Em busca da liberdade

Em busca da liberdade Emilio Gennari

Resenhas - Em busca da liberdade

Mareufq 30/01/2022

A longa luta pela liberdade.
A leitura/ busca pelo conhecimento básico da história brasileira fornece um norte para a construção da identidade e consciência dos fatos antecedentes que transformaram nossa realidade e consequentes faltas que ocasionaram em uma dívida histórica.

"Resgatar esses acontecimentos é reavivar a memória de algo que os poderosos procuram fazer cair no esquecimento, cientes que um povo sem história é como um homem sem memória, que não sabe de onde vem e nem para onde vai."

Perpetua-se na sociedade os fantasmas do passado com seus preceitos antiéticos, atualmente mais discretos e velados, contudo ainda presentes.

millelendo 24/09/2023

Muito informativo
Esperava um livro denso e cansativo mas me surpreendeu! narrativa leve e rápido de ler. rico em dados numéricos e contextos sociais inseridos. não deixa de ser pesado, por ter novas impactantes informações a cada pagina que passa.
recomendo muito.

Tice 01/09/2022

Em busca da liberdade
A situação social brasileira caracteriza-se e sempre se caracterízou pela extrema concentração de riquezas e, consequentemente, pela miséria que isso causa. O país é tratado como se fosse uma grande fazenda, em que as elites, prepotentes e violentas, têm todos os direitos e os privilégios e o povo, apenas deveres.
É uma leitura necessária, mas não posso negar que precisamos de alguns sentimentos específicos para acessarmos tais informações sem nos causar náusea e repúdia (o que acho difícil).
Emílio Gennari tratou o assunto com criatividade ao inserir uma coruja (símbolo da sabedoria) para decorrer de um
assunto tão sensível quanto a distribuição de renda no Brasil desde sempre.
°°° 01/09/2022minha estante
Parece muito bom, quero ler também.

Lia.. 11/02/2016

Ajudou muito
Esse livro conta a historia da chegada dos negros no Brasil , a vida nos quilombos ,a vida dos líderes negros como 'zumbi dos palmares ' e outras coisas que as vezes não aprendemos na escola ; lembro que esse livro me ajudou bastante em um trabalho que eu estava fazendo .
O que mais me chamou atenção foi os sofrimentos e torturas que foram bem detalhados no livro , quase me fizeram chorar .
muito bom recomento pra todos que querem saber mais sobre a historia da luta dos negro.

Cheetara 05/08/2020

Liberdade
Se tivéssemos liberdade, essas palavras fortes relatadas no livro é tudo!

Edivana.Machado 07/08/2020

Em busca da liberdade mostra aspectos das lutas travadas pelos escravizados no Brasil. Um aprendizado!

José Tiago 20/03/2024

EM BUSCA DA LIBERDADE
Um livro que teve a sua primeira edição publicada em 2008 pela editora Expressão Popular. Um passeio superficial sobre a história da escravidão no Brasil, mas com informações importantes sobre os quilombos ao redor do país, algumas particularidades de cada um e sua operacionalização até o completo desbarato pelas forças policiais de cada época.

Algo que me encomodou bastante nessa leitura, além das diversas pontas soltas no próprio transcorrer de cada capítulo, foi o diálogo fantasioso de um secretário com uma coruja onisciente (onde a visualizei como a arte do skoob ou a coruja do jogo "Zelda: Link's Awakening"). Um conteúdo sensível e sério, ao meu ver, deveria ser tratado de igual maneira. Por que não um diálogo entre um secretário e um historiador, pesquisador, líder quilombola...? Não sei ao certo, mas parece que essa coruja é um personagem fictício criado pelo autor para contar diversas história publicadas pelo mesmo. Aparentemente, essa figura inusitada deveria trazer mais leveza ao conteúdo muitas vezes massante de reviver situações históricas.
Assim posto, saliento não ser um especialista no tema - longe disso-, mas não abro mão da crítica produtiva. Também achei o conteúdo dos capítulos superficial, como dito anteriormente; no entanto, serve bem a uma introdução sobre como se deu a resistência do povo negro escravizado e a real motivo da abolição.