O Código Da Vinci

O Código Da Vinci Dan Brown

Resenhas - O Código Da Vinci

Marcos Bassini 20/02/2009

Malandragem
1- Nada de estilo, escreva fácil: não esqueça q o Homer Simpson pode querer ler você;

2 Faça como a Madonna: escolha um tema bem polêmico, tipo sexo, política ou religião;

3 Termine o capítulo sem dizer o q aconteceu, só dê a resposta dois capítulos depois e repita a malandragem no capítulo seguinte...ei, tá fazendo o q, aí? Vai lá virar best-seller!
Graça 22/02/2009minha estante
Espirituosa, deliciosa, amei esta resenha, não lí o livro, nem vou ler, mas não esqueço a resenha.

Luisa 22/02/2009minha estante
Penso dessa forma também, mas esse livro tem tantos defensores...

Claire Scorzi 26/11/2009minha estante
Também não li - e precisa?? - mas digo o mesmo: adorei sua resenha! Os pontos 1 e 2 estão na ordem do dia - é só folhear 90% dos livros recém-lançados. Eu tenho feito isso(vou muito a livrarias), e é incrível como a maioria se parece... conspiração; algo relacionado a: 1) Bíblia; 2) Igreja católica; 3) sociedades secretas. Tudo igual, tudo igual...

Jonara 05/04/2010minha estante
Resenha perfeita!

Jonathan R. 21/11/2010minha estante
O livro não é tão simples assim.

De fato esses pontos garantem um best-seller, mas "O Código da Vinci" é mais do que somente polêmica e suspense no final do capítulo; é uma passo inicial para um mundo mais profundo da arte, afinal, quem não fica tentado a conhecer todas aquelas referências que Dan Brown faz no livro?
Todos tem que começar a gostar de literatura, simbologia ou arquitetura por alguma obra e essa promove exatamente isso. Exigir que todos os livros do mundo fossem teses profundas e complexas sobre o tema tratado é o mesmo que afirmar que se todos escrevessem como os autores clássicos, haveriam mais leitores no mundo, o que, obviamente, é ridículo.

A obra não pode ser destoante de seu público.

TALI 13/03/2011minha estante
HAHAHAHAH
entao escreva um best-seller!!!!

DISCORDO PLENAMENTE, APESAR DE SER UM LIVRO QUE.. OU AMAM OU ODEIAM!!

Beahnany 20/03/2011minha estante
Bom ... ainda assim acho que vou ler...
não custa nada neh...

Bruna 31/03/2011minha estante
Fiquei bastante intrigada com o que o autor falou, até pensei se aquilo seria verdade! Aliás, é ou não é? Nos faz pensar mesmo que nao seja verdade se não estamo sendo enganados desde MUITO tempo

Mari Montilha 02/04/2011minha estante
O resumo mais digno que eu já li desse livro.

Ricardo_PA 04/04/2011minha estante
Se fosse tão simples assim, o autor da resenha também estaria milionário de tanto escrever best-sellers! Resenha patética, não se deixem influenciar. A quem não leu o livro e está na dúvida, aproveite que muita gente tem, peça emprestado e leia!

Marcos Bassini 06/04/2011minha estante
Esse Ricardo aí deve ser concunhado do Dan Brown, né não? :D

João Gomes 15/04/2011minha estante
Resenha perfeita!
Eu não vejo o que tanto as pessoas veêm nesse escritor.
Escrever um Best Seller não é fácil, mas escrever porcaria como esta é facílimo.
Concordo com tudo que ele disse e comparou e adorei a resenha.
Não li, não vou ler e não recomendo.

Maia 27/05/2011minha estante
Descordo absolutamente.
Adorei o livro. Assim como todos os de Dan Brown.
Ele consegue prender você do início ao fim, e não se trata de um "baseado em fatos reais", é um livro, com uma história inventada,criada, assim como a maioria dos livros do mundo inteiro...ele só escolheu um tema que pede muita inteligência e criatividade para ser abordado,tanto do escritor como do leitor, qualidades que sobram em Dan Brown.

Gláucia 27/05/2011minha estante
Oi Marcos.
Eu gostei muito do livro mas confesso que seu comentário é pertinente.
Afinal, quem nunca leu apenas por entretenimento que atire a primeira pedra.

jgskin 03/06/2011minha estante
Disse tudo!

leandro 20/07/2011minha estante
Concordo. Não é literatura de formação, mas na falta de algo melhor para fazer, compensa.
Levanta certas questões interessantes, mas a ponderação sempre fica na superfície, e tudo dá certo... Os personagens são rasos, o que salva é o pano de fundo. Parece que assistiu muito Indiana Jones...

diesouza 03/09/2011minha estante
João Felipe
"mas escrever porcaria como esta é facílimo."
Escreve um e fica rico então...

Camile 02/11/2011minha estante
Gostei do livro. De seu comentário então! Talvez é essa a pitada de humor que falta a Dan.

Ysa Mol 04/11/2011minha estante
Eu adoro esse livro,mas adorei também sua resenha.
O livro tem um bom enredo,mas os pontos que você abordou são veridicos.Além de que o livro tem alguns erros históricos e talz...

Thais 19/11/2011minha estante
Como é que a pessoa diz que o livro é ruim baseado em uma resenha de 4 linhas? ¬¬

Enigma 08/12/2011minha estante
O livro é bom e bem pesquisado, estive em alguns lugares citados nele e a descrição é bem montada o que já é um bom mérito para o autor. A estória é fictícia, não sei pq as pessoas procuram veracidade nela.Sobre as organizações há livros e livros a respeito. E entre a resenha ou o livro, prefiro o livro.

Gubez 05/02/2012minha estante
Concordo com a resenha. Mas comercialmente funciona... além do fato que muitas pessoas iniciam sua jornada literária por livros como este.
Ainda assim consegue ser empolgante o suficiente para que todos estejamos aqui falando (bem ou mal) sobre ele.

Deby 10/02/2012minha estante
Eu li esse livro quando foi lançado mas agora ia fazer uma resenha dizendo:"...tinha adorado o livro na época,mas acho que ter visto o filme desconstruiu o mito.Não gosto mais".Aí li sua resenha e notei que é isso.É isso aí mesmo.O livro é uma malandragem (risos) e eu caí.

Alvarofsj 23/02/2012minha estante
Falou, falou, mas fez exatamente o que você crucificou na sua "resenha", tocou na ferida dos outros pra ter seus quinze minutos de fama. Ja conseguiu campeão, só falta ser best-seller de resenha de quatro linhas agora!

Marcos Bassini 23/02/2012minha estante
Pô, Álvaro, que eu saiba resenha não deixa nem resenhista profissional famoso...

Ana 08/03/2012minha estante
Se vc tem a fórmula do sucesso pra escrever um best seller, o que está fazendo ainda no anonimato, fadado a perder preciosos minutos de sua vida criticando trabalhos alheios?

Marcos Bassini 09/03/2012minha estante
Ah, infelizmente me falta talento pra escrever algo maior que uma resenha ; )

Neilon Márcio - 29/03/2012minha estante
Olá Pessoal! Aproveitando espaço neste debate que tal vocês darem uma olhada na obra do autor amazonense O Guardiao do Graal?
Em meu blog http://escritor-neilonmarcio.blogspot.com poderão ler um trechinho da obra.
Abraços

Rtarroyo 04/04/2012minha estante
Como uma luva.

Tao 15/04/2012minha estante
pois é, e deu certo. ele conseguiu atingir o objetivo dele, não?!!!

GPSLopes 22/04/2012minha estante
O ótimo de uma resenha polêmica são os comentários construtivos em conjunto que ela gera.

Patricia 28/04/2012minha estante
Perfeito! E o Dan Brown só conseguiu acertar a receita na terceira tentativa. Mas mesmo assim gostei muito do livro. Os dois primeiros são meia-boca.

Cynthia 03/05/2012minha estante
Bem isso mesmo. Muito fraco, desisiti quase na metade, ja estava me torturando, empurrando o livro.
O filme veio pior ainda.

Beth 15/05/2012minha estante
O que você disse foi sintético e perfeito.
E que venham os "talifãns" te achincalhar!

Luisa 23/05/2012minha estante
Gostei..é por aí mesmo..acrescente um criatividade bem grande e uma pesquisa bem profunda sobre o tema.. eu adorei !!!! pra mim caiu muito bem..rsrs

Camila VF 01/08/2012minha estante
Pra mim é ótimo,o livro como já disseram nos outros comentários não se trata de um "baseado em fatos reais",mas te faz pensar sim na hipótese que a igreja católica manipulou e manipula as pessoas até hoje.A maioria das pessoas tem medo de descobrir que alguns pontos do livro podem ser realmente verdade,descobrir que a Igreja não é tão santa como eles querem acreditar e por isso criticam e nem se quer se dão ao trabalho de ler o livro.Concordo muito com o comentário do Jonathan R. O tema é polêmico sim,mas se ninguém abordar temas polêmicos,o que será do mundo?Um bando de alienados que acreditam em tudo que mandam?

Carol 06/08/2012minha estante
Quem falou que não leu ai já perde todo o respeito, criticar sobre o que nem sequer leu é... enfim, deixa pra lá! Também nem acabei de ler ainda e to aqui dando pitaco, mas é que eu não entendo quem foi que teve a ideia de que todo livro deve ser "literatura de alto nível", o objetivo de um livro é ter algo que faça as pessoas gostarem de ler ele. Alguns livros você lê porque te fazem pensar, outros porque te encantam de tão bem escritos e outros porque são simplesmente interessantes, te distraem e te divertem.

Só não acho que vale tirar o mérito do livro, essa receitinha aí é a mais antiga de todas e se fosse só segui-la todo livro viraria Best-Seller... Não to nem defendendo o livro, como disse, nem acabei de ler, só acho que isso aqui dificilmente é uma resenha. Aliás, dificilmente é uma opinião sobre o livro, tá mais pra uma criticazinha genérica pra Best-Sellers mesmo, tá valendo, só espero que ninguem desanime de ler o livro só por esses 3 itenzinhos aí. Não sei qual será a minha opinião depois, mas até agora eu estou me divertindo!

Rob 22/08/2012minha estante
Toda vez que minhas amigas pedem indicação de livros eu falo: "Leia O Código da Vinci, você nunca mais vai ser a mesma!" porque foi exatamente isso que aconteceu comigo. Eu tenho um certo "tesão" por esse livro porque enquanto estava lendo a única coisa que passava na minha cabeça é: "Pra mim, o que é Deus? E será que ele existe mesmo?"

anatomiadolivro 24/08/2012minha estante
E o que você está esperando para virar um best-seller? Porque ninguém mais conseguiu?

Wellington 01/09/2012minha estante
Nossa como você é inteligente... Fale me mais sobre os seus livros que se tornaram Best-seller '-'

Kassio 26/09/2012minha estante
Quantas mentes você acha que se abriram com essa leitura? Pense nisso, pode ser esse ponto positivo que resume essa bela obra.

Marcos Bassini 26/09/2012minha estante
Poxa, como vcs são crueis...

A.G. Sacra 03/10/2012minha estante
Nossa...como leitores de Dan Brown se acham...tsc-tsc
Um escritor medíocre, sensacionalista, sem alma, sem estilo...
E outra, o amigo ali embaixo disse "Quantas mentes você acha que se abriram com essa leitura? "...Acho que eu definiria assim: "QUANTAS MENTES VOCÊ ACHA QUE FORAM MANIPULADAS COM ESSA LEITURA?"
Cara, é tão pobre o nível de conhecimento literário nesse século que eu não sei se me condoo ou se sinto raiva de pessoas que se deixam levar por essa máfia da indústria literária!

Wilziele 03/10/2012minha estante
Quem critica tanto é porque se sentiu ofendido com o livro.
O livro é muito bom, e se você não gostou, tudo bem! Mas não seja mal educado ao critica-lo.

Kassio 04/10/2012minha estante
Marcos, porque não usa essa mesma fórmula e fica milionário, já que você desvendou toda a "farsa" de Dan Brown.
A.G. Sacra, pare de dizer besteiras meu caro e vá assistir sua Rede Globo ou votar no PT, sei lá e deixe a liberdade de expressão para quem à aprecia. Quem dera se realmente uma quantidade grande de mentes fossem manipuladas lendo Dan Brown, pelo menos não seriam manipuladas pela mídia ou sua igreja de merda!

Kassio 04/10/2012minha estante
Malandragem (Como fazer uma resenha de 44 comentários):
1 - Ataque, pois nunca se consegue chamar a atenção se "defendendo";

2 - Faça como o Dan Brown: escolha um livro polêmico e que tenha deixado "um mundo" de leitores satisfeitos e pensantes;

3 - Coloque alguns puxa sacos de plantão para comentar, pois para uns caras xingarem tanto outras pessoas assim que nem conhecem só para defender a opinião de OUTRO é muita coisa né... rsrs.

Mas Fortaleza Digital e Simbolo Perdido são melhores, o primeiro um ótimo livro! ^^

CaioOlv 26/12/2012minha estante
legal a coragem de criticar um best-seller,
particularmente acho apenas um bom passatempo.
O livro realmente se utiliza de uma formula meio "hollywoodiana" mas não é por isso que qualquer conseguria escrever um best-seller.

Jess 16/01/2013minha estante
Depois de ler os comentários do seu comentário (pois não chega a ser uma resenha), o que me parece é que a maioria das pessoas que concordam ao menos leram o livro, o que é, absolutamente, ridículo. Não é porque é uma leitura fácil que o livro deixa de ser bom. Nem todos os escritores precisam escrever como Machado de Assis. Escrever difícil não é sinônimo de escrever bem. Assuntos polêmicos precisam ser discutido pela sociedade, caso contrário, todos nós seríamos um bando de alienados, assistindo BBB e seguindo qualquer informação que nos fosse dada. Religião é algo ainda mais importante. E Dan Brown trata do assunto com genialidade. Para finalizar, terminar o capítulo sem dizer o que aconteceu faz parte do suspense. Se a sua intenção não era ler um suspense nem deveria ter iniciado a leitura. Espero que as pessoas que estão em busca de resenhas e tentando decidir se compram ou não o livro não sejam afetadas por tal comentário. Eu sempre recomendo esse livro para quem for.

pamelabenatti 10/02/2013minha estante
Esse é um livro que tem mais do que se lê. Pra mim pelo menos foi a porta de abertura para um mundo de descobertas, foi o livro que me fez "acordar" para a realidade e deixar de ser manipulada e alienada, e vejo e leio livros de historiadores que refutam muitas das historias "fictícia" do livro, respeito a opinião de quem não gostou, mas chamar de Alienado aqueles que leram o livro e gostaram é absurda.

alienado
adj alienado, alienada [alie'nadu, alie'nad?]
1 que foi cedido ou vendido
A propriedade foi alienada aos vizinhos.
2 afastado da realidade
S.m. Pessoa que não toma conhecimento dos problemas sociais e não tem consciência dos seus direitos.
Ele está alienado do mundo.
subst alienado, alienada pessoa que sofre de doença mental
um alienado mental.

Seguir a massa desde que seja por livre e espontânea vontade, não é ser alienado, gostar do que todos gostam não é ser alienado!

ThaTha 04/03/2013minha estante
Já que você tem a receita, por que não escreve um e fica rico?

Felipe 17/04/2013minha estante
Concordo perfeitamente e faço algumas ressalvas:i. grandes escritores não precisam de receitas de sucesso para atrair o interesse do leitor,ii. A crítica literária não é uma tarefa para ser feita por autores, mas por leitores; iii. Quem gosta de ser imbecilizado, certamente deve ter adorado este autor de Best Sellers...abs!

Amadeu.Paes 06/05/2013minha estante
Eu comprei o Código da Vinci em 2006 e no final acabei lendo só em 2012, por causa desses comentários de que é ruim, que é um embuste e etc.

Acabei lendo e não achei esse horror todo e tampouco achei esse livro tão cabeça a ponto de mudar a minha perpectiva de vida.

É um bom passatempo.

gabriela z 11/05/2013minha estante
Não li o livro, mas adorei a resenha! Tenho certeza que esse livro é uma perda de tempo! Você viu o que o Salman Rushdie falou desse lixo: É por essas e outras que eu amo o Salman Rushdie! Excelente!!!

?Do not start me on The Da Vinci Code ... a novel so bad that it gives bad novels a bad name."

(Discussion at Woodruff Auditorium in Lawrence, KS; October 7, 2005.)?
? Salman Rushdie

Roberto 13/05/2013minha estante
1- Não é porque o livro é fácil de ler que é ruim.

2 - Um tema polêmico, desperta curiosidade para qualquer pessoa pesquisar e ir atrás de mais informações, quem não gosta é porque sentiu-se ofendido pelo que estava escrito no livro, isso não é uma regra é claro.

3 - Terminar o capitulo sem dizer o que aconteceu é sensacional, provoca a leitura, ainda mais em livros de suspense. Dan Brown consegue contar uma história, mostrando o que está acontecendo em dois ou três lugares diferentes, acredito que isso seja muito bom para a leitura.

Sem contar que o livro não é simples, tem muita pesquisa, sobre arte, simbologia, teorias.

Não quer dizer que essas coisas aconteceram, mas quem sabe...

É um leitura envolvente, uma ótima distração, agora tenho ver comentário como "não li o livro e nem vou ler", "Quem gosta de ser imbecilizado, certamente deve ter adorado..." bem...são comentário ridículos.

Marco 03/06/2013minha estante
O facebook criou uma nova raça de "leitores" Haters de Dan Brown.

Eli 17/06/2013minha estante
Livro simplesmente sensacional! Prende a atenção, faz com que queiramos lê-lo até o final, sem parar.

smadjpos 14/07/2013minha estante
Não botava é nas suas palavras antes de ler o livro, mas, agora, concordo com você, amigo. Esse deve ser o livro mais superestimado da história.

Mari 20/07/2013minha estante
Eu adorei esse livro! As pessoas que estão em dúvida, leiam! Não sejam maria-vai-com-as-outras! Para descobrir se o livro é do seu gosto, temos que ler! Daí depois poderemos comentar se foi bom ou ruim. Só porque um ou dois falam um monte de besteira boca afora, não quer dizer que seja ruim! E essas pessoas que falam mal do livro, que vá ler um livro de Direito ou Administração, é bem complexo! Ótimo pra ver que é inteligente ou não!

Jeferson.Autoperfo 26/07/2013minha estante
O jeito é rir pra não chorar, pois a ignorância desse mundo vai além da imaginação...

Iã Felipe 02/08/2013minha estante
Esse livro é realmente um lixo, não percam tempo.

JEFF 01/11/2013minha estante
Não se pode negar: dan brown faz muito bem o que se propõe: entreter. Se quiserem algo denso, vão ler freud ou kafka.

Grazi 01/12/2013minha estante
A única explicação que encontro para os que não gostaram desta obra é de que, provavelmente, essas pessoas já estejam alienadas pelas ideias da igreja e se neguem a aceitar o que foi mostrado no livro. E não. Não tenho nenhum preconceito com qualquer religião. O que me repudia é o fanatismo de alguns, que não se deixam enxergar o que está bem à frente de seu nariz. Afinal, nada em excesso é bom, não é?

O livro é incrível! Traz um tema bastante intrigante e polêmico e nos faz enxergar as coisas de forma totalmente diferente, atraindo nossa atenção do 1º ao último parágrafo.

Weronica 17/12/2013minha estante
Discordo do seu comentário.

O Código da Vinci não veio para convencer ninguém, no mínimo, para ensinar a QUESTIONAR.
Amo teologia, símbolos, História, esse livro aguçou mais ainda minha curiosidade.
Nem vou discutir a opinião de quem critica e nem leu ou terminou de ler o livro...
Gosto é que nem nariz não é? Leia e tire suas próprias conclusões, mas que sejam SUAS!!!

Nathan 07/02/2014minha estante
Mostre-me o seu best-seller então.

Gabriela 23/05/2014minha estante
Uau! Você é demais hein cara! Descobriu o segredo secreto dos best-sellers. Caracas! Por que você ainda está perdendo essa sua incrível inteligência em uma "resenha" e não em um best-seller que lhe dê tanto dinheiro quanto o Dan Brown ganhou com esse "livrinho meia-boca"? Poupe-nos!
Para quem ainda não leu, é um livro muito bom, que cumpre com a proposta de entretenimento e acréscimo de conhecimento histórico, mas principalmente de entreter.

Diego 20/07/2014minha estante
FILHO DA PUTA TU RESUMIU TODOS OS LIVROS DO DAN BROWN!

Daniel Vieira 27/08/2014minha estante
Jura? Conte-me mais sobre os seus best-sellers, já que você é especialista no assunto.

Mesmo que o Dan Brown use uma mesma linha de escrita para todos seus livros, ele é um dos poucos escritores que conseguem prender a atenção do leitor do inicio ao fim.

psykloz 05/10/2014minha estante
O engraçado do desencadeamento de comentários nessa "resenha" é que você consegue, em suma, fazer um breve resumo da escrita coerente e visão de crescimento de quem discordou desse Marcos e da falta de argumentação, opinião e excesso de estagnação dos quais concordaram.

Além do mais, um cara que não consegue se conter no excesso de abreviações de palavras nem para escrever a opinião sobre um livro que leu, muito é de se julgar o senso crítico e intelectual, o mesmo o qual utilizou para escrever.

Esses comentários generalizantes a respeito de livro e de filme me dão extremo nojo. Essa atitude de acreditar que ter conhecimento da tal "regra geral" que dita algo ser bom ou ruim é a prova, por si só, da total incapacidade de criticar uma obra.

Não sei se sinto mais pena do Marcos por achar que mostrar essa desinteligência é bonito (quando na verdade é humilhante), ou se das pessoas que leram, concordaram, curtiram e comentaram a favor dessa opinião vaga. Porque uma coisa é você ser incoerente sozinho e falar o que pensa de modo descabido. Outra coisa é você estar tão vazio e desprovido de bom senso que chega a se inspirar na falta de raciocínio de outro alguém.

Jéssica R.R. 13/11/2014minha estante
O melhor da resenha é o próprio resenhista, Marcos Bassini, que ainda responde despreocupadamente um exército desgastante e repetitivo que ora apenas diz "(...) Por que não faz um livro então?" ou ora se perde em discursos "intelectuais" e anti-opinião alheia. (Será que alguém aqui parou para pensar que certos argumentos "contra" a resenha também são válidos para os comentários?)
Embora haja sempre prós e contras com bom senso, glória por isto, e eu também acredite que possa acontecer algum "calor do debate" nesses comentários, é incrível notar como algumas pessoas ainda se coçam tão fortemente com coisas tão pequenas.

V 26/11/2014minha estante
Gostei muito do livro, mas não pude deixar de rir com seu comentário; genial! HAHAH

Igor 01/12/2014minha estante
Uma resenha totalmente desnecessária, ainda bem que aqui qualquer expressa sua opinião da sua forma, por mais idiota que seja ;)

Agda 28/12/2014minha estante
resenha interessante, mas o que eu acho "sem noção" é que algumas pessoas levam o livro para o lado pessoal. É só um livro!

Gabi 20/04/2015minha estante
UM DOS MELHORES LIVROS, SEM MAIS.

@garotadeleituras 08/11/2015minha estante
Terminado a leitura e só posso dizer que concordo plenamente. Resenha super digna!!!

Luis.Otavio 10/02/2016minha estante
Perfeito. Só errou na referência à Madonna. Madonna pode ter alguns (ou muitos) erros na carreira, mas de forma nenhuma é descartável como Dan Brown.

Pcpo 22/02/2016minha estante
Realmente ele tem uma certa fórmula de escrita e eu entendo perfeitamente quem a critica, embora eu não veja mal algum nela, se a obra é bem feita, que é o caso desta... Porém, percebe-se claramente que a grande parte dos 'odiadores' simplesmente estão ofendidos pelo conteúdo da obra. Se vocês não concordam com as ideias dele, ok, ninguém é obrigado, mas não precisa desmerecer o trabalho dele com tanto ódio. Bem, apesar dos defeitos, gosto muito do livro, e sim, muitas das informações trazidas nele são verídicas, inclusive algumas pertinentes à religião católica. Se você não quer aceitar, isso é problema seu e não de Dan Brown.

Geo_Costta 01/04/2016minha estante
Apesar de tudo,eu achei o começo do livro bem legal,mas depois da metade vai ficando chatooo,me falaram que não era tão bom como falavam,mas eu quis tentar, me arrependir

José 06/04/2016minha estante
Comentário mais lido que o próprio livro

Rosângela S. Morais 11/08/2017minha estante
Li o Livro e confesso que está entre os melhores que já li (e não sou leitora de best-seller's, prefiro os clássicos).
De fato, tudo o que foi citado são características da obra, mas não é só isso.... A genialidade criativa do autor me impressionou (falo por essa obra, que foi a única que li do Brown); as tramas bem amarradas e têm nexo, não é mera fantasia solta. Além do mais, a obra revela que o autor teve que pesquisar muito sobre o tema para consolidar sua história.

Vitor.Hofstetter 30/09/2018minha estante
Tudo que você é 100% verdade e eu concordo. Nada disso é empecilho para ser excelente, principalmente para leitores iniciantes.

Chimango 30/09/2019minha estante
Comecei a ler esse livro e me sentindo culpada por não gostar, quase 5 dias e não consigo passar de 50 páginas, me sentir aliviada com sua resenha rsrs

ReHidalgo 24/02/2020minha estante
Respeito sua opinião, mas existe um trabalho de pesquisa muito bem elaborado nessa obra. Nada fácil. Fascinante, sim.

rcividanes 17/03/2020minha estante
Leia 50 tons de cinza. Aquilo sim é literatura para Homer Simpson

Vekah Skarts 05/04/2020minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK

Muradz 27/04/2020minha estante
Amigão, se é tão fácil assim escrever um best seller, então, por favor, escreva um e publique! Por que não?

SrSaraiva 03/06/2020minha estante
Extremamente patético o comentário e os apoiadores deste. Só as descrições do autor já merecem respeito. É muito fácil criticar e não fazer nada de útil, se escondendo por trás de um aparelho eletrônico. Mas conte-me mais sobre seu currículo Lattes, livros publicados, ou até mesmo obras de referência que você leu, seu ser humaninho brilhante.

Dany Siviero 02/07/2020minha estante
Absolutamente limitado o seu comentário. Ficou claro que nem se deu ao trabalho de entender a história. Lamentável.....

Wellington_neto 03/07/2020minha estante
Eu pelo contrário adorei o livro... o estilo de escrita "difícil" se caracteriza muito bem ao tema que é misterio juntamente com outro ponto criticado por você que é a continuação do enredo em capítulos posteriores formam um best-seller ?

Alice.Rayane 15/08/2020minha estante
Não é qualquer pessoa que desenvolve uma estrutura textual bem detalhada e completamente arquitetada como o Dan Brown não, sinto lhes dizer. Não conheço nenhum best-seller seu...

Laura.Marques 14/09/2020minha estante
Esse livro é tão maravilhoso, não acredito no que to lendo

Bruno 25/10/2020minha estante
Literatura deve ser popular, meu caro. É desejável que ela atinja a muitos. Essa perspectiva arrogante, prepotente, distamcia as pessoas de livros, forma ignorantes. Felizmente é uma perspectiva ultrapassado, salvo uns poucos leitores com autoproclamadas virtudes por aí. No aguardo do seu próprio best-seller.

Gustavo.Martyns 07/11/2020minha estante
Primeira vez que li pensei que Dan Brown era um analfabeto funcional mas depois de ler outras obras vi que é só malandro mesmo. Boa nota.

Marcia 03/03/2021minha estante
É leitura. Não é literatura. Mas pode despertar nosso interesse sobre obras de arte clássicas e, quem sabe, ampliar nossos interesses e cultura.

Eukaua 08/05/2021minha estante
Tô indo ler mesmo assim pois o único crítico que importa pra mim sou eu mesmo ?

Yan 11/05/2021minha estante
então faça! de fato, esse são pontos que garantem um livro de sucesso, mas nunca um autor me prendeu tanto e me trouxe tanta informação e estudo ao ponto de eu questionar se algo desse tipo poderia ser verdade

Dos guri 30/05/2021minha estante
Como eu leio

Yan 31/05/2021minha estante
certeza que esse lê classicos e se sente maior por isso

Mel 02/06/2021minha estante
Como faço pra ler? Sou nova no aplicativo

Pedro.Fraga 03/06/2021minha estante
E mais uma vez a pessoa que julga um livro por ser best-seller. Se todo livro tivesse que ser uma tese científica a leitura não seria um refúgio da realidade :/

Gabriel.Farias 11/06/2021minha estante
Discordo!

Joao.Pedro 20/06/2021minha estante
Concordo!! kkkk

Cris 03/07/2021minha estante
Quem é religioso deve ter odiado msm o livro...

Leti 29/07/2021minha estante
Pera lá, esse livro é mto inteligente

Beatriz Novais 12/09/2021minha estante
Escreve um então já que É tão fácil

Daniel Vieira 08/11/2021minha estante
Cadê o seu best-seller ?

let.warnette 01/05/2022minha estante
escreve um então ué

Alex 03/07/2022minha estante
Uma coisa eu digo, só li a divina comédia por conta do livro "inferno" do mesmo autor.

AfrAnio.Soares 03/09/2022minha estante
Livro muito bom! Um desfecho enigmático incrível. Surpreendeu bastante fato de que toda história levou apenas um dia para ocorrer. Deixou desejar no romance, que não teve um desfecho claro.

VinAcius 08/02/2023minha estante
Escreve um bestseller então pô

Josiane74 02/04/2023minha estante
Faz melhor mona

RubiaBorges 23/04/2023minha estante
Livro maravilhoso, te prende do início ao fim! ?

tofsaint 20/09/2023minha estante
a gente sabe muito bem o que te incomodou... ?

Michel145 24/11/2023minha estante
Vou começa a ler agora primeira vez na vida . Já comecei com pé direito ?

Clio0 01/01/2013

Vamos ao ponto: desperdício de tempo e dinheiro.

Demorei muito tempo para fazer a resenha desse livro porque não tinha ideia de como fazer uma resenha sobre o nada. Pois isso é o que esse livro é: nada.

Nada de história, nada de clímax, nada de personagens empáticos, nada de razão para ler. Se você quer uma aula de história fajuta misturada com teorias polêmicas, te recomendo o Wikipedia.

Isso não é ser intransigente, infelizmente isso é tudo a que se resume o maior sucesso literário de Dan Brown.

Não estou levando em consideração o fato de que ele é um bom narrador, pois infelizmente, não é isso o que encontramos aqui. O dinamismo de alguns trabalhos como Ponto de Impacto não está presente, e mesmo seu pendor para roteiro mais do que para literatura também sumiu - o que faz com que os fãs de Fortaleza Digital fiquem decepcionados.

As teorias controversas que recheiam o livro não são originais, mas apenas propostas, algumas fajutas e praticamente refutadas pelo meio acadêmico, já conhecidas há anos. A verdade é que se a maioria da população tivesse prestado mais atenção nas aulas de História, esse livro não teria alcançado metade do pseudo-intelectualismo que gerou.

Soma-se a isso o fato de que os diálogos originais, ou seja, não ligados a explicação de teorias não chegam a ocupar duas laudas e que toda a ação mal abarca um capítulo e você tem um caso perfeito de jogada de marketing ao invés de valor da obra.
Clara 02/01/2013minha estante
Eu também esperei mais do livro,queria que me tirasse o fôlego e peguei ele por último (eu tinha lido Anjos e demônios e o símbolo perdido),os outros dois são muito melhores ; e pelo estardalhaço que O Código causou,foi praticamente um balde de água fria ,parece que está faltando uma parte da história ,ele é pouco e Sofie Naveau (se é assim que se escreve o nome dela) não ganhou minha simpatia.
Apesar dos pesares ,e de todos os pontos negativos eu não o odeio como você o odeia ,mas nunca mais vou tornar a ler e nem indicar a ninguém .

Yan 11/05/2021minha estante
esse tipo de comentário me irrita tanto! eu entendo seu ponto, e de fato faz sentido, mas quem nunca leu um livro por puro entretenimento que atire a primeira pedra!

Eduard.Santana 16/02/2024minha estante
Mas é que a nossa vida é um "nada" agente que fica cassando significado pra dar sentido e isso vai de igreja a relações...

@aprendilendo_ 13/02/2022

Resenha de "O Código da Vinci"
Após ser baleado por um perseguidor, Jacques Saunière, o curador do museu de Louvre, em Paris, decide usar seus últimos minutos de vida para deixar uma misteriosa mensagem, a qual, em seu conteúdo, pode mudar toda a história da cultura humana. A partir disso, a criptógrafa Sophie Neveu e Robert Langdon, um dos mais experientes simbologistas do mundo, embarcam em uma aventura frenética para solucionar os códigos deixados para os dois. Publicado pela primeira vez em 2003 e tendo vendido mais de 100 milhões de unidades desde então, “O Código da Vinci”, de Dan Brown, é um dos livros mais populares do séc. XXI.

De início, narrado em terceira pessoa, com uma escrita ágil e estruturada em curtos capítulos, a história tem um ótimo começo, o qual cria todo um ambiente de enigmas realmente envolventes. No entanto, a trama, que se passa em menos de um dia, apesar do bom começo, acaba por se tornar cada vez mais genérica conforme os capítulos, utilizando-se de repetitivos instrumentos narrativos. Exemplo disso, é a excessividade de vezes nas quais um mistério é citado e, logo no momento de revelá-lo, o escritor muda completamente de cena. Como consequência, a obra acaba por ter um tom cansativo, o qual tira toda a potencialidade do prazer de descoberta nos momentos chaves da trama e chega até a irritar um pouco o leitor pelo suspense banal.

Em outro momento, os personagens, apesar de terem um certo grau de carisma, são muito pouco explorados e todos os seus sentimentos e ações parecem um tanto quanto mecânicos, isso, claro, apenas atrapalha a imersão do leitor na história. No entanto, o verdadeiro ponto decepcionante do livro é seu plot. Isso acontece pelo fato de, a partir do momento em que os mistérios começam a ser revelados, teorias totalmente descabidas e ilógicas, as quais contrariam bases simples da história, começam a ser jogadas para o leitor de forma incessante. Tal característica não seria de todo mal se o livro não se levasse a sério demais, no entanto, o escritor coloca todo um peso quase idólatra às teorias da conspiração reveladas, o que apenas serve para tornar toda a trama um tanto quanto tosca.

“O Código da Vinci”, apesar de ter um bom começo, perde-se completamente em uma história repetitiva e forçada. No fim, o livro depende essencialmente da capacidade do leitor de se entregar e aceitar as falácias históricas tidas como verdade na trama e os abusivos usos de instrumentos narrativos genéricos.
Nota: 5,2
Instagram: @aprendilendo_
Mari 13/02/2022minha estante
Ótima resenha! Não consegui aceitar essas teorias e acabei abandonando o livro quase na metade... não deu não

@aprendilendo_ 13/02/2022minha estante
Muito obrigado! Quase abandonei também, muito complicado

Mayara 16/08/2023minha estante
Não terminei. Mas concordo!!!

Fê hh 16/01/2022

LEIAM!
Eu vi um pessoal falando muito mal do livro e principalmente da fama que ele ganhou, mas sinceramente achei o livro muito bom, Dan Brown arrasa sempre trazendo um ótimo enredo e o principal que me faz apreciar muito o jeito de escrita desse livro dele : fatos verídicos e descrições detalhadas sobre lugares de difícil visitação, simbolismo oculto em obras de arte famosas e não pode faltar também a tensão entre o Robert e as personagens femininas.
(Nesse perfil amamos migalhas de romance).
Igor 16/01/2022minha estante
Se ru gostou desse, lê Anjos e Demônios, mesno autor. Eu particularmente gostei

LucasTheReal 16/01/2022minha estante
Tipo nem tudo são fatos reais, mas a maioria é

Schmidt7 16/01/2022minha estante
Eu li esse faz tempo, mas sinceramente curti bastante também

°°° 16/01/2022minha estante
Tem que tomar muito cuidado com a opinião alheia, se não você fica sem opinião.
Como você mesmo disse antes de escutar as críticas, as pessoas deveriam ler a obra também, vejo que há um certo preconceito com os livros do Dan Brown, por terem uma fórmula repetitiva, mas no geral são bons livros, ricos em detalhes.

Emily977 23/01/2024

Comprei esse livro muito por acaso em uma época em que eu estava apaixonada por mistérios e foi a melhor coisa que fiz. Mil reviravoltas e plots, além de falar muito sobre arte e conspirações que são assuntos que eu amo.
Gabriel.Nunes 23/01/2024minha estante
Geral fala bem desse livro, estou com um desses aqui, vou ver se dou uma chance esse ano

jujulia.brands 23/01/2024minha estante
Na Netflix tem um filme deste livro!! (Não sei se é parecido pois nunca li o livro)

Priscila Cybelle 23/01/2024minha estante
É um livro muito gostoso de ler...

Kali.Kal 23/01/2024minha estante
Peguei esse livro na época da escola e devorei ele

Alice 23/01/2024minha estante
Um dos melhores dele, definitivamente. Me faz questionar até hoje

Helo 23/01/2024minha estante
ve o filme, é incrível

Gi 23/01/2024minha estante
Esse é muito bom. Leia agora Anjos e demônios do mesmo autor. É maravilhoso também

Amanda S 23/01/2024minha estante
Sim, leia "Anjos e Demônios" e, depois, "Inferno"! São com o mesmo protagonista!?

Tori.Estelar 23/01/2024minha estante
Eu amo esse livro! Segue a série que tu não vai te arrepender, muito bons

m.cIara 03/02/2024

Fascinante, encapsulante, cativante e envolvente.
O Código Da Vinci de Dan Brown é um livro maravilhoso. Em vários pontos do livro, me perguntei qual seria a próxima reviravolta. O Código Da Vinci é sobre um simbologista chamado Robert Langdon. Uma noite, enquanto estava em Paris, ele é chamado ao Louvre para ajudar na investigação de um assassinato. A vítima está em uma pose peculiar com instruções para encontrar Langdon rabiscado no chão. Pouco que ele saiba, Langdon está sendo investigado como um dos criminosos. Agora, para limpar seu nome, Langdon deve resolver o mistério sozinho, usando seu conhecimento de símbolos. Gostei de como o autor vinculou a simbologia em seu romance. Aprendi coisas que não esperava, de uma forma que não parecia estar em uma aula. Também sinto que o romance cheio de ação me manteve envolvido com os personagens. Muitas vezes me vi sentado na ponta da cadeira esperando que a próxima peça do quebra-cabeça fosse revelada. Recomendo fortemente O Código Da Vinci para quem gosta de mistérios ou mesmo para quem procura aventura.

Yasmin.Olemberg 25/01/2023

O Código Da Vinci
Como explicar a genialidade de Dan Brown ao escrever esse livro?
Código Da Vinci é definitivamente o livro para aqueles aspirantes nas teorias da conspiração e entusiastas de história ou simplesmente quem curte um bom e clássico mistério de charadas. Uma leitura leve que entrete e instiga quem está lendo. Quatro estrelas e meia, porque infelizmente gostaria de mais detalhes sobre o tesouro dos enigmas.

Marcos 06/02/2022

Uma Sinistra Conspiração
Após um assassinato brutal em um museu em Paris, Robert Langdon se vê envolvido em mais uma busca implacável pelo desconhecido.

A fórmula Dan Brown raramente falha.

A história é extremamente fluida, com reviravoltas inesperadas, aqueles que não assistiram ao filme, vão se surpreender com o livro.

Apesar de pouca convivência, Robert e Sophie tem muita química ao decorrer da história, é uma relação que convence.

É muito bom pesquisar os lugares históricos mencionados no livro, ajuda demais a entrar na história, e lógico, uma vontade absurda de conhecer esses lugares.

Junto com o Símbolo Perdido (necessário uma releitura), O Código Da Vinci se tornou meu livro favorito do Dan Brow, é uma jornada que vale a pena!

saraalmeida.reading 28/03/2021

Cativante
Já posso dizer que lerei novamente. Livro com muito suspense e surpresas, praticamente nenhum clichê, eu amo a forma que Dan Brown escreve.
*Li há muito tempo, mas quando eu ler novamente trago um comentário melhor.

bella 16/04/2022

Polêmico.
Honestamente, ao iniciar, eu esperava que a leitura fosse difícil, com uma linguagem mais rebuscada e complexa. Porém, talvez pelos fatos e choque da história em si, a escrita de Dan foi extremamente fácil.

Para os amantes de dark academia e teorias conspiratórias, essa é com certeza uma leitura bem acessível.

O enredo prende bastante, apesar de enrolar em alguns momentos, me admira que o livro passe em menos de 24h! Já adianto: não é para todos.

Admito que em alguns momentos, foi uma leitura bem medíocre. As soluções de enigmas surgiam nos pensamentos dos personagens quase como mágica, o vocabulário era encantador para descrições, mas os diálogos não muito naturais e narrações bem medianas. Isso foi o que me desagradou de um modo geral.

Apesar disso, sendo quem sou, eu gostei bastante! As minhas expectativas foram quebras, tudo me surpreendeu por tomar um rumo diferente do que eu imaginava. Uma dosagem explendida do que tinha um teor "didático" e conspiratório, com as lindas citações de obras artísticas e os ambiente muito cativantes, somando aos plots bem interessantes e a pitada de romance.

Mandy Porto 12/11/2009

100 vezes melhor que o filme. O final é mais genioso e perfeito. O código da Vinci é intrigante e vicioso. Eu não larguei até que não havia terminado. Dan Brow te pega e nunca mais te solta. shauhsuashua *-*
Bruna 31/03/2011minha estante
o autor realmente deixa agente intrigada com a inteligencia e os malabarismos que ele faz com as palavras, nesse ponto o livro está de parabéns!

Leonardo 03/06/2012minha estante
Concordo, mas como Hollywood é, sempre tem que dar uma mudadinha para eles dizerem que foi adaptado e não copiado.

Aila - @livrosue 26/06/2023

Dan Brown não decepciona.
Esse livro foi muito gostoso de ler, amo como ele cria um mistério que faz o leitor mergulhar na história junto com o Robert.
Só recomendo começar por anjos e demônios pq senão não vai entender o início.

Val Donato 25/01/2022

No começo a leitura demorou pra fluir um pouco, mais depois foi. A narrativa e incentiva você a ler os outros livros de Dan Brown.
Mais com muita informação que pode não ser verdadeira
Rafael Kerr 25/01/2022minha estante

Indig0at 20/07/2023

Polêmico, emocionante e intrigante.
Dan Brown traçou muito bem uma trama de simbolismo que mescla o real com o fictício. O uso de locais e fatos reais para compor uma ficção é envolvente e com certeza é o plus que nos prende do início ao fim. Apesar de ser uma releitura, me senti como na primeira vez.

Guilherme 28/03/2022

Dinâmico e eletrizante
Um livro para ser lido e relido!

Com uma escrita simples e direta, Dan Brown nos mostra que o simples é bom, que o menos é mais! A cada página há uma infinidade de conhecimento sobre, arte, história, simbologia e etimologia. Tudo isso atrelado a uma eletrizante busca, por um dos maiores mistérios da humanidade!

Se você está começando a se apaixonar por leitura este livro é a indicação perfeita para você. Mas por favor, entre com a mente aberta e aproveite a aula que o Mestre Dan Brown nos oferece com sua Obra. Você vai querer lê-lo em um dia!

Embora por vezes senti falta de um repouso durante a leitura, isso não retira a beleza da obra. Todas as charadas são respondidas no final, e de uma forma bem inesperada. Em nenhum momento senti vontade de abandonar o livro.