Inocência

Inocência Visconde de Taunay...

Resenhas - Inocência

1 | 2 | 3 | 4

Domino 17/02/2024

#lido

Que leitura maravilhosa, percebo que olhar com.os olhos de adulto e com.maior bagagem de leitura para #livros que tive contqto.na minha adolescencia tem feito toda a diferença em especial ao se tratarde classicos.

Esse é considerado, o Romeu e Julieta do sertão no qual temos muitos contrastes entre as pessoas de estudo e os mineiros (usando a referencia do livro).

O nome da mocinha já descreve o sentimento que melhor descreve.

A linguagem é rebuscada, e cheia de palavras regionais, as notas de rodapé dessa edição são muito boas e explicativas.

Gostei
muitoooooo

Nota; 5 estrelas

#livro #amoler #leiamais #classico #literaturabrasileira

Ay â 12/11/2023

Esperando na Janela-Gilberto Gil
Confesso que me apaixonei nesse
livro,conseguir me conectar com os personagens de uma forma que eu não costumo fazer. Eu gosto muito de literatura Brasileira é esse livro e uma das razões de eu gostar tanto da literatura Brasileira. Como sou de uma família mineira raiz reconheci alguns dos meus parentes mais antigos nas ações do pai de inocência. Amei também o jeito que o amor é retratado no livro, algo que eu sinto falta em alguns livros. Coloquei esse título porque acho que essa música combina muito com livro, algo bem brasileiro.

Mikeimei 29/10/2023

?????????? nada faz sentido nesse livro ou eu sou mt burra ? esse final foi péssimo e já era beeem óbvio que seria assim (literalmente conta no começo do livro, o que tira toda a graça e a vontade de terminar a leitura). E esse ngc de amor a primeira vista não é nada realista vey ?

pampamcviana 03/08/2023

Resgatei este livro do destino trágico que minha sogra daria a ele (lixo! ?). Provavelmente foi alguma leitura pedida pela escola do meu "namorido", há séculos atrás. Ninguém o teria comprado por livre e espontânea vontade, a não ser que estudasse literatura. Como tenho me interessado por clássicos nacionais, quis me embrenhar nos ermos sertões do Mato Grosso, para além dos limites do Rio Paranaíba (conheço bem este rio, hein), e conhecer a história de duas almas perdidamente apaixonadas mesmo sem nem se conhecerem direito, e sair dos enredos irônicos e realistas que tenho escolhido. Arrepender não me arrependo. Mas este tipo de história não combina com a minha natureza.

Para começar, prefiro escrever sobre o que gostei, pois nem tudo está perdido. Gostei da descrição romantizada da natureza, algo com o qual me identifico por trabalhar no interior e estar frequentemente em fazendas. Também adorei ter contato com palavras e expressões antigas da língua portuguesa, algumas ainda usadas, como "secundou", "anarquia", "enjoado" e "fazer de conta". Tenho muito orgulho em perceber a riqueza da nossa língua!

Agora vamos aos pontos negativos (para mim): não só da Disney surgem as ilusões. Imagino "mocinhas inocentes" lendo um livro desses e suspirando por um "amor único e verdadeiro". Não combina comigo. Essa romantização das relações humanas não me convence, e já adianto que o final é horrível. Me desculpe se considerar isto um "spoiler"! Aliás, não é totalmente ruim. Senti uma ironia no final que salva um pouco as últimas páginas. Também foi triste perceber o machismo daquela época, muito expressivo no interior, e que ainda deixa suas marcas nos tempos atuais. É assustador perceber a objetificação da mulher, a qual era considerada um fardo para o pai, que precisava casá-la o quanto antes para evitar uma possível desonra de sua família. A ideia "o único sonho da mulher é se casar" aparece do princípio ao fim, desde a vontade explícita do pai, até a filha achar que seu único destino possível era este. Se as pessoas lerem isto levantando questionamentos, talvez o livro tenha cumprido uma boa missão.

Indico este livro para quem gosta de clássicos, ou para quem se identificou com os pontos que eu considero positivos sobre o livro.

midnightrainz_ 02/08/2023

é um livro q na primeira metade não acontece nada e na segunda acontece tudo de uma vez

essa questão do amor a primeira vista extremamente avassalador pode até ter funcionado na época, mas hj em dia só soa como uma paixão boba q ambos os envolvidos teriam esquecido rapidamente depois de alguns meses

eu ter relacionado alguns trechos do livro com a letra de ivy da taylor swift me ajudou a ter ânimo para termina-lo, mas tem alguns trechos q sinceramente me deram vontade de fazer cosplay de quebra mola

em suma, não é um livro ruim, mas definitivamente não funcionou pra mim

Ane 26/06/2023

Um retrato da sociedade da época. É triste ver como as mulheres eram tratadas e como a palavra do pai valia mais que a felicidade da filha. Final triste demais.

Sabrina 29/12/2022

Julieta do sertão (não é por acaso)
Li esse livro como leitura obrigatória na escola, mas nunca esperava me apaixonar tanto pela história, que se tornou uma das minhas preferidas. É com certeza um clássico do romance e estão ali para você se apegar a elas e se emocionar com elas.

No início a leitura pode ser um pouco maçante pelo descostume de ler livros antigos, mas quando se pega o ritmo, a história é realmente encantadora. Sobre meus personagens favoritos:

Inocência faz jus ao nome, sendo a personagem a quem eu mais me apeguei, menina doce e muito amável (e que todo mundo quer casar). Cirino é inteligente, mas também um tanto tolo, por não saber tanto quanto pensa e por se deixar levar por ciúmes, vez ou outra. Pereira, o pai, apesar de um tanto bruto, tem o seu jeito de mostrar que ama a filha. Meyer foi um dos que eu mais gostei (borboletas), apesar de tudo.

Vale demais a leitura!

hud 18/06/2022

NÃO SEI, NÃO SEI
como era leitura obrigatória da escola eu não tava prestando atenção no começo da leitura, mas ele foi ficando bom e no fim decepcionou. mas na dúvida de ler ou não, leiam ou não :)

Daniel.Malaquias 18/04/2022

Romeu e Julieta do sertão
Nunca um título fora tão apropriado para se falar sobre uma obra. No caso de Inocência, de Visconde de Taunay, a comparação com a clássica obra Romeu e Julieta de Shakespeare não é por acaso. No sertão de Mato Grosso, nos confins desse Brasilzao, vai se desenrolar uma história de amor, de promessa, de honra, amizade e confiança, tudo isso corroborado pelo casal de jovens apaixonados e o (im)possibilidade de viver esse amor? A narrativa é um pouco monótona no início, porém pelo fatos dos capítulos serem curtinhos, a história ganha fôlego a partir da metade do livro. O fim é o fim rsrsr.

Leo 03/03/2022

A história demora bastante para se desenvolver, fora a descrição exagerada da escola romântica que que da uma certa preguiça.
Quando ela fica boa e começa a se desenvolver, o livro acaba.
Mostra como a sociedade patriarcal engendra uma relação de posse para com as mulheres. Principalmente, no que diz respeito à posse: a mulher, primeiramente, pertence ao pai e sua ?posse? é passada ao marido mediante o casamento, como se ela fosse um objeto irracional sem direito a decidir sobre sua vida.
Claro que não podemos fazer uma análise crítica anacrônica seca, mas, infelizmente, grande parte dessa estrutura permanece nos dias atuais, com uma nova roupagem e um viés mais eufemístico, mas ainda permanece.
Yasmin.Moraes 05/03/2022minha estante
Concordo com tudo! ??