De Costas Para o Mundo

De Costas Para o Mundo Åsne Seierstad

Resenhas - De Costas Para o Mundo

Garete 27/08/2009

Cansativo de ler, não é uma leitura de ficar fascinado pra ir para a página seguinte.

Babi Viegas 18/06/2010

O ritmo é realmente um pouco lento, mas, ainda assim, é uma boa leitura para aqueles que se interessam por outras culturas e pela história de maneira geral.

O livro é como um mosaico composto por breves relatos sobre a vida de treze sérvios (jornalistas, artistas, refugiados, religiosos, jovens da oposição, partidários de Milosevic, etc.). Por meio de sua narrativa, Åsne nos revela um pouco sobre a população da região e nos faz ter uma visão mais interna do conflito que a assolara anos antes (a Guerra da Bósnia), bem como de suas consequências.
(...)
Cada capítulo (são treze ao todo) termina com a impressão de seu protagonista sobre o novo governo: o que melhorou, o que piorou, o que mudou, o que permanece exatamente como era.

O livro coloca lado-a-lado qual treze histórias aparentemente desconexas, permitindo-nos conhecer um pouco mais sobre um país que cometeu, sim, erros durante a época das guerras, mas que, ainda assim, é uma nação cuja população também saiu ferida, das mais variadas formas.

Jéssica Amorim 13/05/2009

Bom, mas arrastado
Livro bom, mas bem específico. Por não me interessar muito pela Sérvia e afins, achei a leitura um tanto arrastada, mas vale como um relato jornalístico preciso e direto, e é possível conhecer uma pouco mais aqueles países que estão bem longe da gente.

leo Monte 02/08/2009

Acho o jeito que ela escreve muito cansativo,cada capítulo é uma estoria diferente e pessoas diferentes, porém ela não explica no começo quem são e onde ela está, só no meio pro fim do capítulo que você começa a encaixar, acho bem estranho

Wesley 29/02/2012

Horrivel.
Um dos piores livros que já li, não sei como fui até o fim.

Lucy 24/07/2012

Tão difícil se abandonar um livro...
Confesso que abandonei... Não pude mais.
Me sinto como traindo os personagens, a história, o sofrimento. Todos reais.
Mas o livro é cansativo, não prende a atenção. Ainda que tentasse voltar a tentar acabar o livro, diversas vezes, não consegui.
Me perdoem o autor e as pessoas que amaram este livro.
Me perdoem os Sérvios que viveram a história do livro.

Carol Vidal 19/12/2014

Um relato sóbrio e bem construído
Breve comentário crítico:

Como jornalista, me deixa feliz ao ver uma colega de profissão conseguir contar, de forma tão coerente e sem juízo de valor, uma história em que é tão fácil se envolver com os personagens. Asne Seiertad é uma jornalista norueguesa e caiu na guerra de pára-quedas.

“De costas para o mundo” é escrito através de personagens, que a autora usa para examinar a vida cotidiana em um território historicamente marcado pela diversidade religiosa e cultural, habitado por católicos ortodoxos e muçulmanos. O que torna este livro especial, entre tantos relatos de guerra, é que a autora conta a história sem juízo de valores ou preconceitos. Conta a história exatamente como ela é, deixando que o leitor tire suas conclusões.

O único comentário negativo seria a narrativa ter se tornado um pouco cansativa em alguns momentos, já que a autora "pecou" pelo excesso de detalhes. Mas, não tenha dúvidas: vale a pena ler e conhecer um pouco mais a realidade desse país com uma história tão conturbada.

San... 27/08/2012

Gosto do estilo da Autora, que nos traz um livro que não é exatamente uma reportagem. Dá sempre a impressão de que nos conta suas visitas a amigos. Seus personagens têm voz ativa e nos são passados sem verniz, dentro da realidade que enfrentam, com seus lamentos, suas alegrias, seus fracassos. A autora se permite ser neutra e com isso permite ao leitor a formação de sua própria opinião sobre o momento narrado. Muitas noticias foram trazidas, pelos meios de comunicação, sobre a Bósnia, Croácia, Sarajevo, enfim, todo aquele pedaço da antiga Ioguslávia. O que a autora faz é trazer-nos os habitantes desses locais, situando-os nesse momento da história de seus países, para dar ao leitor uma outra visão, a do povo, raramente exposta na midia.

Chris 09/07/2012

Incrível!
A autora é realmente muito corajosa e tem uma sensibilidade enorme. O livro mostra a visão de várias pessoas acerca dos conflitos na região, o que é desconhecido de muitos. Realmente muito interessante, mas indico apenas pra quem gosta de documentários e histórias verídicas!