A livraria

Resenhas - A livraria

1 | 2 | 3 | 4

Livroterapia MS 14/12/2023

Uma novidade
Não conhecia a autora, mas curti muito a escrita dela. Fiquei bem chocada com a maneira em que viam a importância de uma livraria.

Mih 07/08/2023

Café com leite: o filme é melhor!
A leitura é simples, o livro é morno sem qualquer ápice. Não é ruim, apenas sem emoção. Em termos de enredo, o filme é mais legal e o final é ótimo - porque o final do livro é sem pé nem cabeça.

Beatriz 28/07/2023

Q livro difícil de gostar
A única parte da apresentação q gostei, mas apenas após terminar a leitura, foi essa frase: "ainda assim, o q surpreende, num romance chamado A livraria, é a ausência de livros ou especificamente ficção e literatura." Ela descreve td.
" A livraria" conta a história de Florence, uma viúva, q decide abrir uma livraria numa cidade praticamente isolada. Ao decidir abrir essa livraria, ela vai estar atrapalhando interesses de pessoas "importantes".
É uma leitura gostosa, mas q ao completar ela pesa sobre a gente, como se o final não tivesse chegado.
"Não ser bem sucedido em uma coisa e o mesmo que falhar em todas."
Essa história é simples, mas q traz MT profundidade.

Gian 20/04/2023

Infelizmente não consegui me conectar ao livro, sua história não me prendeu!
Bem água com açúcar, mas realmente não é meu tipo de leitura.

MarcusASBarr 18/04/2023

Dor e impotência
O que sentimos ao acompanhar a trajetória de Florence Green é dor e o peso esmagador da impotência... dor por ver a maldade cerca-la impiedosamente e impotência por esta transitar impunemente destroçando a vida de uma pessoa que quer algo tão singelo e, ao mesmo tempo, tão grandioso... realizar um sonho munido apenas com: talento, determinação e seriedade em assumir responsabilidades para consigo e com os outros.
Os atropelos da vida nos fazem pensar no sentido disso tudo. Como bem observado no texto da orelha... é uma obra atemporal por abordar situações que, guardada as devidas proporções, estão ocorrendo neste exato momento.

Gabi Mercês 09/03/2023

Não sei se foi o livro ou se foi eu, mas não consegui entrar na história por inteiro. Apesar de ser um livro pequeno demorei pra terminar porque não consegui me conectar com a história

Aline221 12/01/2023

Esperava mais
Leitura muito fraca, personagem principal pouco cativou e a escrita deixa a desejar. São poucos os diálogos e quando ocorrem são fracos, a narração por vezes pouco explica os acontecimentos. Personagens muito rasos, que não são bem desenvolvidos e ao final deixam muito a desejar.

O final então, desanimador.

Alexandre | @estantedoale 29/08/2022

SE TENTAREM TE DERRUBAR, ABRA UMA LIVRARIA
Nesse romance de época (se passa no final da década de 1950), Penelope Fitzgerald não economiza em personagens sarcásticas. A própria protagonista usa o artifício a seu favor em vários momentos – e isso me atrai bastante.

Florence Green, que acompanhamos em “A Livraria”, é uma viúva que decide começar seu empreendimento em uma antiga casa no distrito de Hardborough, na Inglaterra. Para seu azar, uma das habitantes mais influentes do pequeno lugar cercado de pântanos não lhe é muito simpática.

Durante as 160 páginas, fofocas correm soltas – pessoas “ajudando” Florence sem ela ter realmente solicitado, boatos e investidas para comprometer a livraria Old House. Mas Florence atura e usa tudo a seu favor, até determinado ponto.

Já falei sobre o filme em um vídeo, e me surpreendi por ele ser INCRIVELMENTE fiel ao livro – exceto pela relação de Florence com o velho Sr. Brundish e o final da história, que no filme é bem mais emocionante.

Há uma facilidade tremenda em identificar personagens planos e redondos na obra, o que é ótimo para seu desenvolvimento. Mas a escrita de Fitzgerald não é fluida. As poucas páginas só não se arrastam mais por conta de todos os trechos impactantes no livro. Além disso, autora apresenta diversas ideias que, certamente, vão além da ficção.

Sem falar na habilidade que Penelope Fitzgerald teve de “enfiar” lições de marketing e negócios na trama. Ver a personagem aplicando conceitos utilizados até hoje na livraria é inspirador.

No mais, “A Livraria” não é um romance rápido. Não traz reviravoltas chocantes. Tudo acontece muito lentamente, mas esse é o ritmo certo para a história. E concordo que o leitor precisa saber o que o aguarda antes de lê-lo.

site: instagram.com/estantedoale

ana oliveira 16/06/2022

Bom, mas prefiro o filme
Antes de conhecer o livro eu assisti o filme, e agora que terminei ambos posso afirmar que o filme é bem mais interessante (não que o livro seja ruim). Por já conhecer a história, não comecei a leitura esperando grandes reviravoltas, personagens carismáticos ou final super emocionante. É uma narrativa simples e sem muita pretensão, não tem uma "lição de moral" (ou algo do tipo) e, felizmente, não promete nada disso. É importante saber qual o objetivo do livro antes de começar a ler e se decepcionar por esperar algo que o livro não vai entregar.

Shdj 27/05/2022

adoro esse livro e o filme é um dos meus favoritos. chorei bastante e me apeguei ate mesmo aos personagens menos importantes. o livro é basicamente sobre uma viúva que deseja abrir uma livraria, pessoas incertas quanto a isso, muita burocracia e uma velha insuportável atormentando a coitada da florence.
dava pra ser melhor, mas mesmo assim eu adoro esse livro.

Eduardo1304 11/04/2022

A livraria
Esse livro é cheio de personagens atemporais para época .
Onde impera a invejas e crueldades da época.
Quanto mais me ponho a refletir sobre este livro, mais eu o aprecio. Como diz no início " ao término de um livro a história fica viva em nossas cabeças".
E "ninguém fica sozinho em uma livraria".

Mary's 01/04/2022

Triste. É a definição dessa leitura. Não porque a história seja triste, mas porque não tem uma história. Não tem uma trama envolvente, não tem clímax, não tem emoção. Grande parte do livro é de descrição que não acrescenta em nada na história. O final é tão ruim quanto o resto do livro. Ainda bem que tem poucas páginas.

Rafael 24/03/2022

A premissa do livro é interessante. A repercussão negativa que uma livraria pode ter numa cidade nos final dos anos 50 só me indica a similaridade com os dias de hoje, não pela repercussão negativa, mas pela completa falta de presença das mesmas (as livrarias) ainda mais depois da pandemia.

A narrativa do livro não é pesada e os personagens, a que se faça total justiça, são muito bem trabalhados, não deixando de lado aquele provincianismo típico dos ingleses.

Minha opinião sincera é de que a narrativa poderia ser melhor construída e o final um pouco mais desenvolvido. O filme (que foi por onde conheci o livro) me chamou mais atenção e entendo perfeitamente porque algumas partes ficaram excluídas da filmagem.

Trata -se de um livro que merece uma chance, não tem nenhuma características particular para indica-lo a não ser o tema da livraria, que para bibliomaniacos como eu, interessa bem mais do que o enredo em si

Mari158 01/02/2022

A história gira em torno de uma viúva que decide reconstruir sua vida e, para isso, resolve abrir uma livraria, apesar da oposição da população do vilarejo onde vive, na Inglaterra, em 1950.

Vi o filme primeiro na Netflix e conversando com uma amiga, descobri o livro. Os dois são extremamente fofos, mostra a dificuldade de uma mulher assumir um negócio, especialmente nos 50 e o preconceito da cidade pequena em relação a uma mulher ter um negócio e ser uma livraria, já que não possuem o hábito de ler.

1 | 2 | 3 | 4