Inocência

Inocência Visconde de Taunay...

Resenhas - Inocência

1 | 2 | 3 | 4

Hilton Neves 03/02/2022

O visconde solta menções boas demais de Scott, Lavergne e muitos outros fantásticos escritores entre os capítulos. Além disso, ele familiariza o leitor com as expressões e cotidiano do interior e suas paisagens.

Ariane Goncalves 15/11/2021

Li esse livro quando estava no Fundamental 2. Lembro de ter ficado mal ao final da leitura, pensando que o amor era uma coisa bonita, mas sofrida e que nunca ia querer isso pra mim rsrs .. inclusive, saudades dessa inocência.. rs

Betânia 20/09/2021

Inocência
Definitivamente um clássico romântico. Não à toa chamam essa obra de ?Romeu e Julieta sertanejo?. De leitura suave e dramática, é um livro agradável. Vale a leitura.

Bia 02/09/2021

Livro muito bom, no começo achava que seria chato e com leitura cansativa, entretanto o livro é maravilhoso e tem escrita fluida, além de ser facilmente notável as características românticas como a idealização da mulher e o romance impossível. Então, leiam.é incrível.

Rodrigo.Kruger 20/07/2021

Li obrigado
Li esse livro para o projeto de literatura da escola, achei ele bem ruim, mas é tolerável visto que foi escrito no século XIX. É realmente muito estranho ler algo tão antigo.

Amanda 01/07/2021

2 estrelas
Fiquei muito tempo esperando esse livro ficar bom...
Vamos aos únicos dois pontos positivos: o tema da história (romance, gosto bastante) e frases belíssimas sobre amor.
Agora sobre tudo que me incomodou:
Como já se espera de um romance romântico, os personagens se apaixonam extremamente rápido e são muito, muito intensos. Isso me incomodou porque, apesar de ser uma grande fã do romantismo brasileiro (principalmente das obras de José de Alencar), tenho lido muitos romances que mostram o desenrolar da paixão e de relacionamentos que vão se construindo aos poucos. Não consegui acreditar na paixão de Cirino e Inocência e tive a impressão de que se eles esperassem alguns meses iam esquecer um ao outro e seguir a vida. Não consegui me conectar com a história e o que me manteve firme na leitura foi a fama do livro de ser sobre "um amor muito forte e muito sofrido", eu estava realmente querendo sofrer por eles, mas não foi dessa vez.
Apesar de tudo fico feliz por ter lido esse clássico mesmo que não tenha sido uma grande experiência pra mim.
natzzzi 16/01/2023minha estante
nossa realmente, eu sentia que depois de dois dias eles iam esquecer um do outro, parece que eles só se apaixonaram pq só tinha eles de novos naquela fazenda...

Gustavo.Faria 14/06/2021

confesso que eu não li o livro inteiro, porém a minha cara amiga kethe me ajudou com o final??

( as vezes ter um anão nem é tão bom assim )
triste pela morte do cirino
Kethelin3 17/06/2021minha estante
agora que vi, meu querido amigo, espero que vc tenha ido bem em sua prova

Kethelin3 14/06/2021

Por incrível que pareça eu curti a leitura gnt, obviamente que nunca leria por prazer, mas já que tive que ler, foi bom até. O começo é MUITO chato, dá vontade de se matar, porém dps vai melhorando, vc fica até "hmm oq vai acontecer?", juro. Não gostei do final, dava para o autor ter feito um ngc dahorinha, mas tudo bem, ngm é perfeito. Cirino e Inocência, vcs deveriam ter metido o loko e fugido que era sucesso ?
Gustavo.Faria 14/06/2021minha estante
eu e minha mania de clicar em spoiler ?

Kethelin3 14/06/2021minha estante
mas aq nem tem spoiler doido AKSJSKSJSMSKKA

bru 12/06/2021

Achei q ia ser horrível, mas foi até bom. Não sei o que eu achei do final, acho q dava pra ser melhor
O Meyer eu amo
Me incomocou o jeito que eles falavam com a Inocência, mas pra época era normal
Enfim, gostei até

Paloma Lopes 30/04/2021

O enredo em si não tem nada de muito interessante. A importância da leitura dessa obra reside nas características do Romance Regionalista que ela apresenta.

13marcioricardo 18/04/2021

Romance de época
O livro conta a história de um mancebo que tinha uma farmácia e sai pelo Brasil se passando por médico.

Ao chegar no Mato Grosso do Sul se hospeda na casa de um homem caipira que tem a filha doente. Ao longo do tratamento, Cirino ( o tal falso médico ) e Inocência ( a filha de Pereira ) se apaixonam perdidamente.

Uma paixão proibida já que Inocência está noiva de outro homem, a quem Pereira já tinha prometido a filha. E sendo Pereira mineiro, não volta atrás com a palavra.

O livro é bom pra quem pretende conhecer mais sobre a flora e fauna do cerrado, já o autor descreve bem a Natureza da região. Também para saber como os costumes eram à época, especialmente o contraste entre a área urbana e rural.

Ao início achei bem chato, com tanta descrição acabei adormecendo 3 vezes na primeira metade do livro, mas à medida que a leitura vai avançando vai ficando melhor.

malvs.aa 28/11/2020

difícil...
Li para um vestibular e no fim gostei da história. Tirando o fato da linguagem ser complicada de entender e o machismo desse livro ser extremo, não achei tão ruim quanto imaginei que seria. Óbvio que relevei alguns aspectos da trama por conta da idade em que o livro foi escrito, porém ainda assim me incomodou um pouco aspectos como o pai da Inocência querer casa-lá com um homem que ela nunca viu (mesmo isso sendo comum na época) e o mesmo pai ser desconfiado de tudo e todos. Para uma leitura no sentido acadêmico é bem interessante, mas no literário me incomodei um pouco.

Jeferson.Schimingoski 03/11/2020

Uma linda e gostosa estória.
Por ser eu do interior, da roça mesmo, me identifiquei com os cenários, com os personagens, com seus jeitos simples de "prosiá", mesmo sendo do sul do Brasil. Mas o sertanejo do Brasil não muda muito de suas características de região pra região e nem perde sua maneira com o passar dos anos. Quanto ao romance, envolvente, poético e profundo.

Sabryna @booksabry 13/05/2020

Inocência - Visconde de Taunay
Século XIX. Inocência e seu pai, o mineiro Pereira, vivem de modo simples no interior do Mato Grosso. Durante uma caminhada, Pereira conhece Cirino, um farmacêutico que vive de vila em vila atendendo pacientes e receitando remédios. O encontro torna-se uma feliz coincidência por acontecer justo quando sua filha está doente e sem perspectiva de melhoras. Pereira convida Cirino para se hospedar em sua casa e tratar Inocência.

Obras dessa época não têm uma linguagem fácil, ainda mais quando carregam o vocabulário típico do interior. Porém, superada essa barreira, é uma fonte rica para conhecer os costumes e a cultura do Brasil nas terras distantes dos grandes centros.
Inocência não tem esse nome à toa. Órfã de mãe desde criança, ela foi criada pelo pai com zelo e sem muito conhecimento do mundo enquanto era preparada para o casamento. A função de Pereira é preservá-la e encontrar um bom marido, tarefa essa já cumprida desde o começo do livro quando sabemos que Inocência está prometida a Manecão.

“No meu parecer, as mulheres são tão boas como nós, se não melhores; não há, pois, motivo para tanto desconfiar delas e ter os homens em tão boa conta...”

Cirino apaixona-se desde a primeira consulta. A beleza de Inocência, seus gestos simples e discretos, seu olhar sensível, tudo isso arrebata o coração do pobre farmacêutico – que se apresenta como médico – que nada pode fazer senão se manter distante e respeitar o compromisso que ela já tem com o noivo. Mas chega um ponto em que o amor platônico dói demais e ele se declara, recebendo, para sua felicidade, a correspondência do sentimento.

Os encontros escondidos vão aumentando a urgência que o casal tem de viver junto, mas como enfrentar a dureza do pai e a honra de uma palavra dada? Esse é o grande desafio de Inocência e Cirino.

“Amor é sofrimento, quando a gente não sabe se a paixão é aceita, quando se não vê quem se adora; o amor é céu, quando se está como eu agora estou”.

Um elemento curioso nessa história é que um segundo hóspede aparece na casa de Pereira. Um alemão chamado Meyer que viaja o Brasil em busca de descobrir espécies novas de inseto e catalogá-las para o governo do seu país. Ele e seu ajudante passam bastante tempo na casa do mineiro, torrando sua paciência pelos elogios constantes à Inocência, mas acrescentando pouca coisa ao conflito principal. Digo, no final da história, embora uma ação sua feche o livro de maneira bem dramática, quem se importa com Meyer?

Outro fato que me chamou atenção é o julgamento destoante dos demais que Cirino tem sobre as mulheres. Enquanto todo mundo as vê como um mero acessório da casa e do marido, Cirino acha que elas valem muito mais e que não deveriam ser reduzidas a uma função tão desmerecida. Essa valorização é estendida a Inocência, que sequer sabe ler e escrever por ser absurdo demais.

site: https://www.sabrynarosa.com / https://ww.instagram.com/booksabry

1 | 2 | 3 | 4