Amy, Minha Filha

Resenhas - Amy, Minha Filha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cris 27/02/2024

Amy
Relata a história de Amy Winehouse, pela visão do pai Mitch. Desde sua infância, ela tinha um talento especial para a música, além de ser uma pessoa leve e divertida. O pai conta sobre o quanto o abuso de álcool e drogas a prejudicou, culpando o ex-marido dela, Blake, por tê-la encaminhado para o vício. Relato triste e emocionante de uma grande cantora, que morreu jovem.

oz. 02/02/2024

Oi gente, eu escutei o álbum back to black e retiro tudo o que eu disse sobre pai da Amy, é isso
Antes de tudo, quero deixar claro que não estou aqui para julgar a vida de Amy Winehouse, as pessoas já fizeram isso bastante enquanto ela estava viva.

Outra coisa, a forma que eu uso para avaliar os livros é a minha experiência de leitura. Não quero ser o detentor da razão, muito menos bancar o crítico literário. Quando gosto de um livro, avalio com 5 estrelas. Quando não gosto tanto, eu penso sobre a minha experiência de leitura daquele livro.

Avaliar uma biografia é bastante complicado. Quero deixar bem claro, as 3 estrelas não são sobre o conteúdo do livro em si. É sobre meu sentimento ao lê-lo.

No começo do livro eu fiquei muito imerso sobre os detalhes da vida de Amy Winehouse como pessoa. O livro é muito bem escrito, tornando muito fácil de imaginar o cenário de uma vida real.

Lá pelos 50% da leitura eu já estava cansado. O sentimento era de que eu estava me esforçando com o pai de Amy para que ela largasse as drogas, o álcool e esquecesse Blake. Era um ciclo cansativo de vai e volta que nunca terminava. Como o próprio Sr. Winehouse falou, eu estava saturado.

Acho que, como é a lembrança de um pai sobre a filha, eu acabei pegando um pouco das dores dele.

Se fosse os próprios pensamentos de Amy, acho que ficaria mais fácil de compreender sua dependência.

(Esse é o motivo de 3 estrelas.)

O que me pegou mesmo foi que Amy nunca teve um motivo para o uso de drogas pesadas. Geralmente, em relatos assim, as pessoas sempre tentam culpar alguma coisa. O pai de Amy culpou Blake.

Apesar de Blake ser um tremendo de um "F D P" (te odeio skoob por censurar palavrões), o Sr. Winehouse percebeu que sua filha ainda continuaria em sua dependência após o divórcio. Mesmo que ela tivesse se livrado das drogas, ainda tinha o alcoolismo - o que, pelo visto, sempre pareceu um problema.

É uma autodestruição muito forte de se ler.

Não cabe a mim tentar entender os motivos e ações de Amy; o que aconteceu, aconteceu. Espero que ela tenha encontrado paz, ou que seja que exista após a morte.

Em geral, é um ótimo livro de lembranças.
lara a 02/02/2024minha estante

Morgana.Bonnet 02/02/2024minha estante
Eu só assisti o doc da Netflix (vc já viu? É muito bom) e fiquei com ódio do pai dela. Vou botar essa leitura na lista pra ter acesso a um ponto de vista diferente. ??

oz. 02/02/2024minha estante
Ainda não assisti o doc, mas pretendo assistir logo

Ess livro é muito parcial, já que é só a visão do pai dela, mas mostra o lado de como é ter um parente com dependência em drogas

Nina445 10/01/2024

Perfeito.
Não sou uma pessoa que escreve sobre todos os livros que lê, mas esse merece toda minha dedicação e amor por cada linha, me senti vivendo e aprendendo com Amy, descobri os pequenos detalhes da grandiosa vida que ela teve.
Para sempre. ?

Rebeka105 08/12/2023

Adorei o livro e as fotos da amy durante a infância que estão no livro. Único ponto negativo é que foi escrito pelo pai dela e eu não gosto dele haha

dezembre_ 15/09/2023

Eterna
Impossível fazer resenha... mas vale a pena ter o livro.

Contém fotos da vida da Amy.
Um talento que partiu tão cedo

barbosinha 04/12/2022

eu amo esse livro, n sei oq flr, so criei um carinho muito grande, a história dela me tocou muito, sou muito fã da amy

ascarvalho 29/09/2022

Embora eu acredite que os pais sempre vão conhecer os filhos melhor do que qualquer pessoa, desconfio que o Mitch não compreendia exatamente quais eram os medos de Amy. Ele é direto e pouco emotivo ao contar sobre os principais acontecimentos na vida de Amy com os vícios, e em alguns momentos ele deixa a entender que não compreende o porque de Amy estar assim, mas é tão óbvio de que ela era mais intensa do que ele conseguia realmente entender e que ela tinha medos e traumas além de autoestima baixa, talvez aí o medo absurdo de perder o Blake (mas isso são só minhas próprias especulações). Amy não precisava só ser internada em uma clínica, ela precisava de terapia.
O livro parece ser mais sobre a luta dele contra o vício dela, apesar de no início haver toda a narração sobre como ela foi uma criança incrível, teimosa e extremamente talentosa. Mas Mitch deixa bem claro em toda a narração a partir do envolvimento dela com as drogas e a bebida de como foi extremamente difícil para ele e como ele tentou proteger ela de todas as formas como é natural que um pai faça.
Claro que o relacionamento conturbado com o Blake e a família dele foram uns dos principais motivos para Amy entrar no vício, mas a mídia com certeza tem que carregar a culpa pelo inferno que causou na vida da cantora, até o dia de sua morte. Amy morreu lutando contra o álcool e já estava livre das drogas ah três anos, e morreu após dias sem beber.
O livro me deu muitos gatilhos, sei desde os 5 anos de idade como é viver com um depende químico e alcoólatra e como é frustrante e exaustivo, e é um ciclo que parece nunca ter fim. Mas ainda assim, a gente torce para que o melhor aconteça. É uma pena que Amy não tenha vencido a luta contra o álcool, ela foi um artista única e brilhante, teria criado muito mais e com certeza teria tido os filhos que tanto queria ter.

Gi ð 26/09/2022

minha opinião de Amy, minha filha
Antes de tudo tenho q relembrar o como algumas partes desse livro talvez tenham mentiras, tanto para a família acobertarem certas coisas ou talvez se vitimizarem em certas ocasiões. Admito que não sei ao certo se fizeram isso ou não, pois não fui tão a fundo, mas espero q seja verdadeiro o que esteja escrito. Além de ser uma incrível leitura onde aprendemos sobre a Amy, eu entendi mais sobre o terrível mundo das drogas e o álcool. É realmente muito triste os acontecimentos que o livro retrata da dependência de Amy com Blake e o seu vício.
Adorei muito o livro, que mesmo eu tendo pegado e lido o da biblioteca, eu quero comprar um para fazer minhas anotações e para sempre lembra de Amy, não como os jornais retratam, mas sim uma pessoa gentil, amada e uma excelente cantora, como seu pai a descreve.

Marcelo 03/09/2022

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Essa é uma biografia escrita pelo pai da Amy Winehouse. Apesar das diversas polemicas que há por ai de que nem tudo o que ai está escrito é real ou tenha acontecido dessa maneira (pois há boatos de que o pai dela explorava o trabalho da filha para que ela ganhasse cada vez mais dinheiro, mesmo com todos os problemas com drogas e álcool), gostei bastante do livro, que conta desde a infância de Amy, o sonho de ser cantora, os primeiros passos na carreira, o namoro toxico com o Blake, o inicio nas drogas e o fim no álcool.

Apesar de ser um livro sobre a Amy, é também um livro sobre o pai dela, pois ele analisa os sentimentos dele, os esforços em tentar salvar a filha, o trabalho dele, etc...

O livro se torna um pouco entediante não pela escrita em sí, mas sim pela própria vida da Amy, que dia sim, dia não, entrava e saia de clinicas e hospitais por conta das drogas e do álcool, uma vez que ela não queria se internar em uma clinica de reabilitação.

Para quem é fã da cantora é um excelente relato para conhecer um pouco mais sobre ela.

Churrasco Vegano 29/08/2022

Amy, minha filha
Bom, porém a história tem detalhes técnicos da carreira de amy que ficam chatos e repetitivos ao decorrer do tempo. Não deixa de ser uma leitura pesada.

vic 04/03/2022

é um livro para quem quer entender mais os problemas da Amy, para além do que a mídia mostrava na época, é uma leitura bem tranquila e gostei muito desse livro por ser bem íntimo e com figuras da Amy ?

Nathy.Braganca 23/02/2022

Vim, vi e bebi
Não basta ser bom, tem que acreditar.
Amy era muito boa, mas não acreditava nisso.
Ai fez todo mundo ao seu redor sofrer muito.

Como toda história contada por terceiros, certamente tem parcialidades e distorções. A visão da mãe deve ser um pouco diferente? mas da pra ter um panorama da vida dela bem melhor daquele contato pelos jornais

1 | 2 | 3 | 4 | 5