Educação dos Sentidos e mais ...

Educação dos Sentidos e mais ... Rubem Alves

Resenhas - Educação dos Sentidos e mais ...

Knots 25/12/2023

Uma boa imagem é inesquecível!
Livro com diversas analogias, incluindo a da Caixa de ferramentas e Caixa de brinquedos! É fantástico pensar como somos seres automatizados!
Excelente livro!

Milena 28/10/2023

Em " A educação dos sentidos" o autor nos convida mais uma vez repensar a educação, o ensino, a aprendizagem.
É sempre bom reler Rubem Alves para renovamos nosso ânimo em sala de aula, em casa c os filhos...

AndreTomasi 21/10/2023

Poético
Gostei da escrita do Rubem, simples e confortável. O livro é bonito e algumas passagens são bem profundas. Não concordo com ele quando ele solta sua opinião acerca dos programas de inclusão nas universidades, achei que faltou um pouco de tato.

Florvirou 29/08/2023

Uma leitura gostosa que nos envolve e surpreende do início ao fim. Quanta genialidade e sabedoria numa pessoa.

Fabio Coronel 09/07/2023

Ah, Rubem Alves...
Sempre um refrigério ler Rubem Alves. O livro é composto por uma coletânea de crônicas girando em torno do tema educação, e isso já diz muito sobre o valor do livro. Para Alves, a educação não pode ser capturada pela ciência, educação é arte (por isso o estilo de crônica). Portanto, uma reflexão ampla sobre ela depende de imagens, memórias, poesia e sensibilidade. Inclusive, a imagem sobre ser a educação um homem com uma caixa em cada mão, de ferramentas (ciência), e de brinquedos (prazer), é simplesmente fantástica. Isso organiza todo o argumento posterior. Qualquer proposta de educação que não torne a ciência uma via para que façamos "amor com o mundo" é contra não apenas a finalidade última da educação, mas, consequentemente, também contra o próprio homem. Que lutemos por uma educação que não ensine apenas os olhos, mas que ensine, acima de tudo, o olhar.

Murilo 20/02/2023

Reflexões para a educação, mas também para a vida
Por meio de crônicas, Rubem Alves nos convoca a repensar a educação e porque não a forma como experimentamos a vida. As primeiras crônicas do livro nos faz viajar pelos órgãos dos sentidos e a relação com aspectos de nossa existência. Ele nos provoca a pensar as "coisas" que fazemos e para que fazemos. Para isso, utiliza as metáforas da caixa de ferramentas e a caixa de brinquedos. Ainda, questiona o sistema educacional voltado exclusivamente para a inserção em universidades, as avaliações e tantas outros dispositivos que ainda pairam dentro das escolas. Só uma coisa a dizer: Saboreiem, vejam, deixem-se ser tocados, inspire cada verso e, depois, movam-se.

Luciano Caldas 06/02/2023

Professor de Espantos
Rubem Alves e sua escrita poética nos levam a sonhar com uma escola melhor. Em "A Educação dos Sentidos", o professor de espantos nos presenteia com suas crônicas, poesias e instruções para um viver harmônico e crítico nas salas de aulas. É difícil tecer qualquer comentário sobre as obras desse poeta-pedagogo; sua história e legado falam por si. Rubem Alves e Paulo Freire; quanta gratidão!

Syntia Tainan @pequeninaestante 28/01/2023

Educação dos sentidos
Primeira vez que li livro desse autor, gostei bastante, e achei uma leitura interessante para os professores, para serem mais sensíveis ou olhar para os alunos.

Vanessa 10/11/2022

Rubem ??
Os textos de Rubem são simplesmente aqueles leves pra se ler numa tarde tomando aquele café. Esse livro traz algumas reflexões sobre Educação, Sentidos, Trajetórias, e as importâncias que dados as coisas. É uma análise que nos mostra outra perspectiva. Sempre muito bom ler Rubem Alves.

Manu.Mota 23/09/2022

Um brinde as inutilidades!
Citei esse livro na problematização da minha dissertação. O quanto temos equilibrado nossa caixa de ferramentas e a caixa de brinquedos?

Que num mundo cada vez mais competitivo e cultuando a produtividade consigamos aproveitar nossas inutilidades.

Day Santos 06/09/2022

Os sentidos...
Mais do que um livro sobre educação, um livro para refletirmos sobre a vida e o que temos feito dela... quais as caixas escolhemos usar, onde pousa nosso olhar e se de fato enxergamos o que temos visto, se sentimos o que temos vivido... mais do que uma reflexão sobre educação é refletir sobre o sentido do que que faz.

Baroni 09/01/2022

Magnífico
Uma leitura apaixonante. Rubem Alves trata do sentido da emoção na educação em uma conversa com seu leitor.

fvzpercabeth 06/01/2022

Primeiro livro que leio do Rubem Alves e simplesmente amei a forma de pensar dele e as reflexões trazidas neste livro!

Lud 05/01/2022

De tempos em tempos, preciso ler algo do Rubem Alves pra me inspirar. Ainda mais quando ele fala de educação, eu acho de uma sensibilidade e consciência sem igual! E gosto da leveza com que ele aborda diferentes assuntos. Termino várias crônicas sorrindo, porque ele fala de maneira divertida algo que reverbera demais dentro de mim. Minha meta é ler tudo que Rubem Alves escreveu e depois voltar e reler tudo.

Leo Vieira 01/01/2022

Sinta o Aprendizado
Nossos sentidos são como as ferramentas de exploração e conexão com o mundo. Através da arte, da música, das palavras, das imagens, entre outras linguagens, aprendemos como criar conexão com tudo que existe no mundo e também a fazermos parte dele, extraindo informação e criando conexões através da mais clara didática possível. Ler é uma forma de aprendizado, ouvir o que está escrito também, aprender através de ilustração ou até mesmo em forma de uma canção também. O problema é que poucos se atentam a ampliar a forma de ensino através de outras vertentes da didática.