O Dragão e os Demônios Estrangeiros

O Dragão e os Demônios Estrangeiros Harry G. Gelber

Resenhas - O Dragão e os Demônios Estrangeiros

Paulo 23/01/2019

O Império do Meio
Antes de eu começar o livro fiquei curioso em saber como o autor iria organizar 3 mil anos de história em um único livro - se bem que Noah Harari cubriu de forma surpreendente um espaço de tempo bem maior em seu livro Sapiens. Neste livro, Harry Gelber conseguiu.

Claro, os assuntos abordados neste livro são apresentados de forma resumida. Então se você quer aprender mais sobre o confucionismo, ou sobre a expansão territorial de Gengis Khan, ou sobre as aventuras de Marco Polo, você precisará de outras fontes que te levem mais fundo no assunto desejado.

Este livro serve como base para localização no espaço tempo. Quem quer se aprofundar na história da China, ou da Ásia em geral, pode ter esse livro como ponto de partida para se familiarizar com a época, os costumes e a região.

A China é realmente de uma história fascinante. Quantas dinastias, quantas revoluções e mesmo assim a cultura chinesa sobressaiu e sobreviveu a tantos acontecimentos. O aspecto isolacionista chinês muito se assemelhava ao dos Estados Unidos, mas este tinha o benefício de ser isolado por dois oceanos, já a China, bem, era questão de tempo seu isolacionismo ser perturbado por outras culturas de lugares que a China nem ao menos sabia que existia. Não tinha como ser diferente. Contudo, essa característica chinesa ao longo dos séculos fez com que o povo se achasse superior a outras culturas e isso trouxe problemas ao país durante muito tempo (hoje creio que não tanto).

Sobre as partes finais do livro, foi bom para elucidar o que eu já suspeitava: a ideologia vermelha do socialismo trouxe mais miséria à China do que a qualquer outro país auto declarado revolucionário. Hoje a China economicamente forte não é reflexo de seus governantes, estes que só querem se perpetuar no poder (vide o atual presidente chinês, com mandato vitalício).

Sobre o futuro da China só o tempo dirá. Parece-me que ela está entre a total ascensão e um grande colapso, devido a quantidade de energia humana e natural que precisa para manter esse colosso em pé.

Augusto Queiroz 03/02/2022

A Ásia, e a sua jóia, a China
Comprado numa livraria ao preço módico de R$ 10,00, este livro entrou em minha estante como mais um teórico de História Geral, desta vez, sobre a história da China. O entusiasmo pela leitura se acendeu dias após a compra, porém ela demorou um pouco para ser iniciada.

O autor nos abre um panorama breve em pouco mais de 400 páginas de texto, muito embora já seja um leque bastante amplo, a história da democracia mais antiga do Oriente ainda surpreende ao revelar segredos sobre o seu modo de lidar com a diplomacia internacional. Desde Marco Polo, o mundo voltou seu olhar para a China, porém para ela, isso foi o começo do fim de sua paz - aparentemente - imperturbável. Passando pelos primeiros imperadores, o "Mandato do Céu", as primeiras rotas comerciais com a Índia, os primeiros contatos com os europeus, o acordo de comércio com a Inglaterra e a queda da Monarquia como transição para o Presidencialismo, todas as informações, com o auxílio de vasta documentação e dois cadernos iconográficos de apoio, nos levam a descobrir uma China que muitos documentários ainda não mostraram.

Leitura simplesmente fantástica. Recomendada.