Malcolm X

Malcolm X Manning Marable




Resenhas - Malcolm X


16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Rafael 29/06/2020

Malcolm X, nascimento e construção de um ídolo
Eu sempre ouvi falar do nome de Malcolm X, mas só vim conhecer a sua história pelo filme X com Denzel Washington (ótimo filme por acaso) que é baseado na sua auto-biografia. A nova biografia, que durou 20 anos para ser finalizada, vencedora do Pulitzer, com mais de 400 entrevistas, desmistifica o mito e revel com dados pautáveis e documentos a história de Malcolm que teve o pai assasinado pelos movimentos segracionistas como a Klu Kux Kan, a mãe internada à força numa clínica psiquiatra por ter se casado com um negro, sua vida de criança que passou fome, adotada e marginalizada. Passando por traficante, gigolo e ladrão. Até ir parar na cadeia e se converter ao islamismo. E é a partir desse momento que sua trajetoria política e social deslancha. Com discursos racistas e fascistas ele se torna símbolo dos negros. Passa a atacar em seus discursos Martin Luter King, e anos depois rompe com a sau religião e funda uma mesquita. Nesse momento Malcolm já tinha mudado de cabeça e já tem uma postura menos religiosa e mais ativista social. Malcolm foi acompanhado de perto pelo FBI, conheceu Fidel Castro, se tornou símbolo do islmismo nos EUA, e teve uma vida recheada de acontecimentos impressionantes e embates chocantes. E aos 39 anos, assim como Martin Luter King, ele foi assassinado e se tornou o símbolo que é hoje. Há muita coisa em comum nessa fase com a vereadora do Rio Marielle, principalmente na tentativa de negligenciar o assassinato e se negar a tratá-lo como crime político.
É um livro maravilhoso.
I Danielle I 29/06/2020minha estante
Li a sinopse do filme esses dias e já adicionei na minha lista. Fiquei interessada em conhecer mais sobre a história. Talvez depois eu procure o livro também!




Thiago 04/03/2016

Fantástico. Denso.
Esse livro é o resultado da busca pelo verdadeiro Malcolm X e não pelo mito. A vida pós a morte de Malcolm jogou uma neblina sobre o verdeiro sujeito que ele era, uma pessoa cheia de virtudes e defeitos. Eu sou da geração que conheceu Malcolm X pelo filme de Spike Lee e constantemente fui exposto ao mito e não ao homem que ele foi. As contantes comparações entre ele e Dr. King que os posicionavam em lugares imediatamente opostos da luta pelos direitos civis nos levava a escolher um lado. Ou você era Magneto ou era Prof. Xavier. HAHA Bobagem adolescente de quem viu muito X-Men.

O título do livro faz jus a Malcolm X, um sujeito que se reinventou ao longo de sua breve vida. A influência do Pan-Africanismo e do Islã Ortodoxo o fez assumir uma postura de luta cada vez mais global. Não fosse sua morte prematura e brutal, Malcolm com certeza seria a face internacional da luta contra o racismo.

Como disse Washington Post, Marable juntou num livro só biografia, jornalismo investigativo e comentário político
Fernanda1943 23/08/2016minha estante
Olha a morte prematura do Malcolm X o fez um mártir, claro que eu queria que ele tivesse vivido mais, porém a morte trágico deu a ele a imortalidade das suas ideias, já que o mesmo foi morto para poder ficar quieto e ocorreu o problema contrário!




daniel.vasco.716 17/05/2021

Sentidos tão contrastantes entre si indicam os rumos contraditórios assumidos pela vida de Malcolm até o encontro definitivo com o Islã, que o levaria ao ativismo político. Ladrão, agenciador de prostitutas e viciado em drogas na década de 1940, quando também conheceu os horrores da prisão, ele abandonou o crime para abraçar com sua oratória brilhante, amparada em leituras autodidatas e nos ensinamentos do Corão, uma luta sem quartel contra o racismo e a injustiça social.
comentários(0)comente



Ramon 25/01/2021

...
"Sendo, como fui, um antigo menino de fazenda, quando as galinhas voltavam para o galinheiro, eu não ficava triste" - Malcolm X
comentários(0)comente



Thiago.Felipe 02/08/2020

Malcolm
Muito acima do seu tempo, Malcolm fez grandes mudanças sobre direitos dos negros!
comentários(0)comente



Dira 16/11/2020

Biografia fundamental
Para nós negros é importante que conheçamos a história de vida de figuras que representam ideais que se fortalecem com a passagem do tempo, até para que não represente apenas uma alegoria dentro da comunidade negra. Nesta biografia temos surpresas boas e desconfortáveis a respeito da história de Malcolm. É bem escrita, rica em detalhes e fontes, trabalho primoroso que valeu o Pulitzer em 2012, valendo muito a leitura!

[Os brancos sinceros deveriam organizar-se, entre si, e inventar uma estratégia para destruir o preconceito existente nas comunidades brancas].
comentários(0)comente



Amanda Celeste 20/12/2020

Um homem que ilustrou quase todas as faces do movimento negro
"Malcolm X" não é só um excelente estudo da personalidade título - uma das figuras ativistas mais importantes da história do continente americano - mas também uma dinâmica ilustração das diversas faces do movimento negro, tal qual o próprio Malcolm. Ora pacifista, ora violento; ora nacionalista, ora integracionista, sempre em evolução. Muito longe de ser um santo, Malcolm ilustrou perfeitamente a capacidade do ser humano de mudar de opinião e de luta - e para melhor - quando aberto a pessoas e mundos diferentes dos que compõem a sua própria bolha.
comentários(0)comente



Luciano 29/09/2021

Um livro biográfico à altura de Malcom X
O livro apresenta uma biografia bem completa e com detalhes desde a infância do pequeno Malcom Litle até a morte do líder negro que se tornou,assumindo um lugar de destaque na história contra o racismo e a desigualdade entre as raças, seguiu uma linhagem ideológica controversa, mas nada apaga o que representou Malcom X para os negros americanos e para o mundo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Willian 29/11/2013

Literalmente uma vida de Reinvenção..
Essa obra superou muito minhas expectativas. Mostra toda a transformação da vida de Malcolm X, prendendo os leitores. Ajudando a eternizar ainda mais a memória desse grande guerreiro Afro-americano.
A história de sua vida e de sua luta era pra adotada nas universidades de todo mundo.
Espero que este livro sirva pra nos inspirar e nos abrir a reinvenção de nossos pensamentos.
Simplesmente fantástico..
comentários(0)comente



Aldimir.Santos 15/06/2014

Um novo Malcom
Grande livro com enfoque principalmente na ótica politica de Malcom X com suas invenções e reinvenções. Jack Barnes soube colocar nessa obra uma critica grandiosa sobre Malcom X, deste de suas aventuras como Detroit Red - Big Red - até o grande muçulmano e militante negro que ao longo da sua vida se dedicou a luta pela independência dos negros nos Estados Unidos da America.
comentários(0)comente



tiago 03/09/2020

Sobre poder transformador da educação
O livro buscar dar um retrato fiel de Malcolm X, explorando seus acertos e não omitindo suas falhas. Por meio da obra é possível perceber a mudança radical da postura que Malcolm apresentava no início de sua vida por meio da educação e estudo diligente e incansável. Exemplo de notável disciplina e fé, Malcolm dedicou-se integralmente aos planos de espalhar a mensagem que acreditava, e a cada reinvenção utilizava-se de todos os instrumentos que possuía em busca de seu objetivo. Dotado de uma capacidade fantástica de observação, ele era movido pela crença na construção de um mundo mais justo aos negros e ao longo do livro é possível perceber as diferentes formas que ele acreditava que essa mudança poderia ocorrer. Apesar de não ter vivido o suficiente para solidificar suas ideias finais e pô-las em prática, Malcolm se mostra um importante inspirador dos movimentos por igualdade que florescem nas décadas subsequentes à sua morte.
comentários(0)comente



YuriNExist 02/04/2021

Malcolm X
Uma obra de arte, um banquete que combina habilmente biografia, jornalismo investigativo e comentário político

- The Washington Post
comentários(0)comente



Brunífero 30/03/2023

A luta gravada na alma
Desde que lia os livros didáticos de história do Ensino Fundamental II de forma autodidata, ficava fascinado pela luta antirracista americana não só pela presença no imaginário popular, mas também pelo seu oposto, isto é, a falta de informações e sua caricatura, e um dos que mais sofre com isso sem dúvida é Malcolm X. A narrativa sobre sua luta parecia muito mal detalhada nesses livros, especialmente se comparado com Martin Luther King e toda esse falso dilema de "pacifismo x autodefesa". Felizmente, isso vem mudando nos últimos anos, e um grande marco dessa mudança, ao meu ver, é esta biografia de Malcolm X por Manning Marable, que dedicou toda sua vida acadêmica a pesquisá-la (desde o fim da década de 60 até 2010!), e cuja jornada foi laureada com o Pulitzer de biografia de 2012 - infelizmente, um prêmio póstumo. E olha, foi um prêmio merecido.
A biografia é um verdadeiro tour de force no movimento negro estadunidense da primeira metade do século XX, mais precisamente no que se chamou de garveismo, movimento que daria luz ao pan-africanismo (ainda que profundamente anticomunista e com religiosidade que beira à despolitização), que por sua vez geraria a Nação do Islã, a igreja na qual Malcolm X militou durante boa parte de sua vida política, vida a qual é muito determinada pelo ambiente do século XX, como por exemplo o fascínio pelo jazz. Como um todo, a biografia é esplendidamente bem-escrita e todo aprofundamento é justificado, como a questão do trato da mulher negra da Nação do Islã. Mais fascinante ainda é perceber que a biografia é estruturada em meses quando chega na vida política de Malcolm X, mas o que poderia ser um preciosismo do autor se justifica pela importância do que é narrado e a vida de reinvenções, mencionada no subtítulo, é mais que justificada. A relevância da leitura da biografia se dá também em conhecer o pensamento de Malcolm X, visto que ele era mais orador do que escritor, e dessa forma suas intervenções acabam fluindo tanto pela narrativa quanto pelo aprendizado de seu pensamento. Também é interessante notar como Manning desconstrói a famosa autobiografia ao apontar as dissonâncias factuais e os interesses nos quais ela foi redigida.
Para além do aprendizado teórico ou da relevância social imediata em ter contato com o antirracismo, o livro é relevante para perceber o quanto o radicalismo de Malcolm X não surge do nada, e o quanto, mesmo depois de sua morte, ele ainda é visto como ameaça ao status quo - por bons motivos. Tanto no exagero quanto no esquecimento (não sabia que ele flertava com o marxismo no fim da vida), figuras históricas interessantíssimas podem ser estigmatizadas a ponto de serem afastadas do grande público, e são justamente essas as mais relevantes para a resolução dos nossos problemas sociais mais candentes. Nesse sentido, essa biografia é um passo decisivo para a revelação de Malcolm X para o grande público, exatamente como seu autor pretendia.
Como diz João Carvalho, rebelar-se é justo e necessário.

*Versão brasileira da Companhia das Letras. Inclui índice remissivo, fontes e bibliografia.
comentários(0)comente



16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR