Guerra dos Homens Alados

Guerra dos Homens Alados Poul Anderson

Resenhas - Guerra dos Homens Alados

@solitude_e_books 18/12/2020

Me siga no Instagram Solitude_e_books
"O planeta dos homens alados" é um romance de ficção científica do autor norte americano Poul Anderson, que abre a série sobre Nicholas Van Rijn, pelo que pesquisei esse foi o único livro traduzido para o português de Portugal.

Em meio a uma viagem interplanetária a nave do comerciante Nicholas Van Rijn caí no planeta Diomedes, deixando assim só três sobreviventes, o piloto, uma rainha e o próprio Van Rijn. Ao fazerem o reconhecimento da área eles percebem que poucas são as chances de sobrevivência neste planeta desconhecido e enospedo, pois a comida nativa é totalmente venenosa aos seres humanos, e eles possuem alimentos para poucas semanas. A única esperança é conseguir obter a confiança dos habitantes voadores de Diomedes, mas essas tribos bárbaras só se importam com a batalha e a glória. Sendo assim não será fácil atravessar esse planeta até a base terráquea sem se envolver em uma batalha com e contra esses seres alados.

Guerra dos Homens Alados" foi publicada em 1958 em três partes na revista americana "Astounding Science Fiction" (Fevereiro, Março e Abril de 1958). No mesmo ano foi lançado em forma de livro com o título "O planeta dos homens alados".

Confesso que em momentos achei a leitura um pouco confusa e até me senti perdido, mas foi uma leitura legal

Osmar 19/05/2012

Leitura Fácil e despretensiosa
Este livro apresenta o personagem Nicholas van Rijn, um comerciante aventureiro e presidente da companhia Solar de Temperos e Bebidas. Este personagem ocupa o papel recorrente na série de livros “Technic History” de Poul Anderson.

A estória é bem simples, especialmente se comparada com obras mais atuais. Ela porém possui pelo menos dois aspectos bem interessantes:

1. a incompatibilidade biológica entre os seres nascidos na Terra com aqueles nascidos em Diomedes, o que torna o que é comida para uma raça, em veneno para a outra. É claro que fica um pouco difícil aceitar que os seres humanos não acabariam sendo intoxicados, mesmo não se alimentando;

2. A questão evolucionária aplicada aos seres alados de Diomedes (não, eu não vou contar para não estragar o final do livro)

Adicionalmente, é divertido enxergar os conflitos entre o engenheiro/piloto com o comerciante van Rijn. Apesar de se esforçar e ralar muito, ele acaba sempre em desvantagem.

Uma leitura fácil e despretensiosa.

Osmar

www.estantehermetica.com.br