A política nos quartéis

A política nos quartéis Maud Chirio

Resenhas - A Política Nos Quartéis

mpin 16/08/2018

Texto auto-centrado demais em alguns momentos
Decidi dar um tempo na ficção e li esta não-ficção que versa sobre a mentalidade das gerações de militares responsáveis pelo golpe de 1964. Obra de Maud Chirio, baseada em sua tese de doutorado defendida na França. Por ser uma obra de viés mais acadêmico, sobre história, o texto traz muitos documentos, mas por vezes acaba não trazendo eventos que ilustrem bem as discorrências que expõe. E a forma com que o texto foi escrito não colabora: às vezes academicista, às vezes prolixa, cheia de orações subordinadas e apostos. Desnecessário.

Se por um lado o texto tem sucesso em esmiuçar a mentalidade, o Zeitgeist e o capital cultural dos militares da época em relação à política, fica a desejar em outras circunstâncias do momento histórico abordado. É possível aprender diversas nuances dos atores históricos da época, mas não espere uma narrativa histórica muito fluida. O texto se foca mais no aspecto conspiratório do que em incidentes em particular. Se isso ocorre, em parte, devido à dificuldade em se acessar documentos relativos às carreiras de muitos militares, por outra, ocorre em certa previsibilidade da carreira militar como um todo, tendo a "revolução" sido um momento atípico em que militares tomam atitudes que subvertem o ideal do militarismo de não se misturar com política.

Ao se concentrar no eixo Rio-SP, o livro conta o que provavelmente a maioria dos livros de história conta. Não que isso insinue que o trabalho de Chirio seja de pouca relevância, muito pelo contrário. Apenas considero que teria sido interessante explorar como o cotidiano de um país em estado de exceção era sentido em estados mais longínquos. Poucos elementos culturais da época são trazidos para dialogar com a história contada, também. O que é até justificável quando consideramos a origem da autora, que não é brasileira. As guerrilhas são mencionadas com pouca ênfase e poucos civis são trazidos à tona, como se fossem meros coadjuvantes nessa história. Em linhas gerais, gostei da obra, apesar de a leitura ser cansativa e repetitiva em alguns momentos. Vale mais a título de referência, para outros pesquisadores, já que traz muitas e abundantes referências bibliográficas.

site: http://michelborgesesc.blogspot.com/2018/08/a-politica-nos-quarteis.html