O Pentagrama

O Pentagrama Vitor Mendes

Resenhas - O Pentagrama

Bianca 23/08/2014

Resenha do blog Livros, Nerdices & Tudo Mais! - Um romance com pinceladas de terror!
O Pentagrama gira em torno de Sarah, uma adolescente relativamente comum. Ela não tem muitos amigos, mas possui uma grande amizade com Nicole (que aliás é a personagem que, na minha opinião, mais amadureceu com o passar do livro), e ela por sua vez, é apaixonada por André, um garoto muito popular na escola por ser um mulherengo. Sarah também possui um amor secreto que guarda para si a muito tempo: Alex, um garoto lindo que é apaixonado pela melhor amiga, Karen. Não gosto muito de falar sobre ela porque eu raramente sinto raiva de um personagem (por mais maldoso que ele possa ser, já me acostumei com vilões de todos os tipos), mas Karen conseguiu me irritar, embora eu também admita que ela foi a segunda personagem que mais amadureceu com o passar do livro. Isso tudo porque, apesar de Karen ser muito apaixonada por Alex, quando o mesmo se declara para ela, Karen simplesmente o rejeita. E, como diz o ditado: A fila anda.

Pois, no aniversário de Alex, uma série de acontecimentos muda tudo entre ele e Sarah, e os dois passam a namorar. Mas, como tudo nem sempre é um mar-de-rosas, precisa existir alguém para tentar de todas as maneiras possíveis acabar com a felicidade do casal. E aí, já adivinharam quem é? Espero que sim, porque não vou me aprofundar muito nesses problemas, afinal não quero estragar a surpresa de vocês e nem dar spoiler. O livro é recheado de cenas de romance que foram muito bem escritas e até eu que não curto muito o gênero achei fofo!

Um dos pontos que eu mais gostei em relação ao livro foi os personagens. Acho incrível acompanhar a evolução deles, que passam de simples adolescentes que agem por impulso para pessoas maduras depois de passarem por eventos marcantes em suas vidas. Gostei bastante de Sarah nesse ponto, porque foi a personagem com quem eu mais me identifiquei, não porque passamos pelas mesmas situações, mas por causa de sua personalidade de garota certinha e reservada, mas que de vez em quando age por impulso (vocês verão isso bem início do livro). Ela evolui demais e isso me deixou bem feliz! Isso sem falar da Nicole, da Karen, do Alex e de muitos outros personagens que serão apresentados com o passar da trama e que me conquistaram também! Queria muito poder falar deles, mas prefiro manter sigilo para que, assim como eu, vocês possam desfrutar da leitura e da personalidade cativante deles!

Mas, voltando a história, apesar de já termos uma trama envolvendo o triângulo amoroso Alex, Sarah e Karen, o livro possui outra história em foco. A cidade está em alerta, pois repentinamente, corpos de garotas adolescentes começam a ser encontrados e apavoram toda a população, principalmente Sarah que, na maioria das vezes conhece as vítimas.

O assassino de identidade desconhecida mata as vítimas de maneira fria e cruel, mas não sem antes as vítimas o reconhecer, o que nos deixa ainda mais curiosos á respeito da verdadeira identidade do mesmo. Curiosamente, o assassinato das vítimas estão ligados ao misterioso símbolo do pentagrama e esse é apenas um dos mistérios presentes na trama.

Sarah, porém, fica ainda mais assustada quando, subitamente começa a ter visões estranhas e atormentadoras, sem saber ao certo o porque aquilo acontece com ela.

Quando comecei a ler O Pentagrama hoje não estava nem na metade, mas devorei o livro e passei a tarde inteira lendo, pois a narrativa começa a nos envolver de uma maneira incrível, principalmente quando Sarah e seus amigos estão tentando, com todas as suas forças resolver esse terrível enigma que envolve pentagramas, um misterioso ritual macabro e, principalmente magia...

O que Sarah não sabe é que muitas coisas poderão estar em jogo com suas visões, principalmente sua vida e ela também vai que o assassino pode estar mais perto do que imagina...

site: http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com.br/2014/08/resenha-o-pentagrama.html#more

thamirisdondossola 08/09/2014

O Pentagrama - Vitor Mendes
Sarah é uma garota muito bonita, com olhos verdes e cabelos loiros, mas também era dona de uma timidez que a impedia de se relacionar de quem gostava. Ela é apaixonada por Alex, um atleta da mesma turma que ela.

A melhor amiga de Alex, Karen, ouve do seu amigo uma revelação que a deixa muito irritada. Vendo Karen e Alex numa situação embaraçosa, Sarah, sendo apaixonada por Alex, finalmente põe sua timidez de lado e se envolve na discussão, que termina em arranhões, um olho roxo e muito mais.

No dia posterior a briga, o clima na sala de aula não é dos melhores. Sarah, Karen e Alex mantêm pensamentos fixos e distintos. Sarah está espantada, pois de um dia para o outro se tornou o centro das atenções e não se sentia tão tímida como antes. Karen está com raiva pela interrupção de Sara e por sua atitude inesperada. E Alex se pergunta o porquê de Sarah, uma garota que nunca teve nenhuma relação próxima com ele, se envolveu naquela discussão tão pessoal. Além desses pensamentos, os assassinatos frequentes que ocorreram na cidade também estavam disputando a atenções dos alunos.

Grande parte da história é passada em um ambiente escolar, ou seja, é repleta de figuras adolescentes diversificadas. Romance, brigas, traições, dúvidas, drogas, falsas amizades, ciúmes e muito mistério são alguns dos assuntos abordados em O Pentagrama. O tema dos trabalhos escolares, feiras ou até mesmo a rotina da escola, foram muito bem escolhidos e esse fato enriqueceu bastante o lado detalhista da história. O local de uma viagem feita por alguns personagens também me agradou muito.

Sarah é confusa e nunca sabe direito o que quer. Muitas vezes a personagem me irritou com os seus pensamentos. Estou longe de ser uma pessoa decidida, mas me vi com vontade de entrar na história e dar uma sacudida naquela imaginação, pra ver se ela finalmente se decide sobre o que é melhor para sua vida. Mas, com o decorrer da leitura, percebi que esse era um ponto interessantíssimo. Alex é o personagem que mais me agradou, pois possuía um bom coração.

Magia é um dos temas abordados no livro, talvez o principal, e foi o que mais me chamou a atenção. As últimas páginas são bastante completas em relação a esse tema, dando a sensação de que tudo o que está acontecendo, poderia mesmo acontecer com qualquer um na vida real. Fiquei imaginando quem seria o assassino ou invocador e, em momento algum pensei ser quem realmente era. Foi uma jogada de mestre do autor.

E por fim, o final é lindo, lindo lindo. Faz a gente perceber o quanto perdoar pode ser bom. Fiquei encantada com a situação e satisfeita com os acontecimentos. Vitor Mendes escreveu a história de uma forma incrível, fazendo com que os fatos se encaixassem perfeitamente.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/
Junior 31/01/2015minha estante
Na boa, é uma pena que o Skoob não tenha como impedir resenhas deste tipo.
Você sabe o que significa "spoiler"?
Nada pode ser pior para qualquer leitor de livros de suspense do que uma "resenha" deste tipo.

Derlaine 27/10/2014

Resenha:

Gostei do livro apesar de ser voltado para o público adolescente,pode ser lido por qualquer tipo de leitor que goste de e romance suspense.
O livro flui bem na maior parte do livro apenas pecando no excesso de cenas sobre o relacionamento dos personagens levando o leitor por vezes a pular algumas páginas pois alguns relacionamentos não tem relação nenhuma com a história central da trama como o pessoal do edifício de Sara achei meio fora de contexto com o restante da trama.
O ponto que mais me agradou no livro foi a amizade entre Sara e seus colegas e também o livro abordar mesmo que de forma superficial temas como bullying nas escolas,drogas e gravidez na
a adolescência
O final é eletrizante e surpreendente.

site: http://derlai.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-pentagrama-gustavo-mendes.html

Sofia Trindade 03/03/2015

O final é surpreendente
O Pentagrama é um livro infanto-juvenil de romance e suspense (ah! Como eu amo livros de suspense). O autor conseguiu mesclar bem as duas coisas, e isso é bem agradável. Mas a parte do mistério chamou mais minha atenção. São partes mais intrigantes, que prendem totalmente o leitor e nos dão uma vontade de ler mais. Por outro lado o romance ficou um pouco clichê mas nada tão sonolento como alguns livros que vemos por ai. Um dos pontos positivos foi a quantidade de personagens. Não gosto muito desses excessos mas nesse caso ajudou a dar mais tensão e perguntas ao que iria acontecer.
É um livro muito bom, e o que mais me satisfez foi o fato de não ser previsível. Tive que quebrar a cabeça para descobrir quem era o assassino. A escrita do Vitor é muito agradável, a narrativa nos prende e o final é surpreendente.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-pentagrama.html

Mundo B - Jéssica Brenda Landi 14/04/2015

Você acredita em magia?
Sarah é uma adolescente comum que tem uma paixão secreta por seu colega Alex​, segredo que só é revelado para seu diário. Mas num belo dia resolve se envolver numa briga com Karen, melhor amiga de Alex, para defendê-lo. Ao tomar essa atitude Alex finalmente olha para Sarah, o que foi tudo que ela sempre quis, mas ter brigado com Karen que também tem sentimentos por Alex sofrerá consequências porque Karen não admite ter perdido Alex para ela e fará de tudo para tê-lo.

​ Mas o livro não é só um romance adolescente, nesse mesmo cenário de amores não correspondidos e confusões amorosas também existe um assassino em serie que mata brutalmente suas vítimas, situação que deixa a cidade em alerta, mas sem indícios de quem poderia ser o culpado desses crimes a sangue frio. A narrativa é surpreendentemente intercalada entre esses acontecimentos. Você lê a rotina dos adolescente vivendo seu primeiro amor e de repente alguém morre.

​ Após um ataque, Sarah começa a ter pesadelos e sensações estranhas sem saber que está ligada aos eventos macabros que rondam a cidade. Ela terá abrir a mente e quebrar paradigmas para conseguir descobrir como se salvar e proteger seus amigos.

​ Logo no começo da ​leitura algumas pessoas já morrem e gente fica o tempo todo com a pulga atrás da orelha para saber quem é o assassino e quem será a próxima vítima. O pentagrama é a chave de todo o mistério e só de saber da existência desse objeto mistico temos a certeza de que tem magia nessa história. Fiquei tão envolvida com a trama que até procurei no google por P. J. Sallwonnen (curiosos para saber o que é isso? Leiam hahah). ​O livro tem uma linguem simples e a história é super envolvente, combinação que acaba agilizando a leitura​.

​ O amor é um sentimento tão genuíno e as vezes usado terrivelmente para impulsionar atrocidades ​para se conseguir o que quer quando a pessoa se deixa cegar por tal objetivo. O Pentagrama é a​ obra de estreia de Vitor Mendes, autor santista de 22 anos e uma bela estréia. Confesso que não consegui adivinhar final e nem muitas coisas que aconteciam acerca​ ​do suspense. ​​O autor estará na Bienal dia 26 ​ ​(terça-feira) no estande D300 (Editora e Livraria Saraiva), das 14h às 16h, para encontrar leitores, blogueiros e bater papo sobre literatura, filmes e o que der na telha! Além disso, estar​á​ autografando e distribuindo ​ ​marcadores de página exclusivos​.​

​Quotes:​

​"Você foi... Visitada por um invocador" ​

"— Não é o momento. Você não acredita — ela endireitou-se e piscou — Ainda.
— Em quê?— Você só saberá quando acreditar.— Acreditar em quê?Ela suspirou mais uma vez.— Magia​"​

site: http://brendalandim.blogspot.com.br/2014/08/livro-o-pentagrama-vitor-mendes.html

Angela.Noronha 13/07/2015

Mistérios, muitos mistérios...
Logo de cara, uma cena de terror te surpreende, uma jovem é assinada em um ritual macabro, e acredite, será assim até o fim. E isso é uma das coisas mais legais desse livro, ele te faz querer saber o que vai acontecer na próxima pagina, é instigante.
A história central é basicamente sobre uma adolescente, Sarah, que tem uma vida cheia de duvidas, incertezas, paixões e dramas... uma típica vida adolescente, não é mesmo?
Enfim, Sarah é há muito tempo apaixonada por Alex, um garoto que estuda em sua sala. Mas este, por sua vez, gosta de Karen, uma garota sem medida, totalmente destemperada (ela faz coisas do arco da velha).
Sarah vive sua paixonite aguda de longe, sempre observando Alex, sempre sonhando com ele. Até que um dia, Alex decide se declarar para Karen, e acaba levando um fora dela. Os dois começam uma discussão e Sarah se envolve. Olha, vou te contar, essa discussão rendeu, Sarah e Karen chegaram as vias de fato literalmente. A briga agitou os corredores do colégio.
E quem saiu ganhando com esta briga, foi Sarah, pois Alex começou a se aproximar dela, e acabou tornando-se seu namorado. Mas você acha que Karen deixou isso barato? Que nada. Abandonada e enciumada, a garota tocou o terror na relação de Sarah e Alex.
Mas dai você pode estar se perguntando, aonde está todo o cenário de terror? Muita calma nessa hora... que eu chego lá.
Durante a festa de aniversario de Alex, Sarah é atacada por uma pessoa e acaba com um corte em seu braço. A partir dai, sua vida muda para sempre. Aquele ferimento não cicatriza e junto com ele, chegam também visões macabras para aterrorizar a adolescente. Ela acaba sendo envolvida por coisas que desconhece, coisas ocultas que fogem de seu controle.
Enquanto a história de Sarah se desenrola, varias outras histórias paralelas vão acontecendo, são principalmente dramas adolescentes. Mas a história "não tão" paralela a de Sarah que chama a atenção é a onda de crimes macabros que estão acontecendo na cidade.
Você já pensou em morar em uma cidade que está envolvida por noticias de crimes realizados por um possível assassino em série? Ai, ai, deve ser de assustar. E é assim que a cidade em que a história acontece está, com a população apavorada.

E o Pentagrama? Qual seu papel nesta historia toda?
Ele é a chave para muita coisa, através dele Sarah percebe que os assassinatos podem estar ligados a forças sobrenaturais e que ela pode ser a próxima vitima.
Mas a minha resenha acaba por aqui, está pensando o que? Que eu vou entregar a história toda de bandeja? Sinto muito, esse mistério você só resolverá se ler o livro. E olha, vale a pena.
O livro tem uma linguagem ótima, super simples. E como eu disse, a história é envolvente. O amor adolescente é tudo de bom. É um livro interessante. E o final... é surpreendente. Está recomendadíssimo.

site: http://www.como1onda.blogspot.com.br

Mai 05/10/2015

Resenha- O Pentagrama
Vitor Mendes surpreende neste livros cheio de suspense e aventuras.

Sinopse: Sarah é uma adolescente normal, certa de algumas coisas e indecisa quanto a outras; às vezes um tanto solitária e apaixonada pelo garoto com quem estuda há anos, Alex. Ele nunca lhe deu a atenção com a qual tanto sonha. Quando por impulso defende-o numa discussão, acabam se envolvendo e tornando-se namorados. Assim compra uma briga com a melhor amiga do garoto, Karen, que nutre sentimentos amorosos egoísticos por ele e não aceita perder o posto de garota popular. Como se lidar com as tramas da ciumenta rival não fosse o bastante, Sarah e seus novos amigos começam a ver-se envoltos num clima constante de medo que domina a cidade. Um assassino em série está matando jovens brutalmente e nenhuma pista sobre o responsável é descoberta. É então que, para o horror de Sarah, estranhos acontecimentos e visões macabras passam a perseguí-la e ela se vê ligada diretamente a coisas assustadoras que fogem do seu controle. Ninguém a leva a sério, e por isso decide iniciar uma investigação por conta própria. O que ela conclui é que pode ser a próxima vítima do assassino e se não agir rápido, tudo o que conseguiu conquistar e todos ao seu redor também podem estar em perigo. Temendo o pior, ela corre contra o tempo enquanto lida com seus próprios problemas típicos da adolescência – ciúmes, provas escolares, traição, drogas, gravidez e dificuldades amorosas – e descobre que um pentagrama pode ser a chave para revelar quem é o assassino. Em meio a forças sobrenaturais com as quais ela não tem a mínima chance, dá-se início a sua luta pela sobrevivência. Mas perceber que alguém mais próximo do que imagina pode ser aquele que quer matá-la é algo para o qual não está preparada.

O que achei?
Eu não tenho o costume de ler autores nacionais, mas o livro é carregado de suspense e ousadia para um livro. Tem o enredo fofinho do tipo fulano gostou de ciclano, mas é muito maior que isso. Eu só sosseguei quando acabei o livro, pois ele tem sempre um capítulo chamando o próximo e assim supeeeer me cativou!!!
Ocultismo é relatado no livro de uma forma muito presente por conta de todos mistérios envolvidos nesta história.
No fim do livro tudo enfim é revelado, mistérios, crimes e afins... Convido vocês a lerem e entenderem do que estou escrevendo.
E terei que dar créditos para este autor que me conquistou com seu jeito de escrever.

site: reinoliterariobr.blogspot.com.br