Toques para Mulheres

Toques para Mulheres Edson Rossatto
Edson Rossatto

Resenhas - Toques para Mulheres

Rebecca 19/01/2022

O livro para mulheres que não recomendo para mulheres
Com todo respeito ao escritor, pois tenho um respeito gigantesco a todos os escritores independente do tipo de escrita e tema abordado, mas esse livro definidamente é para pessoas que buscam uma leitura completamente descontraída e sem conteúdo.
São crônicas que representam situações do dia a dia das mulheres e o autor argumenta sobre as mesmas e da sua opinião. Não concordo com algumas coisas abordadas mas também não me senti atacada de nenhuma forma.
Resumindo, não daria de presente para alguém e não recomendo a leitura.

Cris 14/01/2020

Universo feminino na visão de um homem
"A mulher deve ser lentamente decifrada, como o enigma que é: encanto a encanto." Pág. 5

Este livro reúne uma série de crônicas sobre situações diversas que abrangem o universo feminino: relacionamentos, beleza, vestuário e etc.

O autor conta logo no início do livro que ele convive desde criança com uma casa cheia de mulheres e que por estar inserido neste ambiente, pode perceber vários tipos de comportamento em mulheres e por isso a ideia de dar “toques” para mulheres.

Eu já tinha lido outros livros do autor, e acho a escrita dele muito bem humorada, as crônicas são lidas rapidamente, e eu terminei de ler em dois dias.

Se o livro for encarado com bom humor, ele pode até agradar, porém, se for levado a sério, muitas partes do livro podem até ser consideradas ofensivas ao público feminino devido ao teor, porque afinal, é um homem dando dicas para mulheres, né? E o autor deixa claro no livro uma série de preferências dele em relação ao sexo feminino (mulher de salto alto, loira, vestida de roupa social…) e esta obviamente não é a opinião de 100% dos homens, então, não dá pra generalizar.

Resumindo: eu gostei da maioria das crônicas, levando pro lado humorístico, deu pra rir bastante, mas algumas crônicas, eu achei de muito mau gosto, e particularmente, como mulher, não levei a sério nenhum dos “toques” dados pelo autor. Não é um livro que eu indicaria pra uma amiga ler.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Caroline.Correia 17/12/2018

Engraçado, interessante e educativo
Composto de 143 páginas e 21 crônicas, “Toques Para Mulheres” é mesmo hilário! Não entendo como podem haver mulheres que se sintam ofendidas com as coisas que ele aborda no livro, pois eu, que também sou mulher, tive que concordar com tudo.

O livro todo é engraçado e repleto de situações corriqueiras que não nos damos conta, mas que podem ser bem desagradáveis e mal vistas pelo sexo masculino. O livro em questão não é de autoajuda, mas possuem dicas valiosas que toda mulher precisa aprender!

Leitura aprovada e recomendadíssima!! 😋
No meu blog eu destaco alguns trechos das crônicas mais engraçadas!

site: https://jovemedivertida.com/2017/07/08/toques-para-mulheres/

ricardo_22 24/06/2014

Resenha para o blog Over Shock
Toques para Mulheres, Edson Rossatto, 1ª edição, São Paulo-SP:
Giz Editorial, 2012, 144 páginas.

Entender uma mulher é uma missão quase impossível, mas como ela é o bem mais precioso da vida de um homem, nos esforçamos para compreendê-la e conseguir estar ao lado de quem nos faz sorrir pelo simples fato de sorrir. Apesar disso, não tenho dúvidas de que uma mulher também busca entender a visão que os homens têm do universo feminino. Essa é a proposta de Toques para Mulheres – ou se preferir simplesmente TPM.

Nesse livro, Edson Rossatto usa do seu conhecido bom-humor para mostrar que sua visão do universo feminino é muito abrangente. E esse fato é explicado quando sabemos que Rossatto passou a vida cercado por mulheres (seja em casa ou na faculdade, onde era o único homem em uma sala repleta de mulheres) e por isso conheceu, ou ao menos tentou conhecer, tudo o que se passa na cabeça delas.

As crônicas em Toques para Mulheres são divertidíssimas e, mesmo sendo um livro indicado “apenas para lactantes”, homens também podem se divertir quando, lendo as palavras do autor, perceberem que não são os únicos a ter determinado tipo de opinião. Sendo assim, Rossatto consegue levar o leitor à gargalhada ao usar de ironias e metáforas para comentar sobre os variados assuntos do universo feminino.

Mas o grande diferencial do livro não é apenas o bom-humor ou a maneira como um homem trata o misterioso mundo das mulheres. Ao escrever, Rossatto comenta sobre assuntos considerados polêmicos, como a divisão da conta em um encontro, e ainda quebra determinados tabus ao falar do sexo de forma tão livre, por exemplo.

O livro se inicia já com uma crônica interessante, “A Comível e a Namorável”, porém são outras três crônicas que se destacam, cada uma à sua maneira: “Fim (Até que Se Comece Outro...)”, que segundo o autor possui spoilers da vida real; “A Conta, Por Favor!”, que trata dos cuidados que um homem também tem antes de um encontro; e “Vai ser injusta só porque são injustos com você?”, crônica onde o autor fala da injustiça sofrida pelas mulheres, mas também da maneira como elas podem ser injustas – usando, claro, de muitas comparações.

site: http://www.overshockblog.com.br/2014/06/resenha-252-toques-para-mulheres.html

Patrícia 14/05/2014

No blog Dose Literária

Dose Literária 05/03/2014

O universo feminino na visão de Edson Rossatto
"Se o Diabo entendesse de mulher, não tinha rabo nem chifre."
(Stanislaw Ponte Preta)

Com essa frase inicia-se "Toques para Mulheres" de Edson Rossatto publicado em 2012 pela Giz Editorial.
Comprei o livro no evento Livros em Pauta organizado pela editora Andross no começo de 2013. O que me atraiu para a escolha do livro foi o subtítulo: "Crônicas bem-humoradas sobre o universo feminino na visão de um homem". Vamos lá...

continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/03/o-universo-feminino-na-visao-de-edson.html

Islene 02/02/2014

Busca de textos
Em 2012, na Bienal do livro, eu e minhas amigas encontramos um simpático jovem fazendo propaganda de seus livros, me interessei por um e minha amiga pelo Toques para mulheres.
Dia 1 de fevereiro de 2014, estou eu à caça de textos para adolescentes e adultos e encontro o livro, Toques para Mulheres, dispensei só duas crônicas por serem um tanto quanto ousada, não para os alunos, mas para ter sido lida por uma Professora.
O livro é ótimo o texto é fluido, vale a pena ler, o bom humor do autor é fantástico, os toques são muito bons.

Rose 10/09/2013

Se vocês procuram por um livro bom e que façam vocês rirem, então o seu livro é "Toques para Mulheres" (TPM) do Edson Rossatto.
Para quem não sabe, o Edson é responsável pelos nanocontos e microcontos diários que você encontra aqui ao lado do blog.
Se ele já mostra seu talento com os nanocontos e microcontos, imaginem então quando ele tem "mais espaço" para mostrá-lo...
Em TPM, Edson nos brinda com 21 contos muito bem feitos e pra lá de divertidos que retrata de uma forma bem humorada a visão masculina do universo nada comum das mulheres.
Sim, as crônicas falam de situações diárias da ala feminina, e Edson nos mostra como os homens encaram nossas loucuras e neuras...
Um livro rápido (infelizmente), mas que mantém o nosso sorriso (e porque não gargalhadas em alguns momentos) no rosto durante toda a leitura, que eu espero, vocês façam.
Ah, já ia me esquecendo, vocês podem sentir o gostinho das crônicas acompanhando o blog TPM, onde o autor mantém algumas crônicas deste mesmo tema.

Literatura 02/11/2012

Sem criatividade para nada
Quando escolhi Toque para mulheres, (Giz Editorial, 143 páginas) de Edson Rossatto, fiquei receosa sobre o que encontraria. Decepção prevista, decepção materializada. Pode parecer uma temática diferente para muitos, mas para mim que, como já citei em outras resenhas, lê Mulheres que correm com os lobos é bem complicado.

Não me senti atraída pelo livro, pois achei a forma de como abordar o assunto muito simplista. Contudo, apesar de eu ser rabugenta, é um livro para um público jovem. Com uma linguagem acessível e com temas corriqueiros na vida de todas as pessoas. E olhando esse viés cheguei a conclusão que o problema não é o livro e sim minha expectativa.

São 21 crônicas reunidas com toques para o público feminino e uma pitada de humor e irreverência. Como no caso da crônica ‘Homens devem ganhar mais que as mulheres’. As frases iniciais já são hilárias e divertidas. Concordo que me deu frouxos de risos... mas mesmo assim não me convenceu.

O interessante é que o autor não fecha a possibilidade de debates. A forma como os temas são abordados coloca o leitor em uma confortável posição de diálogo. E por essa medida o livro ganhou duas estrelas (eeeeeeeeeeeee). Na maioria dos casos não concordei com o que estava escrito, mas também não me senti ofendida. Apenas não é um livro que eu compraria ou daria de presente.

Veja resenha completa no site:

Joana Masen 05/09/2012

Toques para outras mulheres
Comprei esse livro na Bienal, quando encontrei o Edson com uma placa super engraçada, fazendo sua própria propaganda de forma descontraída e despretensiosa. Quando eu falei que já conhecia o trabalho dele no site "Cem toques cravados", e que adoro as micronarrativas que ele escreve, ele acabou me convencendo a ficar om esse livro, que era muito bacana para as mulheres e que eu ia gostar. Mas me desapontei um pouco com as crônicas, talvez eu esperasse algo parecido com o que ele publica no site e não pensei que o livro era um outro estilo de texto, ou talvez por que eu achei os toques que ele deu um tanto quanto óbvios para mim. Posso parecer convencida, mas os toques que ele dá no livro já fazem parte da minha vida; eu já acho que as mães que amamentam seus bebês deveriam ter mais noção e não ficar se expondo em qualquer lugar, já acho que para andar de salto alto tem que saber, e não apenas querer andar, e por ai vai. Por outro lado, pensando não só em mim e no meu dia a dia, acho que o livro exerce um papel importante, que é falar para algumas mulheres aquilo que muitas vezes temos vontade de falar, mas não temos oportunidade (ou coragem mesmo). São coisas sutis, mas que, dependendo da situação, fazem uma enorme diferença entre uma situação delicada e uma cena engraçada. O Edson tentou (e conseguiu) falar sobre pequenas coisas que nos incomodam nas atitudes daquelas que nos cercam, e que podem, na maioria das vezes, ser corrigidas com simples mudanças de atitude. O melhor de tudo é que ele consegue levar a narrativa num clima agradável, com uma linguagem informal, e utilizando o humor na medida certa, deixando a leitura fluente e interessante. Algumas mulheres realmente precisam ler esse livro, mas, infelizmente, grande parte delas não vai fazê-lo.

Leitora Viciada 29/08/2012

Toques Para Mulheres já começa com bom-humor no próprio título, pois ao abreviá-lo temos TPM, um trocadilho interessante.
O livro possui vinte e uma crônicas escritas por um homem sobre as mulheres e seu misterioso mundo. Foi isso o que me chamou a atenção: um homem escrevendo sobre mulheres, sobretudo utilizando o bom-humor. Outro ponto muito atraente são as ilustrações anteriores a cada crônica e a bela capa. A ilustradora está de parabéns e toda a equipe da Giz Editorial também. O projeto gráfico do livro está perfeito.
Apesar de o livro ter sido escrito voltado às mulheres - o autor mantém um diálogo diretamente com suas leitoras, não significa que um homem curioso não possa lê-lo.

O autor utiliza não apenas do bom-humor, mas também de uma linguagem moderna, leve e agradável em suas crônicas, deixando o texto simples e de fácil entendimento. As melhores partes são algumas situações cômicas do cotidiano, que ele nos conta dando exemplos de conhecidos, diálogos diretos, situações corriqueiras e engraçadas.
Nem todas as crônicas me agradaram; por outro lado, outras me fizeram rir e de outras eu gostei muito.
Sobre o ponto de vista do autor sobre as mulheres, fiquei com a opinião dividida. Concordo com uma parte das ideias e discordo da outra.
Sempre utilizando um tom cômico e até satírico o autor expõe sua opinião sobre assuntos sérios e sobre assuntos comuns nas discussões entre os sexos.

Na primeira crônica O demônio do dia a dia o autor mostra como o cotidiano e a mesmice podem acabar com um relacionamento ou contribuir para seu fim. Com exemplos rápidos da rotina entre casais vemos o perigo, por exemplo, de um casal abrir um negócio e misturar a relação com o trabalho.
O autor explica que a saudade na dose certa, pequenas ações e cada um ter uma vida própria são essenciais para afastar a rotina.
Uma boa crônica para iniciar o livro.

Em Fim (até que se comece outro...) o autor fala sobre o término dos relacionamentos amorosos e em como a pessoa dispensada (ou como ele diz, "chutada") tenta sobreviver sem as respostas sobre o porquê do fim da relação.
Gostei dessa crônica, pois o autor lida com algo muitas vezes complicado de uma forma muito engraçada.

E-mails, pis e o guru do sexo é a crônica seguinte e o autor comenta sobre supostos e-mails que ele recebe sobre as crônicas postadas em seu blogue. Algumas mensagens seguem no texto e notamos as reações extremas dos leitores: Mulheres indignadas que o xingam e homens que o veem como um guia.
As mensagens com as dúvidas dos homens sobre seus relacionamentos fazem rir, mesmo a maioria sendo absurda.

Em A comível e a namorável o autor levanta uma questão polêmica: A mulher deve ou não ir para a cama no primeiro encontro se busca um relacionamento sério e duradouro?
Sem se esquecer em nenhum momento o lado cômico das situações ele comenta como as feministas querem ter essa liberdade sem serem taxadas negativamente. No entanto ele dá a opinião masculina onde a mulher deve se valorizar.
Sou a favor de total liberdade para ambos os sexos sem preconceitos, mas concordo com ele; se a mulher quer apenas uma aventura casual, sem problemas, vai em frente. Agora se busca uma relação séria, deve ir mais devagar. O autor se esqueceu de um detalhe: as mulheres também observam se um homem se valoriza. Não tanto quanto os homens talvez.

Seios maternos são mais ternos do que seios femininos? é um texto menos interessante que os anteriores, embora o autor faça uso do bom humor colocando-o num assunto sério: Uma mãe expor o seio em público para amamentar seu bebê pode ser atentado ao pudor, indecente? Parece besteira, mas ela conta casos onde isso já foi um problema.
Ele redireciona o texto para como algumas mães podem ser discretas ao alimentar seus bebês sem perderem a elegância.

A conta, por favor é uma das crônicas que não gostei. Pensei que seria um texto cheio de situações engraçadas debatendo quem deve pagar a conta, o homem ou a mulher e terminar apoiando o bom senso (dividir a conta) mas o autor se perde respondendo a um e-mail preconceituoso de uma mulher que defende a ideia da mulher não pagar a conta por gastar muito mais dinheiro que o homem ao se produzir para ir ao encontro dele. Concordo com o autor.
O que desgostei foi o autor generalizar que todas as mulheres se arrumam para outras mulheres. Não, nem todas. As mulheres bem resolvidas se arrumam para si mesmas, por amor próprio.

Mais respeito, hein! é uma crônica sobre seios e o complexo de algumas mulheres com eles. Aborda o assunto das cirurgias plásticas e próteses de silicone. O autor transforma a crônica em autoajuda e perde a graça.

Um brinde às bêbadas de sonhos matrimoniais é uma crônica que gostei. Concordei com o autor e achei ótima sua alfinetada sobre as mulheres que se preocupam tanto em ter a festa e cerimônia de casamento dos sonhos (com gastos exagerados) e parecem não se importar com quem estão se casando e com a seriedade do casamento.

Não gostei da abordagem em As borboletas de Mário. Compreendi a boa intenção do autor ao dizer que mulheres (e homens) devem sempre andar bem vestidos e produzidos. No entanto, esta crônica é muito preconceituosa com mulheres que no cotidiano se vestem de forma casual. Ele generaliza, dizendo que todas deveriam usar roupas elegantes e sociais no dia a dia.
Acho falso e desnecessário a mulher se vestir assim, existem casos diversos.
Por exemplo, eu: Moro numa cidade praiana onde no inverno temos 30°C e é ridículo andar de scarpin e tailleur de dia como sugere o autor. Ele detona mulheres que usam sandálias rasteiras, como se toda mulher trabalhasse num escritório com ar condicionado no centro de São Paulo.

Ao contrário da crônica anterior, O Aurélio e o igualismo é excelente, gostei bastante. Aqui o autor soube encaixar o bom humor e inteligência para falar sobre igualdade entre os sexos e o respeito pelas diferenças existentes. Sou contra extremismos, sejam feministas ou machistas e odeio preconceito.
Adorei a teoria do "igualismo" proposta pelo autor!

A próxima crônica é Como evitar capetas garanhões. Na verdade o autor não dá dicas de como reconhecer e evitar cafajestes como imaginei. Ele diz às mulheres comprometidas a serem fiéis a seus parceiros e a defendê-los em todas as situações perante outro homem.
Confesso que não entendi o sentido do texto, acho que não captei a mensagem nem a piada. Pensei que ele fosse ensinar solteiras em busca de um parceiro sério a desmascararem e fugirem dos aproveitadores.

Já A gravidez do casal executivo é uma crônica leve e que realmente expõe a dura realidade da diferença entre pais e mães. Quem sofre é a mulher, tanto nas mudanças do corpo quanto nas da vida profissional. Por mais que o homem seja compreensivo e presente durante a gravidez, sua vida profissional nunca muda, enquanto a da mulher para por meses. Adorei esta crônica e o ponto de vista (sempre engraçado) do autor.

Nem tudo entre quatro paredes vale é uma crônica muito equilibrada: engraçada onde deve ser e com conselhos ponderados. As cenas utilizadas como exemplos me fizeram rir bastante, enquanto as dicas do autor são bem colocadas e servem para ambos os sexos.
Só faltou dizer que além da sincronia e intimidade entre o casal é sempre necessário o diálogo sobre vontades e fantasias.

Não gostei de Está andando desse jeito torto por quê? por duas partes:
Primeiro quando através de um diálogo entre amigas ele mostra que a maioria das mulheres é falsa e invejosa e depois quando ele critica a deselegância da mulher bem vestida que troca os chinelos pelo scarpin no trem, antes de chegar ao trabalho. Melhor trocar no trem em meio a desconhecidos do que ir de scarpin e arrebentar os pés ou deixar para trocar na porta da empresa.
Em compensação concordo com o ponto central: é muito feio e até cômico ver mulheres que cismam com saltos altíssimos sem saberem como andar com eles. Já as que são obrigadas a usar salto alto no trabalho, às vezes por horas seguidas em pé, deixo minha admiração, pois arrebentam os pés e coluna diariamente.

Mas que pergunta indelicada de se fazer a uma mulher! passa uma mensagem ótima e positiva para mulheres que têm medo de envelhecer. Gostei da forma sincera e sensível com que o autor abordou o assunto e finalizou a crônica. Adorei as dicas e o texto.

Em Vai ser injusta só porque são injustos com você? o autor fala novamente sobre as diferenças entre os sexos e das injustiças sofridas por homens e mulheres, frisando que as mulheres sofrem mais desigualdade. Não gostei do trecho final, sobre os números que se referem aos argumentos socialmente injustos contra as mulheres porque a piada soa como deboche, mesmo que não tenha sido essa a intenção do autor.

O último pingo é uma crônica extremamente engraçada, principalmente a cena do banheiro. Acho que é a que mais gostei do livro. Adorei o autor mostrar às mulheres um pouco do universo íntimo masculino de forma tão cômica. Texto simples e muito bom!
Talvez o autor devesse escrever um livro no estilo dessa crônica, algo como "os segredos íntimos masculinos para mulheres".

Homens devem ganhar mais do que as mulheres - logo a crônica que possui um título machista e o autor inicia o texto pedindo para por favor não levar tijolos na cabeça atirados pelas leitoras, me agradou! Concordo com a visão exposta e acho que muitas mulheres precisam desses conselhos. O homem não é obrigado a ser cavalheiro, e sim ser educado e respeitador. Cavalheirismo é algo que vai surgindo e ocorrendo naturalmente no relacionamento. Não pode ser exigência por parte da mulher.

Biquínis, unhas e extintores é dispensável. Foi a crônica que menos gostei.
Resumindo: se a mulher tem pés feios deve usar sapatos fechados; somente poderá usar sandálias se possuir pés lindos e perfeitos.
A única dica no texto é que as mulheres devem ter bom senso no visual. Completo: os homens também.

Em Calcanhar de Aquiles o autor faz uma brincadeira sobre os pontos fracos dos homens perante as mulheres e como as mulheres se aproveitam disso para explorar os homens.
O autor apenas se esqueceu que existem mulheres que trocam o pneu do carro sozinhas e ao entrarem do carro ainda retocam a maquiagem e ajeitam o decote e os cabelos.

A última crônica é intitulada É o iceberg que preocupa. Ótima para encerrar o livro. É divertida e cheia de exemplos cotidianos simples, porém ótimos exemplos sobre o conselho final: que muitas vezes a primeira impressão é a que fica e as mulheres devem estar atentas a detalhes ao iniciarem um relacionamento ou flerte. Alguns detalhes podem dedurar o tipo de pessoa com quem estão saindo. E ainda faz piada com o casal do filme Titanic - concordei com tudo e ri muito!

Minha nota final sobre o livro é que a leitura é engraçada, rápida e flui muito bem. Gostei muito de algumas crônicas e desgostei de outras; concordei com alguns pontos de vista do autor e discordei de vários outros.
Acho que a intenção é justamente essa: fazer as mulheres refletirem sobre uma visão masculina e perceberem as diferenças e igualdades de pensamentos. E acredito que cada leitora (ou leitor, por que não?) terá uma opinião diferente. Mas uma coisa tenho certeza: encontrarão um livro cheio de bom-humor e sátiras, mesmo discordando de algumas brincadeiras!

Aratfenien 21/08/2012

Recomendado
Um livro bem humorado e descontraído!
A visão masculina de um mundo tão complicado e misterioso. Edson Rossato consegue abordar questões diferentes e até alguns "TABUS" com um humor sem preconceitos.
Gostei muito e recomendo a todas!

fsamanta (@sam_leitora) 13/08/2012

Eu já devia ter me "tocado" pela título, mas às vezes a gente paga pra ver.
Crônicas sobre o universo feminino do ponto de vista de um homem, ou melhor, um amontoado de lugares-comum. Nada de novo nem na forma, nem no conteúdo.