Educação dos Sentidos e mais ...

Educação dos Sentidos e mais ... Rubem Alves




Resenhas - Educação dos Sentidos e mais ...


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Knots 25/12/2023

Uma boa imagem é inesquecível!
Livro com diversas analogias, incluindo a da Caixa de ferramentas e Caixa de brinquedos! É fantástico pensar como somos seres automatizados!
Excelente livro!
comentários(0)comente



Milena 28/10/2023

Em " A educação dos sentidos" o autor nos convida mais uma vez repensar a educação, o ensino, a aprendizagem.
É sempre bom reler Rubem Alves para renovamos nosso ânimo em sala de aula, em casa c os filhos...
comentários(0)comente



AndreTomasi 21/10/2023

Poético
Gostei da escrita do Rubem, simples e confortável. O livro é bonito e algumas passagens são bem profundas. Não concordo com ele quando ele solta sua opinião acerca dos programas de inclusão nas universidades, achei que faltou um pouco de tato.
comentários(0)comente



Florvirou 29/08/2023

Uma leitura gostosa que nos envolve e surpreende do início ao fim. Quanta genialidade e sabedoria numa pessoa.
comentários(0)comente



Fabio Coronel 09/07/2023

Ah, Rubem Alves...
Sempre um refrigério ler Rubem Alves. O livro é composto por uma coletânea de crônicas girando em torno do tema educação, e isso já diz muito sobre o valor do livro. Para Alves, a educação não pode ser capturada pela ciência, educação é arte (por isso o estilo de crônica). Portanto, uma reflexão ampla sobre ela depende de imagens, memórias, poesia e sensibilidade. Inclusive, a imagem sobre ser a educação um homem com uma caixa em cada mão, de ferramentas (ciência), e de brinquedos (prazer), é simplesmente fantástica. Isso organiza todo o argumento posterior. Qualquer proposta de educação que não torne a ciência uma via para que façamos "amor com o mundo" é contra não apenas a finalidade última da educação, mas, consequentemente, também contra o próprio homem. Que lutemos por uma educação que não ensine apenas os olhos, mas que ensine, acima de tudo, o olhar.
comentários(0)comente



Murilo 20/02/2023

Reflexões para a educação, mas também para a vida
Por meio de crônicas, Rubem Alves nos convoca a repensar a educação e porque não a forma como experimentamos a vida. As primeiras crônicas do livro nos faz viajar pelos órgãos dos sentidos e a relação com aspectos de nossa existência. Ele nos provoca a pensar as "coisas" que fazemos e para que fazemos. Para isso, utiliza as metáforas da caixa de ferramentas e a caixa de brinquedos. Ainda, questiona o sistema educacional voltado exclusivamente para a inserção em universidades, as avaliações e tantas outros dispositivos que ainda pairam dentro das escolas. Só uma coisa a dizer: Saboreiem, vejam, deixem-se ser tocados, inspire cada verso e, depois, movam-se.
comentários(0)comente



Luciano Caldas 06/02/2023

Professor de Espantos
Rubem Alves e sua escrita poética nos levam a sonhar com uma escola melhor. Em "A Educação dos Sentidos", o professor de espantos nos presenteia com suas crônicas, poesias e instruções para um viver harmônico e crítico nas salas de aulas. É difícil tecer qualquer comentário sobre as obras desse poeta-pedagogo; sua história e legado falam por si. Rubem Alves e Paulo Freire; quanta gratidão!
comentários(0)comente



Syntia Tainan @pequeninaestante 28/01/2023

Educação dos sentidos
Primeira vez que li livro desse autor, gostei bastante, e achei uma leitura interessante para os professores, para serem mais sensíveis ou olhar para os alunos.
comentários(0)comente



Vanessa 10/11/2022

Rubem ??
Os textos de Rubem são simplesmente aqueles leves pra se ler numa tarde tomando aquele café. Esse livro traz algumas reflexões sobre Educação, Sentidos, Trajetórias, e as importâncias que dados as coisas. É uma análise que nos mostra outra perspectiva. Sempre muito bom ler Rubem Alves.
comentários(0)comente



Manu.Mota 23/09/2022

Um brinde as inutilidades!
Citei esse livro na problematização da minha dissertação. O quanto temos equilibrado nossa caixa de ferramentas e a caixa de brinquedos?

Que num mundo cada vez mais competitivo e cultuando a produtividade consigamos aproveitar nossas inutilidades.
comentários(0)comente



Day Santos 06/09/2022

Os sentidos...
Mais do que um livro sobre educação, um livro para refletirmos sobre a vida e o que temos feito dela... quais as caixas escolhemos usar, onde pousa nosso olhar e se de fato enxergamos o que temos visto, se sentimos o que temos vivido... mais do que uma reflexão sobre educação é refletir sobre o sentido do que que faz.
comentários(0)comente



Baroni 09/01/2022

Magnífico
Uma leitura apaixonante. Rubem Alves trata do sentido da emoção na educação em uma conversa com seu leitor.
comentários(0)comente



fvzpercabeth 06/01/2022

Primeiro livro que leio do Rubem Alves e simplesmente amei a forma de pensar dele e as reflexões trazidas neste livro!
comentários(0)comente



Lud 05/01/2022

De tempos em tempos, preciso ler algo do Rubem Alves pra me inspirar. Ainda mais quando ele fala de educação, eu acho de uma sensibilidade e consciência sem igual! E gosto da leveza com que ele aborda diferentes assuntos. Termino várias crônicas sorrindo, porque ele fala de maneira divertida algo que reverbera demais dentro de mim. Minha meta é ler tudo que Rubem Alves escreveu e depois voltar e reler tudo.
comentários(0)comente



Leo Vieira 01/01/2022

Sinta o Aprendizado
Nossos sentidos são como as ferramentas de exploração e conexão com o mundo. Através da arte, da música, das palavras, das imagens, entre outras linguagens, aprendemos como criar conexão com tudo que existe no mundo e também a fazermos parte dele, extraindo informação e criando conexões através da mais clara didática possível. Ler é uma forma de aprendizado, ouvir o que está escrito também, aprender através de ilustração ou até mesmo em forma de uma canção também. O problema é que poucos se atentam a ampliar a forma de ensino através de outras vertentes da didática.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR