O lugar proibido

O lugar proibido Fernanda Matias

Resenhas - O lugar proibido

Psychobooks 07/03/2013

www.psychobooks.com.br

Camila, Silvio, Penélope, Raul, Jorge e Sara são um grupo de amigos com habilidades especiais que se uniram pela afinidade e com intuito de descobrirem o que são.

A narração dos capítulos é alternado entre Camila, Fábio, Silvio e Penélope. Mesmo a história narrada sob diferentes pontos de vista, fica sempre uma "assinatura" de cada personagem. Camila é chata ao extreme, se sente a dona da razão, é tediosa e muitas vezes prepotente, ou seja, não mudou muito do primeiro livro pra cá.
Fábio está cada vez mais responsável e determinado quanto ao futuro. Mesmo sem nenhuma habilidade especial, ele é membro indispensável do grupo, sempre planejando e pondo em prática suas ideias.
Fábio é e sempre foi meu queridinho. Ele é engraçado, humilde e generoso, pois sempre coloca os outros a sua frente e se pudesse, carregaria o mundo em suas costas. (#Suspira)
E a grande revelação, Penélope. Mais do que nunca ela está segura de si, se aceitou como realmente é e consequentemente está mais responsável.
O livro se mantém num ritmo constante, como primeiro, mas deixou a desejar no excesso de divagações em certas partes. Certas descrições se estenderam demais, sem a necessidade.
Não posso esquecer da Ybiracy, uma "jovem" de 500 anos que além de muito sábia, acaba se tornando uma espécie de mentora da Camila e consequentemente do grupo.
Mas descrições e dramas adolescentes a parte, o enredo continua de alta qualidade como o primeiro, repleto de romance, ação na medida do possível (não se esqueçam que estamos falando de adolescentes). E para dar uma emoção a mais, temos uma "assombração", para atormentar Fábio e até mesmo Camila.

Em lugar proibido, a história toma um rumo completamente inesperado e surpreendente, dando certa noção de como será o próximo livro. (Pelo menos, eu acho que sei o que esperar. rs)

Massssssssssssssss, infelizmente, terei de aguardar até 2014, previsão de lançamento do terceiro e último livro, para descobrir se imaginei pelo caminho certo. =(

" - Você precisa aceitar seu destino. - ouvi uma voz ao fundo, em eco, mas não era a voz de Ybiracy. Era a voz de um homem."

Bruna Fernández 21/05/2013

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Antes de começar a falar do livro preciso ressaltar aqui que a capa do livro está in-crí-vel! O primeiro volume também ganhou uma capa nova, seguindo o padrão do segundo e eu amei as capas! Bom, mas vamos ao que interessa? Estreiando na 22ª Bienal do Livro de São Paulo, “O lugar proibido”, continuação da série Evolução, traz respostas (algumas), segredos e – claro – mais perguntas para o leitor. Depois da grande revelação da aura dourada de Camila e da traição de Fábio com Bruna, começamos o livro com o garoto se questionando sobre tudo o que aconteceu nos últimos dias.

Utilizando diferentes narradores como no primeiro volume, acompanhamos a história dos adolescentes de Camaquã através de Camila, Fábio, Sílvio e Penélope. É engraçado como eu pude perceber o crescimento, o amadurecimento e a mudança em cada um desses personagens narradores. Camila está em uma fase rebelde, em que tudo e todos a irritam, ela pensa ser o centro do universo e ser a única do grupo de amigos que possue problemas. A personagem me lembrou muito do bruxinho Harry Potter em sua fase “adolescente-dono-da-razão”, pois por mais que você simpatize com a personagem você tem vontade de entrar nas páginas só pra dar um chacoalhão nos ombros pra ver se a pessoa acorda pra vida.

A melhor amiga de Camila, Penélope, porém, está muito mais madura e cada vez mais segura de si. Fábio tenta lidar com o fato de ser o único do grupo que não possue uma habilidade, com o fato de ser o mais velho de todos, ter a responsabilidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo e ainda o seu relacionamento com Camila, que ainda está muito, muito frágil. Isso sem contar o fato de que Fábio parece estar sendo assombrado e tem pesadelos recorrentes.

Sílvio continua sendo sensato, muito maduro para sua idade e super engraçado, a minha personagem favorita, de longe! A “vilã”, minha xará, Bruna aparece pouco, mas quando seu nome está nas páginas o estrago é grande. Apesar de tudo, acabei sentindo uma ponta de compaixão pela personagem ao longo da história, mas tudo que a rodeia ainda é um grande mistério. Vamos ter que aguardar o próximo volume para saber mais. Uma nova personagem (e muito importante!) é introduzida nesse livro: Ybiracy. Ela aparece para Camila e Sílvio e serve como uma mentora-guia, principalmente para Camila. A serenidade e calma da personagem me lembrou muito da Gaia, do desenho Capitão Planeta (ok, isso acabou de revelar minha idade).

“- Eu sinto a sua angústia. Não deixe os sentimentos ruins vencerem os bons sentimentos que devem ser cultivados. – ela beijou minha testa me passando uma calma que eu nem conseguia imaginar ser possível. Eu sentia meu coração se aquietando. Minha mente se aquietando. Minha alma se aquietando.” – pag. 34

Além do drama interno do grupo de romances e traições e de problemas pessoais em casa com os pais, o grupo começa a se questionar sobre o que são, de onde vêm suas habilidades e começam a cogitar suas opções. Um grande passo é dado em relação a essa questão – apesar de pouco ser revelado ao leitor, mas não vou falar mais para não estragar a história pra vocês. Essa série poderia muito bem se encaixar como um drama teen se não fosse o elemento “sobrenatural” que está presente na vida dos personagens com poderes e dons especiais. Um tema incrível para ser abordado por uma escritora que também é bióloga!