Malcolm X

Malcolm X Manning Marable

Resenhas - Malcolm X

Thiago 04/03/2016

Fantástico. Denso.
Esse livro é o resultado da busca pelo verdadeiro Malcolm X e não pelo mito. A vida pós a morte de Malcolm jogou uma neblina sobre o verdeiro sujeito que ele era, uma pessoa cheia de virtudes e defeitos. Eu sou da geração que conheceu Malcolm X pelo filme de Spike Lee e constantemente fui exposto ao mito e não ao homem que ele foi. As contantes comparações entre ele e Dr. King que os posicionavam em lugares imediatamente opostos da luta pelos direitos civis nos levava a escolher um lado. Ou você era Magneto ou era Prof. Xavier. HAHA Bobagem adolescente de quem viu muito X-Men.

O título do livro faz jus a Malcolm X, um sujeito que se reinventou ao longo de sua breve vida. A influência do Pan-Africanismo e do Islã Ortodoxo o fez assumir uma postura de luta cada vez mais global. Não fosse sua morte prematura e brutal, Malcolm com certeza seria a face internacional da luta contra o racismo.

Como disse Washington Post, Marable juntou num livro só biografia, jornalismo investigativo e comentário político
Fernanda1943 23/08/2016minha estante
Olha a morte prematura do Malcolm X o fez um mártir, claro que eu queria que ele tivesse vivido mais, porém a morte trágico deu a ele a imortalidade das suas ideias, já que o mesmo foi morto para poder ficar quieto e ocorreu o problema contrário!

Rafael 29/06/2020

Malcolm X, nascimento e construção de um ídolo
Eu sempre ouvi falar do nome de Malcolm X, mas só vim conhecer a sua história pelo filme X com Denzel Washington (ótimo filme por acaso) que é baseado na sua auto-biografia. A nova biografia, que durou 20 anos para ser finalizada, vencedora do Pulitzer, com mais de 400 entrevistas, desmistifica o mito e revel com dados pautáveis e documentos a história de Malcolm que teve o pai assasinado pelos movimentos segracionistas como a Klu Kux Kan, a mãe internada à força numa clínica psiquiatra por ter se casado com um negro, sua vida de criança que passou fome, adotada e marginalizada. Passando por traficante, gigolo e ladrão. Até ir parar na cadeia e se converter ao islamismo. E é a partir desse momento que sua trajetoria política e social deslancha. Com discursos racistas e fascistas ele se torna símbolo dos negros. Passa a atacar em seus discursos Martin Luter King, e anos depois rompe com a sau religião e funda uma mesquita. Nesse momento Malcolm já tinha mudado de cabeça e já tem uma postura menos religiosa e mais ativista social. Malcolm foi acompanhado de perto pelo FBI, conheceu Fidel Castro, se tornou símbolo do islmismo nos EUA, e teve uma vida recheada de acontecimentos impressionantes e embates chocantes. E aos 39 anos, assim como Martin Luter King, ele foi assassinado e se tornou o símbolo que é hoje. Há muita coisa em comum nessa fase com a vereadora do Rio Marielle, principalmente na tentativa de negligenciar o assassinato e se negar a tratá-lo como crime político.
É um livro maravilhoso.
I Danielle I 29/06/2020minha estante
Li a sinopse do filme esses dias e já adicionei na minha lista. Fiquei interessada em conhecer mais sobre a história. Talvez depois eu procure o livro também!

Willian 29/11/2013

Literalmente uma vida de Reinvenção..
Essa obra superou muito minhas expectativas. Mostra toda a transformação da vida de Malcolm X, prendendo os leitores. Ajudando a eternizar ainda mais a memória desse grande guerreiro Afro-americano.
A história de sua vida e de sua luta era pra adotada nas universidades de todo mundo.
Espero que este livro sirva pra nos inspirar e nos abrir a reinvenção de nossos pensamentos.
Simplesmente fantástico..

Aldimir.Santos 15/06/2014

Um novo Malcom
Grande livro com enfoque principalmente na ótica politica de Malcom X com suas invenções e reinvenções. Jack Barnes soube colocar nessa obra uma critica grandiosa sobre Malcom X, deste de suas aventuras como Detroit Red - Big Red - até o grande muçulmano e militante negro que ao longo da sua vida se dedicou a luta pela independência dos negros nos Estados Unidos da America.

Walter Monteiro 22/05/2020

Livro que me despertou o hábito da leitura.
A vida de Malcolm pode inspirar qualquer pessoa que deseje traçar um caminho diferente para vida. A obra de Manniing conseguiu me fazer entender como foi construído o pensamento de Malcolm em cada parte de sua trajetória.

Thiago.Felipe 02/08/2020

Malcolm
Muito acima do seu tempo, Malcolm fez grandes mudanças sobre direitos dos negros!

tiago 03/09/2020

Sobre poder transformador da educação
O livro buscar dar um retrato fiel de Malcolm X, explorando seus acertos e não omitindo suas falhas. Por meio da obra é possível perceber a mudança radical da postura que Malcolm apresentava no início de sua vida por meio da educação e estudo diligente e incansável. Exemplo de notável disciplina e fé, Malcolm dedicou-se integralmente aos planos de espalhar a mensagem que acreditava, e a cada reinvenção utilizava-se de todos os instrumentos que possuía em busca de seu objetivo. Dotado de uma capacidade fantástica de observação, ele era movido pela crença na construção de um mundo mais justo aos negros e ao longo do livro é possível perceber as diferentes formas que ele acreditava que essa mudança poderia ocorrer. Apesar de não ter vivido o suficiente para solidificar suas ideias finais e pô-las em prática, Malcolm se mostra um importante inspirador dos movimentos por igualdade que florescem nas décadas subsequentes à sua morte.

Dira 16/11/2020

Biografia fundamental
Para nós negros é importante que conheçamos a história de vida de figuras que representam ideais que se fortalecem com a passagem do tempo, até para que não represente apenas uma alegoria dentro da comunidade negra. Nesta biografia temos surpresas boas e desconfortáveis a respeito da história de Malcolm. É bem escrita, rica em detalhes e fontes, trabalho primoroso que valeu o Pulitzer em 2012, valendo muito a leitura!

[Os brancos sinceros deveriam organizar-se, entre si, e inventar uma estratégia para destruir o preconceito existente nas comunidades brancas].

Amanda Celeste 20/12/2020

Um homem que ilustrou quase todas as faces do movimento negro
"Malcolm X" não é só um excelente estudo da personalidade título - uma das figuras ativistas mais importantes da história do continente americano - mas também uma dinâmica ilustração das diversas faces do movimento negro, tal qual o próprio Malcolm. Ora pacifista, ora violento; ora nacionalista, ora integracionista, sempre em evolução. Muito longe de ser um santo, Malcolm ilustrou perfeitamente a capacidade do ser humano de mudar de opinião e de luta - e para melhor - quando aberto a pessoas e mundos diferentes dos que compõem a sua própria bolha.

Ramon 25/01/2021

...
"Sendo, como fui, um antigo menino de fazenda, quando as galinhas voltavam para o galinheiro, eu não ficava triste" - Malcolm X

YuriNExist 02/04/2021

Malcolm X
Uma obra de arte, um banquete que combina habilmente biografia, jornalismo investigativo e comentário político

- The Washington Post

daniel.vasco.716 17/05/2021

Sentidos tão contrastantes entre si indicam os rumos contraditórios assumidos pela vida de Malcolm até o encontro definitivo com o Islã, que o levaria ao ativismo político. Ladrão, agenciador de prostitutas e viciado em drogas na década de 1940, quando também conheceu os horrores da prisão, ele abandonou o crime para abraçar com sua oratória brilhante, amparada em leituras autodidatas e nos ensinamentos do Corão, uma luta sem quartel contra o racismo e a injustiça social.

Luciano 29/09/2021

Um livro biográfico à altura de Malcom X
O livro apresenta uma biografia bem completa e com detalhes desde a infância do pequeno Malcom Litle até a morte do líder negro que se tornou,assumindo um lugar de destaque na história contra o racismo e a desigualdade entre as raças, seguiu uma linhagem ideológica controversa, mas nada apaga o que representou Malcom X para os negros americanos e para o mundo.