KeityBarros - UniversosDePapel 01/07/2022
UM SEGREDO QUE ATRAVESSA SÉCULOS ESTÁ AMEAÇADO!
Uma conspiração internacional e que atravessa séculos. A descoberta histórica mais impactante de todos os tempos, pode estar prestes a cair nas mãos erradas.
Essa é a premissa que permeia o livro.
Quando é acusado de um crime que não cometeu, Robert Langdon, o renomado professor de simbologia de Harvard se une à criptóloga da polícia francesa, Sophie Neveu, para juntos tentarem desvendar as complexas peças do quebra cabeças capaz de inocentá-lo e de encontrar e proteger o segredo que pode abalar o mundo.
A narrativa é ágil e dinâmica, enquanto a dupla precisa escapar da polícia, fazer viagens internacionais clandestinas e manter a vida a salvo de perigosos assassinos ao longo das 24 horas (aproximadamente) que o livro narra.
Ainda assim, confesso que a história mirabolante demais não funcionou tão bem assim pra mim. A maneira como o autor encontrava uma teoria da conspiração em cada esquina, em cada detalhe aparentemente insignificante, e em cada livro, peça de arte e monumento histórico, me cansavam um pouco. Sabe quando a gente lê e já pensa "ah vá..."?! rs
Algumas "Grandes Revelações" do enredo, foram bem previsíveis para mim. Não sei se o autor não soube trabalhar tão bem com os suspenses, ou se sou eu que estou aprimorando muito as minhas capacidades dedutivas com tanta Aghata Christie que ando lendo. ?
O fato é que pouco depois da metade do livro eu já não tinha dúvidas da identidade oculta do grande vilão, e posso provar: quem acompanha as minhas postagens aqui no Skoob, viu que em 70% da leitura, pra mim já era tão óbvio quem era o tal Mestre do mal, que se no final fosse outra pessoa, isso sim seria um plotwist, e o grande momento da revelação acabou não sendo nem um pouquinho surpreendente pra mim!
Além disso, a quantidade de inconsistências historico-culturais abordadas, me incomodavam bastante. Sei que a proposta do livro não é acadêmica. É puro entretenimento, claro! Mas a partir do momento que o autor cria um historiador, professor de Harvard como protagonista de seu livro, e decide brincar tanto com fatos históricos no meio da sua ficção, era de se esperar que fosse um pouquinho mais cuidadoso nesse aspecto.
É um livro legal. Distrai bem e não tem barriga. É bem dinâmico. Mas não posso dizer que mudou minha vida. Nem ao menos entrou para a minha lista de favoritos. Provavelmente, daqui há alguns meses, já terei esquecido de praticamente tudo.
Não desgostei, mas está longe de ser minha primeira indicação.
Enfim.... É um livro "Ok".
Ig: @KeityBarros-UniversosDePapel
Insta: @universosdepapel_