Os Italianos

Os Italianos João Fábio Bertonha

Resenhas - Os Italianos

andrecasanova.jpg 22/12/2023

O livro é bom, mas...
Possui muita repetição da informação, entretanto possui um estudo bem aprofundado da Itália. Muita coisa não sabia

Isis243 22/03/2023

Expectativa demasiada
Me lembro que comprei esse livro há anos atrás. E sim, eu comprei pela foto da capa.
Foi tão intrigante para mim.

Eu, que sou uma autêntica italiana (sem sangue italiano) só de alma ? e isso é tanto.

O relato é incrível, um trabalho lindo.
Mas não conseguiu acrescentar ou modificar a impressão que eu mesmo tenho da Itália e acerca dos italianos que lá vivem ou que pulverizaram o mundo com as suas tradições.

Os italianos são complexos e incrivelmente talentosos.

Boa leitura,
Boa viagem pela ?bota? inesquecível do Mediterrâneo,

Divirtam-se :))

Paula 12/06/2022

Tutti buona gente
Mais um gol da coleção. Excelente apanhado histórico-cultural dos italianos, com insights excelentes do autor. Discussão bastante razoável sobre o que é uma ?nação? e como isso se construiu na Itália, no período da unificação. Também ponto positivo para as notas de rodapé que explicam quais bibliografias consultar para cada sub-tema, incluindo várias vezes uma breve explicação. Recomendadíssimo.

Neto.Antonelli 19/09/2020

Raio X da Origem e da Personalidade dos Italianos
O autor explora fatos da Itália e de seus cidadãos, muito antes de serem italianos, trazendo curiosidades e histórias que talharam a personalidade deste povo.

Explora ainda as emigrações, a cultura, esporte, ambições políticas e trajetórias, saindo do lugar comum dos esteriótipos.

Leitura prazeirosa e enriquecedora.

Caser 11/03/2020

Livro bem escrito e baseado em bibliografia ampla.
Interesse sobretudo porque sou descendente de italianos.

Igor13 05/09/2018

Boa introdução com excelente fonte biográfica
O livro, parte de uma coleção, é direto e resumido. Penso que cumpre o que promete: entregar uma visão geral do povo italiano. Inclusive tentando explicar o que seja isso. É perfeito? Claro que não. Mas penso que a enorme fonte biográfica ao final de cada capítulo pode ajudar ao interessado em expandir o conhecimento de forma mais específica.

GeanPerius 31/10/2017

Vivere l'Italia!
O autor, ao meu ver, se esforça em depreciar os italianos, especialmente na área política, assunto em que ele mais dá ênfase no livro. Ele passa uma sensação de "complexo de vira-lata" italiano, em relação aos outros países europeus (principalmente o eixo Inglaterra-França-Alemanha). Penso que o autor poderia ter tido um maior cuidado nesse sentido. O livro é bom, mas deixo esse porém.