Contos de Shakespeare William Shakespeare
William Shakespeare

Resenhas - Contos de Shakespeare

Cláudia - @diariodeduasleitoras 05/02/2020

Contos de Shakespeare
"- Pobre de mim! - disse Romeu. - Há mais perigo nos teus olhos do que em vinte espadas."
Romeu e Julieta

A genialidade e influência de William Shakespeare no mundo é indiscutível. Porém, antes de se transformarem nas lendas literárias que são hoje, as peças de Shakespeare só podiam ser apreciadas por homens adultos, tendo em visto seu conteúdo erótico e sua linguagem difícil. Assim, seus textos eram inapropriados para mulheres e jovens.

Eis que surge os irmãos londrinos Lamb, com a ideia de adaptar as peças do dramaturgo para o formato de contos. Assim, em 1807, Charles Lamb e Mary Lamb traduz 'Contos de Shakespeare' para linguagem adequada para crianças (eu não achei a leitura nada simples kkkk essas crianças de 1807 certamente eram prodígios).

Enquanto Mary foi a responsável pelas novelas, Charles cuidou das tragédias e para compor a obra eles escolheram 28 títulos do escritor, entre eles Sonho de uma Noite de Verão, Rei Lear, Romeu e Julieta, Macbeth, A megera domada e O mercador de Veneza.

Se você, assim como eu, sempre teve vontade de ler as obras de Shakespeare e por alguma razão (ou medo) ainda não leu, não erre na escolha e põe esse aqui na listinha.

Ps: essa obra foi indicação de um personagem de outra grande obra que tanto amo: A sociedade literária e a torta de casca de batata. Amo quando livros indicam livros.

LucAlio.CAmara 19/06/2022

Contos de Shakespeare
Os vinte contos traduzidos por Mario Quintana são muito bem elaborados. Achei a maioria uns bem parecido com o outro. Sempre falando em traições, vingança, inveja, casamento, amor, etc... O que me deixou encantado foram os finais dos contos, todos com um plot twist bem inusitados.
DANILÃO1505 19/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Luan 12/12/2021

Shakespeare era flamenguista!???
Esta coletânea de contos que são peças de Shakespeare me fez aproximar do dramaturgo. apesar de se tornar cansativo boa parte do livro, os contos entregam bem um começo, meio e fim, que mais ou menos a maioria se avança muito rápido. agora, esquecem o título, foi só pra chamar atenção mesmo :(

Delam 01/09/2021

Finalmente?
Não pensei que chegaria ao final de um livro agradecendo por ter o terminado, mas foi exatamente o que aconteceu nessa leitura.

Não foi o meu primeiro contato com Shakespeare - já li "Sonho de uma noite de Verão" e "Hamlet" -, mas foi minha primeira leitura de grande parte das obras desses. Acredito que todas as obras tornaram-se supérfluas e muito semelhantes, tendo seus conteúdos abordados com grande superficialidade.

Nos primeiros contos, eu fui envolvida, me interessei pelos contos - e é esse inicio que me permite dar três estrelas, nada mais que isso -, mas depois os contos pareciam tão parecidos entre si que pareciam já ter sido lidos.

Procurei pela tão aclamada genialidade shakespeariana, mas não encontrei.

a n a 09/01/2021

boa adaptação
eu tinha interesse nas obras de Shakespeare, porém acho as peças MUITO maçantes de se ler. recorri ao formato de contos e gostei mais. a tradução do Mário Quintana é excelente e todas as peças foram adaptadas fielmente, exceto pelo fato de que todos os quotes marcantes de Shakespeare ficaram de fora. "Romeu e Julieta" nesse formato fluiu mais pra mim, porém senti falta da frase marcante que encerra a obra original. o famoso quote "o inferno está vazio e todos os demônios estão aqui" também ficou de fora em "A tempestade", assim como vários outros. não é nada que tire o significado das histórias, talvez apenas um pouco da profundidade. mesmo assim, é uma boa fonte para quem quiser ter um primeiro contato com Shakespeare ou para quem (assim como eu) não consegue se dar bem com o formato da dramaturgia.
falando do conteúdo dos contos, eu detestei muitos e amei poucos. gostei de todas as tragédias exceto "Otelo" (a pior de todas, na minha opinião) e no pódio como as favoritas ficariam Macbeth, Hamlet, O rei Lear e, como menção especial, Romeu e Julieta. nas comédias, odiei "A megera domada", amei apenas "Sonho de uma noite de verão", gostei de "A tempestade" e "Noite de reis" e desgostei de todo o resto.

Maria Paula 04/02/2022

Essa coletânea com os contos mais conhecidos do famoso bardo é uma boa forma de conhecer um pouco da obra do autor e se familiarizar com seu estilo.
Entretanto, tem bastante misoginia e racismo.

Carol Galvão 03/11/2011

Perfeito!
Para quem sempre teve a curiosidade de ler as obras de Shakespeare mas nunca soube se ia gostar das historias ou se queria ter uma ideia do que as historias falavam antes de ler esse livro é perfeito.
Os autores conseguiram resumir de forma maravilhosas as peças do mestre de uma forma que aumenta a sua curiosidade de ler as peças originais.

Muito bom, vai das historias mais conhecidas como Romeu e Julieta até os menos conhecidos.

Vale muito apena ler e sem duvida minha vontade de ler as obras originas aumentou!!!!

monyarareeis 06/07/2020

Contos acessíveis ??
Escolhi 2020 para começar a reler livros que marcaram minha vida. O motivo de gostar tanto desse livro é pela acessibilidade as histórias clássicas de Shakespeare que adentraram em minha vida em um período de reviravoltas familiares, bem Shakespeariana kkkk.
Aqui vocês vão encontrar algumas peças em contos, numa linguagem compatível a vários públicos, é tbm uma chance de conhecer as obras pra quem não gosta de ler peças teatrais.
Dentre os 20 contos, a história que me chamou mais atenção é Péricles, príncipe de Tiro... não é tão comentada, mas é cheia de drama. Bem novelão mexicano.
Dentre a variedade tem as clássicas Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo e outras que você fica tão inspirado, que não vai se contentar só com os contos. Enfim, leiam! Vale a pena ?

Celli.Barros 09/06/2021

São 20 contos.
Os que mais gostei foram: Hamlet, Péricles o príncipe de Tiro, Otelo, o rei Lear, o mercador de Veneza e Cimbelino.

Isabella2336 10/12/2015

Opinião
No início pode ser complicado a leitura por causa da linguagem do livro que utiliza alguns tempos verbais não utilizados nos dias atuais. Mas depois de terminar o primeiro conto não persiste a dificuldade.Em alguns contos o final era bem previsível,nada que atrapalhe o ritmo da leitura. Os temas variam do romantismo á tragédia, em todos os contos no final forma-se um ou até mais casais.
Minha nota pessoal de 1 a 5 de cada tema:
Hamlet, o príncipe da Dinamarca - 4
Otelo - 3
Péricles, o príncipe de Tiro - 3

DominicSReynaldo 19/11/2021

Uma forma mais acessível de conhecer Shakespeare
Eu já havia lido Shalespeare antes, mas foi bem difícil!
Acredito que os séculos de distancia e a forma que os texto foi originalmente escrito, torne muito difícil a leitura, um problema facilmente resolvido com essa versão

Ruth Roland 29/03/2020

Shakespeare em contos
Uma releitura de 20 peças de Shakespeare no formato de contos, o livro que de Mary e Charles Lamb, pensado para o público infanto juvenil, também é uma ótima leitura para outros públicos, afinal, as histórias de Shakespeare, são atemporais. O livro é agradável de ler justamente porque inclui várias histórias, algumas bem famosas como Romeu e Julieta, e muitas outras que eu não conhecia... O mercador de Veneza, O rei Lear, entre outras. Como são vinte contos, a leitura não foi tão rápida como imaginei que seria, e alguns momentoss achei cansativa. Percebi que todas as histórias tem as mesmas caracteristicas, um par romantico, um vilão, uma tragédia, com muitos finais felizes.
Mas é bom pra conhecer Shakespeare de uma forma mais "resumida".

Anderson916 05/09/2021

Amei a ultima história
Realmente os contos são muuito bem escritos, incrível como são bem estruturados de acordo com a história completa.