Quase Acaso

Quase Acaso André Tressoldi

Resenhas - Quase Acaso

Lina DC 07/10/2012

Esse é um livro que conta a história de um homem comum, de origem simples, mas que queria mais da vida. Seus pais são pessoas honestas, trabalhadoras, mas que estavam contentes com o que tinham, e achavam que era desnecessário estudar mais do que o básico. Então Reinaldo vai tentar a sorte na cidade grande e vai morar com a tia, mas por não ter estudo, consegue emprego de garçom. Vendo que aquilo não daria muita estabilidade financeira, depois de um tempo, Reinaldo corre atrás de estudos, se tornando um aluno exemplar e brilhante. E é claro, que uma garota iria aparecer no meio de tudo isso. Mesmo sempre focado nos estudos, Reinaldo não conseguiu não se interessar por Vânia, uma garota quieta e muito bonita. Eles se envolvem mas Vânia não quer assumir nada com ele por já ter um namorado. Reinaldo nesse momento fica despedaçado, pois perdeu o amor da vida dele e continua a se esforçar nos estudos. Indignado com a educação no país, ele escreve uma tese revolucionária (no livro está bem explicada) e ganha fama, dinheiro e destaque no meio. Para não contar muito da história, vou apenas dizer que Reinaldo amadurece muito como ser humano, mas se torna um cínico com as mulheres, envolvendo-se apenas superficialmente com elas.
Enquanto isso, na Europa, temos a história de Giuseppe Fiorentini, desde a sua adolescência até a sua vida adulta. O que será que acontece que cruza o caminho desses dois homens tão diferentes? Eu confirmo as palavras da sinopse: o livro realmente é uma narrativa imprevisível, que vai alterar a trajetória dos personagens mesmo quando eles não sabem disso.
Para aqueles leitores que querem dar uma pausa nos livros sobrenaturais, ou que está procurando um livro mais tranquilo, com reflexões dos problemas cotidianos, "Quase Acaso" é uma ótima pedida!

Guii 02/12/2013

Blog | Literatura: Um Mundo Para Poucos
Reinaldo Fiorentini é um rapaz brasileiro de família pobre, seus pais não tiveram instrução e não incentivavam o único filho a seguir o caminhos dos estudos. Só com muito esforço e dedicação, Reinaldo conseguiu mudar sua situação financeira e social e se tornar um respeitado doutor; só que, nesse processo, ele acabou por conhecer Vânia, uma estudante de biologia por quem ele se apaixona de repente e com quem ele deseja passar o resto de sua vida, mas as coisas nem sempre são como queremos...

Giuseppe Fiorentini é um rapaz italiano de família rica que, aos dezoito anos, se viu obrigado por seus pai a participar efetivamente dos negócios da família, uma das máfias mais perigosas e temidas da Itália, mesmo contra sua vontade. Talvez fazer parte dos negócios da família não seja tão difícil como ele pensa, ou será que não vale a pena?

Esses dois homens nada tem em comum além do sobrenome e partes dos seus códigos genéticos, são os principais personagens de uma história em que as coisas nem sempre são o que parecem e que, as vezes, o acaso não existe...

Após conhecer Vânia, Reinaldo acha que finalmente encontrou a mulher de sua vida, mas um segredo guardado pela moça faz com que seus caminhos tomem rumos diferentes. Desiludido, ele resolve seguir em frente com sua vida, mas no fundo sabe que jamais irá esquecê-la.

O acaso (ou não, rs) acaba por revelar a Reinaldo que ele tem um primo na Itália chamado Giuseppe, de quem ele nunca tinha ouvido falar, mas que o convida para um grande jantar; então, acompanhado de seus pais, Reinaldo parte em busca de novos conhecimentos sobre o passado de sua família e quem sabe um novo caminho para trilhar.

Em pouco tempo, uma amizade entre os dois acaba crescendo e, Giuseppe, comovido com a história do primo, arquiteta um plano para aproximá-lo novamente de Vânia. Mas será que as coisas serão tão simples assim?

É óbvio que o grande foco do livro é o relacionamento entre Reinaldo e Vânia.

O livro em questão não faz o meu gênero de leitura, mas eu resolvi tentar. Em certos momentos parece que o autor joga situações como elas tivessem surgido no ar do nada. Mas a ideia do enredo é bem interessante.

Espero que tenham gostado.
Paz.

site: http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/2013/11/resenha-quase-acaso-andre-tressoldi-gui_26.html#more

Fernanda 16/12/2013

[Resenha] Quase acaso - André Tressoldi
Olá!

Meninas (os) recebi este livro do Escritor André Tressoldi na divulgação de sua obra e hoje trago a vocês a resenha de seu livro. Espero que gostem.

Quase acaso – nos apresenta Reinaldo. Um homem estudioso e persistente. Esta estória começa por sua luta para conseguir terminar seus estudos e ter uma vida melhor para cuidar de seus velhos Pais.

Em sua busca por dias melhores ele conhece Vânia, mas o que ele não esperava é que ela é comprometida e não dá chance para Reinaldo.

Marco é uma pessoa chata e bajuladora mas, Vânia fez uma promessa e precisa cumprir.
Mas, o que Reinaldo e Vânia não esperavam era ter a interferência de Guisepe um primo distante. Um primo mafioso de Reinaldo do qual ele não fazia ideia de sua existência.

Este livro esta cheio de verdades sobre a nossa sociedade. Um dos principais pontos é o descaso com a educação no Brasil, uma realidade que conhecemos bem. No decorrer do livro o autor relata os estudos de Rinaldo na busca por melhoras para a educação e até mesmo o envolvimento de pessoas que acham que teoria vai mudar o mundo, que viver de palestrar em palestrar sem colocar a mão na massa e fazer ao invés de falar vai se mudar algo.

A visão destas pessoas faz Reinaldo desistir porque ele passou os últimos anos de sua vida falando do assunto e o governo não o quis ouvir e dar andamento ao seu projeto para a melhorar do país.

Além do mais, este livros trata das escolhas humanas. Escolhas que mudam o presente e o futuro de quem as faz, ou mesmo escolhas que outras pessoas fazem podem mudar não a vida dele, mas a nossa mesmo que você nem imagina que elas tenham sido feitas.

Onde comprar
Novo Século
Buscapé
BondFaro

Beijokas da Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

ricardo_22 19/12/2013

Resenha para o blog Over Shock
Quase Acaso, André Tressoldi, 1ª edição, Barueri-SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2012, 168 páginas.

Não é difícil encontrar comentários sobre o acaso ter suas travessuras e são inúmeras as situações em que isso fica claro até para os mais céticos. Seja em um encontro casual, uma viagem no momento certo ou simplesmente a atitude de uma pessoa que busca solucionar os problemas do próximo, ele está sempre presente!

Em Quase Acaso, o escritor André Tressoldi usa situações em que o acaso é o responsável pela construção da história de seus personagens. Para isso, o escritor nos apresenta ao personagem Reinaldo, um homem de origem simples que vai para a cidade grande tentar a vida e depois, na faculdade, conhece Vânia, uma misteriosa mulher por quem se apaixona perdidamente. Ele só não esperava descobrir um segredo de Vânia: ela possui um namorado, que acaba com todos os planos de Reinaldo.

Mesmo sem a presença de Vânia, o jovem rapaz segue sua vida normalmente e se torna um importante Doutor em Educação, porém ele continua amando a mulher. Por mais que Reinaldo tivesse inúmeros compromissos, nada é capaz de ajudá-lo a esquecer desse grande amor, como se ele já soubesse que após conhecer um líder da máfia italiana o destino passaria a estar ao seu lado.

“Nesse momento, os olhares dos dois se tocaram e o moço foi deslumbrado pelo sorriso espontâneo daquela linda mulher. Seu coração deu pulo em êxtase e frenesi contido, tudo em uma fração de segundo, de forma quase imperceptível às pessoas que estavam ao redor” (pág. 20).

Apesar de ter capítulos exageradamente grandes que podem desagradar os leitores dinâmicos, Quase Acaso é um livro de um bom ritmo e isso devido a uma característica bem particular: tudo é apresentado para que o leitor saiba o que está acontecendo, mas poucas situações possuem uma riqueza de detalhes. Em alguns momentos isso pode confundir, mas ajuda entender todo o contexto usado.

Essa característica persiste durante toda a obra, e mesmo que o ritmo seja agradável, é quando o líder da máfia, Giuseppe Fiorentini, é apresentado ao leitor que o livro ganha um charme diferenciado. Isso se explica pelo fato de, ao menos na primeira parte, o livro se focar em determinadas situações até certo ponto desnecessárias, ainda que importantes para a história de Reinaldo.

Porém, ainda que Giuseppe seja um personagem de grande destaque, não dá para negar que a máfia italiana possibilitaria um leque de opções que infelizmente não foi explorado. Isso não significa que a maneira utilizada não seja agradável, até porque o foco também é a personalidade de Giuseppe antes e depois de se tornar um importante mafioso – e sua história é a melhor estruturada.

Justamente por mostrar muito da personalidade de seus personagens que André Tressoldi consegue também inserir o que podemos classificar como seus próprios ideais e suas preocupações em vida, determinando assim as ideologias dos próprios personagens - aparentemente, mesmo sem conhecer o autor, é possível ver muito de André em Reinaldo e isso é muito especial. Nesse caso a principal preocupação é com a família e o amor, que comandam grande parte do desenrolar da história.

site: http://www.overshockblog.com.br/2013/12/resenha-200-quase-acaso.html

Anna Gabby 29/12/2013

O Doutor e o Mafioso
Reinaldo Fiorentini, como muitos, descobriu da forma mais difícil que a vida na cidade grande não é simples. Desiludido ele volta para a cidade do interior em que morava com os pais e decide fazer um curso superior em uma cidade próxima. Ao colocar esse plano em prática ele se dedica plenamente e não permiti muitas distrações. Até conhecer Vânia. Ela o encantou profundamente e ele fez o mesmo com ela. Após várias tentativas de evitar o relacionamento entre eles, Vânia acaba cedendo, mas impõe diversas condições para que isso aconteça. Elas sempre incomodaram Reinaldo, mas ele estava muito apaixonado.
Quando o casal está prestes a se formar no curso superior, Reinaldo descobre o motivo de tantas regras. Vânia fez uma promessa a si mesma, sendo assim ela acredita que não poderá ficar com Reinaldo sem destruir o que acredita. Reinaldo após essa desilusão tenta seguir a vida se dedicando totalmente a vida acadêmica vindo a se tornar um renomado palestrante, mas conservando seus ideais e seu amor por Vânia.
Do outro lado do Atlântico, mais especificamente na Itália, temos Giuseppe Fiorentini, um italiano que quando jovem era doce e frágil, mas após muita insistência, e, porque não, manipulação por parte de Magnus Fiorentini, seu pai, acaba assumindo os negócios da família e se tornando o chefe de uma família de mafiosos. Para Magnus nada é mais importante que a família.
Giuseppe é casado com Benedetta. Depois de vários anos como chefe da máfia e como homem casado, Giuseppe tem um sonho. Ao conversar com Benedetta fica decidido que eles procurarão os Fiorentini pelo mundo e os reunirão durante um final de semana.
E é nesse momento que nossas histórias se entrelaçam... Giuseppe se afeiçoa a Reinaldo, conhece sua história e pensa em fazer algo a respeito.
No inicio eu não sabia muito bem o que dizer ou pensar sobre esse livro porque ele é bem narrativo, e isso geralmente me cansa, mas nem tanto dessa vez. A narrativa foi construída na terceira pessoa, narrador onisciente e crítico, seja de forma direta (o narrador critica algo explicitamente) seja na fala/pensamento de um personagem (o personagem critica uma situação).
Os personagens são peculiares, por falta de uma palavra que descreva plenamente como eu os vejo. Reinaldo é idealista e possui umas ideias interessantes, mas falta atitude para concretizá-las. Vânia se prendeu em um ideal de casal feliz e esqueceu a felicidade (pode parecer estranho, mas foi). Magnus foi o mafioso que eu esperava, fiel a família (na maioria das vezes) e aos negócios (sempre). Giuseppe ora era inocente, ora fofo e ora estúpido (peço desculpa ao autor pela palavra, mas houve atitudes dele que me deram vontade de estapeá-lo). Falando em tapa (hehe), eu gostaria de mencionar o Padre Berto, pois ele suavizou o remorso que deveria ter incomodado mais (explicar seria dar spoiler). Estefania é uma figura impar e indescritível! Os demais personagens são envolventes também.
Quase Acaso é dividido em partes e elas são relativamente longas. A linguagem é fácil, mas alguns termos mais rebuscados ou regionalistas (acho que são regionalistas) me confundiram um pouco. Eu percebi que o autor trata os personagens, em diversos momentos, como macho e fêmea, a meu ver uma forma de animalizar o homem. Já via traços parecidos em obras de autores clássicos.
Esse é um livro para pensar, ele tem um enredo e os personagens, mas o que ele mais teve, para mim, foi “pare e pense”. Como eu disse há muitas críticas e elas, sem que percebamos, nos levam a refletir sobre o assunto. Mas só refletir não adianta, nós temos que agir.
Eu gostei da história, me envolvi, mas não fiz uma leitura veloz. Eu a fiz, no tempo que o livro necessitava para mim. Além disso, mesmo a quantidade de narração não sendo tão cansativa, ainda não me é extremamente agradável.

site: http://anna-gabby.blogspot.com.br/2013/12/quase-acaso-andre-tressoldi.html

Lary 05/01/2014

Máfia Italiana retratada de uma forma que nunca imaginei
Eu achei o livro bastante interessante. Eu li ele bem rápido, é um livro curto e de leitura bem fácil, parece que é um amigo te contando uma história. O livro é um pouquinho pesado por falar da máfia italiana e pelas várias cenas que descreve o sexo. O André não perdoa o sistema e grita pro mundo mesmo. Gostei disso no livro. Fez com que eu olhasse de outra forma ao meu redor. Ele critica os políticos, a educação e muitos outros pontos aos quais quase não damos mais valor. O livro tem uma linguagem super simples. Não tem aquelas enrolações não. Tá certo que algumas vezes o Reinaldo fala bonitinho de mais mas ele criou uma tese importantíssima então tem que aprender falar difícil mesmo. Recomendo muito. Estou orgulhosa de mim. Estou lendo literatura nacional.

site: http://vidasempretoebranco.blogspot.com.br/2013/11/resenha-quase-acaso.html

TamiresCipriano 18/01/2014

Quase acaso
Antes de iniciar, quero dizer que tem um pequeno tempo que o li, mas eu me lembro perfeitamente, até mesmo do primo italiano Giuseppe que realmente, não sei dizer o porque, me agradou.

Reinaldo é um homem do interior que resolve ir para cidade grande estudar, ele faz letras e lá ele conhece Vânia, a mulher por quem ele se apaixona.

Vânia é bem misteriosa e muito inteligente, mas o pobre Reinaldo fica despedaçado quando descobre que ela possui um namorado.
O mais interessante é que ela é muito apaixonada por Reinaldo, mas por causa de uma promessa que fez a si mesma, ela termina com Reinaldo.

Reinaldo torna-se um homem interessante, um Doutor em Educação, da muitas palestras e é muito conhecido e rico. Mesmo assim, nada o faz esquecer seu grande amor.
Mesmo Reinaldo tendo tantos compromissos nada faz com que ele esqueça Vânia, mas o que ele não sabe é que um convite pode mudar tudo em sua vida...

Depois de apresentar muito da vida de Reinaldo, o autor nos leva à Itália, onde a história começa a ficar com seu charme e mais empolgante.
Giuseppe Fiorentini é o primo italiano de Reinaldo, um chefe da máfia, totalmente da pesada. Certo dia ele decide juntamente com sua esposa convidar as pessoas de sua família, as mais ricas e importantes é claro.

Quando ele pesquisa mais da vida de seu primo Reinaldo, fica surpreso... Na festa eles se conhecem, além disso, tem outro casal muito engraçado e bem atrapalhado.

Em muito pouco tempo a amizade dos dois primos cresce, então é ai que seu primo o pergunta se não possui família.
Reinaldo fica abalado e conta a história de sua vida, incluindo seu grande amor.

Seu primo como é muito gente boa, acaba arquitetando um plano para aproximar seu primo de Vânia.

Bem, se eu falar mais eu acabo falando tudo, o livro é bem curtinho e mesmo assim ele possui lá suas características.
Esperava mais do livro, mas é de uma história "simples", legal e rápida.
Da para reparar na escrita de romances que são totalmente diferentes de um autor e uma autora, um autor coloca uma mulher e até as cenas mais calientes diferente, vamos assim dizer rs. Claro que é muito bom ler romance de um autor, reparei muito em certos pontos que são diferentes.

Como já citei em outras resenhas, não sou fã de livros muito detalhistas, o autor foi breve em tudo, o que me agradou muito, ele conseguiu detalhar em poucas palavras.
Tenho que falar do melhor ponto do livro que achei, ele cita a educação brasileira e política, coisa que adorei muito, parabéns mesmo André.
Os capítulos são um pouco grandinhos, coisa que não me facilitou muito, mas a narrativa é muito boa e consegue te prender.

Enfim, eu indico para aqueles que gostam de uma leitura rápida com uma pitada de humor e romance.

Saiba mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2014/01/resenha-quase-acaso.html

Primarcolino 08/08/2014

QUASE ACASO
“Quase Acaso” foi dividido da seguinte maneira: conta a história de Reinaldo e Vânia. Eles se conhecem na faculdade e se tornam amigos e depois de um tempo começam a namorar escondidos dos seus colegas, pois Vânia não quer que ninguém fique sabendo desse relacionamento. E isso acontece durante todos os quatro anos do curso deles. Quando, finalmente, se formam, ela volta pra capital e termina o relacionamento com Reinaldo, mesmo jurando este ser o grande amor da sua vida.

Após o fim do relacionamento, Reinaldo se dedica completamente aos estudos, trabalhando em uma tese que futuramente fica reconhecida mundialmente, o que o acaba deixando muito bem financeiramente. Em função de seu nome se tornar famoso, um primo muito distante o encontra via internet e o convida para uma festa na mansão da família na Itália.

A outra parte do livro conta como foi a vida desse primo distante, Giuseppe, e como ele descobriu qual era os negócios de seu pai na Itália (A Máfia) mostra ele vivenciando a vida dentro dessa organização cruel e sua iniciação dentro da mesma. Até que, com o passar do tempo, ele casa-se, seu pai morre e ele torna-se dono de todo o patrimônio familiar. Ele segue o lema do seu pai: a família é tudo. Assim, ele decide conhecer alguns familiares que estão em outras partes do mundo, dando uma festa em sua casa.
Então, as duas partes do livro se encontram, Reinaldo e Giuseppe, e assim surge uma proposta que por muitos é inaceitável, a morte do marido de Vânia para que assim finalmente eles possam se unir...

Será que Reinaldo irá aceitar... No que irá se tornar a relação entre esses primos? Tudo depende de sua resposta.

Vou ser sincera com vocês, a primeira parte do livro não me cativou nem um pouco, pois os personagens são muito irritantes, chatos e prepotentes. Acabam fazendo coisas idiotas, que nos dias de hoje (que é o tempo em que se passa a história), você não acredita que está acontecendo. Acho que o autor tem muito mais inspiração quando a história começa a ter ação, mostrando a vida do primo na Itália, com temperamento forte, com aventura.
Realmente, achei a segunda parte do livro muito mais gostosa de ler, somente por isso, ele não conseguiu preencher meu coração por completo. Mas confesso que me cativou com sua escrita fácil. Afinal, o que seria de nós se no meio da vida não nos deparássemos com nossos Quase Acaso(s).

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/08/resenha-quase-acaso.html

Vanessa Vieira 17/05/2016

Quase Acaso - André Tressoldi
O livro Quase Acaso, do paranaense André Tressoldi, nos traz uma história instigante e um amor capaz de vencer todas as barreiras, mesmo contando com uma ajudinha extra do destino. Com uma escrita contundente e personagens extremamente humanos - com todos os seus erros e acertos -, a trama surpreende tanto pelas reviravoltas do enredo quanto pela sua narrativa simples e coesa.

Reinaldo, um jovem de origem humilde, resolve tentar a vida na cidade grande. Indo morar junto com sua tia e trabalhando como garçom, ele logo percebe que esse não é o tipo de vida que gostaria de levar e resolve voltar para o interior, onde mergulha de cabeça na faculdade. Em meio a estudos e outras teses, ele se apaixona perdidamente por Vânia, uma garota instigante e por sua vez, bastante misteriosa. Porém, entre os segredos que norteiam a moça, está o fato dela já ter um namorado. Desiludido, Reinaldo resolve desistir deste amor e seguir em frente.

Com o passar dos anos, Reinaldo se torna um profissional de sucesso e um renomado Doutor em Educação, ministrando palestras ao redor do mundo. Porém, nem o tempo e nem todas as transformações que se sucederam em sua vida foram capazes de apagar os seus sentimentos por Vânia.

Quando ele conhece o seu primo distante Giuseppe Fiorentini, um grande mafioso italiano, parece que o destino resolve alavancar a sua história de amor. Giuseppe possui um plano de mestre para ajudar Reinaldo e resolve pô-lo em prática nos mínimos detalhes...

Quase Acaso é um livro intrigante e com um desfecho imprevisível e original. Traçado com várias reflexões a respeito da vida, bem como ao que concerne as suas escolhas e surpresas, o enredo nos conta a trajetória de um jovem de família pobre que sempre teve uma ambição sadia e um grande desejo de vencer na vida. Paralelo à isso, também acompanhamos a história de Giuseppe nas terras italianas, desde a sua infância até os dias atuais, culminando no seu legado no mundo da máfia e todos os espinhos que nortearam o seu caminho e formaram o seu caráter. Narrado em terceira pessoa, de uma forma dinâmica e panorâmica, apresentando com exatidão todos os personagens que compõe a trama, o livro se mostrou uma grata surpresa, além de ter um desfecho surpreendente e mirabolante.

Reinaldo foi uma pessoa que venceu na vida por esforço próprio e isso, por si só, já é uma grande qualidade do personagem. Outra característica a respeito do protagonista que também me chamou bastante a atenção foi o seu carinho e zelo para com os pais em todos os momentos. Quanto a Giuseppe, acompanhamos o esvanecimento da sua pureza juvenil em vista do legado familiar e todo o caminho que ele percorreu até se tornar um grande mafioso. Apesar de sua vida criminosa, é notável algumas das qualidades de seu personagem, entre elas a fidelidade e a comunhão para com a família.

Em síntese, Quase Acaso nos traz uma história repleta de reviravoltas e com um desfecho impressionante. Mais do que o amor obsessivo entre Reinaldo e Vânia, a trama se compõe de estratégias mirabolantes e verdadeiras jogadas de mestre. A capa do livro é simples, porém reflete bem a essência de sua história e a diagramação está favorável, com fonte em bom tamanho e poucos erros de digitação. Não deixo de recomendar =)

site: http://www.newsnessa.com/2016/05/resenha-quase-acaso-andre-tressoldi.html

Ana Paula 26/08/2016

Confesso que tive preconceito com o livro assim que o vi pela quantidade de páginas #soudessas. Sou cria de J.K. e Tolkien, gente, não dá para acreditar de cara que a história vai ser boa e elaborada se ela não é uma bíblia #mejulguem.

Mas o legal é que fui surpreendida, a história é muito bem escrita e super fluida. André Tressoldi conta a história de Reinaldo, um cara do interior do Rio Grande do Sul, tão comum que podia ser eu ou você. Ele sai da cidade dele para tentar a vida na cidade grande, pois estava cansado da rotina que vivia e acreditava que podia mais.

Seus pais eram super simples e tudo que conseguiram na vida veio através de muito suor de Seu Darci e Dona Gema. Entretanto foi trabalhando duro na capital que descobriu que a vida poderia ser diferente se estudasse, pensando assim resolveu voltar para a casa dos pais e estudar firme para fazer o vestibular para Letras.

Foi na faculdade que sua vida mudou, conheceu coisas que seus pais nunca o ensinaram, teve oportunidades que não teria de outra forma e conheceu Vânia, o grande amor de sua vida. Ela era de outro curso, mas o destino quis que se conhecessem em uma palestra.

Parece bem clichê, eu sei, mas o autor consegue dar fluidez a rotina, sim a ROTINA. Eu me pegava querendo ler a história para saber o que ia acontecer com a vida do Reinaldo, gente #comoproceder? E sabe qual é o mais legal? Lá pelo meio da história, depois de contar a ascensão meteórica do protagonista, aparecem novos personagens.

Giuseppe Fiorentini e sua família italiana, que por acaso também é a família de Reinaldo por parte de mãe. Você acompanha parte da vida dele e descobre como o garoto que queria ir para o seminário se torna chefe da máfia. O destino dele e do protagonista acabam se cruzando e eles se tornam grandes amigos.

Não vou dar mais detalhes para não perder a graça, mas esse é exatamente aquele tipo de livro que você lê depois de momentos de tensão, aquele que você não precisa pensar muito. É só acompanhar e deixar o autor te levar para o fim da história. Não tem uma grande trama de ambições e traições é só a história de amor de um cara comum, mas é muito bem feita.

Pelo menos eu terminei de ler com a sensação de que valeu a pena cada página e que agora estou pronta para a próxima leitura com a cabeça fresca. Pode ser que o destino tenha conspirado para eu ler esse livro agora porque eu estava justamente nesse momento de muita pressão e ele caiu como uma luva para esvaziar minha cabeça e me deixar leve. Talvez ele seja bom em momentos de ressaca literária também, sabe quando você não consegue ler nada? Tenta com ele, você não vai precisar de muito esforço e vai ler algo bom.

site: http://www.leitorasempre.com/2016/01/resenha-nacional-quase-acaso-andre.html#more

Liliane 04/01/2023

Livro muito bom!
Adorei a história de Reinaldo, e como o escritor teve um jeito leve e sutil pra cada detalhe do livro, o final foi de certa forma inesperado.