O Homem Sem Grana

O Homem Sem Grana Mark Boyle

Resenhas - O HOMEM SEM GRANA

Juliana Vicente 20/08/2012

Esse livro me chamou atenção por sua sinopse, não conseguia imaginar como é viver fora do capitalismo no qual estamos inseridos. O livro é o relato completo de Mark Boyle durante um ano de sua vida, no qual se propôs a não usar dinheiro para nada. Vocês podem se perguntar, assim como me perguntei como ele conseguiu fazer isso, mas depois de ler o livro ficou muito claro que é possível sim, ainda que seja muito difícil.

Mark desistiu da suposta segurança financeira para viver uma vida que não prejudicasse ao planeta. Já vivia uma vida diferente da maioria das pessoas, é totalmente Vegano, recicla seu lixo, criou um site chamado Freeconomy onde pessoas podem trocar talentos ou produtos que já não precisam, assim o consumo desses materiais diminuem consideravelmente. Muitas das ideias desse livro chamam atenção pelo fato de poderem ser facilmente praticadas, mas ainda assim é algo muito difícil de acontecer.

É impossível começar a leitura e não se identificar com alguns ideais que Mark divulga pelo simples fato de tentar viver sua vida fora de tudo que para nós é essencial. Sou sincera em dizer que não conseguiria viver com o mesmo desprendimento que Mark, não consigo me imaginar precisando construir meu próprio banheiro. Mas o legal é que ele nos mostra que não precisamos viver da mesma forma que ele, só precisamos mudar um pouco a forma de ver o mundo e as pessoas, assim será possível melhorar nossa vida e a vida do planeta.

O livro é muito bem escrito, Mark consegue nos inserir em seu relato e com isso temos momentos de tensão e diversão. Gostei principalmente do fato de ele conseguir manter o bom humor em suas palavras, apesar de todas as dificuldades. Você irá se deparar com palavras cruas e sinceras, com sentimentos e dúvidas que são impossível de evitar.

Esse relato de coragem e amor pelo planeta me tocou, e mesmo depois que terminei de ler fiquei com essa história na cabeça, pensando numa forma de mudar meus hábitos de alguma forma, quem sabe assim eu consiga ajudar um pouquinho a mãe natureza.

Para aqueles que ficaram curiosos para saber mais sobre o autor do livro, ou quer dicas de como viver com menos dinheiro, é só acessar o blog:

Se você não sabe inglês, pode traduzir o site para português na lateral direita do site. Você irá conseguir entender boa parte do que está escrito.

P.S: Mark continua vivendo sem dinheiro.
Edméia 19/10/2016minha estante
*Juliana, teu resumo sobre o livro me deixou ainda mais curiosa ! Coloquei-o na minha "Lista de Desejos" da Saraiva !!!
*Ju (posso chamá-la assim ?! O.O ) , vou te seguir aqui !!!
*Obrigada ! Um abraço.

Mariana 11/10/2017

Vivendo um ano sem dinheiro.
Quando peguei esse livro para ler a primeira vez o que mais me chamou a atenção foi justamente o título, "O homem sem grana" que a princípio pensei que fosse um livro que falasse a respeito das dificuldades enfrentadas pela população brasileira que moram em regiões muito pobres como o Nordeste por exemplo. Mas logo quando comecei a ler a introdução, vi que o autor era estrangeiro e que se tratava de uma experiência vivida por Mark Boyle de viver um ano sem gastar absolutamente nada.
Isso só fez com que eu me interessasse mais ainda para ler o livro, afinal eu estava muito curiosa em saber se essa experiência realmente tinha dado certo. Quanto mais longe eu chegava em minha leitura mais me interessava pela história do Mark e de como ele via o mundo de hoje com todo o domínio do capitalismo sobre nossas vidas, o quanto somos manipulados diariamente pelos meios de comunicação e afins.
Nos dias de hoje infelizmente o consumismo e o egoísmo tomou conta de nossas vidas, hoje a grande maioria das pessoas não faz mais nada uma pelas outras sem antes pensar no que podem receber em troca, esses foi um dos pontos que eu mais gostei e mais refleti durante minha leitura.
O cuidado com o meio ambiente foi um tema central do livro, nos fazendo refletir sobre o quanto somos egoístas, consumistas ao ponto de destruir nosso próprio lar em função das nossas vontades.
Recomendo a todos a lerem esse livro, vai faze-lo refletir e ver de uma forma diferente o mundo que estamos vivendo hoje.
Marcos.Marvin 28/03/2018minha estante
tem o PDF ?

BrunoLagoela 20/08/2013

O Homem sem Grana - já disponível em português - narra a história de Mark Boyle, um ativista inglês que passou um ano vivendo totalmente sem dinheiro. Criador da comunidade Freeconomy - que explico melhor logo abaixo - o autor vinha tentando colocar em prática os seus conceitos, mas sem êxito. A ideia de viver sem dinheiro surgiu e foi concretizada entre 2008 e 2009, coincidindo acidentalmente com o estouro da bolha imobiliária e a crise internacional, fato que acentuou ainda mais a visibilidade da ação.

o-homem-sem-granaA narrativa se inicia com os preparativos para o projeto, nos quais foram reunidos os recursos necessários para sua sobrevivência no período. Apesar de se sentir um pouco tímido em contar que estes objetos necessitaram ser "comprados" - uma ação tão antagônica ao seu propósito - o autor aproveita para dar ótimas dicas de como utilizar melhor o pouco que se tem.

As dificuldades físicas e psicológicas que se seguem durante todo o ano são retratadas cronologicamente e bem definidas pelas estações, justamente pelas diferentes dificuldades enfrentadas em cada uma. Conceitos de sua filosofia não monetária e dicas para quem também deseja começar a abrir mão do dinheiro são espalhadas em meio aos relatos descontraídos do autor, deixando tudo muito fluido....

LEIA A RESENHA COMPLETA NO LINK ABAIXO:

site: http://livrismos.wordpress.com/2013/08/19/homem-sem-grana/

Diego.Fidalgo 26/05/2015

O Homem sem Grana (Mark Boyle) – Resenha
Quem nunca pensou em viver fora do sistema econômico capitalista?

Em junho de 2008, o administrador irlandês Mark Boyle, mais conhecido como “O homem sem grana” e criador da Comunidade Freeconomy, decidiu que no Dia Mundial sem Compras iria abandonar tudo por um ano e viver fora do sistema capitalista. Sem dinheiro, cheque ou cartão de crédito, apenas com um notebook movido a energia solar e um celular, para comunicar ao mundo o desenvolvimento de sua experiência.

Após algumas compras preparatórias, ele embarcou na aventura de morar dentro de um trailer doado, fixo em um pequeno Mark Boyle - O Homem sem Granaespaço de terra. Utilizando apenas sanitário compostável, alimentos forrageados e cultivados e um fogão-foguete, Mark desconstruiu todos os hábitos de consumo presentes na atualidade.

Com uma narrativa contagiante, ele relata todos os sentimentos, dificuldades e os desafios físicos, emocionais e psicológicos de viver sem dinheiro, passando pelos diferentes tipos de climas. O autor tece diversas críticas ao atual sistema e à alguns problemas que enfrentamos, como as mudanças climáticas e o ‘pico de petróleo’ – que, segundo alguns cientistas, serão extremos. Além disso, Mark dá muitas dicas e conselhos sobre como você pode reduzir a sua dependência do dinheiro, bem como seu impacto ecológico no meio ambiente.

O estilo de vida de Mark Boyle recebeu muita publicidade, positiva e negativa, aparecendo na televisão, rádio e outros meios de comunicação do Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul, EUA e Rússia. Muitos jornais relataram sua rotina, incluindo seus hábitos alimentares e de higiene.

“O Homem sem GranaThe Moneyless Man - O Homem sem Grana” é um livro muito marcante, principalmente para refletir sobre os problemas atuais do sistema econômico e o real valor das coisas. É uma leitura que vale a pena.

O que é a Comunidade Freeconomy?

É uma comunidade onde você pode compartilhar habilidades, ferramentas e itens com com seus vizinhos. Em 2014, a Comunidade Freeconomy se fundiu com a organização StreetBank, sendo Mark Boyle um dos líderes.

O novo livro de Mark Boyle “The Moneyless Manifesto” já foi lançado, mas ainda não tem versão em Português.

site: http://www.pipocacomrefri.com.br/livros/o-homem-sem-grana-mark-boyle-resenha/

Werilyn 08/10/2018

Tanto o nome do livro quanto a sinopse, já da uma grande base do que livro se trata, porém durante o livro todo fica no ar se realmente Mark Boyle vai conseguir ficar um ano fora do sistema econômico. Ele retrata de maneira fiel, a dificuldades e ao mesmo o tempo o prazer de conseguir algo tão difícil para nossa sociedade.
Além da proposta em si que o livro traz, ele também expõe sua visão sobre nosso sistema e a maneira como vivemos, e isso tudo forma bem simples.
Resumindo, um livro que vai abrir sua mente, e sem termos técnicos e com uma grande historia provando como é viver "primitivamente".

Bernardes 09/10/2022

inspirador e interessante, porém entediante.
O autor mais escreve, no início, sobre COMO SERIA SUA VIDA SEM DINHEIRO E TODAS AS ENTREVISTAS E EVENTOS QUE ESTAVA DANDO do que conta a experiência em si de viver sem dinheiro (com detalhes). No meio e no final a mesma coisa, mais se é falado sobre detalhes banais sobre suas rotinas de entrevistas e um projeto de comunidade free money do que seus pensamentos, rotina durante seu ano sem dinheiro... Esperava mais.

jaque.poltronieri 27/11/2022

Um Homem Sem Grana - de Mark Boyle
Um Homem Sem Grana, relata uma experiência vivida por um curioso que desafia a si mesmo cancelar sua conta bancária e viver fora do sistema econômico. Uma decisão radical que pode ser adaptada para nossa realidade em diferentes graus.

Muitos dos conhecimentos adquiridos são úteis até para quem não deseja banir o dinheiro de suas vidas. Porém uma ação desse tipo em massa provocaria uma mudança radical na sociedade onde vivemos, podendo até por em risco muito das tecnologias já descobertas.

Por essa razão, acho válido levar consigo todos os fundamentos básicos, de fraternidade, consciência de consumo e interdependência. Desta forma os avanços da nossa sociedade seguiriam em rumo de uma evolução mais humana e responsável.