A Seleção

A Seleção Kiera Cass

Resenhas - A Seleção

Gica Brombini | @garotavernácula 02/03/2021

A Seleção | Kiera Cass
“ – Está tudo bem, querida? – ele perguntou.
– Eu não sou sua querida.”

MINHA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA (RELEITURA) | Li "A Seleção" pela primeira vez há 3 anos atrás. Por conta disso, havia muitas coisas das quais eu não lembrava, pois apesar de ter vontade de ler os outros dois livros, nunca tive disposição para compra-los. Finalmente peguei os três livros emprestado de uma amiga os três livros da trilogia principal, e como percebi que ler apenas os últimos capítulos de "A Seleção" não me ajudaria a dar continuidade com "A Elite", resolvi relê-lo. Eu nunca tive problemas em reler livros desde que estivesse motivada ou que não me lembrasse de diversos detalhes. Nunca senti como se fosse perda de tempo ou algo similar. Afinal, mesmo uma releitura é válida e proveitosa, pois você nunca verá um livro de uma mesma forma (o famoso "você nunca entra no mesmo rio duas vezes").

Queria falar primeiramente, sobre a leitura do livro em si, e não da história. Eu li “A Seleção” absurdamente rápido, e em apenas algumas pausas para a leitura, eu já avançava várias páginas. Comecei ele em uma sexta-feira à noite, e finalizei no domingo. A escrita da Kiera Cass é muito simples, fluída e rápida, algo que considero muito positivo; principalmente por capturar a atenção dos leitores mesmo quando a história em si está meio lenta.
Em relação a história abordada, o livro realmente possuí algumas questões problemáticas. A mais ressaltada hoje em dia, é a questão da rivalidade feminina e estereótipos que rodeiam a mulher. Vejo isso principalmente em relação a personagem da Celeste. Ela não possuiu nenhum desenvolvimento, e está ali apenas para causar intrigas e ser “a invejosa, barraqueira, rica e mimada”. Ela foi posta no livro apenas como um elemento negativo, feita para ser “odiada” como uma possível rival da América. Eu achava tão, mas tão desnecessário como em todas as cenas do príncipe em que as outras garotas estavam perto a América tinha que falar da Celeste, e como ela olhava para todos com raiva, como ela era desprezível etc... Muitos leitores já me falaram sobre a “redenção” que está personagem recebe – que foi ocasionada pela vontade da autora em reparar algumas problemáticas, então estou ansiosa para ver isto acontecer.

Agora, pensando sobre os romances que se desenvolvem em “A Seleção”, considero a relação amorosa da América e Maxon, muito mais saudável do que muitas apresentadas em livros publicados na mesma época. Apesar de algumas atitudes machistas do Aspen, a América continua como uma personagem de personalidade forte, e o Maxon é um verdadeiro príncipe (gentil, educado e carinhoso). O príncipe é realmente de se apaixonar, um mocinho muito fofo, e também gosto como em primeira mão, a relação da Meri e do Maxon é construída através da amizade.

Estou intrigada com as questões políticas do livro e os rebeldes. Apesar de ser apenas um pano de fundo, acho que está sendo colocado de uma boa forma. Estou curiosa para saber o que possivelmente cada grupo de rebeldes quer, e como isso será desenvolvido nos outros livros.

Com toda certeza, é possível ver a semelhança do primeiro livro "A Seleção" com ideia principal "Jogos Vorazes", porém aqui temos princesas. Também estou me recordando de muitas coisas do primeiro livro de "A Rainha Vermelha" que também se assemelham. Mesmo assim, não tiro de forma alguma o mérito dessa série, pois sei que foi muito importante para iniciar muitas pessoas no mundo da leitura. Lembro que quando estava na sétima série, todas as garotas da minha sala estavam lendo e comentando sobre "A Seleção".

A princípio, minha nota é 3 estrelas. O livro é bom, foi importante para muitas pessoas, uma leitura rápida e intrigante, mas sem grandes acontecimentos. Acredito que ela cumpre o propõem para seu público alvo. Minha nota pode variar conforme eu for lendo os outros dois livros e for os comparando. Foi uma leitura rápida e prazerosa, porém com algumas ressalvas.

site: https://brombinigica.wixsite.com/garotavernacula

alice 02/03/2021

gostei!
A leitura foi muito rápido e fluiu muito bem, nao tem como negar. a America me irritou bastante durante a leitura kkkkk mas nada demais.

gostei mto do jeito que acabou pq literalmente nos obriga a ler a continuação e com ctz eu irei ler

Pedrinho 01/03/2021

Comecei a ler achando apenas que seria um livro baseado em um triângulo amoroso que envolve camadas mais altas e baixas da sociedade pautada em uma relação em que a mulher está um pouco acima do homem e um príncipe babaca entra na história, mas não, A Seleção vai muito além disso, ele envolve um jogo político de aliança, com uma tentativa de apaziguar a situação com o povo fazendo-os crer que a monarquia de Illea e um local de poder podem ser conquistados e alcançado por eles. É simplesmente perfeito, a escrita, os personagens, a história!

Wendling 01/03/2021

EU TO APAIXONADA
Eu nunca imaginaria que leria um livro tao rapido, eu simplesmente devorei esse livro e to muito ansiosa pelo proximo
Eu nem consigo descrever a perfeição do livro so leiam, e maravilhoso

Giu 01/03/2021

Como ja havia lido, teve menos impacto, porem foi muito bom, a historia é linda e os personagens são muito bem desenvolvidos.

Rhay 01/03/2021

Eu amei esse livro
Agora entendi prq as pessoas falam tanto de A Seleção. É realmente uma história linda. Apesar de America me irritar no começo, até que ela melhorou um pouco, mas é muito trouxa por pelo menos cogitar voltar com o Aspen.
Estou completamente apaixonada pelo Maxon.
Mavy 01/03/2021minha estante
America Singer uma garota surpreendente ? com pensamentos "brutos" mas conserteza com o desenvolvimento de toda a serie ela amadurece muito??

Thainá Almeida 01/03/2021

O primeiro livro de A Seleção nos introduz na história de America, sem revelar muitas coisas sobre a distopia em que a história se passa. É muito interessante e ao mesmo tempo muito instigante. Aguardando defeitos do Maxon, que até agora parece perfeito demais, e nutrindo uma relação de ranço quanto ao Aspen.

cehluciana 01/03/2021

Eu não sou sua querida
[Releitura]

Li "A Seleção" anos atrás, foi o livro que me fez querer ler mais e mais. Tenho um carinho pela história, mas é inevitável notar uma mudança na experiência de leitura.

A personalidade da América me incomoda, a indecisão dela principalmente. É um bom início, uma leitura fluída e rápida, ótimo pra sair de uma ressaca literária. Com um mocinho muito fofo!!!!!!! É aquele livro que você lê em uma tarde.

Bell 01/03/2021

É um livro muito bom, tem uma história leve e que consegue te manter preso nela, é um ótimo livro para sair da ressaca literária

LaraClarkes 01/03/2021

mood: entediada um pouco
FEVEREIRO/MARÇO 2021

A Seleção
?:3,0
??: Kiera Cass
?: Aspen x América x Maxon
?: Resumindo | América não merece o amor do Maxon. Aspen é um ridículo (e não é por causa que eu prefiro maxon, é pq o próprio é chato, e o maxon tbm é as vezes)
Enfim, esse relacionamento é uma confusão, e não consigo me decidir.
?: Só dei três estrelas por causa da Rainha e do Maxon, e América me conquistou em 3%, o rei é um chato sem sal e açúcar, a celeste é sem palavras (como a pessoa rasga o vestido da outra?) Algumad das outras selecionadas parece que saíram do útero da Lydia Bennet de Orgulho e Preconceito.

A escrita não conseguiu me prender em imaginação, não tô dizendo que a kiera é uma péssima escritora, eu só acho que poderia ser 2% melhor.

Pra finalizar: É um livro muito rápido, sério, quem quiser sair da ressaca é ? ótimo ? recomendo para esse fim.

Lucy 01/03/2021

simplesmente perfeito!!! não esperava muito desse livro mas simplesmente amei! indico mil vezes

Mari 01/03/2021

A seleção
Este livro foi o primeiro livro que li e não me arrrependo nem um pouco, antes achava que era só um livro de princesas mais é muito mais que isso, a trilogia é incrivel e recomendo você ler!

Sofia senju 01/03/2021

Amei muito
Bom , o livro a seleção é um livro maravilhoso te prende do começo ao fim ,( claro que nós já sabemos o final mesmo antes de ler o livro pq tá bem na cara mais mesmo assim tem tantas coisas que acontecem que estou a te em dúvida se o final vai ser memo esse que eu estou pensando )
O livro é super divertido e fofo , eu recomendo de mais .

lary 01/03/2021

Confesso que no começo achei que seria bem chatinho, mas me surpreendi bastante. Amei o livro, sério, devorei em menos de 1 dia KKKK maxon te amo ?