Educação dos Sentidos e mais ...

Educação dos Sentidos e mais ...
4.13725 51

Resenhas - Educação dos Sentidos e mais ...

Michelle Trevisani 05/03/2016

Difícil não gostar de Rubem Alves!

Este não é um livro apenas para quem é da área de educação, pois traz textos reflexivos para qualquer área. Traz textos provocativos, como por exemplo - para qual finalidade existem os vestibulares nas grandes faculdades? apenas para pagarmos cursinhos com valores astronômicos e massantes, estudar, estudar e decorar situações que muitas vezes não terão importância alguma para a carreira que vamos escolher, para que depois do vestibular, esqueçamos praticamente tudo. Foram muitas as provocações, e a leitura foi muito prazerosa, como todo livro do Rubem Alves é. Acho que nunca vou ler algo que ele escreve e que não vá gostar. Ele sabe colocar de uma forma única as palavras no papel. Ainda bem ter a oportunidade de lê-lo!

Joyce 11/11/2013

Esse livro me amou
É impressionante como um livro escrito por um pedagogo, psicanalista, teólogo e filósofo possui uma linguagem tão acessível, que proporciona uma leitura leve, que flui facilmente. Independentemente da sua área de atuação ou de seus interesses, essa com certeza é uma leitura interessante, pois trata de algo a que todos nós seres humanos, somos ou fomos submetidos: a educação acadêmica.

E será que o sistema educacional adotado pelo mundo ocidental é realmente assertivo? Será que a forma de ensino é eficaz no seu "objetivo" de desenvolver a criatividade e originalidade das crianças e dos jovens, ou não passa de uma ferramenta alienadora e escravizadora, que nos transforma em seres que não pensam por si mesmos?

Essa obra aborda essas dúvidas de uma maneira cativadora, com a construção de imagens que facilitam o entendimento. Para finalizar, digo apenas algo: Boa leitura!

Marcelo Araujo 21/04/2009

Um livro para se pensar
O livro Educação Dos Sentidos e Mais...é uma coleção de crônicas em que Rubem Alves aborda as infinitas possibilidades do aprendizado de uma forma leve, mas com bastante profundidade. Citando Santo Agostinho, Freud, As Escrituras Sagradas, Barthes, entre outros, o autor propõe um novo olhar sobre a educação através dos sentidos: o ato de ver, de ouvir e até mesmo do tato.

Os sentidos, muitas vezes usados como meros componentes biológicos do homem, são aqui transformados em órgãos de prazer e nos ensinam a amar, a sonhar e a valorizar as coisas simples da vida.

Em um tema que nas mãos de muitos teóricos seria árido como tende a ser a linguagem científica, o lirismo de Rubem Alves, cerceado de filosofia e literatura, conduz docemente o leitor a uma profunda reflexão quanto à educação, à arte e ao vestibular, sempre com senso crítico, numa postura que é ao mesmo tempo desafiadora e apaixonada.