O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - escaravelho do diabo

Dani 07/01/2024

O escaravelho do diabo
Eu li esse livro na minha adolescência e é tão bom reler algo q te ajudou a ser um leitor.
Uma história curtinha e cheia de mistérios..

Sarah.Santos 25/12/2023

Coleção vagalume é TUDO DE BOM
A um tempo atrás me deparei com alguns livros antigos que tenho na estante (alguns exemplares da coleção vagalume) que fizeram parte da infância dos meus pais e acabaram em minhas mãos na adolescência, lembro de ter amado na época pois estava começando a ler...
E esse ano acabei querendo rele-los e esse é o segundo, inclusive acabei de reler um e já engatei nesse, são leituras curtas e muito gostosinhas. é claro que n da pra disser que é o melhor mistério que já li, pois já li muitos outros bem elaborados. Mas pensando em um livro tão antigo e para um público mais novo, é muito legal.

Luiza.Oliveira 08/10/2023

Sinceramente me surpreendi com o livro. Gostei bastante do romance policial e da ideia proposta, principalmente visando ser um livro escrito século passado. O final me surpreendeu, eu já havia imaginado quem era o assassino, mas desconfiava de outra pessoa. Eu recomendo muito pra quem gosta e até quem não gosta de mistério

alicecabral 05/09/2023

O livro tem uma trama interessante trazendo um mistério a fim de descobrir quem anda assassinando os ruivos da cidade e qual a seria a motivação para tais atos provocando um suspense e um final que eu particularmente fiquei surpresa (num bom sentido). Apesar de ter uma escrita um pouco rebuscada não é difícil de entender. Enfim eu gostei bastante do livro só não avaliei com 5 estrelas porque em alguns momentos eu não ficava presa em certas partes do livro.

Ewelin.paola 15/07/2023

Um subestimado da literatura brasileira
Eu fui obrigada a ler esse livro por causa de um trabalho escolar,sem a obrigação com certeza não teria motivo para eu chegar perto dessa coisa , escaravelho do diabo sendo considerado um clássico da literatura brasileira e um dos livros mais conhecidos ,ganhando até mesmo uma adaptação de mesmo nome para o cinema, sinceramente "clássico"só se for pelo tempo de lançamento, porém convenhamos ser antigo não é desculpa para ser ruim,"The Raven" o livro dos primórdios consegue ser melhor que muitos que vieram depois dele, até os dias de hoje, então não tem desculpa, genuinamente se eu não pesquisasse quem era o autor de Escaravelho, nunca teria imaginado que ele foi escrito por uma mulher,sem ser hipócrita eu sei que muitos livros escritos por mulheres são ruins, crepúsculo por exemplo,porém o que me incomodou em Escaravelho não é as personagens mulheres serem ruins e sim elas não servirem para nada,em crepúsculo,pelo menos a autora tem vergonha na cara de dar protagonismo para Bela e outras personagem femininas ,nesse livro(Escaravelho)senti falta de qualquer necessidade de vários personagens existirem ,além das mulheres,eu nem sei por onde começar para listar as coisas ruins dessa história, porque sinceramente são várias,e eu não estou com a mínima paciência em perder meu tempo já que eu sei que ninguém vai ler essa resenha,mas vou tentar resumir as coisas horríveis desse livro, não me interpretem mal ,eu sei que tem livro bem mais pior (tipo qualquer livro escrito por Youtubers) porém um livro ruim desse não deveriam ser considerado um dos melhores nem de longe,vamos começar com os personagens,meu deus por que?,para que essa mulher escreveu tanto personagem sem saber usar nenhum,a trama era para ser de suspense mas parece mais uma comédia romântica cafona,se a autora não sabia fazer suspense que ela não tivesse feito,a sensação que eu tive lendo esse livro era de uma adolescente que fantasiava que um homem super atraente e interessante se interessaria por uma mulher com carisma de uma porta, como ela sabe que isso nunca aconteceria na vida real decidiu escrever um livro, agora o vilão, sinceramente deveria ser a parte mais cuidadosa da obra que é escrever o vilão,chamar o" inseto " de vilão ruim é uma ofensa aos vilões ruins que nós marcaram ,por que não é o caso desse aqui, sinceramente o cara que ficou putinho e decidiu matar ruivos naturais,eu não sei o que tava passando na cabeça dessa mulher na hora que ela escreveu isso,algum ruivo deve ter dado raiva para ela no passado só pode ,isso é o vilão é tão vazio e genérico,eu não tenho problema nenhum com vilões que são ruins só por serem, só que nesse caso a gente não tem nem uma confirmação do por que ele faz isso, só uma back story rápida e mal feita,que com certeza foi feita as pressas,bem é isso eu resumi , poderia ter feito uma resenha mais bem trabalhada,mas ninguém vai ler mesmo.
Anne.Pletsch 06/12/2023minha estante
Achei que você definiu bem a história. Bem entediante o papel das mulheres no livro mesmo. Vários tons de machismo explicitos, além de aspectos gordofóbicos... O que posso acrescentar na sua resenha é a questão da saúde mental. Nesse ponto eu acredito que a autora se demonstrou minimamente cuidadosa. Abordar o fato de que pequenas coisas que fazemos e construímos, como hobbies, estudos, descobertas, etc, podem ter grandes poderes sobre as nossas vidas. Foi interessante a captura da subjetividade do vilão, mas em geral se demonstrou realmente muito desconexo. Parece um pouco incompleto e estranho...

1 04/07/2023

Bom.
Esses livrinhos da coleção vagalume eram todos bem legais. Li alguns. Esse foi um dos meus preferidos à epoca.

Juan.Thiago 30/05/2023

Minhas opiniões
Esse livro superou minhas espectativas, ele parecia ser monótono, mas ele foi ficando animado e intrigante, Mr grass era o assassino, com a morte de Hugo irmão de Alberto, a pensão da Clara e muito mais mortes, muito bom.

site: https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Flookaside.fbsbx.com%2Flookaside%2Fcrawler%2Fmedia%2F%3Fmedia_id%3D524516202313391&tbnid=8U42WJsBDypSPM&vet=12ahUKEwjUw8_1k53_AhXJFLkGHQ6VDH8QMygDegQIARAr..i&imgrefurl=https%3A%2F%2Fm.facebook.com%2Fsomara

Tatiane.Moscardi 16/01/2023

? Logo no início da leitura nos deparamos com um mistério que assombra uma cidadezinha do interior de São Paulo. Onde algumas mortes vem acontecendo e todas essas mortes tem algo em comum, a aparência das vítimas.

Os ruivos naturais da cidade andam morrendo misteriosamente, mas antes, eles recebem uma caixinha com um besouro dentro.

Alberto irmão de Hugo uma das vítimas, se junta com o inspetor Pimentel e parte a procura do assassino.

?Eu acho incrível essa história, lembro de ter lido na escola, a leitura flui muito bem e a história tem uma pegada de mistério, suspense. Eu adorei reler.

Tuty 20/12/2022

Final meh
Os adultos a minha volta sempre elogiaram esse livro, e como amo a coleção vaga-lume decidi ler. Comecei a ler e gostei demais, achei todo o mistério muito interessante
Chego na metade do livro sem ideia de quem é o assassino, os assuntos terminam e nada, aí no final por uma conveniência se descobre que era um personagem que eu nem lembrava quem era. Broxou um pouco o livro mas ainda sim é uma leitura gostosa.

Ayumi.kimura 27/09/2022

Relembrando
Aquele livro que você leu há muitos anos, e nunca se cansa de ler, pois trás a nostalgia daqueles suspenses da coleção vagalume. Com aquela trama bem gostosa, seguidos de investigação e mistério.

Renata.Grasiele 25/09/2022

Valor sentimental ?
Esse livro é uma releitura da infância e significa muito pra mim. Trata-se da história de assassinatos que acontecem a pessoas ruivas e sardentas após o recebimento de um besouro em uma caixinha pelo correio. Um policial e um estudante de medicina se juntam para desvendar esse mistério e muitas coisas acontecem, inclusive um pouco de romance. Muito bom.
O escaravelho do diabo foi o primeiro mistério que eu li na vida, sendo bastante influente em um dos meus atuais favoritos gêneros de leitura. Reler essa hora nacional quase 15 anos depois foi bem nostálgica, ainda mais hoje sendo entomóloga (mas não especialista em besouros, e sim em formigas) e sendo ainda mais interessada no assunto. Muito obrigada Lúcia Machado de Almeida, por essa obra.
Stelinha5 25/09/2022minha estante
Era o auge do auge ler esse livro, porque a maioria tinha medo.

Milena.Margutti 15/07/2022

Um xodó
Simplesmente o livro que me fez apaixonar pelo gênero investigação criminal. Os personagens e suas motivações, o pano de fundo, o mistério e as possíveis vítimas e assassinos prendem até a revelação final.