Belo Desastre

Belo Desastre Jamie McGuire

Resenhas - Belo Desastre

-Koraline 08/07/2021

Um desastre
Antes de pegar esse livro pra ler, eu assisti o vídeo do Paulo Ratz sobre a autora, e já esperava que fosse problemático, mas superou minhas expectativas. Abby e Travis tem um relacionamento extremamente tóxico e abusivo, e o protagonista masculino conseguiu ser mais babaca que o Leeds, de Layla. O problema começou logo nas primeiras páginas quando Travis propositalmente deixa uma garota cair no chão, e daí é só ladeira abaixo. O machismo desse livro é ridículo, e absolutamente todas as mulheres que não são Abby e Meri são descritas pela protagonista como vadias, pelo simples fato de sentirem atraídas por Travis. Para não dizer que a história é de todo ruim, a cena do pôquer com a família de Travis foi muito boa, afinal, ler sobre uma mulher dando um tapa na cara figurado de machistas é sempre divertido. Deixando toda a problemática de lado, partes da história são muito incoerentes, por exemplo, a autora justificou o talento para lutas de Travis usando a desculpa de que ele tem vários irmãos mais velhos e tinha que aprender a se defender, ok, mas sem treino nenhum ele ganhava facilmente lutas com lutadores que pertenciam a ligas profissionais. As relações pessoais com outros personagens também é bastante apagada, sabemos que Abby e Meri tem um relacionamento bem próximo, mas o desenvolvimento parou por aí, como o de Shepley e Travis, mas o que mais me incomodou foi a abordagem do personagem Finch, que é o amigo gay pet de Abby, que é extremamente esteriotipado, não tem nenhuma profundidade e só aparece na história quando é conveniente para Abby. Confesso que até as últimas páginas eu tinha uma pontinha de esperança que a protagonista fosse acordar pra vida e se livrar do relacionamento que ela tinha admitido algumas vezes ser problemático, mas o final foi muito pior do que eu esperava. Enfim, como disse Paulo Ratz no vídeo sobre Belo Desastre, o livro seria muito melhor se no fim ela não ficasse com Travis, e acho que seria interessante se a autora tivesse abordado mais o passado de Abby como jogadora (quase) profissional de pôquer. Pra finalizar, não recomendo esse livro para ninguém, e usando mais uma vez as palavras de Paulo Ratz, o talento para escrita de Jamie foi completamente desperdiçado com uma romantização tão absurda de abuso.
atati.talendo 08/07/2021minha estante
eita

isabelapmr 08/07/2021minha estante
Eu nunca li esse livro (amém) mas é uma bomba em forma de papel

atati.talendo 08/07/2021minha estante
nao tem nada de belo então nesse desastre

Aline Michele 08/07/2021minha estante
O livro seria muito melhor se não tivesse sido escrito rsrs eu li e não gostei

. 08/07/2021minha estante
meu pai

GabriellaEstrela 08/07/2021minha estante
obg pela resenha não li e nem lerei

Ju 08/07/2021minha estante
Ainda bem que vc disse isso, estava considerado ler ele. Obrigada por me poupar tempo e muita raiva.

Maria 08/07/2021minha estante
amo uma resenha bem feita de livro mal escrito, sem contar que essa autora é racista né, chernobyl luta pra ser pior q ela

jeane 08/07/2021minha estante
amo esse livro

Ana 08/07/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkk amei

eufernandafreitas 08/07/2021minha estante
Parabéns por ter conseguido ler, pq eu já não tinha interesse e depois do vídeo do Paulo menos ainda. Guerreira.

Lia Cavaliera 08/07/2021minha estante
Essa bosta é uma ofensa em forma de livro

Eduarda_Benite 08/07/2021minha estante
Maravilhoso falou tudo ???

Meias de Abelha 08/07/2021minha estante
Nossa, sem chances de ler esse livro. Já tinha visto o vídeo do Paulo, agora lendo essa resenha, deu mais certeza que não vou ler...rs

Euleonardu 08/07/2021minha estante
Kjjkjj o nome fazendo jus ao livro

-Koraline 08/07/2021minha estante
Esse livro também me fez rever alguns que li no passado, quando tinha uns 13 anos, e só agora percebo o quanto eu idolatrava personagens babacas tóxicos só por terem meia dúzia de ações decentes com a "garota especial", e o quanto essa ideia moldou a imagem que eu tinha de relacionamentos felizes. Ainda bem que amadureci e agora esses tema são colocados em pauta ao invés de serem romantizados

Teresinha 08/07/2021minha estante
Conseguiu fazer até um jantar de ação de graças ser ridículo.

Lorena 09/07/2021minha estante
Tentei ler essa bomba em 2012 e abandonei

daiane 09/07/2021minha estante
Uau! Q resenha!
Na época em que eu o li, não via como tóxico. Mas graças aos deuses a gnt vai se desconstruindo e enxergando a vida com novos olhos.

Mesquita13 09/07/2021minha estante
Simm!! Li esse livro qnd eu tinha 12 anos, na época com zero noção, achei super fofo, hoje eu reconheço a porcaria que é, um arranca-rabo sem sentido.

Stefanny 13/07/2021minha estante
Esse livro é uma completo desperdício de escrita!

Priscilla 16/07/2021minha estante
Lixo

Karolayne.Milena 16/07/2021minha estante
Não achei tudo isso de tóxico não óbvio que no começo ele e babaca com as mulher mais ele muda totalmente fica de quatro pela abby , tô lendo pela terceira vez adoro mudanças e sim tenho uma quedinha por livro de casal tóxico ??

-Koraline 16/07/2021minha estante
Karolayne, o Travis realmente muda o próprio comportamento em relação a outras mulheres, mas o relacionamento ainda é tóxico por que ele constantemente proíbe a Abby de usar roupas que ele não considera adequadas, tem um ciúme doentio, tanto que ele quer brigar com qualquer outro homem que chegue perto dela, e toda a violência que ele comete contra ela, de prender ela nos lugares e não deixar ela a sair, forçar ela a ir na casa dele no dia de ação de graças e toda a chantagem emocional. Isso não é apenas o retrato de um relacionamento tóxico, mas de um relacionamento extremamente abusivo e doentio

Ana Luiza 16/07/2021minha estante
Eu também assisti o vídeo dele!! E quero muito ler para ter a minha opinião mas já percebi que realmente é uma bomba! ?

maria 19/07/2021minha estante
Eu tenho uma opnião diferente, pq a Abby durante o livro tenta evitar o travis de todas as formas por causa do seu passado junto a seu pai, e o travis cresceu com a violência e perdeu a mãe muito cedo então o mesmo faria de tudo pra proteger a mulher que ama que no caso e a Abby, e ela tbm desde o início estranhava a sensação que o travis causava nela, tanto que ela disse que namorou um ministro da igreja por quatro anos e nunca rolou nada e ele queria casar, e por mais uma série de motivos eu nao acho que era uma relação abusiva pois os dois tinham formas de se proteger, ela evitando ele ao máximo e impondo limites e ele cuidando dela ao máximo... mas existem opiniões diferentes!

Nina.Lopes 19/07/2021minha estante
Eita kkkkk

Karolayne.Milena 20/07/2021minha estante
Maria , concordo plenamente , a abby me fazia passar muita raiva , os dois eram doidos mais mano ele muda totalmente sim ! Sobre os quesitos de roupa sair etc ... Tô lendo nesse exato momento o livro mais agora pelo pensamento do Travis ele sofreu tanto gente com a morte da mãe dele , ele era totalmente fechado pra amor ele queria do pegação e ele descrevendo quando a abby não tá no quarto dele nossa sofri

maria 27/07/2021minha estante
Simm, e ainda tem a questão de que a abby foi a primeira pessoa que ele se apaixonou de verdade, e viveu coisas intensas, da mesma forma como a Abby se entregou a ele.

Luu 04/08/2021minha estante
para voces que gostaram desse livro ridiculo e se convenceram pelo cara de passado triste que impoe limites constantemente para abby, ciúmes excessivo, manipulação, dependencia emocional, SE TRATEM E PROCUREM LIVROS MELHORES PARA LER, PORQUE ESSE LIVRO TEM RELACIONAMENTOS RIDICULOS! revejam seus conceitos sobre passado triste e o presente, se ele sofreu tanto assim, e ta afetando a vida da garota por isso: TERAPIA.

barbie24 09/08/2021minha estante
Eu tenho esse livro e agora estou com medo de ler

Karol Duarte 21/09/2021minha estante
Concordo Luu. Não duvido nada que essas pessoas que gostaram desse livro são as mesmas que gostam de After! Onde o passado, e o fato de eles teriam mudado, justificam tudo! Que o fim justifica os meios. Enfim, precisam de uma boa terapia!

Gih 25/10/2021minha estante
Uh, eu ia ler porque vi que vai ter a adaptação, até desisti

Sabrina 29/10/2021minha estante
Cara, eu li a primeira vez esse livro em 2015 e adorei. Fui reler esse ano e meu Deus. É muito absurdo.
Travis super machista e a forma como as mulheres são descritas nesse livro, todas são vadias, exceto a Abby e Mare
Misericórdia

Kat Rocha 03/11/2021minha estante
Comecei a ler e parei. Não estou a fim de ler livro com relacionamento abusivo.
E ainda é uma anti vacina. Tô fora.

majuthomazini 11/11/2021minha estante
Falou tudo!! Estou na metade e pensando em nem continuar kkkk

Nai 22/11/2021minha estante
Eu li esse livro por causa do Ratz tbm, pq ele falou que os diálogos eram bons, a história mais bem construída e sei lá o que.. foi só decepção! Que livro ruim, que história chata, não me apeguei a nenhum personagem, um bando de gente tóxica sendo amigas!

Dani 30/11/2021minha estante
Estou lendo o livro é só vim aqui avisar que é um After 2.0

Dani 30/11/2021minha estante
Uma mistura de Tessa e Hardin (?)

Manu 14/01/2022minha estante
Esse sem dúvida foi o pior livro que eu já li na minha vida, foi estressante, decepcionate e sinceramente ridículo. Cheio de incoerências, forçado, machista, sem profundidade e absurdo.
Desde o começo a obsessão do Travis pela Abby foi extremamente forçado e sem sentido, e o resto do livro n é diferente. Eu sabia que os dois ficariam juntos, mas msm assim toda vez q o travis fazia merda mas a Abby voltava com ele me decepcionava pq eu ainda tinha esperança dela acordar e fugir desse relacionamento.
A dependência emocional dele é assustadora e a autora romantiza isso como se fosse fofo, mas não é, não se deve amar alguém assim, não é saudável de forma alguma, não deve ser romantizado.
O que mais me irritou foi a mensagem de que o amor cura tudo, que supera tudo, que o carinha escroto vai ser melhor se vc ficar com ele e o amar mas não é assim que funciona as coisas e ninguém devia acreditar nisso. A irresponsabilidade da autora passando essa mensagem é surreal, quantas adolescentes vão ler e esperar por algo assim?
Me arrependo profundamente de ter lido Belo Desastre, um livro simplesmente inútil e desnecessário.

Mariela 21/01/2022minha estante
Concordo em gênero, número e gral.

Júh 24/01/2022minha estante
Para mim, a parte mais esquisita foi como eles enfiaram um passado de profissional de poker do nada. Só conseguia rir.

Raiza 27/01/2022minha estante
Pelo visto, só não deve ganhar de after kkk

luu 08/03/2022minha estante
Super verdade eu fui ler o livro por curiosidade por conta do Tik Tok comecei agr já estou odiando!

Yasmine 25/03/2022minha estante
Faço das suas palavras as minhas palavras. Concordo com tudo que você escreveu!

Ana Luiza 26/03/2022minha estante
Gente eu li!! Que livro ruim

Anyhere 04/05/2022minha estante
Cirúrgico

Jubgabss 22/09/2022minha estante
Li quando era bem novinha, na época gostei bastante pq não entendia muito sobre relacionamentos e etc, porém acho que não seria uma leitura que eu gostaria de fazer nos dias de hoje, mas a escrita da autora é gostosinha de ler, só a história em si que não me agrada muito

Pâm 28/10/2022minha estante
Livro apaixonante.... Já li e reli várias vezes, não tem como vc não se encantar com os personagens!!!!??

Maria 21/12/2022minha estante
Eu quis ler para ter a minha própria opinião, e em certas parte eu achei o relacionamento tóxico como quando ele manda ela mudar de roupa e talz. No decorrer do livro da para perceber que o travis começa a mudar certas atitudes! Eu percebi muito que as pessoas só leram o belo desastre, mas tem também desastre iminente que é o próprio travis narrando a história, em belo desastre quem conta a história é a abby. Nós dois livros da ver as duas perspectivas dos personagens abby e travis. Sim a história é bem tóxica assim como After, eu particularmente gostei (li de graça pelo Kindle ?) acho que certos pontos poderiam ser diferentes? Sim, deveriam! Eu tentei ler sem prestar muita atenção na autora (que é bemmm problemática ?) e focar mais no conteúdo do livro. Acho que certos pontos a história é bem parecida com After a única diferença é que eles (abby e travis) se casam!

(Belo desastre, desastre iminente, belo casamento)

Vivian124 15/01/2023minha estante
Caraca gente, to chocada.
Eu lia tanto livro parecido com esse, vi que vai sair adaptação esse ano e fui colocar pra reler o livro porque não lembrava nada, aí me deparo com esse tanto de crítica kkkkk que choque, o wattpad fez a gente ler muita merda achando que era incrível neh? Kkkkk

Gaby.Alflen 20/01/2023minha estante
CARA SIMMMMM

Brenda.Herrera 31/01/2023minha estante
Além de normalizar esse relacionamento tóxico ainda tem um desenvolvimento raso nas descrições de personagens, fiquei impressionada como tinham alguns personagens que o rosto mal era descrito e eram pessoas importantes. As cenas não tinham um bom desenvolvimento tbm, acontece um incidente no final do livro que é descrito e resolvido em 5 páginas, vc sente que não tem conexão com ninguém e dá é raiva por diversas vezes. Quando li com 15 anos amei e agr com 21 penso como eu pude gostar de algo tão raso como uma poça.

Mily 18/04/2023minha estante
eu tava até pensando em ler esse livro, mas depois disso aqui nem pensar... obrigada moça

Manda 23/04/2023minha estante
Fui inventar de ler por conta do filme, pra que, só passei raiva , me arrependo eternamente de ter desperdiçado minha energia mental com esse livro.

Rayssa241 24/04/2023minha estante
Como eu faço pra ler ele?
N estou conseguindo

Manda 24/04/2023minha estante
Eu baixei pelo elivros.love

Samuel448 31/05/2023minha estante
Falou tudoooo ???

KFontes 15/06/2023minha estante
Se eu já nao gostei do filme, imagine do livro. Obrigada, nem lerei

Julia 19/08/2023minha estante
Eu ia ler por conta do filme, mas depois dessa resenha mais que completa e dos comentários, desistirei. Não tenho tempo pra gastar com esse tipo de livro!

Catarina284 02/10/2023minha estante
Este livro é qual na saga?

Catarina284 02/10/2023minha estante
Sei os três primeiros e depois me perdi

Wanessa Nascimento 30/11/2023minha estante
Eu pensei a mesma coisa, que raio de relação de posse dele é essa, como que ela ainda gosta de ser tratada como um objeto ?
O que parece é que ela tem um fome uma família, um amor que ela nunca teve na infância e se presta a esse papel, porque ele diz que ela é o amor dela vida dele . Xesus

Franco15 03/01/2024minha estante
mano esse livro eh uma grande vergonha alheia

AnaLiz6 29/03/2024minha estante
Pior leitura do meu ano ??

Kamila 12/01/2023

Bela desastre literalmente
Olha só não dou 0 estrela por que não tem como viu, mas foi uma bela porcaria sinceramente livro ruim, personagens tóxicos e problemáticos.
Amanda 12/01/2023minha estante
habla mais lenda

@EuLeioNoraRoberts 12/01/2023minha estante
Li quando era adolescente e até gostei. Anos depois reli e vi o quão problemático esse livro é. Péssimo livro.

miia 12/01/2023minha estante
e eu que queria ler esse só pq tenho físico, mas tanta gente fala mal que mds deve ser uma bosta

maria 12/01/2023minha estante
tem como dar meia estrela?

Gih 12/01/2023minha estante
Não recomendo nem pro meu pior inimigo!

@julianasoriano_s2 12/01/2023minha estante
Quase comprei por diversas vezes! Obrigada pelo alerta! Kkkk

Rowaminha 12/01/2023minha estante
Da vontade de ler só pela curiosidade kkk

anne 12/01/2023minha estante
quero ler só pra criticar

Ingrid 12/01/2023minha estante
É um after 2.0

Sasa ð¦â¤ï¸ 12/01/2023minha estante
Na versão de Travis é bem melhor que esse primeiro. Tô com medo de reler depois de anos kkkkkkkkkk

Teresinha 12/01/2023minha estante
Pior leitura da vida!

MaluM1 12/01/2023minha estante
Eu só li por conta do filme que vai ter ?

rebeka uexiley 12/01/2023minha estante
nunca li, mas o título promete o que entrega pelo visto KAKAKSKSKSKSKSS

Blog MVL - Nina 04/08/2012

Se você está cansado de romances água com açúcar entre vampiros e humanos, mocinhas boazinhas que vão para o céu, e heróis que nunca parecem reais o suficiente, Belo Desastre é a leitura indicada para você.

New Adult. Essa faixa-etária literária já existe há bastante tempo, mas vem sendo cada vez mais popularizada nos EUA no último ano. Muitos leitores serão surpreendidos pela linguagem explícita da narrativa de Belo Desastre. Cenas de sexo descritivas, jovens ingerindo álcool, palavrões e personagens mais adultos que nos afamados YA (jovens adultos). Jamie Mcguire não escreve YA em Belo Desastre e sim New Adult, onde os leitores são introduzidos a uma trama climatizada na universidade, com conflitos que se aproximam mais dos jovens que já terminaram o ensino médio. O gênero ainda é recente por aqui, e a Verus está dando o pontapé inicial ao trazer o livro para o Brasil. O enredo apresenta a protagonista de dezenove anos Abby e o seu romance conturbado com o bad boy do campus, Travis Maddox. A princípio ela parece ser a garota certinha, que faz seus deveres, usa roupas sóbrias, mas logo nas primeiras dez páginas é evidente que Abby tem mais em comum com Travis do que podemos imaginar ao ler a sinopse do livro.

Como diria Nora Roberts, a rainha do romance, pelo menos uma vez na vida uma mulher deve ter uma experiência com um lobo mau. Mais conhecido em Belo Desastre como Travis Maddox. Ok, eu não vou tentar transformar essa resenha em um desabafo dos meus hormônios femininos em reação ao protagonista do livro. Só achei que seria interessante começar dizendo que o Travis não é o seu herói convencional, na verdade, ele não é nem o anti-herói convencional. O romance entre Abby e Travis é disfuncional, ele é possessivo, protetor e controlador ao extremo. Travis não teve uma infância fácil, ele cresceu em um lar lotado de irmãos e um pai agressivo. Não existia um equilíbrio feminino para suavizar os instintos dos garotos Maddox.

Travis e Abby dançam em volta um do outro. E nem preciso dizer que os movimentos da dança são altamente divertidos para o leitor. As guerrinhas de poder, os flertes e as provocações típicas de quando encontramos alguém que está à altura dessas pré-eliminares. Não é amor juvenil, é intenso, é erótico...é coisa de gente adulta. Tanto que ambos os personagens estão na universidade, nada de High School por aqui. As bebidas alcoólicas e as violentas lutas de Travis também ajudam a formar o aspecto maduro do enredo. New adult, lembra?

Seria lindo e utópico se as pessoas chegassem uma às outras sem bagagens emocionais e vícios de comportamento. Seria lindo também que o socialismo fosse uma realidade viável, que o oriente médio estabelecesse a paz e que os políticos não fossem canalhas mentirosos...Mas de fato, nada disso é verdade. Então nós aceitamos que o universo funciona de certa forma e fazemos o melhor que podemos. O Travis é um personagem complexo porque suas peculiaridades são tridimensionais, ele afeta profundamente os leitores, essa é maldição e benção do protagonista. Seu temperamento pode ser assustador, sua possessividade é sufocante, mas seu caráter leal, seu comprometimento com a felicidade e o bem-estar de Abby é o que faz milhares de leitoras suspirarem. No fim, ambos os protagonistas se tornam pessoas melhores por causa do amor que compartilham. Abby para de fugir de seu passado e abre o coração para novos sentimentos, e Tavis compreende o valor de conhecer alguém que é mais do que apenas algumas horas de prazer no sofá.

Muitas obras, até mesmo clássicos, foram julgadas pela natureza violenta de seus personagens. Incluindo O Morro dos Ventos Uivantes que possui uma das histórias de amor mais conturbadas de toda a literatura, e assim como Cathy e Heathcliff, Abby e Travis não são problemáticos por influencias exteriores. Sozinhos eles são pessoas comuns, clichês da sociedade, o problema é quando há a soma dessas duas individualidades. A essência de ambos é complexa e juntos eles beiram a insanidade. Os leitores do blog sabem que O Morro dos Ventos Uivantes é o meu livro favorito, e que o amor sem limites de Heathcliff é o que no meu mundo faz todo sentido.Por isso, para mim, Travis e Abby também fazem todo sentido. O que isso diz sobre a minha personalidade, ou sobre o livro, fica a cargo dos psicólogos julgarem. Mas vale a pena dizer que o livro é um sucesso mundial, então acho que não sou a única louca nesse mundo. E quer saber de uma coisa? Já tive o suficiente do aceitável...vamos conhecer o politicamente incorreto agora.

Angústia, paixão, violência e ciúme. Já que é para contar uma história de amor, que ela seja poderosa, que leve o leitor em uma viagem tumultuada e intensa, que nos tire da zona de conforto e é claro, que cause muitos arrepios e tremedeiras.

"Pertenço à minha amada, e minha amada pertence a mim." - Travis Maddox

Marina Moura | www.minhavidaporumlivro.com.br/
Marina 03/10/2013minha estante
Concordo com vc! É uma história de amor conturbada e acho que por isso mais realista. Me identifiquei com os personagens e com o relacionamento dos dois, pois o meu tb é um pouco conturbado. Como vc disse: "Sozinhos eles são pessoas comuns, clichês da sociedade, o problema é quando há a soma dessas duas individualidades." Exatamente o que acontece nos meu caso... Então adorei o livro! rs

Babih | @babihpb 08/03/2015minha estante
Palmas, isso que você merece. Você entendeu a essência do livro a mensagem a ser passada. Por mais que descrevam como um "Amor Doentio" isso deles dois passa é o que sobra são duas novas pessoas, melhores é que agora sabem lida melhor com os sentimentos...

Cams 06/01/2018minha estante
Obrigada por essa resenha fantástica!

Bel 08/01/2014

Pra começo de conversa: eu sei que não é um livro do meu gênero preferido nem nada parecido, mas eu tô tentando ler um pouco mais do que vocês sugerem e comecei logo por esse gênero "filho de 50 tons de cinza" - que eu particularmente não gosto.

Abby é uma garota normal, que vive uma vida normal - PERIOD. Na sinopse consta que a Abby não bebe, sendo que ela vira uma caralhada de doses de tequila numa festa, ok, ela continua sendo uma garota normal. Até conhecer o retardado do Travis. Sério, gente, me diz aqui: como tem pessoa que lê esse livro e simplesmente GOSTA do Travis? Meu Deus! O negócio todo começa quando os dois se conhecem, em uma das lutas do Travis e ele fica intrigado com ela. Até aí tudo bem, eu até tava gostando do livro. Daí a autora enrola pra caramba até chegar no clímax da história, que é quando a Abby vai passar 1 mês na casa do Travis e do Shepley (namorado da melhor amiga da Abby, America), o que eu já achei meio ridículo. Quem é que conhece uma pessoa em semanas e aposta que vai ficar 1 mês vivendo com ela? Credo.

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Abby e eu até gostei da personagem (apesar dessa absurda necessidade de ser legal e no segundo depois assumir-se uma chata e acabar com a graciosidade da personagem). O que me tirou do sério, da metade pro final, foi o Travis. Depois que eles começam a ter um relacionamento (e espero que saibam que isso não é spoiler), ele simplesmente surta de uma tal maneira que eu ficava irritada lendo. Ele é extremamente possessivo e agressivo - do tipo que se tem algum ser humano falando com a Abby, ele chega dando porrada na MAIOR naturalidade que só existe no mundo da autora. Eu não consegui nem imaginar os motivos pra gostar do Travis, até porque ele é tudo que eu detesto: ciumento, controlador, agressivo, estúpido, machista, etc. A pior cena, de longe, é o belo momento que a Abby tá se arrumando pra sair e ele reclama da roupa dela. E o que ela faz? Ela dá meia volta e TROCA A PORRA DA ROUPA! ELA TROCA A ROUPA, GENTE! Não sou obrigada a esse tipo de ciúme doentio.

Uma das coisas mais bizarras do livro é que o Travis, até então, é o maior badboy da escola. Daí o cara fica apaixonado, começa a fucking cantar no meio da cantina e TODO MUNDO ACHA LINDO E NORMAL. E esse foi só um exemplo de vários momentos bizarros do livro.
O livro tem como personagens secundários o casal de melhores amigos do casal principal(?), que é a America e o Shepley. E a minha impressão, durante todo o livro, é de que eles só existem pra história não ser repetitiva demais com o casal protagonista. Tem um babaquinha lá que curte a Abby, e tem o Finch, que foi o personagem que eu mais gostei.

Eu posso pontuar muito mais coisas que me incomodaram do que coisas que me surpreenderam positivamente. Li o livro muito rápido até pouco mais da metade. Daí pra frente, me arrastei, sofri, chorei calada e enfim terminei. Tenho o segundo, narrado pelo Travis e não tô com a mínima vontade de ler; mas, quem sabe um dia, né?!
No mais, Belo Desastre é um livro mais ou menos. Não explora os personagens e quando a autora ousou explorar, só irritou o leitor, porque ela explorou de uma maneira grotesca, fazendo os personagens clichês demais e/ou chatos demais, sem meio termo. O mais bizarro de tudo isso é que eu pedi esse livro porque tanta gente indicou e falou maravilhas que eu precisava ler e tirar minhas próprias conclusões. Daí né...

★★★- Três estrelas em consideração à capa (relação da borboleta presa, o que é um Desastre), pelo Finch e pela leitura rápida.

site: http://www.alguminfinito.com.br/
Danna 12/06/2015minha estante
Eu tô surpresa com a sua resenha. Porque é tudo o que eu acho. Exatamente isso! Livro chato. Idiota. Ri das idiotices nele. Não quero reler e nem ler o segundo... É realmente um desastre esse livro, de tão ruim kkkk

Tati 04/08/2015minha estante
concordo contigo, eu fique mais irritada com a Abby do que o Travis. Apesar dele ser um babaca também. Acho que se a história fosse entre o Shepley e a America, seria mais legal. O livro se chama "Belo Desastre", mas de BELO não tem nada, só DESASTRE.

Bebety 21/06/2016minha estante
Concordo plenamente!!! Minhas amigas também me indicaram "Entre o Agora e o Nunca", eu 'tô até com medo de ler, pois acho que vai ser nessa mesma vibe.... O que você achou desse livro, Bel?

Najú 12/01/2017minha estante
Ainda há pessoas sensatas nesse mundo hahahaha
Sério, se tem uma coisa que já cansei é ler histórias que tem o famoso "badboy incompreendido". Existe personagem mais massante que esse? Acho que não.
Belo desastre pra mim foi realmente uma leitura desastrosa (perdão pelo trocadilho hahshahs)

Iza (insta: @curadoriza) 29/12/2017minha estante
Nossa sintetizou tudo o que estou sentindo, ouvi falar tanto desse livro, só li agora e que desgosto!!! Que cara problemático!!!

Oppsmarcela 01/07/2022minha estante
Aí achei que era só eu... comecei comecei a ler por ter vários elogios e fui somente até a metade. Depois disso nem fiz o esforço que você fez kkkkk

pedelaranjalima 20/03/2013minha estante
Concordo TOTALMENTE com você. Travis Maddox é um louco-psicopata-possessivo e que, ao meu ver, bate em mulheres. Fugiria de homens como ele. E a Abby é submissa, vamos combinar, ne?! To pensando seriamente se continuo a leitura desse livro tão angustiante. AFF.

Thais 20/03/2013minha estante
Eu ainda li até o final Nanda, pra evitar que me dissessem que eu estou julgando sem conhecer... Mas realmente não me acrescentou em nada, poderia ter gasto meu tempo de maneira melhor :s

Ray 25/03/2013minha estante
Ufa, enfim uma resenha que expressa o que senti ao ler. Sei que gosto é gosto, mas não entendo como esse livro tem tantas estrelas.

Drica 26/03/2013minha estante
Você disse exatamente tudo o que eu senti lendo esse livro. Travis é um louco e um doente e a autora não poderia ter errado mais com esse livro. Sério, fiquei chocada! Como assim as pessoas acham normal esse tipo de comportamento do Travis? Está mais do que na hora das mulheres (eu já enxergo isso claramente) enxergarem que esse tipo de ciúme doentio não é romântico, e, sim, algo perigosíssimo. Senti vergonha alheia por essa autora. Sem comentários.

Karen Alvares 31/03/2013minha estante
Resenha perfeita, concordo com tudo o que disse. Finalmente alguém dizendo o que é esse livro de verdade. Não entendo como ele tem tantas resenhas positivas e tantas estrelas. É um livro muito ruim que trata de uma relação obsessiva entre dois personagens babacas e sem nenhuma profundidade. Detestei essa porcaria. Parabéns pela resenha!

Thais 04/04/2013minha estante
Obrigada meninas, que bom que gostaram :) Também me sentia super deslocada por não ter curtido o livro, mas percebi que não sou a única :D

Samara 28/05/2014minha estante
Concordo com seu ponto de vista, mas acredito que belo desastre possa servir de alerta sobre esse tipo de relacionamento perigoso. Travis me fez lembrar o caso de várias mulheres vítimas de violência doméstica, tudo começa com o ciúme...

Elow 26/03/2019minha estante
Graças a Lord, encontrei uma resenha que representa exatamente a compreensão que tive do livro.

Cintia 01/04/2019minha estante
Nossa, concordo COMPLETAMENTE!
Esse livro romantiza um relacionamento extremamente abusivo! Fiquei surpresa que a autora é mulher porque esse livro é extremamente machista e a personagem principal é super passiva. Nunca senti tanta raiva de um livro enquanto lia, como senti desse. Sem condições de continuar lendo essa série, deus me dibre!

Ana Beatriz 21/11/2021minha estante
amiga, tu é visionária, hein?
Essa sua resenha representa exatamente o que acho do livro HOJE, após ter relido.
Mas na época que li a primeira vez (2013)... meu deus, eu amava Travis kkkkkkry

Sandi 15/09/2012

Belo Desastre- Jamie McGuire
Contém spoilers!

Antes de começar essa resenha, gostaria de compartilhar com vocês alguns sintomas e aspectos relacionados ao quadro de amor patológico encontrados em um artigo (1):

* nos estágios iniciais propicia alívio da angústia. O sujeito com a doença acredita que o parceiro é o significado a sua vida.
*comportamento de prestar atenção e cuidados ao parceiro repetidamente e sem controle;
* falta de interesse por outras atividades que antes eram valorizadas;
* ciúme obsessivo e possessividade
* intromissão na vida do parceiro, incluindo horários de atividades particulares (tomar banho, se vestir etc)
* quando o parceiro está distante ocorre taquicardia, insônia e outros sintomas de abstinência.
* atitudes são mantidas mesmo após evidências concretas de que prejudicam o indivíduo

Mantendo em mente o exposto acima, finalmente inicio minha resenha.

Belo Desastre conta a história de Abby, uma universitária "comum", que, em uma luta clandestina nos porões da faculdade, conhece Travis, um típico cara machão e mulherengo. Contra todas as probabilidades, os dois se tornam amigos e, em função de uma aposta, Abby é "obrigada" a passar um mês na casa de Travis. Surge aí uma tensão sexual que sabemos muito bem onde vai dar...

É com uma tristeza enorme que vejo um talento grande de escrita sendo desperdiçado com uma história absurda. Jamie McGuire consegue expressar ritmo e facilidade de escrita, de modo que a leitura é fácil e dinâmica. Porém, não consigo entender a intenção da autora a nos apresentar essa história. Digo isso porque Jamie escreveu algo totalmente doentio, que está sendo tratada por muitos como história de amor.

Ao descrever o relacionamento de Travis e Abby, vemos sintomas claros de um caso de amor patológico, como os expostos no ínicio dessa resenha. Travis é extremamente possessivo e descontrolado, e suas atitudes denotam problemas psicológicos graves. Vejamos alguns exemplos:
- Travis invade o banheiro enquanto Abby está lá dentro; mexe em suas coisas sem consentimento; faz a garota trocar de roupa quando acha que ela está inapropriada; bate ou ameaça outros homens que se aproximam dela; persegue a garota em festas e outros lugares.

Caso simples de ciúme? Acho que não.

Travis chega ao absurdo de destruir sua casa quando a garota vai embora depois deles ficarem juntos. Foi, com certeza, uma das cenas mais absurdas que já li em um livro. Todas essas atitudes são recebidas como normais por Abby. Enquanto ela "finge" se incomodar com os defeitos de Travis, está sempre abandonando seus amigos normais para ficar com ele; ignorando quando ele a trai descaradamente em uma cena nojenta e justificando suas ações, com frases do tipo: "Não se aproxime de Travis hoje, ele está nervoso." Me pergunto: Travis é um cachorro por acaso? Não sabe se controlar? Do tipo, não se aproxime do Rex hoje porque ele está bravo.

Como vi em diversas resenhas, não acredito que esse livro marque apenas um retrocesso em relação aos direitos femininos, conquistados após anos de luta. O que esse livro apresenta de mais grave, é o fato de tratar como normal comportamentos não-saudáveis. Quantas pessoas, atualmente, estão em relacionamentos doentios? Qual é o sofrimento daqueles que são perseguidos e não podem se libertar? E até mesmo, qual a carga emocional e como isso oprime aqueles que estão doentes? Porque o amor patológico, como o nome diz, é uma doença, e assim deve ser tratado corretamente. Jamie McGuire tocou em pontos absurdos nesse livro, mas a reflexão que promoveu é válida.

Outro ponto a se considerar: Jamie McGuire faz apologia ao sexo sem proteção, inclusive com uso do método contraceptivo da tabelinha. Nem preciso comentar sobre isso, não é?

Por fim, realmente não indico esse livro é ninguém. Termino a resenha com uma frase da única pessoa lúcida do livro, que é tratada como idiota pelos protagonistas:

"Você sabe o que é codependência, Abby? Seu namorado é um excelente exemplo disso, o que é bizarro, considerando que ele passou de não ter respeito algum pelas mulheres a achar que precisa de você até para respirar."

(1) SOPHIA, E. C. Amor patológico: aspectos clínicos e de personalidade. São Paulo, 2008.
Rafael Palone 28/12/2012minha estante
Preciso dizer isso e vou ligar até o caps lock: A SUA RESENHA FOI A MELHOR RESENHA QUE EU LI NA MINHA VIDA! Muito boa, muito boa mesmo. Amei! Nunca concordei tanto com alguém antes, eu tinha pensado exatamente a mesma coisa.

Sandi 04/01/2013minha estante
Muito obrigada Rafa ;)

Aline 09/05/2014minha estante
Ótima resenha!sério mesmo.

Me escangalhei de rir no trecho: "Do tipo, não se aproxime do Rex hoje porque ele está bravo"
kkkkkkkkk

também achei isso.

Sandi 14/05/2014minha estante
Obrigada, meninas!

SulaBlanc 26/01/2015minha estante
Não acho que o Travis tenha transtorno patológico, uma pessoa com esse tipo de transtorno não tinha deixado a protagonista Abby se envolver com outros homens como ela se envolveu com o Parker, ele e ciumento (Travis) ? Sim mas não vi esse exagero todo que você descreveu. Já vi casos muito piores e já convivi com casos piores que Travis. Na minha visão ele e intenso é chegou até o limite dele, e ela simplesmente pintou e bordou e ele só queria a felicidade ele demonstrou isso de várias formas ( como quando ela chega do encontro com Parker e ele fica ouvindo ela falar de como foi maravilhoso), então na minha opinião eu acho que a sua resenha foi muito exagerada. Não sei se você já conviveu com uma pessoa que realmente tenha essa doença mas eu convivi e posso te garantir que não chega nem aos pés de Travis.

Sandi 11/02/2015minha estante
Olá Sulamita,
Com essa resenha, eu quis defender o ponto de vista de que os sentimentos que Travis nutria por Abby não eram saudáveis e, enumerando os sintomas tirados de um artigo científico, vemos que Travis se encaixa na grande maioria. Se ele realmente tem um transtorno ou não, isso caberia a um especialista diagnosticar (se o personagem fosse real, claro), porém acredito que existam gradações nesse tipo de comportamento (casos mais leves e piores). Respeito a opinião de quem gostou do casal e do livro, afinal estamos falando de entretenimento aqui, porém, ao meu ver, não gosto ou considero normais atitudes iguais as do Travis.

Babih | @babihpb 08/03/2015minha estante
Na minha opinião você não chegou a entende de fato o livro, bom esse aspectos eu percebi, mas te pergunto? Se ela gosta dele assim qual o problema? Em nenhum momento ela parece querer que Travis mude, ele passam a vida na mesma, o mesmo ciúme sempre, mas ele aprende a se controla depois. "Codependência" Ambos tem é nenhum dele morreu com isso ele precisa dela é ela precisa dele. Já li esse livro milhares de vezes é não acho que seja isso que você falou. Só o que vemos hoje em dia é homens desse tipo, que não largam da mulher por nada que sem ela não, são nada. ela gosta dele assim, ambos se gostam assim. Amor doentio? Melhor amar como um doente do quer não amar ninguém. Sobre sexo, Travis sempre usou camisinha, só deixou de usar na segunda noite em que Abby volta porque ele tinha jogados todas fora, mas Abby passa a toma a pílula você encontra essa parte dela tomando antes deles irem pra casa do pai de Travis. Você precisa reler é avalia de novo. Perceber coisa que você não viu antes ;)

Sandi 14/03/2015minha estante
Olá Bárbara,
Obrigada pelo seu comentário. Entendo que você gostou do livro, mas cada um tem a sua opinião e através dessa resenha, eu expressei a minha. Não é questão de entender ou não o livro e, sim, ter sua própria experiência com ele. Eu vejo o relacionamento de Travis e Abby como doentio e não considero as atitudes nem dele nem dela dignas de complacência. Se você considera isso normal, é seu ponto de vista, não a verdade absoluta. Temos que aprender a diferenciar esses parâmetros. Sobre a cena de sexo, porém, sinto-me na obrigação de defender minhas colocações. Em um mundo de DSTs, ao se relacionar com um homem que "pegou" todas, apenas tomar anticoncepcionais resolve? Estamos falando de ficção, mas esse tipo de apologia, baseado apenas na palavra de uma pessoa, é o que me fez perder o respeito por essa cena.

SulaBlanc 18/08/2015minha estante
olhando melhor a sua resenha acho que concordo com você, o cara e um perturbado e na vida real esse relacionamento deles acaba em cadeia e morte no minimo.

Taís 10/01/2018minha estante
A resenha foi escrita em 2012, e aqui estou eu em 2018 lendo-a rs. Gostei muito dela, a primeira vez que li o livro eu tinha 15 anos e achei o máximo! Agora aos 19 parando para relê-lo eu observo exatamente esses pontos aos quais você abordou. No decorrer do livro senti que Abby entrou em um relacionamento abusivo e extremante degastante e digno de repreensão. Se eu fosse ela corria de um homem igual ao Travis! Ninguém merece estar em uma relação assim.

Acredito que com meu amadurecimento nesses anos eu pude ter uma outra visão do livro, e enxergá-lo com outros outros. Pois afinal, ele foi um dos meus favoritos naquela época e eu achava toda essa relação fantástica. Hoje, observo já com outros olhos e fico imaginando quantas Abby's existem pelo mundo e consentem em viver uma relação altamente prejudicial tanto fisicamente e acima de tudo psicologicamente. Muitas por acreditarem que na justificava que o homem está tendo tais atitudes só porque ele é apenas "ciumento". Pelo distanciamento do amor próprio. E pela falta de comunicação sobre a violência contra a mulher (que não é apenas física) e do próprio relacionamento abusivo ao qual submetem a viver. Felizmente, essa realidade está mudando e mais e mais pessoas, como também a mídia social vem debatendo cada vez mais esse assunto. Sua resenha foi de grande utilidade. Fico muito grata por ter a oportunidade de tê-la encontrado. Abraços.

Jucila Cruz 28/01/2018minha estante
Faz-me lembrar de Corte de Espinhos e Rosas, no segundo livro quando Tanlim quebra o escritório quando a Feyre diz suas opiniões, ele só não bate nela porque ela é forte e faz um escudo de proteção não intencional, ele a isola do mundo, é ciumento e possessivo...ou seja Travis tem um relacionamento abusivo sim, não é bonitinho nem fofinho, é doentio, é paixão misto de obsessão, amor não sufoca e enlouquece a pessoa desse jeito como se fosse uma droga, existe uma clara diferença. RESENHA PERFEITA A SUA!!!

CrisVieira~ 25/10/2018minha estante
Gostei de sua resenha, Sandi!
Apesar de eu pegar mais nas partes de infantilização que a autora trouxe para personagens adultos e que supostamente deveriam ter um pouco de maturidade em suas ações e relações, é chocante e elucidante o fato do rapaz principal ser uma pessoa extremamente agressiva e possessiva. Então, o que eu percebi é uma tendência de autores em romantizar sérios problemas que temos na sociedade.
E isto é preocupante, porque, querendo ou não, escritores são formadores de opinião. E se ensinam (mesmo livros de ficção ensinam boas ou absurdas lições) que uma relação de co-dependência é algo normal, não veremos pessoas terem um direcionamento para buscar no mundo real entrar em relações maduras e saudáveis e repudiar aquelas que trazem qualquer tipo de risco, mesmo que pequeno, a suas integridades, mental e física.
Mas com resenhas como a sua, dá para ter esperança sobre o discernimento das leitoras e leitores.
Obrigada pela sua crítica!

Sandi 03/08/2019minha estante
Fico muito feliz que, 5 anos depois, minha resenha ainda reflete a experiência das pessoas com esse livro. Mais feliz ainda em saber que muitos que amaram Belo Desastre na época de seu lançamento, passaram a entender, através do seu amadurecimento pessoal, os pontos que abordei sobre o relacionamento doentio de Travis e Abby. Toda revolução começa com o primeiro passo.

Vitoria 18/06/2020minha estante
Finalmente alguém que me entende! Fico assustada com o fato de que as pessoas passam um pano absurdo para várias questões que o livro aborda como se fosse coisas normais de um ser humano.

Daniella 01/03/2021

Infelizmente não gostei: escrita e história não agradou.
Eu gosto muito de diálogos, mas um livro não é feito apenas disso. O desenvolvimento desse livro foi muito atropelado, não consegui ter uma conexão com nenhum personagem. Sim, inclusive com a protagonista Abby que narra, pois ela não narra o que está sentindo com detalhes, ela não conta o que acha dos outros personagens e o que eles a fazem sentir, é mais uma escrita superficial e "deixa rolar" sem mais informações. Eu me senti lendo uma fanfic. E olha que eu já li muita fanfic boa, então essa definição nem soa totalmente justa!
O grosso da história é interessante? Sim, mas foi mal contada. Os personagens são legais? Mais ou menos, mas são muito rasos, indecisos e poderiam muito bem terem sido melhor planejados. A America, a melhor amiga da Abby, é um exemplo de indecisão, no começo não quer algo, depois quer, aí dá um discurso incrível, daí já tá fazendo besteira que não condiz com as atitudes costumeiras.
Daí temos Travis Maddox. Ele é tóxico? Tem tendência. Demonstra essa atitude tóxica com a Abby? Um pouco, mas se não se policiar vai virar uma coisa fora do controle. Seu maior problema é o temperamento, ele é estourado, um pouco controlador e tem dependência emocional pela Abby, nada saudável. O que me faz pensar na Abby, ela percebe que essa relação é furada, tenta sair fora (a aplaudo por isso), porém a forma com que ela tenta sair dessa roubada me faz vaiar ela, porque ela, nitidamente, sabe o efeito que tem sobre Travis, então por que agir de uma forma que vai detonar ainda mais com o emocional do rapaz sendo que ela poderia sair dessa relação de uma forma muito mais madura e tranquila? Abby fez Travis sofrer mais do que o oposto, isso é visível.
Não costumo dá nota baixa para livros, não mesmo, meu senso crítico é muito fácil de ser agradado, por isso que me dói o coração dá apenas uma estrela para esse livro, mas é necessário eu ser sincera.
Esse não é um livro que eu indicaria.
Humberto Junior 01/03/2021minha estante
Pelo menos o título é sincero pelo visto ?

Daniella 01/03/2021minha estante
Kkkkkkk mds, sim, não tinha parado pra me atentar a isso, trágico

Humberto Junior 01/03/2021minha estante
Kkkkk ???

Dante 01/03/2021minha estante
Essa sim é uma crítica. Oo...

Sra. Simpática 05/09/2021

Realmente um desastre
Que livro Chernobyl.
tão radiativo que meu astigmatismo aumentou 2 graus, certeza kkkkk
Como eu odeio livro que romantisa relacionamento abusivo !!
Passei a leitura inteira desejando que a coitada da Abby se livrasse daquele traste , coisa que infelizmente não aconteceu .
Não recomendo !!!.
Vanessa 05/09/2021minha estante
Também já li. Mas não satisfeita, li o segundo também. Eu era super jovem na época que gostava desse tipo de leitura, hoje em dia tenho vergonha de dizer que um dia já gostei disso.

Sra. Simpática 05/09/2021minha estante
Ain amg tbm nem posso falar muito pq já gostei de after..... também tenho muita vergonha de fala que lá li essa bomba kkkkkk

Liza.Campos 01/12/2021

Literalmente um desastre
Que livro HORROROSO e EXTREMAMENTE PROBLEMÁTICO, a autora romantiza as ações do bosta do personagem principal(que nem lembro o nome e nem quero lembrar) em um nível absurdo, é um livro realmente muito fácil de ser lido mas a que preço? Sem falar que do nd acontece uns negócios sem pé nem cabeça e colocam uma justificativa mt merda, o personagem principal bate em todo mundo na faculdade e não leva uma mísera punição.

Horrível perdi meu tempo.
jojomoy 01/12/2021minha estante
Sem contar que essa autora tá envolvida em polêmica ????

Julia 01/12/2021minha estante
Os personagens precisam de terapia urgente

Rebeca Rosa 01/12/2021minha estante
Os personagens E a autora precisam de terapia urgente

Steh 01/12/2021minha estante
Confesso que tinha curiosidade de ler por causa da capa, mas depois do seu comentário desisti. Passo longe de livros assim. Obrigada.

Liza.Campos 01/12/2021minha estante
Enquanto eu lia esse livro só imagino as pré-adolescentes que leram e vão ler esse livro e usar de espelho para as futuras relações e acabarem em relacionamentos abusivos com a visão de que isso é amor e etc... Realmente impossível passar pano pra esse livro e essa autora

Liza.Campos 01/12/2021minha estante
só imaginava*

Dany 22/08/2020

Eu li esse livro quando era mais nova e adorei inicialmente, tanto é que fiquei viciada lendo. Vale lembrar que na época eu tinha entre uns 13 a 14 aninhos. E agora sendo mais velha com 19 anos, eu percebi a radiação que é essa obra. É machista, o relacionamento é totalmente tóxico e abusivo e a rivalidade feminina rola solta aqui.

Travis é visto como o fodão por levar várias mulheres para a cama. As mulheres que têm o mesmo comportamento padrão que ele são taxadas de putas, vagabundas, vadias... Enfim, a hipocrisia. Na época que li eu teria dado 5 estrelas. Porém, os tempos mudaram, eu amadureci, e se pudesse daria meio estrela, mas como não existe essa opção, aí vai uma estrela apenas.

Obrigada Belo Desastre por ser radioativo e me fazer repensar sobre a importância de um relacionamento saudável.
Lore 22/08/2020minha estante
Não consegui terminar esse livro

Rocky Noboa 22/08/2020minha estante
Adorei a resenha! Parabéns. Sempre bom quando a gente percebe o quanto evoluímos ao longo dos anos. :)

.d.e.i.s.e. 22/08/2020minha estante
Só li verdades, muito bom??

Sabrina 14/05/2022minha estante
eu li com essa idade, entre 14 e 15 anos, e eu me lembro de ter AMADO o livro. hoje com 23 vim rever os comentários porque não me lembro do livro em si, e to até curiosa pra reler pra saber o porque eu tinha dado 5 estrelas há tanto tempo atrás

Giovanna 11/07/2021

Releitura
Confesso que amava esse livro, depois que fiz a releitura passei a achar um livro extremamente problemático. Apesar de ser um livro rapidinho de ler e com uma escrita bem fluída, teve momentos em que quase abandonei a leitura.
Na releitura passei a deixar de gostar até dos personagens. Travis é muito abusivo e manipulador. Abby apesar de saber que é um erro, continua errando sempre que pode. América incentiva a amiga a estar sempre errando e Shep é o menos pior.

Enfim! Estou classificando com menos estrelas por conta da releitura.
manu_menezes 11/07/2021minha estante
Sim! Eu li esse livro no ano passado pra poder entender um pouco o hype dele da época. Além de problemático, super machista! Travis é uma figura um tanto complicada. Romantizar esse livro é um erro...

anaarcheron 11/07/2021minha estante
vc ainda foi gentil em dar estrelas pra esse livro, ele é muito tóxico apesar de quando mais nova eu gostava muito mas hoje...

Victor108 11/07/2021minha estante
Quero nem chegar perto desse livro, sinto o cheiro da radiação só pela foto

Giovanna 11/07/2021minha estante
Engraço como muda totalmente nossa visão a releitura de um livro! Não leria novamente e nem indicaria para ninguém.

thepurple.gi 23/09/2021

não consegui nem terminar de ler essa palhaçada, achei horrível kkkkkk mas quem sou eu pra julgar, né? tem quem goste e tá tudo bem, é sobre isso
Laulau 23/09/2021minha estante
Esse livro é péssimo, romantiza um monte de m3rda

Malu 23/09/2021minha estante
A radiação desse livro ?

Mirna.Kalyane 23/09/2021minha estante
Três palavras para quem gosta desse livro: Precisa de terapia!

Karol Duarte 23/09/2021minha estante
Esse livro só perde pra After, certeza

Vanessa.Liandro 23/09/2021minha estante
Respeito quem gosta tbm, mas essa bomba não me desceu mesmo???

Tatiane.Pilla 23/09/2021minha estante
Quando eu era mais nova amava, achava incrível. Hoje com mais maturidade, vejo como é um livro tóxico e doentio. Mas, respeito quem gosta hahaha

Karol Duarte 23/09/2021minha estante
A pois eu não tenho um pingo de respeito por quem gosta. Esse livro é a puta radiação. O que se passa na cabeça dessas pessoas?

Luå 16/01/2024

Travis Maddox: O Bad Boy literário mais fofo

Estou relendo esse livro pela centésima vez e, às vezes, me pergunto se amo ou odeio Belo Desastre. Parei para refletir e cheguei à conclusão de que amo, é minha leitura conforto, não vivo sem. Além disso, eu passo pano - e não é qualquer pano, é meu pano rosa com glitter favorito - em Travis Maddox, conhecido nas suas lutas como "Cachorro Louco".

Na Faculdade Eastern, nenhuma garota nutre esperanças com a possibilidade de um relacionamento sério com Travis Maddox, ele sempre deixa bem claro as suas intenções, fora que todos os alunos conhecem sua reputação, ou seja, "prova quem quer". Abby Abernathy se muda de Wichita, Kansas, para estudar bem longe com sua melhor amiga America, tendo como objetivo se distanciar do seu passado conturbado. Numa noite em que Mare e seu namorado Shep levam Abby para O Círculo, um clube de luta clandestino e point de encontro noturno dos universitários, Abby conhece Travis. Na primeira cena do casal, nota-se que a atração é quase instantânea, o rapaz a apelida carinhosamente com um apelido inesquecível: "Beija-Flor". Contudo, Abby tenta se manter afastada a todo custo desse Bad Boy irresistível, pois ele é tudo o que ela precisa - e deve - evitar.

"Eu te amo mais do que jamais amei alguém ou alguma coisa em toda a minha vida. Quando você está por perto, não preciso de bebida, nem de dinheiro, nem de luta, nem de transas sem compromisso... eu só preciso de você. Eu só penso em você. Eu só sonho com você. Eu só quero você."

Abigail Aberthany parece ser uma boa garota, mas não é. O mais interessante aqui é que não é o cara que tem um passado sombrio, mas sim a garota. Com isso, o Bad Boy da universidade acaba despertando o que há de melhor e pior nela, mas é exatamente isso que ela mais teme: Que seu passado volte à tona. Porém, Travis, disposto a tudo para passar mais tempo com a Beija-Flor, a desafia com uma aposta; se ele vencesse uma luta no Círculo sem apanhar nem um pouco, Abby deveria morar no apartamento dele durante um mês; se ele perdesse a aposta, ele teria que ficar um mês em abstinência sexual. O resultado dessa aposta transforma a vida dos dois para sempre.

Estava lendo as resenhas sobre esse livro e há mais críticas do que elogios, então decidi expressar minha opinião sobre Belo Desastre. Sim, há várias problemáticas, mas acho que o importante é diferenciar e separar os pontos negativos dos positivos. Já deixando bem claro que o fato de eu gostar do personagem masculino não significa que eu concorde com suas atitudes.

Na história, há uma romantização de dependência emocional e relacionamento abusivo, o que não é saudável, é óbvio. A pergunta é: será que podemos gostar de um livro mesmo ele tendo pontos negativos? A resposta é sim, por que não? Uma história não é perfeita, ela tem pontos altos e baixos, assim como a vida, e é exatamente isso que faz com que a gente se identifique com o livro e os personagens, não é mesmo? Os personagens desse livro específico são adolescentes imaturos, que estão aprendendo a viver e a se relacionar. Sendo assim, é CLARO que eles vão cometer erros, um erro após o outro até finalmente aprender, evoluir e amadurecer. Há livros em que os adolescentes são bem mais maduros, geralmente livros de fantasia, mas acho um pouco estranho um personagem ser tão maduro tendo tão pouca idade.

O que mais me incomodou foi em como as mulheres são retratadas neste livro, como se só Abby e America fossem "boas meninas". Não sei dizer se a escritora tem um ponto de vista imaturo em relação às mulheres ou se ela de fato pensa assim. O machismo desse livro é, sem dúvidas, gritante, não só os homens são machistas, mas as mulheres também têm pensamentos machistas, como a própria Abby e sua amiga America, que criticavam toda menina que se aproximava de Travis, como se fosse errado sentir atração por um garoto solteiro. A autora deveria ter retratado as mulheres de um jeito mais profundo, pois quando as meninas apareciam era mais para ficar flertando com Travis (e olha, eu também flertaria com ele). Afinal, o que significa ser "boa menina"? Significa ser difícil? Porque quando eu gosto de alguém ou quero algo com a pessoa, eu demonstro. "Ah, mas homem gosta de mulher que se faz de difícil". Ah, me poupe, meu bem. E qual é o problema de sexo casual, gente? Travis transa com geral e tem fama de Bad Boy, mas as mulheres que querem transar com ele são vagabundas? Elas querem sexo casual assim como ele, qual é o problema? Mulher que gosta de sexo sem compromisso é putä, porém os homens são sempre uns "garanhões". Como sempre, as mulheres são criticadas e os homens são elogiados.

Senti falta de um aprofundamento maior em todos os personagens, o livro poderia ser mais profundo se a autora tivesse desenvolvido melhor o passado da Abby e sua amizade com America, por exemplo. A escrita da Jamie McGuire é simples e rasa em alguns pontos e extremamente profunda em outros. O que mais gosto é que o romance começa na amizade, mesmo os dois sentindo atração um pelo outro. Travis tenta respeitar o fato de Abby ser a única garota da universidade que demonstra não querer nada com ele, além de amizade, mas é claro que ele não vai desistir tão fácil assim. No início, é como se Abby fosse um desafio para ele, mas logo ela se torna sua melhor amiga, e é exatamente nesse ponto que compreendo a confusão em que a protagonista se meteu, a amizade é forte demais, a paixão é intensa demais e o Travis é envolvente demais. Tudo demais, um pacote irresistível.

Mesmo com os pontos negativos, eu adoro a história, poderia ser bem melhor, é claro, mas é um romance bem real com personagens reais. Entretanto, se você não gosta desse tipo de livro, não leia. Li algumas resenhas que pareciam que alguns leitores leram o livro só para poder criticar depois. Sinceramente, não acho isso legal. Enfim, tenho um carinho forte por esse livro por ser recomendação da minha melhor amiga, e tudo que ela me recomenda - sem exceção - se torna mais um favorito na minha lista.  Eu sou muito apaixonada por Travis, ele é o Bad Boy literário mais fofo (e sim, eu te entendo, Travis). Gostaria de escrever mais sobre o livro, mas acho que a resenha já está muito grande, então vou finalizar por aqui.

Ah! Estava quase me esquecendo de esclarecer o porquê de ficar dividida, às vezes, entre amar e odiar essa história, isso é justamente devido aos comentários negativos que leio. Fico me perguntando se sou imatura por amar Belo Desastre, e quer saber? Fodä-se. E outra: A nota 4 do livro é principalmente pelos hots, pois queria que tivessem sido mais descritivos. Se Travis Maddox fosse "Cachorro Louco" na cama, assim como ele é nas lutas, teria ganhado um cinco.

"(...) Eu não sabia que estava perdido até que você me encontrou. Não sabia que estava sozinho até a primeira noite em que passei na minha cama sem você. Você é a única coisa certa na minha vida. Você é o que eu sempre esperei, Beija-Flor."

"(...) - Em segundo lugar, eu queria transar com você. Pensei em te jogar no meu sofá de cinquenta maneiras diferentes, mas não fiz isso porque não te vejo mais assim. Não é que eu não me sinta atraído por você, só acho que você é melhor do que isso. (...). - Não consigo pensar em um único cara que seja bom o bastante para você."

Fracky 30/07/2012

Aviso, este livro pode causar sério risco de dependência e lhe deixar sem sono e com olheiras!
Sério, eu virei uma madrugada lendo porque não conseguia desgrudar do livro, eu precisa saber como toda aquela confusão iria desenrolar. Logo, no dia seguinte eu tinha olheiras maiores que as do Drácula – que aliás, não combinam comigo.
Eu me apaixonei por Belo Desastre logo nos primeiros capítulos, mas devo dizer, tem muuuuito drama. Mas não é um drama nhenhenhe, é um drama WOW. Com diálogos verdadeiros, palavras fortes, brigas e sexo. O tipo de livro que você sente as emoções dos personagens, e eu me rendi viciada nessa trama.

Travis é possessivo, briguento, ciumento e temperamental, e eu sei, eu deveria odiar o fato dele ser tão controlador, mas não pude evitar me apaixonar por ele. Ele é tão sexy com aquelas tatuagens pilotando uma Harley.

Abby está tentando esquecer os problemas do passado, e por isso ela muda de cidade para fazer faculdade em um lugar que é totalmente desconhecida. Travis era exatamente o tipo de problema que ela deveria evitar, mas a atração é inevitável.

Houve momentos que eu queria dar um soco no Travis por não dizer logo o que estava pensando e em outros eu queria socar a Abby por ficar sempre em cima do muro. Eu nunca li sobre um casal tão confuso e instável.

Leia a resenha completa: http://www.fracky.com.br/2012/30/07/belo-desastre-de-jamie-mcguire/
Georgia34 31/07/2012minha estante
Fracky, quando li a sua resenha me identifiquei logo, pois aconteceu comigo exatamente a mesma coisa. rsrs
O livro é viciante e eu não conseguia parar de ler. No final, fiquei com vários sentimentos como: alegria, surpresa, odio, amor e tristeza. Pq.? Porque tinha terminado o livro. Vai ser difícil eu ter esses sentimentos por outro livro. Para mim, foi o melhor livro que li até agora.

sandy 14/09/2012minha estante
Adorei mesmo, viciante é pouco ,esse livro conseguiu me prender na sua historia completamente;...e daí que que os personagens são estéorotipados ,A HISTORIA É MUITO BOA MESMO....essa gente reclama de tudo quando uma historia é fantasiosa demais ,quando uma historia mostra sentimentos complexos do ser humano ... não sei viu esse povo fica feliz quando em posso saber? Fuck@$##$RFR# EU AMEI O LIVRO!!!!!!

Andressa 27/07/2013minha estante
Eu tbm me apaixonei por esse livro! No segundo capítulo eu já estava entregue. Li ele em 3 dias! E o Maddox...nossa!!!! Sem comentários!

Marina 03/10/2013minha estante
Nossa, virei a noite tb! rs