Ler e brincar, tecer e cantar

Ler e brincar, tecer e cantar Yolanda Reyes

Resenhas - Ler e brincar, tecer e cantar

Fer 22/04/2022

Rico
Não se trata de manual, mas de palestras proferidas pela Yolanda? discurso direto sobre a desconstrução do ensino atual de literatura em sala de aula, olhar sensível e atento as construções que as crianças fazem em seu mundo imaginativo e rico (que infelizmente não é valorizado e utilizado no ensino da linguagem e, consequentemente literário); Bombástico a sua última palestra sobre ser escritora e contadora de histórias na Colômbia de ?muitas guerras?. Apesar de pequeno, de não querer que ele acabe, ele é muito rico em tudo que entrega sobre ser agente da literatura, sobre o lugar que a literatura está em nosso cotidiano e tudo que ela agrega, constrói ou desconstrói, permeia, acalenta e, finalmente, abre horizontes ? livro para ler e reler?

Cynthia Lia 25/12/2020

Ler e brincar, tecer e sonhar
Traz questões à cerca da leitura enquanto essência para a vida. Compara a leitura com conversas, sendo essas necessárias à vida e tenta simplificar e tirar o peso da obrigatoriedade de certas leituras, que acabam provocando ainda mais o distanciamento entre os jovens leitores.

Lucinha 23/05/2021

Ler e brincar, tecer e cantar é um livro maravilhoso sobre a área em que desejo me aprofundar no estudo da pedagogia. A Literatura como forma de ensinar as crianças, inclusive com a utilização da imaginação para que cada educando escreva suas próprias histórias.

Yolanda Reyes é uma escritora colombiana que se dedica a escutar as crianças e se torna conhecida como a voz dos pequenos em seu país, um lugar marcado por uma guerra civil , onde as crianças se vêem tendo que lidar com sequestros de seus parentes, amigos e professores.

Um livro muito especial que ensina como a vida pode ser menos pesada quando a codificamos na literatura.

Ramalho 02/07/2021

"Literatura é sobre viver"
Quando falamos sobre escrita, devemos lembrar sempre que existe uma relação muito forte entre a infância e a escrita. escrever é ser criativo e ser criativo é ser criança.
Como dizia Freud o escritor é aquele que não conseguiu crescer e espelha sua infantilidade no fazer da arte. Cria seus próprios mundos, verossimilhantes e os desenvolves como bem querem. É sobre isso que Yolanda Reyes, fala, de forma indiretamente. A infancia e a escrita e o desenvolvimento da literatura nas comunidades. Quando crescemos paramos de dar tanta importância a isso, pois nos sentimos mais conscientes perante ao mundo, mais acordados, e de fato estamos; mas nossos desejos, nossas satisfações não são atendidas por este mundo real e concreto que fantasiamos; e acabamos canalizando nossas paixões em nossos Hobbies, paixões essas que nos lembra do pequeno espaço quente que tínhamos quando eramos crianças; um esporte, uma atividade musical, dança, leitura, coleções; tudo isso faz os adultos "acordar" e sentirem acolhidos como sentiam quando eram crianças.
Ler e escrever não é diferente; Reyes fala sobre a permanência da infância na vida adulta, e como isso é importante, assim como usar a literatura para falar sobre as coisas que as crianças querem falar. Ela não é isso? Mais do que resenhas e crônicas infantis, mas sim bilhetinhos românticos, histórias infantis, revistas em quadrinhos; isso desperta a paixão das crianças e negligenciar isso só faz com que as crianças se afastem da vida criativa e da literatura. Isso é o mais importante das palavras de Reyes.

Elani Araújo 06/09/2020

Leitura necessária.
Apesar de Colombiana, a autora empresta sua experiência ao nosso país. Soa falas de eventos que foram adaptadas e atualizadas. Que falaram não ainda leitura na sala de aula e a importância de mudar a atual realidade, preparando pela biblioteca não ser colocada como única responsável por uma mudança que tem que vir de políticas públicas, bem como a violência e realidade dos alunos e futuros leitores. Você não tem uma com a mesma cabeça que começou. Uma sementinha é plantada.

mappemonde 13/01/2023

eu fiquei profundamente emocionada com os pequenos textos que compõem esse livro da Yolanda Reyes. percebe-se o amor que ela cultiva pela leitura, pela literatura, por pessoas e pela vida que engloba todas essas coisas. lindo, lindo, lindo

Iris 19/04/2022

Sobre literatura, mas que tem tudo a ver com música, porque literatura e música nos levam ao mundo das linguagens.
"...somos adultos e crianças ao mesmo tempo, e prestes a mudar, sempre e mil vezes."

Adriana580 25/02/2024

Livro leve e necessário que traz uma conversa gostosa sobre o "ensino" literatura nas escolas...
" E embora ler literatura não transforme o mundo, pode fazê-lo ao menos mais habitável (...) " p.11