias da Mitologia Greco-Romana" é valioso por seu papel como introdução ao mundo mitológico. É uma coletânea adequada para leituras rápidas e momentos de entretenimento casual. Além disso, sua linguagem de fácil compreensão torna o livro acessível a uma ampla gama de leitores, incluindo estudantes que estão se aproximando do assunto pela primeira vez.

Em conclusão, "As Grandes Histórias da Mitologia Greco-Romana" de A. S. Franchini é uma coletânea que oferece um vislumbre dos mitos clássicos que desempenharam um papel fundamental na cultura ocidental. Com histórias que vão desde o nascimento dos deuses até as façanhas dos heróis e os enredos intrigantes, a obra apresenta uma visão geral das mitologias grega e romana. Embora a simplicidade da narrativa seja um trunfo para leitores casuais, aqueles que buscam uma exploração mais aprofundada podem achar a obra um tanto superficial. Portanto, a escolha deste livro deve ser guiada pelos objetivos do leitor, pois ele atende a necessidades específicas, mas pode não satisfazer completamente os entusiastas da mitologia em busca de uma compreensão mais profunda dessas histórias cativantes. O mundo mitológico continua a fascinar e inspirar, e esta coletânea é uma introdução acessível a esse universo rico em significados e simbolismo.

Matt 01/08/2016

Mitologia para passar tempo
Para quem procura um livro de mitologia para maior conhecimento das histórias, este livro deixa a desejar. Mas para quem procura um livro rápido, para ler em sem preocupação em seguir um enredo, seja no ônibus, metrô, em viagens, ou mesmo para matar tempo, pode ser um bom acompanhante.
O que deixa a desejar é a rapidez com que são narradas as histórias, sendo este menos rico em detalhes, como fatos importantes que não aparecem aqui, principalmente umas em particular, detalhistas e fãs da mitologia sentirão-se frustrados.
O livro contém as histórias:
O Nascimento de Cronos
O Nascimento de Zeus
A Guerra de Titãs
O Nascimento de Afrodite
Apolo e a serpente Píton
Hermes e o furto dos bois
Hefestos, o deus das forjas
O Nascimento de Atena
Poseidon, o senhor dos mares
O nascimento de Dionísio
O toque de Midas
O castigo de Tântalo
Hero e Leandro
Eco e Narciso
Jasão e os touros de Cólquida
Jasão e o Tosão de Ouro
A caixa de Pandora
Perseu e Medusa
Eros e Psiquê
Teseu e o Minotauro
Os doze trabalhos de Héracles (I)
Os doze trabalhos de Héracles (II)
Dido e Eneias
O pomo da discórdia
Aquiles e Escamandro
A morte de Aquiles
A queda de Troia
Ulisses e Polifemo
Odisseu e as sereias
( + uma tabela de equivalência de deuses e personagens)

Diego 04/06/2020

Com menos de 200 páginas não se faz um livro bom sobre mitos
Desculpe-me o autor mas este livro é curto demais para dar toda a beleza destes mitos gregos mostrados aqui. Fica-se com a impressão que a obra foi escrita numa tarde...

O mito de Narciso, por exemplo, está incompleto ali, pois o autor não aborda justamente o fim deste personagem. Um pecado imperdoável, na minha opinião. Ele diz somente o que aconteceu com a ninfa Eco. Assim como em Édipo, vemos o personagem matar o pai mas o autor não mostra ele se casando com a própria mãe! Imperdoável, de novo. Sem isso, de que adianta ler sobre Édipo?!

Não achei produtiva a leitura. Muito curto o livro e muitos mitos abordados podem estar "mutilados" por questão de economia de espaço (?).

Bimoliveirar 14/11/2012

Rápido, prático, barato e possui uma leitura gostosa, bem-vinda em qualquer momento!

Dose Literária 03/08/2013

"As grandes histórias da mitologia greco-romana", uma forma divertida e atual de conhecer as mitologias que fazem nossas histórias e cabeças. O material do brasileiro A.S. Franchini é descontraído, o que contribui para desanuviar um pouco o leitor. Sou apaixonada por mitologia - nas mais diferentes acepções que essa palavra pode produzir - e me diverti muito relendo as taradices de Zeus algumas vezes apunhaladas pela ciumenta Hera, além do desfile de intrigas, choques de poder e "humanidades" dos deuses. Basta não ser um fundamentalista com relação à linguagem empregada e tudo estará nos conformes.

site: http://www.doseliteraria.com.br/2013/07/pinga-literaria-com-gosto-frances-e.html

Maria 16/10/2023

Muito bom para a proposta. histórias resumidas, para passatempo. bom para relembrar mitos já conhecidos

Fabiano 31/08/2012

Histórias para passar o tempo
Livro pequeno, só para passar o tempo. As histórias de Zeus são engraçadas. É um fanfarrão, sempre arrumando umas namoradinhas e tomando uns cascudos da mulher dele. Sujeito muito cômico.

As histórias são como contos de fadas, mas em geral sem muito moralismo e "lição de moral" no final. Como os contos originais de Grimm, antes da Disney corromper tudo com aquela afetação.

Vale os R$ 5,00 contos que paguei na banca de jornal.

Niasi 15/07/2013

As Grande Historias
Livro bem simples sobre grande historias mitológicas, mas contadas de forma ultra reduzidas.

Junior.Castilho 16/09/2016

Histórias de mitologia
O livro tem uma linguagem simples e é rápido de ler porque tem poucas páginas. É um compilado de histórias da mitologia greco-romana. Recomendo.

Lucas 02/09/2020

É uma ótima maneira de começar a entender um pouco mais sobre a mitologia greco-romana, sendo uma leitura fluida, afinal são só 64 páginas que resumem no máximo possível algumas das mitologias mais populares, ao ponto de muitas não terem nem um final completo.

Samia Feio 11/02/2022

Simples, rápido, fácil.. pra quem gosta de mitologia greco romana é bem gostosinho de ler para passar o tempo

Arthur Guizelini 25/01/2024

Interessante
O livro é bem curto e resumido, sua escrita também deixa a desejar em alguns aspectos, porém é muito divertido de ler e atende a sua proposta.
Se você não tem interesse por mitologia e quer se aventurar por essas histórias, este é o livro perfeito para começar, reunindo os mitos mais importantes e os explicando de forma simples e prática.
Achei muito legal que apesar de sua simplicidade, tinha algumas histórias das quais ainda não tinha ouvido falar e que me despertaram o interesse.
Dentre os contos, meus preferidos são: ?O rapto de Ganimedes?, ?Eco e Narciso? e ?O rapto de Perséfone?.

im_amandie. 04/02/2024

As grandes histórias da mitologia greco-romana
O livro é tão pequeno que pode ser lido em poucas horas mas eu preferi aproveitar cada história como se fossem pequenas fábulas divertidas e épicas ao longo de alguns dias o que fez a experiência ser ainda melhor!
esse não é o melhor livro para se ler se você quiser se aprofundar nas histórias gregas/romanas mas é um livro com resumos das histórias mais famosas, o que pra mim é bem legal se você quiser apenas passar o tempo ou aprender um pouco de mitologia greco-romana.
eu indico esse livro pra qualquer um que queira uma leitura rápida e divertida, ainda que as vezes tenham uns erros de português.