O Código Da Vinci

O Código Da Vinci Dan Brown

Resenhas - O Código Da Vinci

Marlon Teske 26/08/2010

O Caminho do Ouro
Este é mais um daqueles livros em que você é obrigado a dar a mão a palmatória. Como o próprio autor repete milhares de vezes no livro, a história não é nova, as informações eram conhecidas, a lenda é a mais famosa do mundo. E ainda assim o livro supreende.

O Código Da Vinci mostra a busca frenética de várias sociedades secretas pelo Santo Graal, além de cutucar velhas feridas da Igreja Católica como a censura de conhecimento, as mortes na Inquisição e a "bombástica" versão para a família de Cristo.

Tudo tem inicio quando Robert Lagdon, professor de simbologia de Harward e protagonista de outro livro do autor e Sophie Neveu, criptógrafa da polícia francesa se envolvem na morte do curador do museu do Louvre em Paris, Jacques Sauniére. Com uma intrincada corrente de pistas que a vítima deixou pouco antes da morte, os dois descobrirão o segredo guardado há cerca de dois mil anos através de mensagens indiretas colocadas em obras de diversos gênios da arte e da música, principalmente Leonardo da Vinci.

Um show a parte é a quantidade imensa de informação dúbia que estaria supostamente a nossa volta o tempo todo. Um trabalho de pesquisa monstruoso e uma maneira envolvente de contar a história fizeram deste livro a "última bolachinha do pacote" em todo o mundo.

O quase final ficou meio com cara de Agatha Christie pra mim, mas o fim mesmo surpreende. Tava na cara o tempo todo e ninguém notou. Toda a trama lembra muito o ambiente do jogo Trevas, da Editora Daemon, e daria uma campanha e tanto (mesmo que toda a trama do livro se desenrola em apenas uma noite)

Lido em Janeiro/06

Elis 07/07/2009minha estante
Eu adorei esse livro. Ele me fez pensar muito. Vou ate ler Quebrando o código da vinci pra ver como minha ideia sobre o livro vai se comportar. Parabéns pela resenha....abraços

Alice 19/03/2021

Boa Tarde leitores ??? Espero que estejam todos bem.

Conclui a leitura e vim dizer um pouco a vocês:

Achei a leitura bem tranquila. Dan Brown tem o dom de fazer os leitores se prenderem desde as primeiras paginas!! Sou suspeita pra falar porque adoro mistério e suspense, e esse livro nos trás isso muito bem desenvolvido. Me senti na França enquanto lia rsrs O autor descreveu muito bem os lugares. Adorei ler sobre o Louvre e a obra mais famosa do mundo: Monalisa ? isso fez muita diferença no livro; a leitura ficou mais leve. Acho que o romance ficou um pouco a desejar, mas pelas coisas que ocorreram faz sentido ter ficado mais de lado. Robert Langdon é um personagem incrível!! Vale a pena ler ?
?? 4,4

Francys.Emellin 07/08/2023minha estante
Dan Brown é um excelente escritor, porém peca muito em exagero como se os protagonistas fossem robôs e aguentassem passar 48 horas acordados em uma correria para descobrir o mistério que os envolve. Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido e Inferno são melhores que O Código da Vince e Origem.

Francys.Emellin 07/08/2023minha estante
Mas na minha opinião O Ponto de Impacto e Fortaleza Digital são os melhores livros do autor. Por mais que sejam cheio de informações e enigmas, as duas histórias são cativantes e tem aquela pitada interessante de mistério.

Souljacker 06/01/2009

Receita pronta pra agradar quem não gosta de literatura.

Tamara Ferraz.As3Artes 21/09/2023

Suspense recheado com doses de cultura
Minha vontade de ler esta edição especial veio por causa das imagens, que enriquecem muito a narrativa.
O livro e o filme são boas aventuras com suspense e recheados de boas doses de cultura. O código Da Vinci foi meu primeiro contato com a escrita do autor e gostei bastante. Pretendo ler Anjos e Demônios e o Símbolo Perdido.

maffessoni 12/11/2023

Uma leitura surpreendente
Quando comecei a leitura imaginei ser só mais um romance policial com investigações óbvias e suspeitos óbvios, mas me surpreendi e MUITO com esse livro.

A junção de arte, teologia, romance e uma boa dose de mistério e suspense fizeram com que essa fosse uma das leituras mais divertidas do ano. A cada capítulo era uma descoberta nova sobre o mundo e as artes de Da Vinci que me fazia passar um bom tempo pesquisando sobre. Eu gosto muito dessas obras que fazem a gente refletir sobre e ir atrás de novos conhecimentos que a gente nem imaginava existir.

O desenvolvimento da história também é muito bom e não tem um momento em que a gente acerte o que vai acontecer ou fique entediado por ser uma trama linear ? simplesmente não existe obviedade e linearidade nesse livro. Eu adorei!!
May | @vidadaleitora 12/11/2023minha estante
Será minha proxima leituraaaaa, adorei sua resenha!

Acaui 27/10/2022

Excepcional
Que livro incrível. A trama é envolvente e comovente, ela te prende demais. A história é cheia de mistérios, segredos, traições e revelações que fazem você se arrepiar.
Os personagens são muito bem escritos, todos te cativam de alguma maneira, mesmo sendo meio babacas as vezes?
Recomendo demais esse livro!

Jessey_Jess 26/03/2020

Apaixonei-me perdidamente por este livro!
"impossível parar de ler. Extraordinariamente talentoso. Fascinante e divertido... uma proeza considerável" - Washington Post

Stefany.Moreiras 21/05/2020

Maravilhoso
Eu simplesmente não tenho palavras para esse livro, não esperava tanto dele, principalmente por já ter visto o filme, mas mergulhei nele profundamente, devorei o livro em poucos dias, a leitura é gostosa, o livro te prende e você fica louco para saber o que acontece, qual o desfecho e onde a próxima pista vai levar os personagens, indico muito a leitura, é uma maravilhosa distração.

Vanessa 29/10/2021

Detalhista e Intrigante
O começo é muito legal e você não consegue parar de ler. Langdan é um charme em todas as letras que a gente lê e da vida a tudo.
No meio do caminho, perto da metade do livro fica lento e dá uma amenizada, mas depois volta a ficar instigante.
Fache é outro personagem de destaque implacável e forte, além de Souniere que se faz presente mesmo já tendo partido.
E, como em Anjos e Demônios, faz você duvidar da realidade ou suposta verdade que nos encontramos. É muito intrigante, deixa a gente ansioso e sempre correndo pra chegar mais distante do perigo e perto do Graal. Super recomendo!
Moninha 29/10/2021minha estante
Livro maravilhoso, incrível

Dflower 13/01/2021

O primeiro que eu li de Dan Brown
Surpreendente, cativante. Dan Brown consegue te fazer acreditar na narrativa do início ao fim. Robert Langdon é o tipo de personagem no qual você sonha em um dia chegar perto do intelecto que ele possui. Maravilhoso!

solindaz 01/08/2020

da vinci´s code
Comecei a ler este livro porque sou muito fã do Tom Hanks e queria assistir o filme, então achei o livro em casa e pensei "por que não?". O livro começa intrigante, cheio de mistérios, códigos (hahaha eh claro) e enigmas e é uma leitura fácil e rápida. Porém, chegando ao final, eu enjoei do livro ? Comecei a achá-lo maçante e óbvio e cogitei até largá-lo. Achei os plots meio fracos e mal desenvolvidos. No filme, além de tudo ainda conseguiram estragar a Sophie Noveu. Dou 3 estrelas porque apesar de tudo tive uma boa experiência lendo a primeira metade do livro.

Bia 24/05/2020

Imaginem o tamanho da minha felicidade quando finalmente peguei o livro para ler. Sempre estava colocando livros na frente dessa leitura, mas a ansiedade para ler O Código Da Vinci sempre foi grande e muito presente. Eu amo demais o filme e acreditei fielmente que o livro seria mais extraordinário ainda. Felizmente eu estava certa.

Um assassinato acaba de ocorrer em Paris no Museu do Louvre. A vitima é o curador do museu Jacques Saunière, um homem que supostamente faz parte de uma antiga fraternidade chamada o Priorado De Sião. Até hoje essa fraternidade trás muitas discussões além de muitas teorias da conspiração. Muitos ainda acreditam em sua existência, outros acham que é um mito, e outros ainda acreditam que essa sociedade secreta realmente existiu, porém já não existe mais. O Priorado De Sião tem como principal objetivo proteger o maior segredo milenar que envolve a Igreja Católica. O Priorado de Sião já teve como membros Leonardo Da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton.
Robert Langdon é um professor de Simbologia De Harvard e está em Paris a trabalho quando recebe uma ligação tarde da noite das autoridades do país solicitando sua presença no Museu Do Louvre para que decifre uma estranha mensagem e códigos mutilados no corpo de Saunière. Quando Robert entra para a confusão, não pensou que poderia ser um suspeito da policia. E com a ajuda da criptografa e francesa Sophie Neveu, juntos eles despistam as autoridades e correm atrás da enigmática e codificada mensagem que Saunière deixou em muitas das pinturas de Leonardo Da Vinci. Muitas de suas artes conhecidas, a maioria polêmicas, que todos vêem como obra de arte, mas que por trás de muitas existem mensagens e pistas ocultas. Visíveis a todos, porém engenhosamente disfarçadas pelo pintor.
Logo Robert e Sophie descobrem estarem no caminho da possível descoberta que pode abalar os pilares da Igreja Católica. Correndo contra um inimigo poderoso, juntos eles percorreram Paris e Londres ao enlaço das pistas e enigmas que podem levá-los até o Santo Graal.

Que livro maravilhoso! Que viagem incrível! Que história incrível!
A riqueza de detalhes nesse livro me deixou sem fôlego. O tanto de peso histórico que temos aqui, é incrível o quanto o autor deve ter pesquisado para construir um livro tão rico em detalhes, sem deixar passar nada.
Antes de falar sobre o enredo e os personagens, como de costume, quero enaltecer a escrita e a criatividade do autor, todo o trabalho para construir uma história que se tornou uma de minhas favoritas. O Código da Vinci é aquele livro em que o real se mistura com o ficcional e que a leitura irá te envolver e te prender desde a primeira página. Uma leitura super fluida e muito gostosa, cheio de detalhes e momentos maravilhosos que te deixam até eufóricos loucos para saber o que irá acontecer em seguida. Um livro cheio de suspenses e que nos traz muito conhecimento sobre sociedades secretas, religião e teorias da conspiração. Essa é uma das únicas coisas que você enquanto leitor precisa saber com certeza, além de uma coisa que eu posso afirmar é que a obra é excelente e maravilhosa. E os enigmas maravilhosos desse livro... Não tenho nem palavras para descrever o quanto fiquei encantada e impressionada com o realismo que senti durante a leitura, obviamente que o livro tem muita coisa baseado no real, mas que também tem muita coisa ficcional.

Considero as inúmeras referências as obras de artes, seus significados e os ricos contextos históricos, e também a genialidade apresentada por Da Vinci o verdadeiro trunfo desse livro. Isso só me deixou com mais vontade ainda de ler o livro Leonardo Da Vinci lançado pela Intrínseca e assim poder conhecer bem mais afundo essa pessoa peculiar e de extrema inteligência e habilidades.
Robert é tão inteligente e astuto, um personagem rico em muitos conhecimentos. Super bem construído e muito fascinante. Os momentos super detalhados e descritivos em que ele explicava algo sempre me prendiam mais do que qualquer parte. Eu devorava essas páginas com uma fome insaciável.

Eu recomendo o livro para todos que gostam de um pouco da história sobre o Santo Graal, ou aqueles que amam uma teoria da conspiração kkkk. Uma linguagem fluida facilmente, intercalando entre momentos de pura tensão e outros de revelações extraordinárias, além de muitos momentos históricos fascinantes. Dan Brown está me conquistando cada vez mais, e agora mal posso esperar para ler Inferno!

site: http://biiabrito.blogspot.com/

Nicole Gonsales 23/01/2022

Interessantíssimo
Sinto que aprendo coisas nos livros do Dan Brown que eu jamais aprenderia sem lê-los.
Agora posso dizer que realmente Anjos e demônios me prendeu mais na leitura, por isso ainda prefiro ele. Porém O código da Vinci é sensacional, quero ver o filme ainda hoje!
Super indico e tô curiosa pra ler ?O símbolo perdido?, espero que seja tão bom quantos esses 2 primeiros livros.
Anajuly.EAa 23/01/2022minha estante
eu só li um livro dele que foi o símbolo perdido e tive a mesma sensação!

Nicole Gonsales 23/01/2022minha estante
Eu amo isso, minha próxima leitura será o símbolo perdido!?

Henrique225 24/01/2022minha estante
O legal de ler Dan Brown é ter o Google do lado para ver na real as obras e lugares que ele descreve! É um autor incrível. O símbolo perdido se passa em Washington, se não me engano e fala sobre maçonaria! Boa leitura! ??????

larie 02/08/2021

O livro é bom, tem personagens legais e um mistério envolvente ja que mistura ficção com realidade. demorei a terminar de ler pois achei o começo cansativo, mas depois que eles começam a desvendar os mistério fica bem legal. vou procurar ler mais livros do autor, recomendo a leitura é bem fácil mesmo com temas que não é de conhecimento geral.
vics 03/08/2021minha estante
Amg lê Fortaleza digital dele, é muito bommmm