O Código Da Vinci

O Código Da Vinci Dan Brown

Resenhas - O Código Da Vinci

Nina 17/04/2024

QUE ENCHEÇÃO DE LINGUIÇA!
Acho que nunca li um livro tão arrastado como esse, nem sei como aguentei até o final. O autor descreve tanto as coisas que é bem cansativo de ler. A cada capítulo introduz um mistério novo, um por cima do outro, que quando é revelado a gente nem lembra mais o que é! Tem até suas partes interessante mas a maior parte só me pareceu encheção de linguiça. Tudo isso pra no final ter uma mensagem tipo "O verdadeiro Graal são os amigos que fazemos pelo caminho". No final, nada que foi contado ao longo da história teve muita importância. Não condiz com o hype que tem. E esse romance do personagem principal também não faz sentido kkkkk ELE CONHECEU ESSA MULHER NÃO TEM NEM DOIS DIAS! SE MANCA MEU FILHO!!

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Primeiro livro q li do autor, achei interessante o suspense, me fez questionar a veracidade dos dados apresentados, sei que é ficção, mas nunca tinha ouvido falar do santo graal antes desse livro. Esse livro me impressionou bastante.

15/04/2024

O Código da Vinci é o segundo livro da série de Robert Langdon, mas caso você não saiba, os livros dessa série não são uma sequência, você pode lê-los em qualquer ordem. O que todos eles tem em comum é a famosa ?fórmula? do autor, onde muda-se o tema, mudam-se os personagens, mas você claramente consegue perceber que os livros tem a mesma estrutura. E no começo dessa estrutura temos sempre nosso querido professor de Simbologia, Robert Langdon, se metendo em encrencas.

Desta vez, o professor Langdon se encontra em Paris para uma dar uma palestra e em seguida encontrar com Jacques Saunière, curador do Museu do Louvre, a convite do mesmo. Porém, antes do encontro ocorrer, Langdon é procurado pela polícia francesa, pois Saunière havia acabado de ser encontrado morto no museu de uma forma muito suspeita: o assassino deixara o corpo na posição do famoso Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci. Bazu Fache, o chefe da polícia, convida Langdon para ajudar na investigação com seus conhecimentos e simbologia e encontrar alguma pista que o assassino possa ter deixado no cadaver. Ao mesmo tempo, Fache quer manter o professor por perto, tentando de alguma forma faze-lo se entregar, afinal Robert é o maior suspeito de ter cometido o crime!

Neste momento entra em cena, Sophie Neveu, um criptologista da polícia que guarda o segredo de que ela é neta de Jacques Saunière e também que foi orientada por ele a descobrir a verdade com a ajuda de Langdon. Sophie convence o professor de que Bazu Fache tem apenas o objetivo de acusa-lo a qualquer momento do crime e que sua única esperança é contar com a ajuda dela para que ambos possam fugir e ir atrás do assassino por conta própria.

No meio dessa trama, a Opus Dei, uma polêmica ramificação da igreja católica, começa a mexer seus pauzinhos para colocar as mãos em um valioso tesouro antigo, o mesmo tesouro que, aparentemente, a família de Saunière tem escondido por séculos: O Santo Graal! Robert e Sophie partem para as mais diversas regiões europeias onde Leonardo da Vinci deixou pistas que indicam o caminho para este tesouro. Assim segue uma corrida contra o tempo com a polícia francesa e a Opus Dei em seus encalços

Isabela354 12/04/2024

Virei defensora da Maria Madalena
Muito top os trens de simbologia, Cristo, Maria Madalena e tal. O filme é meio nhe, o livro é bem top pra quem gosta de história

DudaSaes 09/04/2024

Só usei das ilustrações kkk
Irei ser breve, e para quem quer realmente saber o que o livro se trata e porque eu dei 5 estrelas: não li o livro e as 5 estrelas vai pro recurso gráfico.

Para os que ficam
Gente, sem tempo e nem um pouco de disposição para realmente comprovar a veracidade da opinião de cada pessoa que fala que esses livros mudaram as suas vidas e são como um xodó (pov: até agora só vi meu pai)
Ou então, comprovar, e ir contra meu pai, sobre a idiotice e bestialidade que o Dan Brown foi capaz de fazer trazendo fatos elaborados somente dentro da cabeça dele e distorcendo todos os outros.
Então, eu humildemente não tenho cacife pra dizer se o enredo, os personagens, a escrita ou sei lá o que, sobre o livro ou Dan Brown.

Mas uma dica pra vcs que também não fazem a mínima pra ler ?O código da Vinci? mas tem por algum acaso essa edição ilustrada na casa de vocês.
Com apoio da professora Mara Amaral pelo canal do YouTube ?Lá vem a professora?, me tornei mais inteligente do que era antes e mais burra do que a normalidade das pessoas que conhecem artes renascentista. Obrigada teacher!

O livro tem realmente o recurso gráfico muito bom; capa dura, as folhas (não sei o tipo específico) é como se fossem de plástico (utilizadas normalmente em livros de artes mesmo) o que facilita o estudo das cores dos quadros/as formas e etc; o tamanho delas dentro do livro também ajuda muito pra quem quer analisar mais detalhadamente e fazer um estudo.

Enfim, enchi meu livro de post its e folhas explicativas do contexto, minibiografias dos pintores, teoria (principalmente no caso da Monalisa), e outras notas mais.

Termino assim minha resenha não tão resenha mas espero que ajude, de alguma forma, alguém.

beatrice.magalhaes 08/04/2024

Não sei como esse é o título mais famoso de Dan Brown :/
Tem alguns anos desde a minha leitura de ?Anjos e Demônios?, mas sinto que a experiência da leitura foi muito diferente de ?O Código Da Vinci?.

Quando eu li sobre a primeira aventura de Robert Langdon fiquei completamente obcecada pela escrita descritiva e minuciosa de Dan Brown. Com ?Anjos e Demônios? passei noites sem dormir, sem conseguir parar de ler (e um pouco assustada também, não vou mentir) e a cada página parecia que as peças iam se encaixando, o que só me deixava mais eufórica para ler.

Em ?Código Da Vinci? as peças pareciam tentar se encaixar e, na verdade, eram de quebra-cabeças diferentes. No momento em que parece que as coisas vão fazer sentido, surge uma nova coisa super simbólica e histórica que só vai ser explicada 200 páginas depois, e, até chegar nessas páginas, você tem vontade de largar. Quando você chega lá, tem uma nova referência para ser descoberta 100 páginas depois.

Apesar dessas críticas, não dou uma nota baixa. As explicações simbólicas e históricas são muito bem feitas e me deixam muito impressionada. Penso muito no estudo do autor para tornar a leitura uma experiência que ultrapassa a barreira da ficção, isso sempre me prende.

Diante de todos esses pontos, não consigo entender como esse é o título mais famoso de Dan Brown. De certa forma, me ?decepcionei?, mas não é um livro ruim, é legal, só não é o melhor.

É o que dizem, né? A fama não é tudo!

Bonkis 08/04/2024

Para esta resenha, estarei separando O Código da Vinci em duas partes: O livro como um Material de entretenimento e como um Material informativo.

Como entretenimento: Esse é um livro de fato pensado como um best-seller. A divisão dos capítulos, a linguagem de fácil acesso e o ritmo da estória realmente instiga o leitor a ler mais e mais. Esse gênero não é exatamente o que eu gosto de ler, mas entendo que quem gosta muito provavelmente vai gostar desse livro também.

Como informação: Essa parte tá longe de ser o meu forte, mas com um pouco de pesquisa podemos concluir a quantidade de erros históricos da obra, algo que chega a ser preocupante pois, mesmo sendo um material de ficção, não podemos descartar que muitas pessoas irão ler (ou assistir) e tratar aquilo como realidade, mais ainda pois no prefácio do livro (ao menos na minha edição) diz que "Todas as descrições de obras de arte, arquitetura, documentos e rituais secretos neste romance corresponde rigorosamente à realidade".

Conclusão: Leia O Código da Vinci tendo em mente que é um material de ficção, e não se esqueça de ao terminar de ler tratar de ao menos ver algum vídeo que ajude a entender sobre as questões históricas que foram apresentadas.

bia 07/04/2024

O código da Vinci
Eu adoro quando o livro tem conhecimentos e não é só ficção. Sinto que a leitura é bem mais produtiva pq além de fazer algo que eu gosto, eu estou estudando. E tem bastante desses conhecimentos no livro "O código da Vinci ". No entanto, fiquei meio decepcionada pq pela pesquisa que fiz, nem todos são fatos, alguns estão fora de contexto - segundo alguns sites. Outros são fatos. De qualquer forma, gostei bastante da leitura e do conhecimento que adquiri com ela. Recomendo muito. To doida pra ver o filme e comparar tudo

Sofi_lindinha 07/04/2024

O Código da Vinci
Na moral, que livro bom... e dessa vez acho que bati meu recorde, mais de 170 páginas lidas em um dia só, já que ia começar a faculdade e provavelmente só vou ler outro livro por vontade própria daqui 6 anos kkkkk
Mas enfim, foi uma leitura muuuuito gostosa e cativante, cada capítulo que passava eu ficava mais curiosa pra saber o final da história, personagens completos e uma reviravolta descolada, e o melhor de tudo é que eu acho que não ficaram pontas soltas, pelo menos essa é a sensação que eu tenho agora que acabei de ler.
Ansiosa pra ver o filme agora.

Ellen 07/04/2024

Amei o início mas depois..
Tudo nesse livro ocorreu em 2 dias! Em APENAS 2 dias! Chegou um momento q a linha de acontecimentos ficou cansativa e cogitei em até parar de ler. Todavia, continuei em memória ao início do livro, pois a forma que o autor apresentou os personagens foi muito natural, sem contar a narrativa, sempre tinha algo novo pra se descobrir e parecia q eu tava vendo um filme do Indiana Jones, juro! Dou 3 estrelas, é isso bjss

Belathomaz 06/04/2024

Não gostei
Não gostei da história em si? algumas partes são interessantes e nos faz duvidar se a história de Maria Madalena é realmente real ou não. Já em outras partes, achei a leitura cansativa, não fez o meu estilo

Caroline 05/04/2024

Mexeu com meu ponto fraco
Arrisco a dizer que Dan Brown deveria ser leitura obrigatória para aqueles que amam ler e principalmente para aqueles que amam teorias. O condigo da Vinci de longe é um dos meus favoritos, crescer na família que eu cresci sendo filha de um dos membros da maçonaria que desde criança ouve enumeras histórias sobre a igreja e sobre o mundo, o livro da vida a questões e teorias que dar um sentido e gosto de ler? Obrigada Dan você me trouxe um sentimento de conforto e nostalgia ??

Pedro2906 31/03/2024

Livro maravilhoso
A história é sensacional e se não o único livro a ler que ter assistido ao filme antes não atrapalhou em nada a leitura. Pelo contrário, só agregou. Para ver como é perfeita.

enaian 30/03/2024

Da primeira à última página
Eu não li esse livro, eu o devorei. Uma leitura muito fluída que realmente me prendeu do início ao fim. Parar de ler é como terminar de ver um episódio de uma série e ficar ansioso pelo próximo episódio. Me fascinou demais e me tirou da ressaca literária. Com toda a certeza irei atrás de conhecer as outras obras do autor.