Micaela&Maire

Micaela&Maire Luciane Rangel

Resenhas - Micaela&Maire

Marcela 05/06/2019

Interessante, mas com alguns pontos negativos
Micaela Angeli é uma garota italiana que acaba de sair de um relacionamento abusivo. Após sofrer a primeira - e última - agressão do namorado -, Angeli parte para Madri decidida a mudar de vida e deixar para trás o ex, a familia, e tudo que já havia conhecido na cidade natal. E é em sua nova 'vida' que Micaela conhece Maire, uma bem humorada militante dos direitos ambientais que parece ser seu completo oposto - mas por mais que saiba que é melhor ficar longe, Micaela não consegue se afastar da garota.⠀

Acima de tudo, Micaela e Maire é uma história sobre preconceito. Sobre o preconceito velado, que vem em comentários anônimos, sobre o preconceito vindo das pressoas que amamos, e até o preconceito que vem de nós mesmos, instituido pelos outros na infância e que nos acompanha, muitas vezes em forma de culpa ou vergonha, até a vida adulta. Mas também sobre enfrentar esses preconceitos.⠀

Devo dizer que tenho minhas ressalvas quanto à isso. Apesar de o preconceito ser um assunto que tem grande necessidade de ser discutido, é complicado ver uma história LGBTQ que se resuma apenas à isso. Além disso, acredito que faltou certa empatia da autora em algumas cenas especificas, especificamente em que uma das personagens deixa "passar" um comentário claramente homofóbico por não ser "a pior coisa que já ouviu".

Sobre as personagens principais, eu diria que ambas trazem paradoxos muito bem definidos - Maire, assumida para as pessoas da universidade e até admirada pela 'coragem' de se abrir sobre a própria sexualidade, na realidade tem o maior desejo de viver uma vida "normal", ao lado de um homem, sem nunca precisar confrontar a própria familia sobre os próprios sentimentos. Enquanto isso, Micaela é uma garota completamente fechada, de poucas palavras e uma atitude que parece ter tudo sob controle o tempo todo, mas que no fundo, espera alguém que possa, pela primeira vez amá-la verdadeiramente⠀

Apesar de ter sim gostado das duas protagonistas, acredito que o foco do livro é menos sobre o casal em si e mais sobre os julgamentos que as duas passam individualmente e a coragem de enfrentar tudo lado a lado⠀

"Não acho que seja normal tentar ser algo que você não é"⠀

Micaela e Maire é um livro que nos mostra toda a história de um casal de mulheres que se amam e aprendem, uma luta de cada vez, que é possível enfrentar a ignorância do mundo - e delas mesmas - juntas.

site: https://www.instagram.com/bookishmorning/

Marriete 02/05/2017

Micaela e Maire ? Resenha Autora: Luciane Rangel Plataforma: Amazon
Desde criança, Micaela foi treinada para ser forte, tanto física quanto intelectualmente. Alie-se a isso uma forte personalidade introspectiva e terá noção do caráter férreo dessa jovem. Ao passar por uma forte situação de desrespeito, ela resolve sair de Roma e deixar a casa dos pais, que ela tanto ama, para estudar em Madrid.

Assim que chega a universidade, conhece Maire, a jovem ruiva e desinibida que entra em sua vida como um furacão. Maire tem uma personalidade calma e bem popular. Elas não poderiam ser mais diferentes do que já são, mas, algo as une, e se o encontro não fosse naquele exato momento, no futuro fatalmente se conheceriam.

Maire se apaixona perdidamente por Micaela, o que não poderia ser mais insano, pois, a italiana, é hétero e a jovem teme perder sua amizade tão duramente conquistada, caso se declare. Micaela não concebe se relacionar dessa forma com uma mulher, mas, está começando a nutrir por Maire um sentimento que nunca teve por ninguém.

Além de ter que aprender a viver esse sentimento novo, As duas terão que enfrentar suas famílias extremamente conservadoras. É então que ambas percebem que por amor tudo é possível, inclusive enfrentar o preconceito daqueles que mais amam.

Eu não tenho palavras para definir esse livro! Ele é magnífico! Já admirava o casal em Guardians, e, conhecer um pouco mais da história delas foi um belo presente! Estou cada vez mais apaixonada por Mic!

Leitura mais que recomendada!

#MicaelaeMaire#LucianeRangel#Resenha#MarryAquinnah#Amazon#AmazonBr#Kindle#KindleBr#AutoraNacional#LiteraturaNacional#LiteraturaBrasileira#AmoLer#Instabooks

Suellen 03/02/2014

O livro narra a vida das duas guardiãs antes e depois de se conhecerem, o convívio com a família e amigos, os relacionamentos amorosos do passado. Mostra a situação na qual se conheceram, se envolveram e o tudo que enfrentaram para ficar juntas, até o momento em que se encontram com os outros guardiões no primeiro livro da série.

A história é envolvente e emocionante. Faz o leitor se ver na cena, observando todos os acontecimentos.

A capa é linda (mais que óbvio, já que as personagens são lindas! Parabéns Ana Cláudia Coelho \o/ ). A forma que a Lu escreve já é conhecida: clara, simples, de fácil compreensão, linguagem do cotidiano, flui da melhor forma possível.

Um fator bem peculiar foi modo que a autora utilizou para narrar sua história: em primeira pessoa, porém na visão das duas personagens. Há passagens narradas pela Micaela e outras narradas pela Maire; todavia, há passagens vivenciadas pelas duas que são narradas na visão de cada uma, levando o leitor a ver os dois pontos de vista e se 'colocar na pele' de ambas. Além disso, há trechos de uma música entre os momentos mais tocantes de história.

Super recomendado. Sugiro que leiam também toda a série Guardians.

mari 06/10/2013

"Eu enfrentaria o mundo por você."
Maire Goldsmith é uma Guardiã e também estudante de Biologia na Universidade de Madrid. Uma jovem linda, simpática, adorável e doce. Além disso também é homossexual, todos sabem, menos seus pais. Maire saiu de casa e estudou longe de sua cidade, para sentir-se mais livre para viver seus relacionamentos sem que seus pais descobrissem. Ela nunca levou muito a sério e achava que um dia passaria. Até que chega um momento que ela quer se "curar" disso, tornando-se heterossexual.
Micaela Angeli além de Guardiã é estudante de Engenharia de Computação, também na Universidade de Madrid. Ela é bem direta em tudo, não tem laços de amizades fortes e saiu de um relacionamento complicado.
Maire e Micaela encontram-se na faculdade e tornam-se amigas (mais por insistência de Maire). Mesmo ao descobrir a opção sexual de Maire, Micaela continua mantendo contato com a mesma. Cada uma tornando-se cada vez mais importante na vida uma da outra. Maire teme apaixonar-se por Micaela. Já Micaela sente algo por Maire, mas não entende o que é.
Nessa história envolvente, linda e algumas vezes triste, Luciane Rangel faz com que nos apaixonemos ainda mais por essas duas personagens que lutaram contra o mundo para poderem ter a chance de ser felizes... Juntas!

site: http://umlivroeumaxicaradecafe.blogspot.com.br/2013/10/resenha-micaela.html

Nessa 09/01/2013

Micaela e Maire
Como eu já havia falado este livro é um extra do livro Guardians. Neste livro a Micaela e Maire já aparecem juntas como guardiãs.
Para quem leu Guardians, não poderia ficar sem ler este extra que a autora fez de duas personagens, que particularmente eu gostei muito no livro.
Para quem não conhece, este livro trata de um assunto que de certa forma ainda existe muito preconceito, de um amor homoafetivo, ou seja entre duas gurias.
No livro extra, conhecemos um pouco mais de cada uma, como elas se conheceram, suas descobertas e sentimentos, como suas famílias reagiram ao saber que eram homossexuais e como segue suas vidas.
O livro é pequeno e super gostoso de ler. A autora soube escrever de tal forma que nos envolve e não queremos parar de ler enquanto não terminamos, muito bom! Adoro livros assim.
Algo que me chamou muita atenção, foi a forma que a autora foi descrevendo os acontecimentos e os sentimentos de cada uma. Ao longo da história, até parecia que era uma história real, parecia verdadeiro.
Me peguei um certo momento perguntanto para a Luciane Rangel se a história era fatos reais, e ela me disse que fez de tudo para que pudesse passar para nós sentimentos verdadeiros, veracidade, sendo algo novo para ela e também um desafio.

Eu gostaria de agradecer a Luciane Rangel pela oportunidade de poder ler mais um livro dela e parabeniza-la!

Nat 16/12/2012

Micaela se muda para a Espanha para cursar a faculdade. Recentemente, ela havia terminado um relacionamento conveniente e quis dar uma geral na própria vida. Ela conhece Marie, uma jovem estudante irlandesa obcecada com questões ambientais (o fato de sempre jogar no lixo que encontra no chão faz com que Micaela a considere uma quase psicótica pelo assunto). Marie é a primeira a reconhecer Micaela como uma guardiã e tenta se tornar amiga dela, mas Mic é muito fechada e no início não permite uma aproximação. Marie não desiste, no entanto, e começa a intrigar a outra com seu jeito bem humorado e extrovertido. O fato de Marie namorar garotas a surpreende no início, mas não é algo que faz com que ela se afaste, pelo contrário. À medida que elas conhecem melhor, Mic também percebe que Marie é uma mulher linda, mas só após ela declarar o que sente é que Mic também percebe o verdadeiro caráter do sentimento que tem pela irlandesa. O relacionamento avança, mas o desafio está por vir, pois cada uma ainda precisa se assumir perante suas famílias.

Após ler Guardians volume 1, eu já sabia das conseqüências dessa atitude delas. Ainda que só mencionando esse fato no primeiro livro da trilogia Guardians, Luciane mostra o que acontece quando Maire e Micaela resolvem assumir para todos que estão juntas. Mas foi só lendo este livro que percebi a amplitude desse ato, e o quanto elas sofreram (meu estômago enrolou nas cenas em que elas se abrem para suas famílias e não pude deixar de morrer de pena de Micaela). Considerando o mundo em que vivemos, quando muitos homossexuais sofrem preconceito, o livro consegue demonstrar o que acontece quando as famílias não aceitam a orientação sexual de seus jovens. Não sei se eu estou simplesmente querendo ver o que não existe, mas talvez a história contenha uma mensagem subliminar de não ao preconceito. E novamente, parabéns a Luciane Rangel, uma escritora jovem de livros para jovens, por conseguir abordar um tema polêmico como esse de maneira simples e desprovida de preconceitos.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/08/micaela-marie-luciane-rangel.html