Ações Comuns, Lucros Extraordinários

Ações Comuns, Lucros Extraordinários Philip Fisher

Resenhas - Ações Comuns, Lucros Extraordinários

Pedro2573 20/06/2023

O Básico, de forma morosa e ultrapassada
Trata-se de um bom livro a respeito do básico relacionado à investimentos em ações. Objetiva auxiliar o investidor com dicas relacionadas a como identificar boas empresas no âmbito das companhias listadas em bolsa, de forma tal que o investidor possa angariar grandes rentabilidades de forma consistente.

Longe de exaurir o escopo das grandes contribuições de Fisher relacionadas ao campo dos investimentos, o livro acaba sendo simplório e com uma escrita meio ruim de compreender (as pontuações são inadequadas e diversas vezes inexistentes, as frases parecem meio desconexas as vezes, falta uma melhor conexão entre os assuntos e exemplos, etc.). Justifica-se pelo fato do autor não ser um escritor propriamente dito, e o mesmo até se desculpa no prefácio em relação a isso. Nesse sentido, trata-se de uma leitura um pouco morosa, muito em função da interpretação que deve ser dada nos diferentes momentos. Ressalto que não li o texto original em inglês, muito menos outras versões em português, para de fato compreender se este é um problema de escrita ou tradução; mas fato é que acaba prejudicando o potencial do livro.

Ainda assim, as proposições são extremamente válidas e atemporais, mesmo com todos exemplos tendo mais de 60 anos. Existem várias lições interessantes a serem retiradas do texto, mas acredito não serem exclusivas; mesmo levando em consideração o pioneirismo neste modelo de pensamento no âmbito dos investimentos. Vale a leitura como conteúdo histórico (original, por assim dizer), contudo acredito haverem livros melhores para introduzir o básico desta corrente de pensamento no âmbito dos investimentos (não somente melhor estruturadas, como também mais coerentes com o cenário contemporâneo de investimentos, tendo em vista que o livro é do final da década de 50, anterior a grande transformação que ocorreu neste segmento depois dos anos 70, a ainda mais com a introdução da tecnologia).

Em suma, vale a leitura para quem gosta de recorrer aos primórdios dos pensamentos que deram origem às correntes atuais de growth e value investing.

Bruno 12/03/2021

Excelente para inciantes
Ótimo conteúdo para quem está iniciando nos investimentos. Tenta ao máximo fornecer um algoritmo de investimentos que possa ser seguido por qualquer um.
Pouquíssimos termos técnicos são usados, sendo bem conceitual.
A leitura, no entrando, é um pouco difícil pela forma que está escrito, frases bastante longas e alguns conectivos rebuscados e em excesso. Pode ser por conta do estilo do autor, pode ser por conta da tradução, ou só ignorância minha mesmo.

André 27/12/2020

Investimentos
No livro o autor detalha o método que ele criou para avaliação de empresas por parte dos investidores. Ele mostra 15 características que devem ser analisadas e que o investidor só deve investir nas empresas que passarem por esse crivo.

Murilo 05/08/2020

Ações comuns, lucros extraordinários
Philips Ficher nos faz refletir neste livro sobre o que fazer para tomar as decisões mais acertadas no que diz respeito à compra de ações.

feliperolim 12/07/2020

Achei a leitura enfadonha. Apesar de algumas dicas e informações relevantes para o investidor, boa parte do livro é desnecessária.

Matheus 14/10/2019

Referência
"Ações comuns, lucros extraordinários" é um livro de referência no mundo dos investimentos. Tão referência que a expectativa criada em mim para ele foi muito grande. É um bom livro, principalmente para quem está iniciando. Um livro de 1958 onde muitas das suas lições são atemporais. Vale a leitura.

brunofgbr 12/02/2016

Bom livro
Fisher é um dos maiores investidores de todos os tempos. Neste livro ele explica como avaliar uma empresa não de forma técnica, através de cálculos fundamentalistas, mas através de uma ótica mais qualitativa.

Seus ensinamentos podem ampliar o conhecimento de qualquer investidor em ações que pensa no longo prazo.

Possui diversas listas que podem servir de checklists, ajudando o investidor a analisar as empresas que deseja investir.

Trás exemplos reais de sua vida como investidor, na forma como ele avaliou empresas, com foco na gestão.

Atenção ao método Scuttlebutt.

Isotilia 20/11/2013

Recomendo!
É um livro de 1958. Na época em que se analisava um investimento sem softwares, de maneira mais humana, mais bruta. O livro não tem um único cálculo ou análise de balanços. Trata-se de opiniões do autor sobre fatores não tangíveis que afetam o valor da empresa. Ele sistematizou a "intuição". Embora os exemplos estejam muito distantes da realidade da Bovespa atual, os conceitos fundamentais são muito válidos e aplicáveis até hoje.