O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - escaravelho do diabo

Mateus 10/01/2013

Sou um pouco suspeito para falar, porque os livros da coleção vaga-lume foram muito importantes para eu adquirir o gosto pela leitura, então para mim todos os livros de autores como a Lúcia Machado de Almeida e o Marcos Rey são ótimos. Mas o que acho de interessante nesses livros é como os autores conseguem fazer um caso policial, criar um clima de suspense tão interessante, em um livro infanto-juvenil, é incrível. Os casos nos fazem lembrar os famosos desenhos do Scooby-Doo (com um pouco mais de criatividade, é claro).
Mas para mim o melhor de tudo é como a coleção vaga-lume marcou minha infância.
Déia 03/07/2013minha estante
Também sou suspeita de falar por que depois dos gibis que lia quando tinha uns 7 anos , o primeiro livro de verdade que li que me recordo foi esse e daí em diante li vários da Editora vagalume também, foi um marco no meu inicio á leitura.
Lembro muito bem da sensação que tive ao ler este livro e eu tinha uns 8 anos acho rs.
Amei e já li e reli várias vezes e ainda gosto muito.

Lixandrax 09/02/2014minha estante
*-*
Verdade...sempre gostei de ler, mas a coleção vaga-lume me deu uma nova percepção de leitura...simplismente magnifico os livros...marcou a minha infância.

Ewelin.paola 15/07/2023

Um subestimado da literatura brasileira
Eu fui obrigada a ler esse livro por causa de um trabalho escolar,sem a obrigação com certeza não teria motivo para eu chegar perto dessa coisa , escaravelho do diabo sendo considerado um clássico da literatura brasileira e um dos livros mais conhecidos ,ganhando até mesmo uma adaptação de mesmo nome para o cinema, sinceramente "clássico"só se for pelo tempo de lançamento, porém convenhamos ser antigo não é desculpa para ser ruim,"The Raven" o livro dos primórdios consegue ser melhor que muitos que vieram depois dele, até os dias de hoje, então não tem desculpa, genuinamente se eu não pesquisasse quem era o autor de Escaravelho, nunca teria imaginado que ele foi escrito por uma mulher,sem ser hipócrita eu sei que muitos livros escritos por mulheres são ruins, crepúsculo por exemplo,porém o que me incomodou em Escaravelho não é as personagens mulheres serem ruins e sim elas não servirem para nada,em crepúsculo,pelo menos a autora tem vergonha na cara de dar protagonismo para Bela e outras personagem femininas ,nesse livro(Escaravelho)senti falta de qualquer necessidade de vários personagens existirem ,além das mulheres,eu nem sei por onde começar para listar as coisas ruins dessa história, porque sinceramente são várias,e eu não estou com a mínima paciência em perder meu tempo já que eu sei que ninguém vai ler essa resenha,mas vou tentar resumir as coisas horríveis desse livro, não me interpretem mal ,eu sei que tem livro bem mais pior (tipo qualquer livro escrito por Youtubers) porém um livro ruim desse não deveriam ser considerado um dos melhores nem de longe,vamos começar com os personagens,meu deus por que?,para que essa mulher escreveu tanto personagem sem saber usar nenhum,a trama era para ser de suspense mas parece mais uma comédia romântica cafona,se a autora não sabia fazer suspense que ela não tivesse feito,a sensação que eu tive lendo esse livro era de uma adolescente que fantasiava que um homem super atraente e interessante se interessaria por uma mulher com carisma de uma porta, como ela sabe que isso nunca aconteceria na vida real decidiu escrever um livro, agora o vilão, sinceramente deveria ser a parte mais cuidadosa da obra que é escrever o vilão,chamar o" inseto " de vilão ruim é uma ofensa aos vilões ruins que nós marcaram ,por que não é o caso desse aqui, sinceramente o cara que ficou putinho e decidiu matar ruivos naturais,eu não sei o que tava passando na cabeça dessa mulher na hora que ela escreveu isso,algum ruivo deve ter dado raiva para ela no passado só pode ,isso é o vilão é tão vazio e genérico,eu não tenho problema nenhum com vilões que são ruins só por serem, só que nesse caso a gente não tem nem uma confirmação do por que ele faz isso, só uma back story rápida e mal feita,que com certeza foi feita as pressas,bem é isso eu resumi , poderia ter feito uma resenha mais bem trabalhada,mas ninguém vai ler mesmo.
Anne.Pletsch 06/12/2023minha estante
Achei que você definiu bem a história. Bem entediante o papel das mulheres no livro mesmo. Vários tons de machismo explicitos, além de aspectos gordofóbicos... O que posso acrescentar na sua resenha é a questão da saúde mental. Nesse ponto eu acredito que a autora se demonstrou minimamente cuidadosa. Abordar o fato de que pequenas coisas que fazemos e construímos, como hobbies, estudos, descobertas, etc, podem ter grandes poderes sobre as nossas vidas. Foi interessante a captura da subjetividade do vilão, mas em geral se demonstrou realmente muito desconexo. Parece um pouco incompleto e estranho...

Renata.Grasiele 25/09/2022

Valor sentimental ?
Esse livro é uma releitura da infância e significa muito pra mim. Trata-se da história de assassinatos que acontecem a pessoas ruivas e sardentas após o recebimento de um besouro em uma caixinha pelo correio. Um policial e um estudante de medicina se juntam para desvendar esse mistério e muitas coisas acontecem, inclusive um pouco de romance. Muito bom.
O escaravelho do diabo foi o primeiro mistério que eu li na vida, sendo bastante influente em um dos meus atuais favoritos gêneros de leitura. Reler essa hora nacional quase 15 anos depois foi bem nostálgica, ainda mais hoje sendo entomóloga (mas não especialista em besouros, e sim em formigas) e sendo ainda mais interessada no assunto. Muito obrigada Lúcia Machado de Almeida, por essa obra.
Stelinha5 25/09/2022minha estante
Era o auge do auge ler esse livro, porque a maioria tinha medo.

Gabriel.CantuAria 23/11/2021

Sinto que se tivesse lido quando criança, teria gostado mais. Mas até mesmo diminuindo os critérios, o livro deixa a desejar. O mistério, quando revelado, é desanimador, as explicações para a obsessão do assassino são bem aleatórias, há marcas de preconceito em todo o livro, e os personagens - tipicamente burgueses - são bem chatos.
Gabriel.CantuAria 23/11/2021minha estante
E esqueci de falar de como o assassino sempre escapa por incompetência dos investigadores, e não por seu mérito. Um investigador vai embora porque está tarde da noite, os outros perdem os suspeitos de vista por qualquer motivo, as vítimas dispensam proteção por acharem que nada vai acontecer - tudo isso no meio de uma série de assassinatos.

wrodriguesst 06/10/2012

Primeiro
Primeiro livro que li na vida..... Muito bom.

Cris 09/10/2012

É um livro que prende a atenção do leitor. Uma linguagem simples e retrata bem a vida nos anos 50. Suspense muito bem amarrado.
Gostei muito do livro.

duda 26/11/2012

o livro e bom espero que voce leia

JuliaFerreira 13/04/2013

Ótimo livro de suspense...
Quando peguei o livro para lê eu não imaginava que iria gostar tanto...Quando começou as mortes eu ficava imaginando quem era o assassino, porque dos escaravelhos e porque matou pessoas com característica semelhantes.Cada pessoa que aparecia na vida de Alberto eu pensa que era o assassino.No final do livro quando eu descobri o assassino eu me surpreendi.Eu recomendo esse livro para que é curiosa como eu:-)

Fabricio Zak 25/02/2016

A dor deixa de ser triste quando nos aproximamos dela para suavizá-la.
Assassinatos, mistério, paixões e besouros. Seja cuidadoso se você tem cabelos ruivos e rosto sardento. Essa é a característica escolhida para o serial killer obcecado por besouros causar pânico e derramar muito sangue em uma pacata cidadezinha de Minas Gerais.
Alberto é um estudante dedicado de medicina que se vê numa incrível jornada de caça ao rato, ou melhor, caça ao “inseto”, como apelidaram o mais temido serial killer de Minas Gerais dias depois.
O jovem entra na perseguição do assassino quando descobre o cadáver de seu irmão mais novo com uma espada fincada em seu coração. Antes de morrer, no entanto, o irmão mais novo de Alberto recebeu um pacote onde continha um besouro com características diferentes espetado em uma rolha, algo que pareceu uma simples pregação de peça para os irmãos. O que eles não sabiam é que esse era um aviso de que Hugo, irmão de Alberto e dono de uma farta cabeleira ruiva, seria assassinado friamente.
Mais em: http://www.sugestoesdelivros.com/2016/02/resenha-o-escaravelho-do-diabo.html

Dani 07/01/2024

O escaravelho do diabo
Eu li esse livro na minha adolescência e é tão bom reler algo q te ajudou a ser um leitor.
Uma história curtinha e cheia de mistérios..

Matt F 09/06/2020

Terror dos ruivos
A coletânea Vagalume com certeza foi a que me induziu a esse mundo dos livros e li com bastante apreço na minha infância, jamais vira tamanha dinâmica e trama se desenvolver em páginas e esse momento foi um dos mais mágicos da minha vida.
Este livro em específico, a priori foi um terror e espanto pra mim (por motivos óbvios), porém quando a mente de criança se aquietou, observei e criei muito gosto pelo gênero suspense policial, o livro é realmente uma história incrível e cativante.

Karina Paidosz 20/08/2020

O inseto
Um excelente livro para prender a atenção.
Não parei enquanto não terminei.
Leitura bem fluída.
Bons toques de mistério, surpresa, romance, investigação policial.
Aproveite a leitura; o desfecho não achei tão satisfatório, mas foi ok.

Celenice.Moraes 01/09/2020

Que nostalgia!
Esse livro é uma nostalgia para mim kkkkk, fez parte da minha infância. Eu era fã da coleção vagalume, então li praticamente todos. Na época, essa história me causou medo, lembro-me como se fosse hoje, eu receosa de ir dormir porque o livro retrata uma série de assassinatos (e eu era criança), mas amava. Enfim, super recomendo para quem nunca leu.

Nayara.Rocha 21/03/2021

Gostaria de reler depois de adulta
Li quando era criança praticamente, realmente fiquei presa do do início ao fim e gostaria muito de reler agora com outros olhos!

Marcela.Nogueira 28/03/2021

O escaravelho do Diabo
Excelente romance policial de Lúcia Machado de Almeida. O suspense dura a estória toda e só quando a chave do enigma aparece é que finalmente juntamos todas as peças do quebra-cabeças.