O Fantasma

O Fantasma Robert Harris

Resenhas - O Fantasma

lukasbw7 18/09/2023

Suspense que lembra muito os filmes de Hitchcock
Muito bom, livro envolvente, trama cheio de mistérios e suspense, como fã do Alfred Hitchcock gostei bastante, vou ver se o filme é bom também!

Https_absch 24/05/2023

"Assim que soube que McAra morreu, deveria ter dado o fora"
Foi por causa desta frase, no verso do livro que decidi lê-lo. Não apreciei muito a leitura, livro muito parado, sem muitos acontecimento que fazem você engatar na leitura.Mas as últimas 50 páginas foram perfeitas teve o suspense que faltou no resto do livro.

Wagner 05/04/2023

Conciso e bem amarradinho.
O protagonista é tão ghost que nem nome tem. O livro é tão bem amarradinho que não dá para não ler de uma vez só. Final tem uma reviravolta e surpresunha. Boa diversão.

Pedro 20/03/2022

Trama inteligente e perigosa
O livro cria um ambiente antes dos mistérios serem descobertos e revelados pelo narrador. Isso torna o enredo envolvente em que não se pode prever os movimentos das personagens, sendo revelado ao leitor apenas no momento certo. É uma história cheia de segredos, amparada com um bom drama familiar e político.

Luiza 28/01/2022

Medonho e engraçado
Em muitas partes do livro senti medo, arrepios, calafrios (principalmente quando lia de madrugada, onde tudo parece mais assustador do que realmente é), mas ao mesmo tempo, dei várias risadas com o sarcasmo e a leveza do protagonista.
A escrita é impecável e a história segue o mesmo caminho.
Me apaixonei completamente pelo protagonista e gostaria de saber tudo sobre ele.
No meio você pode acabar se sentindo perdido, mas nada que faça não valer o fim.
Leiam!!!!

Ranya.Fernandes 15/11/2021

Um livro de investigação contado por um escritor fantasma sobre as memórias de um ex-primeiro ministro. Vocês nem imaginam o que aguarda nas últimas páginas.

O começo, para mim, foi um pouco tediante, porém quando começaram a aparecer alguns ?podres?, algumas inconsistências já era, o livro me ganhou e me prendeu, e quando eu achei já tinha entendido tudo é que estava tudo esclarecido, outra bomba foi solta.

Uma das coisas interessantes é a descrição do que é o trabalho de um ghost-writer a cada início de capítulo, e como esse personagem escritor se comporta e coloca seu olhar sobre a autobiografia.

Claudinha30 04/08/2021

Se alguém perguntar se eu recomendo, a resposta é NÃO.
Terminei por pura pirraça, é um daqueles livros que se forem transformados em filmes, ao contrário de outros, é preciso mudar por completo se quiserem conseguir o sucesso esperado. Principalmente o final.

Andie 26/06/2021

Se eu pudesse me casar com um livro por puro amor...
Um dos meus livros favoritos. No top 3, com certeza.
É um suspense gostoso do início ao fim, não decepciona em nenhum páragrafo. Robert Harris é perspicaz e nos deixa ansiosos para saber o que acontece depois, e depois, e depois... Se você gosta de suspenses, não deveria deixar esta obra-prima passar batido. Tem muita emoção, e um enredo viciante.

Gabriela.Melo 05/06/2020

Thriller político!
O livro foi publicado em 2007 e tive a oportunidade de ler graças ao clube literário literatour. A escrita do autor é bem fluida, gostei logo no início e conforme o desenrolar da trama acontece não tem como largar mais o livro. Só acrescento que o final poderia ser mais detalhado, deixou a desejar. Por fim fiquei satisfeita com a leitura e li bem rápido.

Rayssa 24/05/2020

Bom, mas não espetacular.
Eu fiquei muito curiosa para ler esse livro, porque amo demais o filme do Polanski. (O escritor fantasma, 2010). Afinal, achei o livro bom, mas não espetacular. O começo me impressionou muito com a agilidade e destreza da escrita. Fiquei envolvida com a estória e com os personagens durante todo o livro. Contudo, no fim, pensei que tudo o que se passou não levou a nada. O que parecia ter um impacto enorme, não teve e tudo ficou meio vazio. Não senti que a estória ficou tão marcada em mim.

A política é um tema mais aprofundado aqui do que no filme, o que particularmente não me interessa tanto. Por outro lado, temos mais riqueza de detalhes e situações que não foram exploradas no filme. Quanto ao suspense, no filme é melhor explorado do que aqui. O filme tem uma atmosfera noir que eu amo muito e acho muito bem construída, mas não aparece tanto na narrativa de Robert Harris. O mais interessante talvez seja a participação de Adam Lang, que é bem mais significativa no livro. Com ele, o autor nos dá vislumbres de como é a vida real de um político, quais são os privilégios, os sacrifícios, os relacionamentos.

Enfim, é um livro que vale a pena pra quem curte suspense e tem curiosidade sobre política. Pra quem viu o filme, é um bom complemento.

site: https://www.instagram.com/abibliotecaoculta/

Maria Clara 20/11/2018

O narrados deste surpreendente livro de Robert Harris é um ghost-writer. Acostumado a trabalhar com astros de rock decadentes e celebridades de segunda classe, ele agarra a chance de escrever as memórias do ex-primeiro-ministro britânico, especialmente ao descobrir que isso significa se hospedar em uma casa luxuosa na ilha Martha's Vineyard. Porém, ele não demora a notar que cometeu um erro terrível. Seu antecessor no projeto morreu em circunstâncias nitidamente suspeitas, e o ex-primeiro-ministro se revela um homem com segredos que retornaram para assombrar o escritor.

Vi 28/02/2017

Tenso, misterioso e segredos por baixo dos panos. Sem tiroteio por aqui, pessoal.
Demorei muito para ler esse livro, eu o comprei por 10,00 em uma promoção, com um cartão de presente que recebi no meu aniversário. Ou seja, dia 19 de Julho de 2016. Bota tempo nisso. Ele faz parte do meu projeto de leitura viajante, que comecei meio capenga, mas estou torcendo para que dê mais certo nos próximos livros, rs. Também é parte da minha meta de leitura de 2017, onde espero ler todos os livros que estão parados na minha estante, tentando não comprar mais nenhum enquanto não terminá-los. Haja fôlego nisso tudo, rsrs.

Esse livro também tem uma adaptação para o cinema: "O Escritor Fantasma"!

O livro começa com um ghost-writer (profissional que escreve livros pelo cliente) que está com um possível emprego como escritor das memórias do Ex-Primeiro Ministro da Inglaterra: Adam Lang, após a morte estranha do que estava escrevendo até então. O nome do escritor e narrador não é revelado, então vou me referir a ele como Ghost-Writer, mesmo. A narrativa dele é meio lenta, muitas vezes fiquei respirando fundo para ter forças para continuar, mas em outras você fica curioso e interessado e a leitura flui. A cada capítulo, também, temos uma citação do que parece um artigo ou livro sobre a profissão de ghost-writer, em que dá pareceres ou dicas do que é e como agir. Essas citações com certeza eram meus pontos favoritos nos capítulos.

Já sabemos desde o início - até mesmo pela dica na sinopse - que o livro reserva muito mais mistérios pela morte do antecessor do Ghost-Writer, Mike McAra, do que as notícias realmente revelam. E logo de cara estranhamos toda a atenção e cautela com que é lidado o manuscrito que McAra começara a escrever. O principal não entende por que, visto que é mais um apanhado esquisito e detalhado de vários fatos, do que realmente algo passível de leitura. Chega até a xingar repetidamente sobre isso, rs.

A personagem principal, o Ghost-Writer, é interessante, até que cômico, e parece saber que é bom no que faz. Nunca lidou muito bem com política, mas por tanto dinheiro quanto o prometem, está mais do que determinado a aprender. Vemos o processo de coleta de dados dele, como ele lê várias coisas sobre o cliente, antes, tentando ter alguma visão prévia sobre ele; as entrevistas com Adam Lang, reunindo lembranças e emoções; é muito interessante e, como alguém que sabia muito pouco dessa área, admito ter achado muito legal!

A trama se complica quando uma notícia de Adam Lang sai, sobre ele ter apoiado na captura de quatro homens e os entregado para a CIA, que os teria torturado e, inclusive, matado um deles no processo. A tensão aumenta e também cai sobre o Ghost-Writer, que recebe a tarefa de tornar este livro, um com memórias sobre a guerra contra o terror, e não só alguns apanhados interessantes - tudo em via de aumentar as vendas aproveitando do foco das mídias sobre o ex-ministro. Porém, Adam Lang parece um cliente extremamente difícil de desvendar e o Ghost-Writer tem que enfrentar a diminuição tremenda em sua data de entrega e o grande crescimento de suas suspeitas sobre o emprego aparentemente furado em que se meteu.

Conhecemos muitas personagens, como a esposa de Adam Lang, Ruth; a secretária - que parece também ser amante; os editores; o advogado; cada um sempre dando um toque a mais em toda a história. É um livro que promete mistérios e os entrega. Infelizmente, acho que eu esperava algo bem mais sensacional do que foi o final, então senti um pouco de desânimo. Mas o livro com certeza me surpreendeu, pois não esperava que o final fosse daquela maneira.

Recomendo muito para quem quer um livro interessante e de suspense com uma temática diferente. Nada de tiros e cenas de ações por aqui, é muito mais tensões e segredos por baixo dos panos. Com certeza eu leria mais livros de Robert Harris, e certamente aceito-os de presente! rs.

Muito obrigada!

site: http://souldoslivros.blogspot.com/2017/02/resenha-o-fantasma-harris-robert.html

thamirisdondossola 28/07/2014

O Fantasma
O ex-primeiro-ministro Adam Lang contratou Michael McAra, seu fiel colega, como ghost-writer para escrever suas memórias e fazê-las virar um livro. Mas McAra morre em circunstâncias suspeitas durante uma travessia de balsa e o ex-primeiro-ministro contrata outro ghost-writer profissional para substituir McAra e finalizar o seu livro.

O novo ghost-writer contratado por Adam Lang, cujo nome não é divulgado, por motivos que, bem... Deixe-me explicar o que é um ghost-writer: A tradução em português é “Escritor Fantasma”. O ghost-writer escreve um livro para uma pessoa famosa, dando a entender que foi a própria pessoa famosa que o escreveu, por isso “Fantasma”. Normalmente, ele trabalha para pessoas que não tem jeito para escrever ou que simplesmente não tem tempo. Todo o sucesso que o livro recebe é transmitido à celebridade e ninguém nunca saberá que foi um ghost-writer que escreveu. Em troca desse trabalho, é claro, os escritores fantasmas podem receber um ótimo salário. E é por esse motivo que o nome do personagem principal do livro não é revelado: Questão de sigilo.

A oferta para escrever as memórias de Adam Lang é curiosa e tentadora e o novo ghost-writer a aceita. Ele vai para os Estados Unidos com um prazo de quatro semanas para finalizar o livro, mas as coisas por lá não estavam nada bem. Para falar a verdade, tudo estava muito suspeito.

O livro é narrado em primeira pessoa e a cada início de capítulo há uma “dica” tirada do manual de Andrew Crofts de como ser um bom ghost-writer. Achei a ideia excelente e muito interessante. Há um suspense intrigante durante o livro, o que não o permite que se torne cansativo. Além de ser envolvente e surpreendente. É impossível imaginar o que pode acontecer no decorrer da história.

A política é, basicamente, um tema bastante explorado no livro, mas não de um jeito monótono e sim, de um jeito agradável, completando a história de forma brilhante. A personalidade do narrador e personagem principal é bem humorada e possui defeitos humanos comuns, como a necessidade de compartilhar momentos, fato que o torna muito real.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

Natalia 13/05/2014

O Fantasma - Por Robert Harris
O livro “O Fantasma” de Robert Harris é contado por um ghost-writer que é contratado para ajudar a terminar a auto-biografia de um ex-primeiro ministro britânico, Adam Lang, pois quem a estava escrevendo, um assistente de Lang, é encontrado morto deixando assim o livro pela metade.

Assim que o ghost-writer começa a trabalhar no livro uma bomba vem à imprensa, Adam Lang é acusado de crimes de guerra, e aí começa a história.

Ao longo do livro pode-se ver que o ghost-writer começa a se arrepender de ter aceito o emprego, que apesar de muito lucrativo o leva a um inferno, pois o passado do ex-primeiro ministro é muito tenebroso, diferente daquele que todos imaginam.

Aos poucos Harris vai revelando os segredos na história, o que faz ela ficar cada vez mais envolvente até chegar a um final surpreendente.

Um fato interessante é que na orelha do livro está escrito que qualquer semelhança entre Adam Lang e Tony Blair não é mera coincidência. Esse é um dos paralelos que o autor de “O Fantasma” faz com nossa realidade, que também fala de temas como terrorismo e relações políticas entre EUA e Inglaterra.

É um livro bem interessante, com novas descobertas o tempo todo e que também deu origem ao filme “O Escritor Fantasma” de Roman Polanski. Recomendo a todos

site: http://nataliasantos.wordpress.com/2014/05/13/8o-livro-do-ano-o-fantasma/